Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 06:44

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 275
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 275
Total: 275
275 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: 3D primeiro que HD?  (Lida 6479 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
3D primeiro que HD?
« em: 28 / Abr / 2010, 00:12 »
Boas.
O mercado está avançando para o 3D. TVs 3D, cinema 3D, publicidade 3D, transmissôes 3D, câmeras 3D...
Andando o HD por cá á já bastantes anos e sem no entanto se ter implantado totalmente, começo a me perguntar se em vez de investir numa câmera HD (e em tudo o que isso acarreta) para o meu trabalho, se não será melhor começar a ponderar a compra de uma câmera 3D. É que ão ritmo que as coisas estão evoluindo, começo cada vez mais a acreditar na implantação do 3D no nosso mercado, em detrimento do HD.

E este pensamento não será tão "futurista" se tivermos em conta que em 2012 acontecerá o apagão analógico cá em Portugal, mas nem por isso teremos transmissôes HD. Em 2012, tal como já hoje acontece, HD só mesmo no serviço por cabo. Junte-se a isto a tendência dos portugueses para os "gadgets" e não será de estranhar que mais depressa tenhamos 3D que HD.

Já me dizeram que eu sou maluco, mas eu ainda não me convenci disso. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #1 em: 28 / Abr / 2010, 20:39 »
Gosto especialmente do humor deste post.

Citar
Andando o HD por cá á já bastantes anos e sem no entanto se ter implantado totalmente, começo a me perguntar se em vez de investir numa câmera HD

Acho que te referes a Portugal. Pois por essa Europa fora, já quase não tem estação de Broadcaste que não trabalhe em HD (não estou a flar de emitir), estando já a produzir arquivo.

O caso em Portugal, e em minha opinião, é que nenhum dos 3 broadcasters tem revelado um interesse especial em avançar para o HD, e certamente por várias razões, a economica sera uma delas, mas acho que tem outra principal, o publico.
A grande maioria do espectador Português não é exigente, nem quanto à qualidade nem quanto aos conteudos.
Que interesse tem coisas como Portugal no Coração, Novelas e outros do genero em HD?

Em minha opinião, e a nivel de broadcast, por cá só se fará uma mudança para o HD quando economicamente não for mais viável continuar a comprar equipamento SD, nunca para servir o publico com algo melhor!

O 3D, no cinema penso que terá um grande crescimento, em televisão, não tenho nem ideia, quem sabe tens razão!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #2 em: 28 / Abr / 2010, 22:05 »
Boas.
Exacto. Falo sempre em relação a Portugal. E se bem que algumas productoras estejam a produzir em HD, são uma minoria.

Mas acima de tudo, o Post inicial tem algum "cinismo" á mistura, sem deixar de ter também alguma dose de realidade. Ideias minhas... maluquises! Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #3 em: 28 / Abr / 2010, 23:53 »
Boas José

Eu senti mais como humor satírico do que cinismo, e gostei.
Verdade que existem algumas produtoras, que talvez por via de terem de ter feito investimento, investiram logo em HD, mas o grande impulso terá de ser dado pelos broadcasters, que absorvem a quase totalidade do trabalhos das chamadas produtoras externas (do ponto de vista das broadcasters).

Mas o contexto economico do momento é tão mau, que não sinto que esse impulso possa ser dado em breve, quer para fora, quer dentro das estações.

Só para ilustrar isto, vou acrescentar isto: Em breve vai ter lugar um acontecimento em Portugal que é unico no mundo, daquelas coisas que bem feito, venderia para tudo que é estação de televisão (não posso nem devo adiantar pormenores), e no entanto ainda não é claro que venha a ser gravado em HD, e o mais provavel é que vá ser em 16:9 mas SD, e a ser assim a principal razão poderá ser a diferença dos custos de produção

Cumprimentos
« Última modificação: 29 / Abr / 2010, 00:03 por A. Caneira »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

pralhas

  • Visitante
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #4 em: 02 / Mai / 2010, 14:38 »
Boas, quanto ao HD já era mais que tempo de se implantar em Portugal, quanto ao 3D numa coisa posso-te dizer vais ser o 3D que vai ajudar a implantar o HD, pois como o 3D precisa muito da ajuda do digital, vai ser fundamental o HD para o seu crescimento...

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #5 em: 02 / Mai / 2010, 21:11 »
O que eu sei é que existe cá em Portugal um nucleo de grandes entusiastas do 3D, alguns creio que já fazendo experiencias desde a algum tempo. Gostaria de os ver mais por aqui, e nesta secção!
Vou tentar falar com um ex-colega, engenheiro que sei que anda muito virado para o 3D, a ver se terá interesse em animar um pouco mais esta área, e assim sabermos mais das novidades, e do que se vai fazendo.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

hCepeda

  • Visitante
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #6 em: 08 / Mai / 2010, 01:00 »
Boas,

Realmente concordo com o que se disse de já querem dar o passo para o 3D sem ter ainda o HD implementado.
Antes de mais o 3D acho que é mais euforia inicial. Lembrem-se do DVD, do Blu-ray e agora do HD, há quando tempo saíram e o tempo que demoraram até ser standard...
Eu pessoalmente, de momento dispenso o 3D e prefiro dedicar o meu tempo e concentração a ter um trabalho de qualidade em HD.
Eu resido e trabalho em Espanha onde o apagam analógico deu-se em Março deste ano. O TDT é uma realidade que em Portugal já deveria estar mais que testada e a funcionar. Somos tao bons em redes de telemovel e fibra óptica porque é que nao somos no TDT?
Aqui, das imensas produçoes onde já estive envolvido nenhuma é feita em SD. Tudo é gravado em HD e nem se justifica outra coisa. Agora com o boom das DSLR mais ainda.
Em Portugal trabalhar em SD também acho que já nao se justifica. O que é de lamentar, para além das emissões publicas serem analógicas como é que ainda se emite em 4:3 quando até em SD já toda a gente usa o 16:9.
Enfim, coisas inexplicáveis. O que eu acho é que estamos a ficar atrasados devido a Meos e Zons que quase nos obrigam a assinar para ter televisao digital, esquecendo e adiando a implementação do TDT é uma obrigaçao do estado.

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #7 em: 08 / Mai / 2010, 03:48 »
... O que eu acho é que estamos a ficar atrasados devido a Meos e Zons que quase nos obrigam a assinar para ter televisao digital, esquecendo e adiando a implementação do TDT é uma obrigaçao do estado.


Em parte, o problema está mesmo aí. Conflito de interesses. A PT é proprietária da MEO (e foi da Zon até à pouco tempo), o HD está a ser o motor de ambos para venderem os seus pacotes de canais. A PT tambem é a entidade responsavel pela instalação e difusão so sinal da TDT em Portugal, e creio que só o vamos ter por que é uma imposição comunitária.
Por outro lado as estações de TV generalistas, tambem não estão muito interessadas em dar o salto para o HD, só o farão um dia, porque não faz mais sentido adquirir equipamento que não seja HD e com o tempo vão acabar por estar equipadas, mas mais por força de terem de renovar os equipamentos do que por uma vontade de fazer em HD.

E os canais do estado que deviam ser um motor nesse processo, estão como que à espero que os outros apanhem o barco. Por aqui parece que tudo que é publico, não pode andar na frente, quem vem logo os papões dizer que se está a gastar o dinheiro dos contribuintes.

No entanto verdade seja dita, que se alguma coisa se faz em HD em Portugal, é pela RTP, pena é que com isso estaja apenas a dar o ouro ao bandido, porque para se ver tem de se ter ZON ou MEO
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

hCepeda

  • Visitante
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #8 em: 08 / Mai / 2010, 10:31 »
Nem mais Caneira. Está tudo dito.
Já agora acrescento só que a TVE deixou de ter publicidade desde o inicio do ano. Faz sentido já que é uma estaçao financiada pelo estado, claro que muitas produtoras de publicidade deitaram as maos à cabeça com a reduçao do mercado.
Por Portugal acho que isso nao é possivel e espero que nao aconteça a bem das nossas produtoras e para nao sobrecarregar mais o estado. Mas isto acho que é conversa para outro tópico.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #9 em: 08 / Mai / 2010, 23:35 »
Boas.
Este é um assunto que nos pode levar por muito caminho e a muitas opiniôes, cada uma mais válida que a outra. Ou nem tanto. Mas pergunto: cada um de nós que tem uma câmera SD e que trabalha profissionalmente na área, saberá quanto lhe custará investir em HD. Mas será que todos sabem quanto custará a uma RTP, SIC ou TVI passar de SD para HD, assim de repente? Porque a questão das emissoras ainda continuarem em SD prende-se essencialmente com os custos da transição para o HD. Concordo com o A. Caneira quando afirma que "com o tempo vão acabar por estar equipadas, mas mais por força de terem de renovar os equipamentos do que por uma vontade de fazer em HD". Porque o consumidor, esse, não está ávido por HD. Para a grande maioria, qualquer coisa serve, querem é ver um boneco na TV.

Dizer que vamos ter primeiro 3D que HD poderá ser um pouco prematuro, bem sei, mas não nos esqueçamos que a tecnologia caminha a passos muito largos. A Panasonic já tem para comercialização uma câmera de captura em 3D, sem necessidade de adaptadores (e ão que parece terá um preço bastante acessivel). Os monitores 3D também já estão disponiveis e o cinema está a apostar em força no 3D. Já existem por esse mundo fora transmissôes em 3D, se bem que em regime experimental.

Portugal continuará (assim está previsto) com transmissôes SD em 2012, aquando do apagão analógico. Faltam dois anos, e dois anos é muito tempo em tecnologia. E se tivesse que apostar a minha vida no 3D ou no HD, não sei bem em qual apostaria. De certeza que tal aposta iria tirar-me o sono por muito, muito tempo. Se dúvidas tenho em alguma coisa, esta é uma delas. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #10 em: 09 / Mai / 2010, 00:04 »
Sabes José Costa, comprendo muito bem essa questão da tua aposta, e vejo nisso um certo visionarismo, que não irá andar muito longe da realidade. Vejo assim e talvez por razões proximas das tuas.

A experiência do 3D é mais apelativa para o consumidor do que a do simples HD, os fabricantes já retiraram essa experiência pelos exitos do cinema... e como dizes, quase todos eles estão apostando muito forte no desenvolvimento de sistema de captação de imagens em estereoscopia.
Acredito que vai ser mais fácil vender um televisor dito 3D que um HD, que por agora, muitos compram, apenas para ter... pois pelo que oiço no dia a dia, nem sabem muito bem o que compram, achando puramente que Full HD é melhor que HD Ready sem qualquer consideração sobre qual a fonte de sinal para o qual vão ser usados.

A implantação do HD nas areas produtivas de conteudos, acabará por acontecer, e como já dito, porque equipamento SD novo, já não há, ou quase não há.

Citar
Portugal continuará (assim está previsto) com transmissôes SD em 2012, aquando do apagão analógico
Aqui se vai poder ver, até onde está o interesse dos broadcaster no HD ou não. Como é sabido a PT devolveu as licenças para difusão do possivel 5º Canal e mais uns tantos temáticos, deixando livre largura de banda, que poderia ser utilizada pelos 3 operadores terem seus canais em HD. Será que vão aproveitar? Quem vai gastar nisso?

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #11 em: 09 / Mai / 2010, 04:00 »
Nem mais Caneira. Está tudo dito.
Já agora acrescento só que a TVE deixou de ter publicidade desde o inicio do ano. Faz sentido já que é uma estaçao financiada pelo estado, claro que muitas produtoras de publicidade deitaram as maos à cabeça com a reduçao do mercado.
Por Portugal acho que isso nao é possivel e espero que nao aconteça a bem das nossas produtoras e para nao sobrecarregar mais o estado. Mas isto acho que é conversa para outro tópico.


Em Espanha as coisas tiveram outro curso, apesar do elevado deficit da TVE, eles foram o motor do HD, investiram forte e feio em carros de exterior (que agora tem metade parados, por estarem a ser atacados pelo mesmo mal que grassa por aqui, o de terem de dar trabalho uma percentagem de trabalho às produtoras externas). No entanto aí, não existe tanto a a paranoia anti serviço-publico, que aqui existe, e não é que queiram acabar com ele, nem privatizar, como falam, o que realmente querem é o resto da fatia do bolo da publicidade.
E creio que vão acabar por ter e nem acho mal, que os canais de serviço publico não tenham publicidade, aqui a RTP2 já não tem e a RTP está limitada a metade do tempo dos privados.

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

pralhas

  • Visitante
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #12 em: 10 / Mai / 2010, 10:55 »
E se tivesse que apostar a minha vida no 3D ou no HD, não sei bem em qual apostaria.

Eu dou-te um conselho/opinião, se um dia tiveres de apostar aposta no 3D em HD... acredita o 3D só irá evoluir se o HD também o acompanhar. Tudo que se tem feito em 3D tem sido em alta definição, pois é muito melhor para o 3D, mais detalhe de imagem, melhor efeito 3D. Por isso o 3D primeiro que o HD, não irá acontecer...
Em Portugal ainda se vê tv em SD pois o investimento ainda é muito grande e eles vão fazendo aos poucos, mas acredito que brevemente teremos os nosso 4 canais em alta definição.

Cumprimentos

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:3D primeiro que HD?
« Responder #13 em: 11 / Mai / 2010, 05:14 »
Boas.
Creio que não entendeu o humor/cinismo/satirismo/visionarismo ou outros que tais que está implicito em todos os meus posts neste tópico. O que tentei dizer foi que ão ritmo que o HD avança em Portugal na área do broadcasting e nas reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos), mais depressa teremos o 3D implantado por cá.


De qualquer das formas, uma chamada de atenção para uma frase sua, e cito: "o 3D primeiro que o HD, não irá acontecer..."

Também a IBM nos longinquos anos 80 do século passado chegou a afirmar que "640 KB é mais memória (RAM) do que qualquer pessoa vai precisar". Hoje qualquer PC rasca vem com pelo menos 2 GB de RAM.

Nunca diga Nunca! Nunca é muito tempo. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier