www.grupeer.com

Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
24 / Abr / 2019, 09:00

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

www.grupeer.com

Membros
  • Total de Membros: 660
  • Ultima: helnina
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18076
  • Total de Tópicos: 3924
  • Online Hoje: 63
  • Online Total: 258
  • (04 / Ago / 2012, 01:11)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 47
Total: 47
47 Visitantes, 0 Membros

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: Mac ou Windows para edição e produção de video?  (Lida 5755 vezes)

Offline Cláudio

• Frequênte
  • *
Mac ou Windows para edição e produção de video?
« em: 26 / Mai / 2010, 15:42 »
Bom dia! Sou novo por aqui e também me vou iniciar agora na área de audiovisual, mas tenho uma questão, pois não sei em que computador investir. Sei que a maioria das pessoas ligada à area utilizada Mac para o efeito, a minha questão é o porque? Não se arranja uma solução menos dispendiosa e com os mesmo recursos? Qual a vantagem do Mac? E relativamente a passar filmagens para o Mac, o Mac esta equipado com portas para isso? Pelo que pesquisei ele não vem com esse equipamento(ou pesquisei mal,lol), já com pc´s "normais" alguns ja vêm com essas portas ou então é possivel instalar umas.

Agradecia uma ajuda #-o.

Cumprimentos

Offline José Costa

• Veterano
Re:Mac ou Windows para edição e produção de video?
« Responder #1 em: 26 / Mai / 2010, 17:21 »
Boas.
Mac vs. PC vs. Linux...
Não existe uma plataforma ideal. Todas têm as suas vantagens e os seus inconvenientes. E também não concordo com a afirmação de que a maioria utiliza Mac. Diga-se antes que existe um maior marketing por parte da Apple, além do facto de que um Mac (pelo seu design único) dá mais nas vistas em qualquer fotografia ou filme. Já quanto ão PC, quase que passa despercebido no meio das secretárias (mesas), pois quem tem um Mac gosta de o mostrar, quem tem um PC tem tendencia a o esconder.

Mac e PC têm vantagens e inconvenientes e um não é melhor que o outro, apenas diferentes. Mas é preciso pôr as ideias pré-concebidas de lado e avaliar friamente uma e outra plataforma para se encontrar as verdadeiras diferenças. E se é certo que um Mac é um bom computador, também não é menos certo que um PC também o é. Mas não se queira comparar um PC desses que se compra nos "continentes" com um Mac, pois então o PC sai efectivamente a perder. Temos que avaliar plataformas com componentes mais ou menos equivalentes e não um Mac com processador Xeon vs. um PC com processador celeron ou i3 ou i5.

É possivel ter um PC com desempenho e caracteristicas superiores a um Mac, por um preço inferior ou mesmo bastante inferior. Mas normalmente estes PCs não se encontram á venda nos "continentes", pois têm de ser assemblados (montados) pelo próprio ou então os componentes são escolhidos pelo interessado e conhecedor e depois assemblados pelo vendedor.

Quanto ás "portas", depende de que tipos de input estamos a falar. Se é Firewire, já praticamente todos os PCs e Mac vêm com tal porta. Se é SDI ou outra, então nem Mac nem PC habitualmente a trás, sendo necessário adquerir uma placa com tais entradas. E também aqui existe opçôes a fazer, pois nem todas as placas de captura funcionam em ambas as plataformas.

Finalmente, o software. Terá que avaliar o software com que tenciona trabalhar. Se é certo que já existe bastante software para ambas as plataformas, nem todos os softwares existem nas duas plataformas. Terá de avaliar com o que tenciona trabalhar e depois escolher a plataforma que com mais softwares trabalhará.

Um á parte: um Mac também pode correr o Windows e o respectivo software, assim como um PC pode correr o X. Mas não se esqueça que para correr o Windows num Mac precisa de uma licença windows e o X num PC não é legalmente permitido, ainda que seja uma versão original.

Não existe essa de um ser melhor que o outro. Vantagens e inconvenientes ambos as têm e terá de avaliar os prós e os contras de ambos para poder fazer a sua opção em consciência. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

PortugalVideo - Fórum

« Responder #1 em: 26 / Mai / 2010, 17:21 »
www.grupeer.com

Phael

• Visitante
« Responder #2 em: 24 / Jul / 2010, 23:54 »
Olá, sou novo também neste forum!
E gostava entao de aproveitar este topico para perguntar uma coisita relacionada com os pcs!
Que componentes de um pc, nós devemos ter para que os programas de edição de video, funcionem na perfeição?
Ou seja, eu tenho um portatil de 2GB de ram, Processador dual core de 1.87 Ghz, placa gráfica mobile da intell " de 128mb , que é uma bosta mas corre o sims3  =D>
Meu problema, é que quando vou abrir programas da adobe, como after effects, ou premiere... o pc nao aguenta, umas vezes ate que funciona, mas uma beca lento... Mas se fosse fazer algum projecto que tivesse que editar videos de meia hora ou mais, o premiere simplesmente blukeia na hora.
Eu queria saber o que é perciso por num pc para que o pc aguente muito bem, sem bloquear os programas da adobe. Será perciso mais ram? Ter melhor grafica? Melhor processador?
Agradecia respostas! :)

marcoc

• Visitante
« Responder #3 em: 25 / Jul / 2010, 01:05 »
Olá Paulo. Penso que a Ram seja o componente mais importante.

--------------------

De Mac não sei nada. Mas lá está, quem o usa diz que são mais estáveis e coiso e tal. Mas um pc pode ter imensas configurações, e acho que se gastarmos o mesmo dinheiro num mac e num pc, duvido que existam grandes diferenças.

Cumps  :wink:

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #4 em: 25 / Jul / 2010, 03:46 »
Boas.
Citádo: "Que componentes de um pc, nós devemos ter para que os programas de edição de video, funcionem na perfeição?"

Cada software tem especificaçôes diferentes e requesitos especificos. Como tal, o PC terá que ter pelo menos os requesitos definidos como minimos pelo fabricante do software. Como não diz quais os softwares e quais as versôes, não é possivel adiantar mais. Visite o site da Adobe e procure pelos requesitos de hardware para os softwares que utiliza. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

PortugalVideo - Fórum

« Responder #4 em: 25 / Jul / 2010, 03:46 »
www.grupeer.com

www.grupeer.com