www.grupeer.com

Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
25 / Jun / 2019, 03:11

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

www.grupeer.com

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18113
  • Total de Tópicos: 3943
  • Online Hoje: 164
  • Online Total: 346
  • (09 / Mai / 2019, 12:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 163
Total: 163
163 Visitantes, 0 Membros

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: HD para quando?  (Lida 8211 vezes)

Offline José Costa

• Veterano
Re:HD para quando?
« Responder #15 em: 14 / Jul / 2010, 19:49 »
Boas.
Citádo por Paulo César: "e com a demanda de emissões em HD prontas a emitir"

Em 2012 ocorrerá realmente o Switch Off, mas as emissôes em Portugal das actuais 3 emissoras (RTP, SIC e TVI) continuarão a ser feitas em SD, pois a emissão será digital mas em SD. Conteúdos em SD ou HD, mas emissão em SD. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

lrolo

• Visitante
« Responder #16 em: 14 / Jul / 2010, 21:30 »
No mercado das BBC, poucos são os videografos que têm oportunidade de conhecer os noivos antes da precisa hora, no próprio dia, em que se apresentam nas suas casas para filma-los.Digo eu...

99% dos meus clientes só os conheço no dia do casamento.
Trabalhando eu em todo o lado, não tenho hipótese de fazer reuniões.
Até lá, só por telefone e email.

PortugalVideo - Fórum

« Responder #16 em: 14 / Jul / 2010, 21:30 »
www.grupeer.com

lrolo

• Visitante
« Responder #17 em: 14 / Jul / 2010, 21:45 »
Pelo que tenho acompanhado no fórum o Luís já editou em mac e passou depois para pc, usando o vegas.
Neste momento qual o software que usa para editar e criar os BD?

DVD Architect em PC
Encore em Mac

e o que é que entregava aos clientes? Um DVD normal e um ficheiro HD? O HD era fornecido em quê? Disco rigido, pen, DVD?

Na altura 3 DVDs e 1 BD, neste momento estou a pensar fazer o contrário.
Quando era ficheiro HD, entregava num disco externo.

Gostava de dar esse passo, embora, como disse mais acima, nunca me foi pedido, mas o meu estúdio trabalha com mac e o final cut studio, mas apple parece não gostar muito do bluray, já que mesmo a versão 3 do final cut studio, lançada no final do ano passado, apenas permite a gravação de discos BD, sem a possibilidade de criação de menus.
Não estava interessado em adquirir novo software, neste caso o premiere e o encore, e não sei como fazer. Que formato entregar ao cliente e em que suporte.

O FCS permite fazer menus, mas muito básicos.
Se esses não são suficientes, só resta mesmo O Toast (também básico) e o Encore.
Ou então instalar o Windows numa partição do Mac e procurar uma solução aí para fazer os BD.

Só mais uma questão, para o Luís e quem use mac e o final cut studio. Quando entregava trabalhos editados em mac e em DVD (se era neste formato que o fazia) que programa utilizava para fazer a "autoração" do DVD. Ou não fazia menus.
É que usando o DVD studio pro a qualidade final deixa muito a desejar. Já dei voltas e mais voltas e embora tenha conseguido melhorias, esta longe dos meus padrões de qualidade, principalmente nos menus.

E a compressão é feita como? Directamente no DVDSP ou no Compressor?

Offline Filipe Araújo

• Veterano
« Responder #18 em: 14 / Jul / 2010, 23:04 »
Olá boa tarde, Luís rolo (trato-o assim porque disse-me que o sr. está no céu),

gostaria de lhe agradecer por me ter respondido, não só pelo seu tempo mas também pela altura do ano que decorre. Levo muito a sério as suas opiniões, não só porque são fundamentadas mas porque admiro e muito o seu trabalho que encontrei disponível na Internet. Li aquilo que procurava e sinto-me agora mais seguro para poder arriscar para o Blu-ray, mas só com câmara de filmar e isto porque ao que percebi os vídeos das DSLR apenas são viáveis quando feitas por uma Canon e como tenho todo o equipamento na Nikon fico sem alternativa.
 Só mais uma pequena coisa, foi com muita pena minha que não pude assistir a uma palestra sua em Março último, na Expo-este em Caldas da Rainha na medida em que me foi vedado o acesso por não estar filiado na AFP. Espero que numa próxima vez o possa ouvir, estou certo que terei muito com que aprender.

Atentamente: Filipe Araújo.

lrolo

• Visitante
« Responder #19 em: 14 / Jul / 2010, 23:20 »
Olá boa tarde, Luís rolo (trato-o assim porque disse-me que o sr. está no céu),

Gostava mesmo era que o pessoal se tratasse todo por "tu", mas pronto...  Já começo a interiorizar a ideia que em Portugal somos todos Srs. ou Drs. :lol:

que percebi os vídeos das DSLR apenas são viáveis quando feitas por uma Canon e como tenho todo o equipamento na Nikon fico sem alternativa.

Já vi grandes trabalhos feitos com as Nikon.
Sei que o codec utilizado (motion jpeg) é um bocado manhoso se quisermos fazer um tratamento de cor mais a fundo, mas é utilizavel.
Tb há o problema dos 24fps, mas isso tb se consegue resolver bem.
Agora, tenho a certeza que a Nikon não vai ficar a dormir e as próximas máquinas terão tudo o que as Canon têm (ou mais).

Só mais uma pequena coisa, foi com muita pena minha que não pude assistir a uma palestra sua em Março último, na Expo-este em Caldas da Rainha na medida em que me foi vedado o acesso por não estar filiado na AFP.

Pensei que qualquer pessoa pudesse entrar, mas com preços diferentes.
Se de facto é verdade, quem perde é a AFP pois perde a hipótese de cativar novos sócios.

Fico contente por saber que pude ajudar. :)

Offline Nuno S. Ferreira

• Residente
  • *
« Responder #20 em: 15 / Jul / 2010, 11:34 »
DVD Architect em PC
Encore em Mac

Ainda usa mac?
Porquê encore em mac e não DVD Studio Pro?
Só por curiosidade, o que o levou a passar para os pc?

Na altura 3 DVDs e 1 BD, neste momento estou a pensar fazer o contrário.
Quando era ficheiro HD, entregava num disco externo.

Há quanto tempo entrega BD?
Presumo que o disco era fornecido pelo cliente?

O FCS permite fazer menus, mas muito básicos.
Se esses não são suficientes, só resta mesmo O Toast (também básico) e o Encore.
Ou então instalar o Windows numa partição do Mac e procurar uma solução aí para fazer os BD.

Do seu ponto de vista, que trabalhou ou trabalha com os dois sistemas o que considera melhor. O Encore a correr em mac ou instalar o windows?

E a compressão é feita como? Directamente no DVDSP ou no Compressor?

Inicialmente o trabalho era editado em Final Cut e exportado para o compressor, usando o preset que tem para DVD best quality 90 min, e mexendo em alguns ajustes. O resultado final era importado para o DVDSP e ai feita a "autoração". Mas a qualidade final, tanto do filme como dos menus (principalmente dos menus) era má. Depois de vários testes e experiências, até ao momento o melhor resultado que consegui foi com um método de trabalho ligeiramente diferente. A edição é feita em final cut e o filme exportado como QT movie com o codec H264. O ficheiro é depois importando para o Compressor e usado o preset DVD best quality 90 min, com alguns ajustes pelo meio em alguns parâmetros. O resultado final é depois importado para o DVDSP e feita a "autoração". Desta forma consigo uma ligeira melhoria na qualidade nos filmes, mas os menus ainda deixam muito a desejar.
Mas como disse, ainda está longe de me agradar.

lrolo

• Visitante
« Responder #21 em: 15 / Jul / 2010, 13:39 »
Ainda usa mac?

Ainda.
Acabei de comprar um Mac Pro (mas será para correr os dois sistemas).

Porquê encore em mac e não DVD Studio Pro?

Pq o DVDSP não faz BD. Só HD-DVD.

Só por curiosidade, o que o levou a passar para os pc?

Por uma questão de dinheiro.
Mantermos um Mac actualizado (a nível de hardware) sai bastante mais dispendioso que manter um PC.
Só que em certos projectos comecei a demorar mais que o habitual e por isso voltei a perder o amor ao dinheiro...
Por mais que goste do Vegas, no Final Cut é onde me sinto peixe dentro de água.
Neste momento uso os dois (depende do tipo de trabalho).

Há quanto tempo entrega BD?

Este é o 3º Ano.

Presumo que o disco era fornecido pelo cliente?

Nop. O disco era eu que oferecia.

Do seu ponto de vista, que trabalhou ou trabalha com os dois sistemas o que considera melhor. O Encore a correr em mac ou instalar o windows?

É exactamente igual.

Inicialmente o trabalho era editado em Final Cut e exportado para o compressor, usando o preset que tem para DVD best quality 90 min, e mexendo em alguns ajustes. O resultado final era importado para o DVDSP e ai feita a "autoração". Mas a qualidade final, tanto do filme como dos menus (principalmente dos menus) era má. Depois de vários testes e experiências, até ao momento o melhor resultado que consegui foi com um método de trabalho ligeiramente diferente. A edição é feita em final cut e o filme exportado como QT movie com o codec H264. O ficheiro é depois importando para o Compressor e usado o preset DVD best quality 90 min, com alguns ajustes pelo meio em alguns parâmetros. O resultado final é depois importado para o DVDSP e feita a "autoração". Desta forma consigo uma ligeira melhoria na qualidade nos filmes, mas os menus ainda deixam muito a desejar.
Mas como disse, ainda está longe de me agradar.

É simplesmente impossível o método actual dar melhores resultados que o anterior.
No método anterior o vídeo só passava por uma recompressão e agora passa por duas.
Deve ter a ver com os ajustes internos no Compressor e no DVDSP.

O ideal é exportar do FC sem passar nem pelo QT nem pelo Compressor.

File->Export->Quicktime Movie (não usar o "Quicktime conversion)-> no formato vídeo escolher "current settings"

Depois importar para o Compressor e escolher o template "DVD best quality 90 minutes".
Ajustar o Bit rate de acordo com a duração do filme.
Se o filme foi editado em HD, é necessário ir ao Tab "frame controls" e passar o "resize filter" para BEST.

Depois é só importar o m2v para o DVDSP.

Para a questão dos menus, é necessário alterar os parâmetros de compressão dentro do DVDSP em Preferences->Encoding.

Escolher "two pass vbr" e penso que um valor na casa dos 6.5 (com um máximo de 8.5) já dará um resultado bastante aceitável.

Encoders diferentes resultam em produtos finais diferentes, mas entre os que conheço as diferenças não são notórias.
De todos os que ja testei (para mpeg2) o melhor é o Procoder (só para PC), mas com esse não se codificam menus (a não ser que sejam tb produzidos à parte e no software de authoring só se criem os links) e não é assim TÃO melhor que os outros.

Ninguém espere um que um DVD (ou BD) codificado por nós tenha a mesma qualidade de um DVD comercial que é comprimido com Hardware caríssimo...

« Última modificação: 15 / Jul / 2010, 13:48 por Luís Rolo »

Offline Nuno S. Ferreira

• Residente
  • *
« Responder #22 em: 15 / Jul / 2010, 17:27 »
É simplesmente impossível o método actual dar melhores resultados que o anterior.
No método anterior o vídeo só passava por uma recompressão e agora passa por duas.
Deve ter a ver com os ajustes internos no Compressor e no DVDSP.

O ideal é exportar do FC sem passar nem pelo QT nem pelo Compressor.

File->Export->Quicktime Movie (não usar o "Quicktime conversion)-> no formato vídeo escolher "current settings"

Depois importar para o Compressor e escolher o template "DVD best quality 90 minutes".
Ajustar o Bit rate de acordo com a duração do filme.
Se o filme foi editado em HD, é necessário ir ao Tab "frame controls" e passar o "resize filter" para BEST.

Depois é só importar o m2v para o DVDSP.

Para a questão dos menus, é necessário alterar os parâmetros de compressão dentro do DVDSP em Preferences->Encoding.

Escolher "two pass vbr" e penso que um valor na casa dos 6.5 (com um máximo de 8.5) já dará um resultado bastante aceitável.

Encoders diferentes resultam em produtos finais diferentes, mas entre os que conheço as diferenças não são notórias.
De todos os que ja testei (para mpeg2) o melhor é o Procoder (só para PC), mas com esse não se codificam menus (a não ser que sejam tb produzidos à parte e no software de authoring só se criem os links) e não é assim TÃO melhor que os outros.

Ninguém espere um que um DVD (ou BD) codificado por nós tenha a mesma qualidade de um DVD comercial que é comprimido com Hardware caríssimo...

Se é impossível ou não, não lhe sei dizer, mas a verdade é que noto ligeiras, atenção ligeiras e não significativas, melhorias na qualidade final dos filmes, já os menus são outra história, para mim acho que deixa muito a desejar, mas também reconheço que sou exigente.
Em todo o caso vou testar da forma como o Luís refere e ver se há melhorias significativas.

Já agora e só para ter um ponto de comparação, será que o Luís poderia indicar os "settings"que usa no final cut aquando o início de um trabalho?

Edit
Estive agora a testar da forma que o Luís disse. Já dei voltas e mais voltas e o ficheiro exportado sai sempre em 4:3. Alguma ideia do que possa ser? Julgo que tenho as definições todas correctas, aliás o video foi editado em 16:9. Das formas que mencionei anteriormente exporto em 16:9 sem qualquer problema.
Quanto à qualidade final ainda não me posso pronunciar pois surgiu-me este contratempo.
« Última modificação: 15 / Jul / 2010, 19:29 por Nuno S. Ferreira »

lrolo

• Visitante
« Responder #23 em: 15 / Jul / 2010, 22:02 »
Já agora e só para ter um ponto de comparação, será que o Luís poderia indicar os "settings"que usa no final cut aquando o início de um trabalho?

Os "settings" devem ser sempre idênticos ao do vídeo que estamos a editar ou então num codec de qualidade superior (não ganha qualidade no vídeo, mas todos os efeitos serão renderizados nesse codec e, como tal, de qualidade superior).
Se está a trabalhar em DV 16:9 deve escolher o formato "DV PAL 48kHz Anamorphic" ou então "Apple ProRes PAL 422 48kHz Anamorphic" (O segundo terá os efeitos e gráficos criados internamente com melhor qualidade).

Estive agora a testar da forma que o Luís disse. Já dei voltas e mais voltas e o ficheiro exportado sai sempre em 4:3. Alguma ideia do que possa ser? Julgo que tenho as definições todas correctas, aliás o video foi editado em 16:9. Das formas que mencionei anteriormente exporto em 16:9 sem qualquer problema.
Quanto à qualidade final ainda não me posso pronunciar pois surgiu-me este contratempo.

E o correcto é ver o video em 4:3, pois um vídeo SD 16:9 tem exactamente o mesmo número de pixeis que um vídeo 4:3 (720x576), mas com uma tag interna que indica que o formato dos pixeis é diferente (anamórficos/rectangulares).
Só que o QT não reconhece essas tags e mostra tudo como 4:3.
Só na fase de importação para o DVDSP é que se indica que o vídeo é 16:9 e ele estica-o.
Se com os ajustes que dava anteriormente conseguia ver o filme a 16:9 estava, de certeza, a fazer alguma coisa mal e talvez daí os maus resultados.

PortugalVideo - Fórum

« Responder #23 em: 15 / Jul / 2010, 22:02 »
www.grupeer.com

lrolo

• Visitante
« Responder #24 em: 15 / Jul / 2010, 22:33 »
E com tudo isto já se fez um Highjack completo ao post do Costa, por isso, se alguém tiver perguntas especialmente dirigidas a mim que não tenham directamente a ver com o post inicial, agradecia que criasse um novo tópico na categoria correspondente.

Offline Nuno S. Ferreira

• Residente
  • *
« Responder #25 em: 16 / Jul / 2010, 12:29 »
E com tudo isto já se fez um Highjack completo ao post do Costa, por isso, se alguém tiver perguntas especialmente dirigidas a mim que não tenham directamente a ver com o post inicial, agradecia que criasse um novo tópico na categoria correspondente.

Tem razão Luís, se não se importar (acho que é para o conhecimento de toda a comunidade) vou criar um tópico para a discussão sobre este assunto. Acho que seria interessante partilharmos conhecimentos e métodos de trabalho. Embora deva confessar que ao contrário do Luís "eu sou fotografo"  :lol: e como tal o vídeo não é bem a minha área. Mas tentarei ajudar dentro do que puder, ou dos meus conhecimentos.
Quanto ao José Costa, peço desculpa pelo desvio do tópico.

Offline Paulo C. Jerónimo

• Residente
  • *
  • Bons Takes!
« Responder #26 em: 16 / Jul / 2010, 14:48 »
Tens razão, caro José costa:
Em 2012 ocorrerá realmente o Switch Off, mas as emissôes em Portugal das actuais 3 emissoras (RTP, SIC e TVI) continuarão a ser feitas em SD, pois a emissão será digital mas em SD. Conteúdos em SD ou HD, mas emissão em SD. Boas.

O que se está a passar com a introdução da TDT em Portugal é uma estupidez, mas ok, isso é outro debate.
O que eu deveria ter dito no meu anterior comentário era antes:"com a demanda de emissões DIGITAIS prontas a emitir".

Segundo vários estudos, a TV Digital já chega a 50% dos lares portugueses, através dos serviços dos serviços da MEO, ZON, etc...
"Grosso modo falando", qualquer pessoa que adquire TV Digital tem melhor qualidade de imagem que tinha anteriormente com TV Analógica. O Padrão de qualidade de imagem tem subido e continuara a subir, e hoje em dia um DVD não se apresenta como uma "mais valia" em comparação com a "trivialidade" que a imagem digital nas emissões de TV estão a gerar junto dos consumidores deste formato,  entre os quais, eu colocaria os "nossos noivos" , e que que em 2012 serão praticamente a totalidade dos Portugueses.

Quanto a mim o HD esta-se a impor deste modo, ainda que por portas travessas.
Acho que nem é cedo, nem é tarde: Este é o momento certo para começar a fazer-se a transição de SD para HD nas BBC.

Não de forma suicida, pensando que temos de por de lado bons equipamentos DV, quem ainda os tem, e tratar de arranjar câmaras de maior resolução. Mas antes, pôr a prioridade em entregar o trabalho com melhor qualidade que um DVD, seguindo a lógica dos canais de TV (porque não?) entregando SD, se for preciso, em Bluray Disc. Se bem feito, na exibição do video nos LCDs haverá um ganho significativo, comparativamente com o mesmo filme em DVD.

HD, a quanto nos obrigas... !

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #27 em: 17 / Jul / 2010, 01:04 »
Boas.
Citádo: "O que se está a passar com a introdução da TDT em Portugal é uma estupidez" - Concordo.
Citádo: "TV Digital já chega a 50% dos lares portugueses" - Concordo, com algumas interrogaçôes.
Citádo: "Este é o momento certo para começar a fazer-se a transição de SD para HD nas BBC" - Discordo.
Citádo: "entregando SD, se for preciso, em Bluray Disc" - Discordo em grande parte devido ão tempo de processamento necessário para tal função, a não ser que o workflow esteja bem "oleádo" e hardware/software não seja a limitação, que é o que acontece na maioria das vezes.

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Fernando

• Frequênte
  • *
« Responder #28 em: 18 / Jul / 2010, 11:02 »
Bem, fiquei com uma dúvida. Quando aqui se referem a HD, estão a referir-se a gravação em HDV? É que, o que percebi (e que pode estar completamente errado!) é o seguinte: gravam em HDV, editam e entregam o trabalho em Blue-ray, juntamente com DVD.

Aqui a dúvida surge pelo seguinte: é diferente o HD do HDV, certo? Não sei se estou a dizer asneira, mas se assim for, quando vocês dizem que entregam os trabalhos em HD, em que formato é que os gravam? Em HDV ou noutro?

Desde já, aqui peço desculpa pela minha ignorância.
Um bem-haja a todos!

Offline Pedro Rocha

• Veterano
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
« Responder #29 em: 18 / Jul / 2010, 11:43 »
Tenho andado um pouco off, mas para responder ao Fernando, tudo o que tenha resolução acima dos 720x576 do PAL pode ser considerado HD, desde que tenha níveis de compressão adequados. Portanto HDV, AVCHD. AVCCAM e NXCAM são HD apesar de usarem níveis de compressão elevados os codecs são muito eficientes.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

PortugalVideo - Fórum

« Responder #29 em: 18 / Jul / 2010, 11:43 »
www.grupeer.com

www.grupeer.com