Fórum > Grass Valey / Canopus - Edius

converter 16:9 em 4:3 no edius 4

(1/1)

Gil:
boas caros amigos. tenho estado ausente desta "casa" por motivos profissionais.
mas como bom filho a casa regressa, cá estou eu.

tenho para fazer uma edição de uma 1ª comunhão em sd, ao qual gravei em 4:3. mas como o acesso á cerimónia me foi restrito, e foi um colega de profissão que produziu o filme da cerimonia. gravou em sd tambem, mas no formato 16:9. agora quero compilar as imagens dele com as minhas. preciso de conveter 16:9 em 4:3 no Edius.
alguem me pode dar um ajuda?

com os melhores cumprimentos, JP

Filipe Araújo:

Olá bom dia JP,

algum tempo atrás tive um problema parecido, mas no Premiere e que resolvi da seguinta forma:

dentro do projecto ajustei no "Motion control" a "scale" entre 75% e os 100% para imagem completa mas com barras negras ou area completa mas com as laterais cortadas.

Espero ter ajudado, Filipe Araújo.

Gil:

--- Citação de: Filipe Araújo em 02 / Set / 2010, 12:51 ---  Olá bom dia JP,

algum tempo atrás tive um problema parecido, mas no Premiere e que resolvi da seguinta forma:

dentro do projecto ajustei no "Motion control" a "scale" entre 75% e os 100% para imagem completa mas com barras negras ou area completa mas com as laterais cortadas.

Espero ter ajudado, Filipe Araújo.

--- Fim de Citação ---

não era bem isto. mas pronto vai desenrascar. obrigado pela atenção amigo ;)

cumprimentos

José Costa:
Boas.
Não é possivel converter "directamente" 16:9 em 4:3, ou seja, o resultado da conversão não permite aproveitar a imagem toda do 16:9. É necessário fazer um PAN/SCAN, como acontecia com a passagem dos filmes (cinema) para a TV. É feito um reenquadramento da imagem, cortando ou num lado ou no outro, ou em ambos.  Escusado será dizer que passar 16:9 para 4:3 significa diminuir a qualidade de imagem, pois será depois necessário fazer um "zoom digital" da imagem. As conversôes sempre acarretam perda de qualidade, num maior ou menor grau.

O Edius poderá fazer a conversão automáticamente, mas não á como evitar os cortes laterais. Ou isso ou barras pretas. Pelo que a solução do Filipe Araújo é perfeitamente viável e correcta. Boas.

Gil:
saudações companheiros.

tem toda a razão José Costa.

obrigado pela ajuda.

um abraço

Navegação

[0] Índice de mensagens

Sitemap 
Ir para versão completa