www.grupeer.com

Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
19 / Set / 2019, 17:56

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão


www.grupeer.com



Membros
  • Total de Membros: 673
  • Ultima: Olivesda
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18205
  • Total de Tópicos: 3989
  • Online Hoje: 217
  • Online Total: 346
  • (09 / Mai / 2019, 12:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 203
Total: 203
203 Visitantes, 0 Membros

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: 3D ou HD ?  (Lida 2019 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
3D ou HD ?
« em: 15 / Out / 2010, 03:46 »
Boas.
A industria tenta impingir o 3D ãos consumidores. São elas TVs 3D, filmes 3D, anúncios 3D, câmeras 3D, canais 3D...
A ZON está pagando por conteúdos 3D, quando os HD têm de ser a custo zero para eles. A productora faz e eles disponibilizam o espaço para o passar, desde que não tenham de pagar por ele. O mesmo esquema que acontecia no extinto canal Viver, mas agora numa versão HD e em versão "videoclube".

Mas espera, em disse HD? Com tamanha compressão que o sinal leva, ainda se pode chamar de HD? É caso para se repensar o que é HD e o que é qualidade de sinal. Mas adiante...

A industria tenta impingir o 3D, na TV. Mas a última palavra, que pertence ão consumidor, não está a ser novamente ouvida. Mais um estudo, desta vez da Display Search, indica que o consumidor não está interessado no 3D. À quem afirme que tal se deve à falta de conteúdos 3D, o que faz com que não exista vontade por parte do expectador em comprar uma TV 3D. Esta é uma das razôes pela qual a ZON paga por conteúdos 3D, mas não pelos HD. Mas é um pouco mais que a falta de conteúdos. A necessidade de ter que usar óculos especiais para se ver tais conteúdos, o pequeno angulo de visão que tais programas exigem para se visionar em perfeitas condiçôes, as grandes deficiências técnicas que ainda existem a nivel de hardware e as limitaçôes de largura de banda e, principalmente, os conteúdos 3D à "paulada" que por aí se vai fazendo, cujo claro objectivo é facturar em cima do 3D e não tanto em maximixar a imagem e sensação que ela pode acrescentar, faz com que o 3D seja ainda mal visto, ou seja, que não seja desejado pelo expectador comum.

A história está cheia de ensinamentos, mas muitos insistem em cometer os mesmos erros do passado. Será que existe por aqui alguém que ainda se lembra da TV Interactiva? O 3D não é diferente, mas à quem não se queira convencer disso.

2012 está aí às portas, o apagão é um dado adquerido, movimentaçôes à volta do 3D vão acontecendo, mas o centro da questão ainda não foi abordado, ou vai sendo adiádo: para quando a produção e difusão integralmente em HD?

Com  circulares internas de algumas emissoras, a dizer preto no branco às productoras, de que os conteúdos têm de ser em SD e 4:3, e sem uma cronologia  ainda definida para a entrada do HD, as algumas movimentaçôes que vou vendo no 3D me soa a algo irreal. Temos uma parafernália de conteúdos/formatos, que ninguém se entende: SD 4:3, SD 16:9 , HD, 3D... mais parece que os animais andam todos à solta no jardim zoológico, e o guarda de serviço se diverte com toda a confusão.

Mas pelo menos uma coisa é um dado adquerido: a qualidade do sinal video que chega às nossas televisôes é cada vez pior, por força do número cada vez maior de canais disponiveis e da compressão utilizada para os meter lá todos. Quanto ão português comum, está a adorar ver o seu programa preferido, uma emissão SD 4:3, num LCD de 42 polegadas, na sua sala de 5 metros quadrados. Ainda vem que os LCDs são estreitos!  ](*,) Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline João Dias

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 49
  • Mais que Amador
    • TV Lazer
Re:3D ou HD ?
« Responder #1 em: 17 / Out / 2010, 14:43 »
Bom texto sim senhor.

Na minha Opinião o 3D servirá para ver determinados Conteúdos e não Novelas.
Gastar mundos e fundos numa TVLCD 3D capable para ver um filme de mês a mês não compensa.

O 3D é bom no cinema.

Pela minha experiência o sinal HD é uma droga. Quando mudo para um canal HD, a imagem é horrível, nada comparável a um Filme HD.

Por exemplo ainda ontem vim um filme HD (Não full HD) com 720P com uma fenomenal.
O meu LCD é Full HD de 32" (chega e sobra cá para casa)

Os canais HD têm pior qualidade que os canais SD.

A falta de conteúdos em portugal leva a que a tecnologia estagne.
Levamos com 30 novelas ao mesmo tempo reality shows a torto e a direito, sensionalismos baratos e nada de conteúdo de qualidade.

Filmes repetidos todos os fins de semana. (Não havemos nós de saca-los na net)
A guerra das audiências leva a isto. Estamos na cauda tecnológica da europa se não do mundo.

Necessitamos de uma TV de qualidade.

O "apagão" vai pioar a situação, pois os custos da mudança das emissoras ara sinal digital, vai levar a um boom de publicidade e conteúdo barato.
Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6

PortugalVideo - Fórum

Re:3D ou HD ?
« Responder #1 em: 17 / Out / 2010, 14:43 »
www.grupeer.com


 

www.grupeer.com