Boas.
A industria tenta impingir o 3D ãos consumidores. São elas TVs 3D, filmes 3D, anúncios 3D, câmeras 3D, canais 3D...
A ZON está pagando por conteúdos 3D, quando os HD têm de ser a custo zero para eles. A productora faz e eles disponibilizam o espaço para o passar, desde que não tenham de pagar por ele. O mesmo esquema que acontecia no extinto canal Viver, mas agora numa versão HD e em versão "videoclube".
Mas espera, em disse HD? Com tamanha compressão que o sinal leva, ainda se pode chamar de HD? É caso para se repensar o que é HD e o que é qualidade de sinal. Mas adiante...
A industria tenta impingir o 3D, na TV. Mas a última palavra, que pertence ão consumidor, não está a ser novamente ouvida. Mais um estudo, desta vez da Display Search, indica que o consumidor não está interessado no 3D. À quem afirme que tal se deve à falta de conteúdos 3D, o que faz com que não exista vontade por parte do expectador em comprar uma TV 3D. Esta é uma das razôes pela qual a ZON paga por conteúdos 3D, mas não pelos HD. Mas é um pouco mais que a falta de conteúdos. A necessidade de ter que usar óculos especiais para se ver tais conteúdos, o pequeno angulo de visão que tais programas exigem para se visionar em perfeitas condiçôes, as grandes deficiências técnicas que ainda existem a nivel de hardware e as limitaçôes de largura de banda e, principalmente, os conteúdos 3D à "paulada" que por aí se vai fazendo, cujo claro objectivo é facturar em cima do 3D e não tanto em maximixar a imagem e sensação que ela pode acrescentar, faz com que o 3D seja ainda mal visto, ou seja, que não seja desejado pelo expectador comum.
A história está cheia de ensinamentos, mas muitos insistem em cometer os mesmos erros do passado. Será que existe por aqui alguém que ainda se lembra da TV Interactiva? O 3D não é diferente, mas à quem não se queira convencer disso.
2012 está aí às portas, o apagão é um dado adquerido, movimentaçôes à volta do 3D vão acontecendo, mas o centro da questão ainda não foi abordado, ou vai sendo adiádo: para quando a produção e difusão integralmente em HD?
Com circulares internas de algumas emissoras, a dizer preto no branco às productoras, de que os conteúdos têm de ser em SD e 4:3, e sem uma cronologia ainda definida para a entrada do HD, as algumas movimentaçôes que vou vendo no 3D me soa a algo irreal. Temos uma parafernália de conteúdos/formatos, que ninguém se entende: SD 4:3, SD 16:9 , HD, 3D... mais parece que os animais andam todos à solta no jardim zoológico, e o guarda de serviço se diverte com toda a confusão.
Mas pelo menos uma coisa é um dado adquerido: a qualidade do sinal video que chega às nossas televisôes é cada vez pior, por força do número cada vez maior de canais disponiveis e da compressão utilizada para os meter lá todos. Quanto ão português comum, está a adorar ver o seu programa preferido, uma emissão SD 4:3, num LCD de 42 polegadas, na sua sala de 5 metros quadrados. Ainda vem que os LCDs são estreitos!
](https://www.portugalvideo.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.portugalvideo.com%2Fforum%2FSmileys%2Fmysmiles%2Feusa_wall.gif&hash=f3402c5ce149ea3c293df8a6215f6770)
Boas.