Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 05:03

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 206
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 200
Total: 200
200 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Canon xha1 avariada  (Lida 9750 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline gcoutinho

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 401
  • Gravar em Auto é para turistas!
    • Gilbertocoutinho.com
Canon xha1 avariada
« em: 27 / Nov / 2010, 11:31 »
Estou a ponderar comprar uma canon xha1 que tem a porta DV avariada.
A máquina funciona correctamente, à excepção da saída DV.
Quanto custará a reparação dessa avaria? tendo em conta que não são pinos partidos... mas sim o circuito da porta DV.
Se conseguir regatear bem o preço talvez pondere o preço para depois a tentar reparar ou comprar uma segunda camara HDV baratucha para fazer de deck de leitura.

Podem me ajudar com a vossa opinião? Eu já enviei máquinas (fotográficas) para a canon e os orçamentos eram sempre superiores a 300 euros e tenho receio de passar por lorpa, comprar a máquina mais barato e depois pagar bem caro a reparação.

Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

alenproducoes

  • Visitante
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #1 em: 27 / Nov / 2010, 16:43 »
Tenho um problema idêntico em uma das minhas xha1, mas ainda se esta a aguentar, por isso não foi já para a reparação, no meu caso só falha as vezes, se descobrir quanto vale o arranjo deixe aqui no forum pois pelo menos para mim vai ser útil essa informação. Mas eu assim por alto tendo em conta outras reparações que tive nas minhas xha1 estou a imaginar que será sempre mais de 150€ e menos de 350€.

Mais cedo ou mais tarde terei que enviar a minha para a manutenção.
Mantenha-nos informados se tiver novidades...
 

Offline gcoutinho

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 401
  • Gravar em Auto é para turistas!
    • Gilbertocoutinho.com
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #2 em: 28 / Nov / 2010, 20:53 »
O sujeito a quem estou a ponderar comprar disse que esta é a segunda vez que lhe acontece.
A ultima vez custou lhe 270 euros a reparação.
Na canon disseram-lhe que podem ser dois motivos
ou por ligar o cabo DV com a câmara ligada
ou derivado À estática  descarregada do computador para a câmara.

O vendedor diz que faz sentido porque utilizada a porta DV da placa de Som como entrada para a câmara !?!? :?

Tenho de decidir esta semana se compro ou não. Arrisco-me ou a comprar por um bom preço e mandar reparar ou a apanhar uma surpresa desagradável.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #3 em: 28 / Nov / 2010, 23:34 »
se fosse a ti e se o problema é só esse , tentava arranjar na worten outlet uma camara hdv baratucha...vais ver que ficas com o problema resolvido e além de passares os vídeos para p pc, ficas com uma segunda camera...a mim aconteceu-me com um carregador da panasonic que entrou em curto circuito por culpa minha...pelo preço (cerca de 100 eur dum novo carregador para a panasonic nv gs120-3ccd) comprei uma camara panasonic nv gs21, que além do carregador tinha uma bateria, software, cabos e claro a camara...ainda agora duas máquinas minhas colheram fungos(a canon xl2 cuja lente custa mais de 2000 eur; a sony dsc r1 que tem lentes da zeiss) e estou preparado se aquilo avançar muito na canon xl2 , comprar um adaptador para nikon no ebay e usar as lentes da minha nikon d90(uma 18-105 e uma sigma 70-300)...mas já vão quase 4 anos e parece que os bicharocos pararam...de qq maneira não interferem na imagem, só quando aponto para uma luz muito intensa, em grande angular e foco o mais perto da lente...aí noto...isto para te dizer, que embora seja perfeccionista no meu trabalho, acontecem acidemtes , e nem sempre a reparação é o melhor partido...às vezes pensar fora da caixa resolve mais rapidamente o problema...abraço do RUI.

Offline gcoutinho

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 401
  • Gravar em Auto é para turistas!
    • Gilbertocoutinho.com
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #4 em: 29 / Nov / 2010, 00:28 »
sim, essa ideia também já me ocorreu, comprar uma segunda camara barata para ler as tapes.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #5 em: 29 / Nov / 2010, 01:43 »
Boas.
Segundo me foi dado a entender pelos posts anteriormente colocados, o objectivo da compra da câmera é utiliza-la para ler as cassetes video, com o intuito de não contribuir para o desgaste da câmera principal, ou seja, a que é utilizada nas gravaçôes.

Se bem que tal seja recomendável, tal não significa que seja a melhor opção para todos os casos. No tempo da edição linear, em que a edição era feita recorrendo a mesas de mistura video, leitores/gravadores e controladores, utilizar a câmera como leitor das cassetes representava um desgaste muito grande, porque tal processo de edição obrigáva a que a câmera estivesse constantemente a rebobinar a fita, desgastando assim muito as cabeças da câmera. Na altura, o desgaste por utilização da câmera como leitor era maior do que a sua utilização normal, ou seja, na gravação. A câmera como leitor tinha um desgaste muito maior que aquando na gravação das imagens.

Com o advento da edição não-linear, o processo inverteu-se. Utilizar a câmera como leitor tem um desgaste minimo. Porquê?

A gravar as imagens, como o processo de gravação não é continuo, Rec/Pause, muda de local ou enquadramento, novo Rec/Pause, aguarda, foca, enquadra, Rec/Pause e por aí adiante, as cabeças video estão sempre em constante contacto com a fita, pelo que existe desgaste das mesmas. Grava-se só 30 minutos de video, mas as cabeças estiveram a trabalhar 1 ou duas horas. Na passagem das cassetes para o PC, 30 minutos de video demora 30 minutos. Comparando com o tempo que estiveram a trabalhar aquando da gravação das imagens, verifica-se que é um tempo muito inferior. Não existe o rebobina para trás e para a frente do tempo da edição linear. Quando muito, apenas o rebobinar da fita para o principio.

Assim, se a utilização que se vai dar à câmera como leitor não fôr muito intenso, se fôr só para ler as cassetes que ela gravou, não vejo porque não utilizar a mesma como leitor. O desgaste é minimo. Se fôr para estar constantemente a ler, todo o tipo de cassetes, como o que se passa com quem faz pós-produção para fora, então a melhor opção é mesmo a compra de um leitor, até porque os tempos de rebobinagem são muito mais curtos.

Se dúvidas existem acerca do que "defendo" neste post, basta aceder ão menu das câmeras e verificar o tempo total de gravação em Tape e comparar com o tempo total de rotação das cabeças. Vão verificar que existe uma diferença muito grande de um valor para o outro.

Uma coisa é a solução ideal e outra é a opção pela melhor relação custo/beneficio. Mas é apenas a minha ideia e os meus 5 centimos para o debate. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline gcoutinho

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 401
  • Gravar em Auto é para turistas!
    • Gilbertocoutinho.com
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #6 em: 29 / Nov / 2010, 01:53 »
Mas no meu caso, a compra de uma segunda câmara só se justifica se a reparação da saida DV for muito cara.
Daí as opções de uma segunda camara para ler as tapes, porque a Canon que pretendo comprar tem a saida DV "inoperacional",
Se a reparação for inviável, e espero que não seja, pelo menos tenho essa alternativa.,
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #7 em: 29 / Nov / 2010, 02:07 »
Boas.
Lembre-se só que uma câmera sem a saida DV pode ser (é) uma limitação para futuros projectos. Será sempre uma câmera castrada e isso pode ter os seus custos no futuro. Só lhe posso desejar sorte. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline gcoutinho

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 401
  • Gravar em Auto é para turistas!
    • Gilbertocoutinho.com
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #8 em: 29 / Nov / 2010, 02:11 »
O  objectivo é mesmo reparar, se realmente o que me foi transmitido é verdade, que a reparação custa 270 euros, compensa.
Amanha vou tentar ligar para algumas empresas de reparação, algumas que por aqui tenho visto, e tentar saber se realmente é esse o valor.
Tendo em conta que me estão a pedir pouco mais de 1500 euros, com mais 270 ainda estamos a falar de bons preços.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #9 em: 29 / Nov / 2010, 11:20 »

Não sei se estou a preceber bem, com essa camara vais precisar de um leitor de DV para passar as filmagens para um PC, certo ?

Eu não mandava arranjar, tentava arranjar um leitor DV, não sei quanto custa.

 :?


Offline gcoutinho

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 401
  • Gravar em Auto é para turistas!
    • Gilbertocoutinho.com
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #10 em: 29 / Nov / 2010, 11:48 »
Sei que um Deck DV custa umas valentes massas, para o material em SD tenho uma canon MD160 baratucha só para passar as tapes para o PC. Para converter as tapes da câmara HDV 1080i suponho que só com uma câmara que grave HDV, aliás tenho quase a  certeza.
Um deck para ler tapes HDV deve ser bem caro.

Edit - Liguei agora para a Megapixel, suporte técnico autorizado da Canon em Lisboa (não encontro no Porto... grrrr ) por 25 euros dão me o orçamento de reparação. Se eventualmente decidir reparar os 25 euros são deduzidos no pagamento final. Mas, se bem sei, nunca sao menos de 250 euros lá.
« Última modificação: 29 / Nov / 2010, 11:59 por gcoutinho »
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Offline Nuno S. Ferreira

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 323
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #11 em: 02 / Dez / 2010, 10:45 »
Com que máquina grava em HDV?
É que tem de ver se a Canon que pretende usar como leitor (a que necessita de reparação) consegue ler as cassetes da outra máquina.
Tenho uma JVC GY HD200 e uma Canon XHA1s e não consigo ler as cassetes de uma na outra, do material gravado em HD, pois em SD não há problema.
Ou seja, o que foi gravado na Canon tem de ser lido na Canon e o que foi gravado na JVC tem de ser lido na JVC. Isto em gravação HD, porque em SD já não tenho qualquer problema, pois ambas lêem as cassetes uma da outra.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #12 em: 02 / Dez / 2010, 13:13 »
Boas.
A JVC utiliza o padrão HD1 a 19Mbps e a Sony e Canon utilizam o padrão HD2 a 25Mbps, daí a sua incompatibilidade. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Nuno S. Ferreira

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 323
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #13 em: 02 / Dez / 2010, 15:28 »
Obrigado pela informação caro José, que reconheço que desconhecia. Em todo o caso não invalida a minha resposta. Convém ver se a máquina que irá ser usada como deck de leitura é compatível com as cassetes da máquina/s usada/s para gravação.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Canon xha1 avariada
« Responder #14 em: 02 / Dez / 2010, 16:11 »
Boas.
Eu também não disse que a resposta não era válida, muito pelo contrário. Só quis explicar o porquê de ser assim. Não tive como intenção retirar valor ão seu post, apenas acrescentar mais alguma informação. Só tento ajudar. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier