Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 11:47

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 281
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 163
Total: 163
163 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?  (Lida 36071 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Miguel Sevivas

  • Visitante
Boas.

Tal como indica o titulo do tópico eu gostaria de saber, se possível, qual é a melhor faculdade na zona do Porto para  a licenciatura em cinema?

Agradeço o tempo disponível.
Cumprimentos.

marreco_87

  • Visitante
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #1 em: 09 / Dez / 2010, 02:10 »
Boas

essa pergunta é bastante relativa e certamente vais ler muitas opiniões diferentes, eu conheço no mínimo 4 faculdades com cursos semelhantes, a Católica, ESAP, IPP e Lusófona (se existem mais eu não conheço), a meu ver e até posso estar enganado a católica tem bom equipamento (no âmbito de montagem e software) e reconhecimento. A ESAP é no âmbito de escrita de argumento e realização, o IPP mais relacionado com o Audiovisual e a Lusófona Multimédia.  São escolas distintas e tudo vai depender do que realmente procuras. A nível de organização como faculdade, a ESAP não é das melhores fase ao que pagas. (só o IPP é publica)

espero ter sido útil.

Offline Rocky Marciano

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 100
  • .
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #2 em: 09 / Dez / 2010, 03:12 »
Miguel, nunca vai haver uma resposta exacta para essa pergunta... Todas tem pontos positivos e negativos.

Se fores para uma privada. Prepara-te para pagar de 300 a 400 euros por mês. A unica publica no porto e o Ipp.



Depois, a percepção que se tem das universidades e algo como:


             Católica: 

a mais cara de todas mas vês para onde o teu dinheiro vai parar.

vais ter muita facilidade em requisitar equipamento para projectos extra-escola.

o curso não e de cinema, e vais ter que passar por disciplinas de multimédia, som, webdesigning etc. se isso e uma desvantagem ou não cabe-te a ti decidir.

enviam-te os trabalhos para os festivais sem que te tenhas que preocupar com isso. mas ficam-te ou com a totalidade ou com grande parte de qualquer valor monetário ganho.


            Ipp:

conheço muito pouco desta escola. mas o que se diz e que prepara os alunos de uma forma mais pragmática. mais técnica e menos criação. mais régie e computador e menos argumento e storyboard. se isto e verdade ou não... não sei. 


           Lusófona:

Também sei pouco desta escola. o que se diz da boca para fora e que e a excelência máxima... já vi em festivais trabalhos muito interessantes.. mas vi igualmente interessantes de outras escolas...


          Esap:

eu frequento esta escola e portanto posso falar com um bocado mais de conhecimento (ainda assim sem grande termo de comparação)

o que se diz e que esta e a escola dos escritores. dos pensadores. dos que vão liderar e contratar os das outras escolas. na minha opinião e mito.

tem uma secretaria e processos internos que funcionam MUITO mal.

tem uma boa cantina  :lol:

-------------------------------------

mais importante que isto tudo digo-te o seguinte:

1 - vais ter que passar no mínimo 3 anos nessa instituição. por isso pensa mesmo muito bem. tenta falar com pessoas que frequentem as escolas. tenta fazer visitas. sei la. 3 anos de vida e muita coisa.

2 - de todas as escolas sai (pouca) gente com valor que vinga no mercado. para ser um deles tens que receber tudo o que a escola te da, mas prepara-te para ter que ser autodidacta na mesma. passear pelos corredores nos horários da escola NÃO CHEGA. no fim do dia o teu diploma e apenas um papel higiénico pa limpar o cu um bocado mais requintado que Cologar. se não vais a luta mesmo forte: esquece.


-----------------

Eu também andei nessa duvida existencial a dois anos. na altura estava indeciso entre católica e esap. depois de martelar muito, pesquisei curtas e curtas de ambas as escolas e escolhi a que me pareceu ter trabalhos mais interessantes... nesta altura passam-me coisas pela cabeça do género "será que este curso e um desperdício de tempo e mais valia ser autodidacta e simplesmente ir a luta?"

ficam ai os sites das escolas. boa sorte e mais qualquer coisa dispõe.

IPP - http://www.dai.esmae.ipp.pt/?page_id=10

ESAP - www.esap.pt

CATÓLICA - http://www.artes.ucp.pt/si/licenciatura/index.html

LUSÓFONA - http://www.ulusofona.pt/index.php/escola-de-comunicacao-artes-e-tecnologias-da-informacao/licenciatura/licenciatura-cinema-video-comunicacao-multimedia



Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #3 em: 09 / Dez / 2010, 03:56 »
Boas.
Eu sei que vou parecer convencido, mas independentemente disso: eu por aqui pouco ou nada aprendo. Apesar disso, de vez em quando lá vou lendo por aqui um comentário ou opinião à qual tiro o chapéu:

Citádo: "nunca vai haver uma resposta exacta para essa pergunta... Todas tem pontos positivos e negativos... de todas as escolas sai (pouca) gente com valor que vinga no mercado. para ser um deles tens que receber tudo o que a escola te da, mas prepara-te para ter que ser autodidacta na mesma. passear pelos corredores nos horários da escola NÃO CHEGA. no fim do dia o teu diploma e apenas um papel higiénico pa limpar o cu um bocado mais requintado que Cologar. se não vais a luta mesmo forte: esquece."

Talvez mais importante que a escola, seja a vontade que se tem em aprender. Sem vontade e esforço, de nada serve a melhor escola do mundo.

Os meus 5 miseros cêntimos, que provavelmente nada acrescentaram à questão. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Miguel Sevivas

  • Visitante
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #4 em: 09 / Dez / 2010, 11:24 »
Boas rapaziada.

Muito obrigado pela vossa opinião, é deveras importante para mim, pois estou no 11ºano de artes visuais e ainda sou um novato apaixonado pelo audiovisual/cinema.
Enquanto me decido em relação à universidade vou fazendo algumas curtas-metragens e vídeos nos meus tempos livres, pois é realmente no que eu quero trabalhar no meu futuro próximo.
Se tudo correr bem em relação à universidade, etc, é provável que não fique em Portugal, pois não sei se são da minha opinião, mas isto vai de mal a pior e é em todas as áreas. 

Obrigado mais uma vez.
cumprimentos.

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #5 em: 09 / Dez / 2010, 12:05 »
Tenho um colega que está nas Caldas da Rainha, num Politecnico?

O Curso parece ser bastante pratico, tem sempre montes de trabalhos para fazer, ele está adorar, existe um nucleo a fazer trabalhos muito interessantes de ficção.(eu cheia de inveja)

Antes de te inscrever tenta falar com alunos actais, para ter noção no ambiente, dos professores, do equipamento, etc.


yoxi

  • Visitante
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #6 em: 09 / Dez / 2010, 13:20 »
@Nuno Vasques, encontras-te de alguma forma arrependido pela escolha de faculdade que tomaste, conhecendo agora as ofertas talvez um pouco melhor? Esse último pensamento advém da provável escassez de ofertas de emprego ou da insatisfação da forma como são dadas as aulas e o conteúdos?


Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #7 em: 09 / Dez / 2010, 14:08 »
 "será que este curso e um desperdício de tempo e mais valia ser autodidacta e simplesmente ir a luta?"

Um curso nunca é um disperdicio, há escolas boas e outras menos boas, mas mesmo nas melhores escolas encontras situações que poderás não gostar muito. E num curso não só se aprende só com a materia, enfim, emprendesse muito com o trabalho dos outros colegas, evoluimos imenso, galopamos informação... muito diferende de um autodidacta que se fecha num quarto a estudar, ou  ir á luta, que tb  não é mau. Se conseguires conciliar estas 3 coisas, ouro sobre azul.

Tudo aquilo que eu faço, devo ao Ar.Co. sem duvida. ;)

Offline Rocky Marciano

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 100
  • .
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #8 em: 09 / Dez / 2010, 18:43 »
Raul Sousa:

Estou arrependido da escolha que fiz de facto.

O que eu quero e mesmo cinema. Escrita e realização principalmente.

Mas se calhar neste momento preferia ter tido o curso da católica, que não e de cinema (especializas-te apenas no 3º ano), mas tinha ficado a saber fazer outras coisas como animação 3d, web-designing, etc.. que o mercado de trabalho absorve muito bem. Apesar de não querer ficar nessa área.

De facto fui na conversa de que a ESAP é a escola dos pensadores e criativos...

Neste momento estou no 1º semestre do 2º ano e precisamente as disciplinas de "Realização" e "Teoria e pratica do argumento" são as que me deixam mais insatisfeito.

A ESAP na minha opinião tem um corpo de docentes MAU (no que toca as disciplinas especificas de cinema).

Com algumas excepções, de onde se destaca claramente o prof. Vidinha que lecciona cinematografia. Simplesmente um génio.

Vou tentar arranjar uns vídeos daquelas duas aulas para vocês verem o mau serviço que aquelas pessoas prestam.

Quanto a escassez do mercado de trabalho: Ja sabemos qual o tamanho do nosso pais. Ninguem e obrigado a ficar a trabalhar cá também...

E eu sou da opinião que quem tem valor e quer mesmo, acaba por conseguir fazer as coisas acontecer.

-------------------------------------------------------------------

Laura:

Com o dinheiro que gasto por mês naquela escola, podia estar a comprar livros e equipamento. E muito dinheiro pago, as vezes por conversas que parece mesmo da tasca do Sr. Manuel...

Agora, esse ambiente escolar e benéfico claro. Mas se calhar preferia ter menos experiência pratica, mas com muito mais qualidade.


---------------------------------------------------------------------

Com certeza, não preciso de citar os milhares de casos de cineastas que vingaram e nunca tiveram formação académica. Casos portugueses até.

Esta discussão do academismo vs. aprendizagem-no-local é velha e deve haver dezenas de pessoas a ter a mesma discussão neste preciso momento noutro pais qualquer.

Sigam o vosso caminho.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #9 em: 09 / Dez / 2010, 19:19 »
Boas.
Já que por aqui se encontram alguns estudiosos, aproveito para perguntar:
Quais são os materiais de estudo que utilizam nas vossas escolas?
No caso de livros, será que me podiam indicar os titulos e editoras de alguns deles? (relacionados à temática video e cinema, lógico). Gostaria de estar mais por dentro do que se lecciona nas nossas escolas. Desde já obrigado. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #10 em: 09 / Dez / 2010, 19:43 »

E politécnicos, não serão mais baratos ? 

Alguém conhece algum?

yoxi

  • Visitante
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #11 em: 09 / Dez / 2010, 22:11 »
@Nuno Vasques, em que curso te encontras inscrito? Eu estava realmente inclinado para a ESAP, o site deles tem um excelente aspecto e gostei da informação apresentada, mas em opiniões recolhidas sobre a mesma também concluí que a organização não é a melhor.

Eu estou interessado, principalmente, em argumentação e realização, daí achar que o Curso de Cinema e Audiovisual desta faculdade fosse o mais indicado. Em todo o caso, quanto mais abrangente qualquer curso for, como o da Católica, mais conhecimentos se adquirem e mais oportunidades se abrem, apenas receio que o aprofundamento na área de Cinema seja mais superficial.

Já agora, em termos de propinas, por quanto ficam por mês, no teu curso?

Offline Rocky Marciano

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 100
  • .
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #12 em: 10 / Dez / 2010, 00:08 »
José Costa:

As aulas não são dadas com recurso a publicações. São apenas leituras aconselhadas.

Assim de repente lembro-me de duas que acho incontornáveis.

http://www.amazon.com/Film-Directing-Shot-Visualizing-Productions/dp/0941188108

http://www.amazon.com/Story-Substance-Structure-Principles-Screenwriting/dp/0060391685/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1291939302&sr=1-1

eu ponho mais se me lembrar.

-----------------------------------------------------------------

Raul Sousa:

No curso de Cinema e Audiovisual.

No que toca ao argumento acho bem que te prepares para ser autodidacta, e que te preparares para passar muito tempo a escrever e menos no café. Acredito sinceramente que NENHUMA universidade em Portugal tem qualidade de ensino desta área suficiente para criar profissionais.

Muito menos a ESAP.

Eu este semestre pago 400 euros por mês....

Offline Carlos Carvalho

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 53
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #13 em: 10 / Dez / 2010, 11:49 »
Bom dia:

Algumas notas importantes sobre o curso da Católica. Não conheço a actualidade, mas posso falar sem dúvidas de como era à uns anos.

1º Não se deixem enganar pelo aspecto, quer do site, quer das instalações. O material apesar de funcional, é já ultrapassado, tendo em conta que existem "locais de formação" no país, já com tecnologia HD. Cinema na Católica, nunca existiu!
2º Alguns docentes, não passam de alunos recém licenciados...na católica. Muita falta de formação avançada, falta de experiência, falta de saber o que é o verdadeiro mercado de trabalho.
3º É caro para o produto que vende, muito caro!
4º Falta de preparação e de conhecimento com que saem os recém licenciados, em virtude da má formação de alguns docentes e do conteúdo de algumas cadeiras.


Sim, estudei lá.

yoxi

  • Visitante
Re:Qual a melhor faculdade na zona do porto para licenciatura em cinema?
« Responder #14 em: 10 / Dez / 2010, 22:01 »
Obrigado pela resposta.

Nunca equacionaram estudar no estrangeiro, não contando com o projecto Erasmus? É triste como a partir de apenas este tópico, ao qual poucas pessoas responderam, facilmente se concluí que a área da cultura, e em especial o cinema, é realmente posta de parte no ensino Português. Quando analisei os vossos comentários surgiu-me a convicção de que a nossa vizinha Espanha certamente terá diferentes e mais aprofundados cursos, como na cidade Barcelona, por exemplo. Não pensando nos custos, estou certo que a formação seria muito diferente e o currículo tornar-se-ia mais rico.