Boas.
Encontrava-me eu a ver um programa noticioso, um canal português, num dos nossos canais por cabo, numa TV dos tempos dos dinausauros (leia-se TV de tubo CRT e 4:3 e não LCD ou plasma de 16:9), quando verifico que o mundo futebolistico mudou. Aquilo que me parecia impensável e que sempre foi a "norma" desde o advento do futebol, mudou. A bola deixou de ser redonda e passou a ser oval. O mundo deixou de ser o que era, e eu não tinha dado por isso.
O panorama: o pivô encontra-se a dar as noticias, sentado atrás da sua secretária, tal como se verifica em todos os noticiários portugueses e um pouco por todo o mundo. Por trás do pivô, um LCD com uma imagem em grande plano de uma bola de futebol. O LCD era um destes que se compra em qualquer grande superficie, aspecto 16:9.
Seria de esperar que a bola fosse vista redonda, como eu a sempre conheci, e uma vez que a TV em directo mostra sempre aquilo tal como é e como está a contecer. Mas não, a bola era oval.
Conclusões: uma vez que estava a ver uma imagem que é transmitida em 4:3, e a estava a ver numa TV também 4:3 (a minha, não a do estúdio de TV), só existe duas hipoteses:
1 - A bola estava-se a esvaziar, e como tal, vai ficando mais achatada.
2 - A bola passou efectivamente a ser oval, fruto de novas normas impostas pela UEFA.
Não acreditando que o op. de câmera encarregue de gravar a imagem da bola o tenha feito com uma bola meio vazia, só resta a opção 2. A bola de futebol passou a ser oval.
É incrivel o que eu aprendo hoje em dia, sentado no meu sofá, a ver imagens cuja transmissão televisiva é 4:3. Mas o mais incrivel seria ver a mesma imagem numa TV 16:9, vulgo LCD ou Plasma.
P.S. A bola era mesmo de futebol e não uma de râguebi ou rugby.