Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

08 / Ago / 2022, 11:59

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18837
  • Total de Tópicos: 4328
  • Online Hoje: 94
  • Online Total: 996
  • (12 / Dez / 2019, 21:06)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 37
Total: 37
37 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Produtora Web  (Lida 4055 vezes)

Offline Gonçalo Lopes

• Frequênte
  • *
Produtora Web
« em: 02 / Jan / 2011, 20:25 »
Em Portugal ainda existe poucas produtoras exclusivas para web, profissionais que seja do meu conhecimento existe a beActive, conhecida pelos seus trabalhos, como por exemplo O Diário da Sofia.
Queria saber na vossa opinião, o que é necessário uma produtora que comece agora e que queira trabalhar exclusivamente para web o que deve comprar?
- Câmaras Semi-Pro ou Câmaras HD?
- Comprar que tipos de microfone para o som ter melhor qualidade?
- Editor de Vídeo( Adobe Premier ou outro?)
- Editor de efeitos (Adobe After Effects ou outro?)

Uma curiosidade como se chama aqueles microfones designados por leigos como esponja utilizados normalmente em produtoras profissionais?

Como se chama a tela verde utilizado normalmente em programas de debate, que depois pode ser aplicado o croma key e pomos o cenário que queremos?

Se tiver mais alguma indicação a fazer sobre o material que comprar para uma produtora exclusiva da web agradecia.

Obrigado.

Offline José Costa

• Veterano
Re:Produtora Web
« Responder #1 em: 03 / Jan / 2011, 05:24 »
Boas.
Simples curiosidade ou ambiçôes profissionais? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Gonçalo Lopes

• Frequênte
  • *
« Responder #2 em: 03 / Jan / 2011, 09:29 »
Não posso dizer profissionais porque neste momento não tenho € para isso, mas posso dizer ao nível de um amador mais exigente, com conhecimentos médios do software da Adobe. Esta produtora web está mais virada para gravação de séries para web.

Pode ser que depois de muito trabalho e se formos bem sucedidos, podemos dar o salto, agora como todas as empresas como não sai o euromilhões temos que começar por baixo.

Obrigado.

Offline João Dias

• Regular
  • *
  • Mais que Amador
    • TV Lazer
« Responder #3 em: 03 / Jan / 2011, 10:52 »
- Câmaras Semi-Pro ou Câmaras HD?
Semi-pro HD ou Consumo HD, irá depender do trabalho final.
Hoje em dia, temos bastantes telediscos e anúncios filmados com Câmaras DSLR como a Canon 5D e 7D, existema té algumas series como House, existem cenas em que são usadas câmaras como esta.

Um bom exemplo é o filme Monsters, que estreou este ano, todo filmado como Este tipo de câmaras.

- Comprar que tipos de microfone para o som ter melhor qualidade?
Lá está depende to trabalho final, mas um gravador independente é a melhor opção.
Existem bastantes marcas boas no mercado, no entanto cuidado com as chinezisses.

- Editor de Vídeo( Adobe Premier ou outro?) Sony Vegas
- Editor de efeitos (Adobe After Effects ou outro?) Sim AEffects

Uma curiosidade como se chama aqueles microfones designados por leigos como esponja utilizados normalmente em produtoras profissionais?
Estás a falar dos de lapela?
São os Lavalier, uso um da Audio-Technica o ATR 3350 Phantom Power (Ou seja, não é alimentado pela Câmara)
Se falas dos mics que estão na ponta de uns paus, são os chamados boom mics.

Como se chama a tela verde utilizado normalmente em programas de debate, que depois pode ser aplicado o croma key e pomos o cenário que queremos? Green Screen ou Blue Screen.

Tudo isto ajuda, mas... já tens experiência com câmaras?
Não é só filmar e pronto....

Eu faço eventos amadores etc, mas como AMADOR não recebo nada, quer dizer talvez o almoço.
Agora penso que para fazer isto profissionalmente, não basta ter um estúdio todo bonito e bem equipado.

Antes do material vem a aprendizagem.
Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6

Offline Gonçalo Lopes

• Frequênte
  • *
« Responder #4 em: 03 / Jan / 2011, 14:46 »
Sim tenho alguma prática, já realizei algumas curtas-metragens, mas estou parado algum tempo, tenho bases e algumas horas de treino, visto que andei no curso profissional técnico de multimédia e a parte audiovisual sempre foi a minha preferida. Obrigado pelos conselhos e pelas ajudas foi muito importante.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #5 em: 03 / Jan / 2011, 15:12 »
Boas.
O desejo de fazer algo mas não o saber fazer, e com que equipamentos, leva muitas pessoas a comprar o que não deve, a gastar o que não precisa e a caminhar por maus caminhos. É incrivel o que se pode fazer hoje em dia em audiovisuais, sem se gastar muito dinheiro. É só preciso saber o que escolher e definir o que se quer fazer.

A razão pela qual fiz a pergunta no anterior post, já foi respondida. E pelo que li, entendo que devia gastar um pouco mais de tempo a adquerir mais algumas bases no video, em vez de gastar já o dinheiro que futuramente vai precisar, caso decida avançar com a sua ideia. A factura da sua ideia depende muito dos conhecimentos que você tem, e diga-se de passagem, não parecem o suficientes para o que quer fazer. Mas esta é apenas uma opinião minha, que vale o que vale.

Não veja nestas minhas palavras uma de "superior", que não o sou, apenas vejo no meu dia a dia muita gente a fazer más opçôes na compra de equipamento, tudo por não fazer os trabalhos de casa primeiro. A pressa de ter algo impede muita gente de ver para além da ponta do nariz.

Não desista da ideia que tem, apenas devia aprender um pouco mais antes de passar o cheque. Ou isso ou encontrar quem o ajude a fazer as opçôes correctas. Vai poupar muito dinheiro e aborrecimentos. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Gonçalo Lopes

• Frequênte
  • *
« Responder #6 em: 03 / Jan / 2011, 15:35 »
Claro todas as decisoes que tomo são bem analisadas, vendo os prós e contras, todas as opiniões são válidas, para poder evoluir. Infelizmente não tenho tido muito tempo, por causa do curso da Universidade, nas férias pratico sempre. É uma ideia que quero avançar, mas com calma  e ponderação, para não fazer nada de errado.

Offline João Dias

• Regular
  • *
  • Mais que Amador
    • TV Lazer
« Responder #7 em: 03 / Jan / 2011, 19:03 »
antes de trabalhar profissionalmente faça trabalho pro-bono na junta de freguesia da sua zona, eles agradecem, e você ganha experiência.

Hoje em dia, vemos muita gente a trabalhar profissionalmente com Handicam's e DSLR's. Mas uma Câmara Consumer nas mãos certas pode fazer trabalhos excelentes.

Uma Boa Handicam Consumer ronda os preços de uma Prossumer em segunda mão.

No que respeita ao som, existem bons posts aqui no forum sobre várias marcas e modelos, o youtube também pode ajudar nas reviews, o segredo está na pesquisa.

No que respeita à edição de vídeo, deixe de lado a Adobe, pelo menos por agora, só o AE tem uma curva de aprendizagem enorme. O Sony Vegas, é mais fácil de aprender e mais leve, qualquer core duo com 2GB de ram trabalha perfeitamente, já a Adobe é mais exigente neste aspecto.

Efeitos, que tipo de efeitos?
Green Screen, Tem muito que aprender, só o pano é que é barato, o resto, as luzes, são bastante caras.

A melhor opção quando se abre uma empresa, é rodear-se de bons profissionais.

Se tentar fazer tudo sozinho, não conseguirá cumprir metas (datas) e o trabalho não sairá tão bom.

Em tempos conheci alguém que começou a trabalhar e casa, criou uma empresa de espectáculos, essa pessoa é boa a falar, ou seja é um bom vendedor, sabia cantar, mas não percebia nada de malabarismo, nem tinha jeito para contar piadas. Começou por contratar profissionais da área e ele apenas servia de mediador.

Hoje é apenas uma das maiores e melhores empresas de espectáculos do país.

Assim se criam as boas empresas.
Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6

Offline Gonçalo Lopes

• Frequênte
  • *
« Responder #8 em: 03 / Jan / 2011, 20:21 »
Nestes projectos comparo como quem começa andar de bicicleta, é preciso cair muitas vezes até chegar ao equilibrio normal e desejado. O trabalho nesta categoria tem que ser voluntariado o pagamento só se for como nas distritais no final com um lanche para todos.

Eu só referi o adobe porque foi aquele que me ensinaram e que estou habituado a trabalhar, se de facto o Sony Vegas é mais leve e fácil de utilizar fazer a transição da adobe premier para o sony vegas não deve ser muito dificil.

Em relação aos microfones, vou dar uma espreitadela aos topicos aqui no fórum.

Em relação aos profissionais, que isto é trabalho voluntário, tenho amigos que podem ser uteis no inicio do projecto, devido as areas no qual se estão a formar, em Teatro e Arte & Design, que pode ser uma ajuda no inicio.

Infelizmente e também não gosto de fazer tudo sozinho, se não o mundo seria monótomo...

Obrigado pelos seus conselhos e opinião são sempre válidos e uteis.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #9 em: 03 / Jan / 2011, 23:17 »
Boas.
Citádo: "é preciso cair muitas vezes"

Mas não caia vezes demais, pois as quedas costumam provocar dôr, e corre o risco de um dia a queda ser tão grande e não mais se conseguir levantar.

Quanto ão NLE, o melhor é aquele com que se sabe trabalhar. Não significa que não se possa esperimentar outros, com vista a encontrar aquele que melhor serve os nossos propósitos, mas nunca com essa de encontrar o melhor NLE, que isso de melhor não existe.

Só uma pequena observação a um comentário do João Dias: rodear-se de bons profissionais é aconselhável, mas nem sempre o é possivel. O mercado nesta área, video, anda muito carente. Atravessamos uma face em que todos sabem filmar, mas na verdade muito poucos sabem trabalhar. E se esperamos até encontrar as condiçôes ideais para se começar, corremos o risco de ficar sempre à espera. Boas.