Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

18 / Out / 2021, 09:37

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18714
  • Total de Tópicos: 4278
  • Online Hoje: 170
  • Online Total: 996
  • (12 / Dez / 2019, 21:06)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 60
Total: 60
60 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Backups e lavar os dentes  (Lida 23737 vezes)

Offline José Costa

• Veterano
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #15 em: 02 / Jul / 2011, 03:14 »
Boas.
Já não estou a perceber.
A Tobis cobra 1000 euros para passar ± 1.7TB (um filme) em disco rigido para a fita LTO, ou cobra 1000 euros pelo restauro de cada filme mais a sua passagem para a fita LTO?

Se eu levar um disco rigido com 1.7 TB de dados à Tobis, eles cobram-me 1000 euros só para passar esses dados para uma Tape LTO? Boas.

Obs. Existe uma versão DaVinci grátis e a correr em Mac, veja no site da BlackMagic.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #16 em: 02 / Jul / 2011, 03:30 »
Se o restauro fosse 1000 euros seria barato, penso que cobram por volta dos 5000 euros. É um absurdo. E caro José Costa, eles cobram 1000 euros somente para o backup em LT0 de um filme de 90min. E depois queixam-se que estão em falência. Já lhes disse várias vezes que o mais importante não são as maquinas, mas sim quem as opera. Se eu tiver muito dinheiro não me importo de pagar ao melhor colorista, ou ao melhor restaurador de filmes. Mas pagar 1000€ por uma copia LT0 ou 500€ para uma copia em Betacam Digital  é de loucos. Penso que a Tobis é dos laboratórios mais caros da Europa. Enfim...

E é curioso que um VTR BetaDigital é bem mais caro que uma drive LT0, não sei os preços das cassetes Betacam, mas não devem ser mais baratas que as LT0, mas é mais cara a cópia em LT0. Será que eles cobram tudo à hora, até um copia informática de ficheiros.  É tudo muito bizarro.
« Última modificação: 02 / Jul / 2011, 16:39 por A. Caneira »

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #17 em: 02 / Jul / 2011, 04:11 »
Boas.
Desculpe lá, mas eu estou com dificuldades em entender.

Se eu levar um disco rigido com 1.7 TB de dados à Tobis, eles cobram-me 1000 euros para passar esses dados, do disco rigido, para uma Tape LTO? Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #18 em: 02 / Jul / 2011, 04:24 »
exato.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #19 em: 02 / Jul / 2011, 05:05 »
Boas.
Não é caro, considero um roubo. Mais vale comprar o equipamento e fazer um "gaijo".

E sendo assim, se é só para esse "projecto" e nas condiçôes que menciona, ainda considero o backup em disco rigido como a melhor opção. A não ser que o objectivo seja preservar no tempo (por uma ou duas dezenas de anos) os ficheiros, sem preocupações, e então a compra da unidade faz mais sentido, visto que pela Tobis fica incomportavel os vários backups.

Tem sempre a hipotese de contactar algumas productoras e saber da possibilidade de efectuarem o backup através dos discos, pois as unidades LTO (assim como as DLT) são presença em algumas productoras maiores. Não sei o nivel de implantação cá em Portugal, mas na Europa e States é habitual encontrar tais unidades no meio audiovisual. Boas.

Obs. Um NAS também é uma opção, se não pretender guardar no tempo os dados e se tiver utilização para si depois o equipamento (o NAS). Cada caso é um caso, e é através da avaliação de todas as variáveis que se pode fazer boas opçôes a nivel de custo/beneficio. Quer manter por 10 ou 20 anos os ficheiros?
« Última modificação: 02 / Jul / 2011, 05:11 por Jose Costa »

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #20 em: 02 / Jul / 2011, 05:34 »
Pelo menos uma copia ou 2 em LT0 dos filmes já com o restauro e a correção de cor seria bom ter para ser arquivada. Não conheço mais ninguém que faça isso. Aliás eu desconhecia a existência destas coisas até ver a proposta da Tobis. Tenho neste momento um original e um backup por filme. Não sabia é da fragilidade tão grande de um disco, pensava que podia por o disco na prateleira dentro das caixa não lhe mexia mais e estava tudo controlado. Pelos vistos não é bem assim. Se soubesse de alguém que fizesse esse serviço por preços normais faria uma ou duas copia em LTO e pronto, estava o assunto resolvido e não andava com os discos para frente e para trás.

Todo este negocio não é meu, sou contratado para tratar do assunto. Se fossem dados meus faria copias em discos e tentaria não me esquecer de os ligar de 3 em 3 meses porque não tenho dinheiro para estes gastos. Boas

« Última modificação: 02 / Jul / 2011, 05:36 por Edgar Feldman »

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #21 em: 02 / Jul / 2011, 05:47 »
Mas pelo que vejo nos fabricantes, há umas drives LT0-2 por 700€. Parece que são menos rápidas e com menos capacidade de armazenamento que as mais modernas a LT0-5, mas se calhar até resolve o problema. Existe um outro problema, estas drives são SCSI, e já não tenho slots PCI livres, teria de desligar uma placa qualquer para por a SCSI, mas como isto é para ser feito raramente, até podia ser uma solução. Já agora, sabe quanto custa uma placa dessas?
« Última modificação: 02 / Jul / 2011, 05:51 por Edgar Feldman »

Offline Luís Filipe Cunha

• Regular
  • *
« Responder #22 em: 02 / Jul / 2011, 10:41 »
Bom dia,
alguém está a utilizar algum dos modelos Drobo? Para backup e para uso permanente?

Rapidamente:
uma "caixa" que acomoda por exemplo até 5 HDD´s/3,5 Sata I ou II com um sistema "tipo RAID" que lhe chamam "BeyondRAID" mas sem ser necessária configuração ou instalação de software - tipo "plug & play". Podem-se substituir os HDD´s quando estão cheios por outros maiores (pode ser de qq marca e capacidades distintas e a um os dois de cada vez). Avisa em caso de falhas iminentes ou totais, discos quase cheios ou mesmo cheios e estados de manutenção do aparelho para "não mexer". Não se perde info em caso de até dois HDD´s falharem. Liga-se via eSata, FW400/800 e agora tb USB 3.0. Existem modelos com Ethernet. Podem-se substituir discos (até 2 salvo erro) com o Drobo em uso sem afectar trabalho em curso. Metem-se e tiram-se disco pela porta amovível na frente e é só encaixar manualmente.
Já li muito bem, já li muito mal. Vende-se cá e online. Origem USA. Existem inúmeros videos online para quem quiser ver demonstrações. Preço aproximado por cá: 750-800€ vazio (Drobo S).
http://www.drobo.com/

Eu, entre discos internos e externos para back up e uso já vou em 10 com distintas capacidades e começo a estar nervoso com alguma mortalidade deles (nunca me aconteceu) e o facto de alguns estarem parados, com arquivo de longa duração. Video e tudo resto que se faz com computadores.

Cumprimentos.

Offline LG

• Veterano
« Responder #23 em: 02 / Jul / 2011, 11:41 »
parerce-me que em vez de investir numa coisa carota, o ideal é terem 2 copias, gravadas em sistemas/suportes diferentes, depois cada copia guardada em locais geográficos diferentes, um no Porto outro no Algarve.

Offline Luís Filipe Cunha

• Regular
  • *
« Responder #24 em: 02 / Jul / 2011, 12:07 »
Discos simples parados não protegem de nenhuma forma especial e pifam. Todos pifam resta saber quando e não avisam.
Um sistema Raid, NAS, Drobo, etc; pelo menos previnem qq coisa (não tudo). Mas múltiplas cópias aumenta tb as possibilidades de não perder informação preciosa. Contudo não é muito razoável multiplicar HDD parados, CD, DVD, Bluray, etc. Nem ajuda a localizar coisas sem um sistema de arquivo mt. bem organizado.
Ideais não existem.
Alguém usa Drobo?

Offline sergioguedes

• Frequênte
  • *
« Responder #25 em: 02 / Jul / 2011, 16:32 »
Ola amigos,
no meu caso, eu utilizo o meu NAS um Thecus N5200PRO com 5 discos de 1TB configurados em Raid 5 http://www.thecus.com/.
Para o pessoal interessado talvez consiga arranjar um bom preço para os interessados em comprar uma caixa destas!
Outra coisa que não perceci bem! Existem empresas que levam 1000 euros para passar os dados para Tape LTO ? Estamos a falar de que tipo de LTO ? LTO2, LTO3,LTO4 ou já as novas LTO5 ?
Na minha opinião mesmo que seja para LTO4, acho um ROUBO!!!
Estou a ficar tentado em entrar no negocio de passar dados para Tape, por metade do preço !
Qualquer divida que possa ajudar no que a backup / Storage diga respeito podem perguntar pois é o meu trabalho, o video é hobby!
Abraços
Sérgio

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #26 em: 02 / Jul / 2011, 17:42 »
Ola Sérrgio

Sim, é esse o preço que pedem pelo backup LT0-4 de um filme com 90min em ficheiros DPX a 2K, é mais ou menos 1.8 TB. Como há pelo menos 3 backups que gostaria de fazer, comecei a investigar a compra da drive e da placa SCSI para colocar no computador e faço eu o trabalho.

Eu não domino quais são as melhores soluções de backup, mas como a proposta do LT0-4 veio de um laboratório de cinema, e como é de um filme que eu quero fazer o backup, acredito que deve ser uma boa solução. O preço que eles pedem por esse serviço é que é absurdo.

Como és profissional desta área deves conhecer outras boas soluções.

Offline António Cristo

• GRAVAÇÃO/EDIÇÃO Imagem & Som
  • Efectivo
  • *
  • Show Time Fox
« Responder #27 em: 02 / Jul / 2011, 18:49 »
Tenta pedir orçamento aqui, pode ser que seja menos oneroso (não é pedir valor hora, mas sim orçamento para o que pretendes).
www.lightfilm.pt

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #28 em: 02 / Jul / 2011, 19:02 »
Foi aí que foi feito o Telecinema dos filmes. Boa ideia, pode ser outra hipótese.

Offline sergioguedes

• Frequênte
  • *
« Responder #29 em: 03 / Jul / 2011, 00:00 »
Ola Edgar,
o que te posso dizer é que na realidade uma drive LTO-4 é cara, ainda para mais se o interface da drive for FC (fibra óptica), mas adiante, em relação ao software de backup não precisas de ter software especifico para passares os tens ficheiros de um disco rígido para a tape, basta teres a drive LTO ou outra qualquer drive e podes utilizar o "tar" do unix / linux, desta forma podes mais tarde em qualquer sistema de base Unix extrair os ficheiros da tape, para um disco rígido.
Deixo aqui um reparo de atenção a quem já tem em tape trabalhos! As tapes devem ser lidas de tempos em tempos estilo de ano em ano, pois podem correr o risco de a tape dar o berro !