Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 / Nov / 2021, 01:50

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18733
  • Total de Tópicos: 4285
  • Online Hoje: 135
  • Online Total: 996
  • (12 / Dez / 2019, 21:06)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 115
Total: 115
115 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Backups e lavar os dentes  (Lida 23986 vezes)

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #30 em: 03 / Jul / 2011, 01:09 »
O arquivo digital é muito mais frágil do que eu pensava. Mesmo as LT0 precisam de uma vez por ano serem corridas segundo o Sérgio. Parece que não existe um sistema de backups seguro e que não precise de manutenção periódica.

Já me aconselharam copiar os filmes no final do grading para cassetes HDCAM,  a definição original está em 2k e vou perder um pouco de definição ao passar para HD ,mas estas cassetes são muito seguras, segundo me dizem. Obviamente que isto não resolve o backup de ficheiros informáticos, mas para o meu caso particular pode ser uma solução. O problema é que daqui a 20 anos já será difícil encontrar um VTR HDCAM. Mas também acontece isso na informática, imaginemos as disketes por exemplo, já não é fácil encontrar computadores que as tenham para fazer um backup.

Estou confuso e não sei o que fazer.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #31 em: 03 / Jul / 2011, 01:49 »
Boas.
Tenho que discordar de algumas coisas:

- Investir numa drive LTO-2 é uma má opção, pois para além da tecnologia estar obsoleta, a capacidade das tapes se limita a 200 GB não comprimidos. A melhor é a LTO-5, com 1.5 TB de capacidade (3 TB comprimidos) e cujos preços das drives não é muito superior às versões mais antigas (pelo menos em relação às LTO-4 e LTO-3).

- Como backup de dados, a melhor opção disponivel hoje em dia são as LTO e afins (DLT, SDLT, AIT, DDS).

- As LTO e afins NÃO precisam de ser lidas uma vez por ano. É aconselhavel rebobinar as tapes de tempos a tempos (como aliás é conveniente nas tapes de video) mas não é obrigatório fazê-lo. E este de tempos a tempos tanto pode ser de ano em ano, como de 5 em 5 anos. Não é obrigatório fazê-lo, e tal não significa que a tape vai "dar o berro" se não fôr feito. Na verdade, as tapes são o meio de armazenamento mais seguro e fiável existente actualmente.

- As drives LTO-2 precisam de um HBA SCSI, cujos preços rondam os 200 euros, mas também as drives LTO-5 precisam de um HBA SAS, que veio substituir as SCSI, e cujos preços rondam também os 200 euros.

- As tapes LTO NÃO precisam de manutenção periódica.

- Os Drobo (para o Luís Filipe Cunha) são uma opção com algumas vantagens, como as que refere, mas também com algumas limitações graves, como seja a disponibilidade de apenas (na maior parte das vezes) de metade da capacidade de armazenamento. Ou seja, tem 10 TB de espaço em disco mas só pode gravar cerca de 5 TB de dados, pois o restante está a ser utilizado pelo sistema na virtualização do armazenamento.

- Segurança e prevenção sim (para a Laura), mas também não é preciso entrar em paranoia.  =;

- Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Mário Rui

• Veterano
« Responder #32 em: 03 / Jul / 2011, 02:16 »
O arquivo digital é muito mais frágil do que eu pensava. Mesmo as LT0 precisam de uma vez por ano serem corridas segundo o Sérgio. Parece que não existe um sistema de backups seguro e que não precise de manutenção periódica.

Estou confuso e não sei o que fazer.

Bem-vindo ao clube das pessoas que lidam com a  p#ta da realidade. A única coisa certa e segura na vida é a morte. Por que deveriam os backups ser diferentes?

Confuso e não saber o que fazer é sintoma de consciência. Nem todos alcançam esse estádio.

Peço desculpa se este comentário em nada contribui para a resolução prática do problema, mas essa questão coloca-se a todos os que lidam com o digital, apesar de nem todos terem consciência disso.

Nem de propósito, ainda hoje à tarde discuti domesticamente o assunto a propósito de fotografias, por causa de vídeo em fita vs memória digital. Nunca como hoje, tantos tiveram tantas fotografias... até um dia. Eu sou um deles, apesar de fazer backups delas sempre em 2 DVD's e num disco rígido. Por segurança e capricho, estou a passar parte delas a papel. Mas quem pode garantir a infalibilidade de tal desiderato?! O papel não avaria mas pode arder ou ser roubado. É a vida!

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #33 em: 03 / Jul / 2011, 02:39 »
Claro que não existem backups infalíveis, nem em papel. Mas o digital é muito frágil. Por exemplo as cinematecas estão a fazer copias dos filmes em película e não em digital. Está provado que se a película estiver bem guardada dura mais de 100 anos.

Mas estou inclinado para o LTO. Alguém conhece quem faça este serviço por um preço razoável?
Senão terei de comprar a Drive e a placa para por num MacPro. Podem me aconselhar algum modelo e quem vende em Portugal?

Um obrigado adiantado
« Última modificação: 03 / Jul / 2011, 02:43 por Edgar Feldman »

Offline Mike

• Junior
  • *
« Responder #34 em: 03 / Jul / 2011, 02:51 »
Essa é que é essa. Apesar de todos os desenvolvimentos tecnológicos, acaba-se por sentir mais segurança nos "formatos" tradicionais e "antigos" (papel e fita). Na vida há coisas do caraças.

Offline Mário Rui

• Veterano
« Responder #35 em: 03 / Jul / 2011, 02:53 »
Boa Mike. Nem mais!

Offline rui ressurreição

• Veterano
« Responder #36 em: 03 / Jul / 2011, 10:11 »
não sei se este link te poderá ajudar, mas aqui tens uma quantidade enorme de soluções de armazenamento.boas....

http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_mac/mac_accessories/storage?mco=MjIzODQ3NTQ

Offline sergioguedes

• Frequênte
  • *
« Responder #37 em: 03 / Jul / 2011, 12:34 »
Boas amigo José Costa,
não me parece que aqui alguém tenha falado em passar dados para LTO-2, até porque nos dias de hoje seria um disparate ( a menos que o preço fosse muito bom ).
Em relação a preços de LOT4 ou LTO5, não faço a menor ideia, sei que uma drive LTO4 ou 5 para colocar num robot SL8500, custa muito dinheiro, bem mais do que o senhor falou ai, adiante!
Em relação ao que falou dos NAS (Drobo. Thecus, Qnap), não me parece estar muito correcto, quando diz "Ou seja, tem 10 TB de espaço em disco mas só pode gravar cerca de 5 TB de dados,...." eu tenho vários equipamentos NAS configurados com Raid5 em que num tenho 5 discos de 1TB onde utilizo 4TB de espaço útil, pois o outro 1TB é para a paridade do raid! Tenho outro onde posso colocar 7 discos de 3TB onde vou ficar com 18TB de espaço útil, pois os outros 3 TB são para a paridade do Raid!
Gostava só de esclarecer o facto de eu ter utilizado a expressão "ler a tape de ano a ano" que basicamente será igual ao seu "rebobinar a tape".
Para terminar vou dar lhe um caso real referente ao facto de ter dados em tape, guardadas num cofre a prova de fogo, numa sala onde o ambiente (temperatura e humidade) são controlados, e ao fim de 2 anos precisar de utilizar uma dessas tapes para fazer um restore, e receber a msg de "media read error", a informação que tivemos do fabricante na altura seria que as mesma fossem "lidas / rebobinadas" uma vez por ano!

Offline Luís Filipe Cunha

• Regular
  • *
« Responder #38 em: 03 / Jul / 2011, 19:41 »
Pois eu ainda ontem adicionei mais um HDD de 3TB ao meu Mac Pro, infelizmente para uso regular e não tanto para backups. Tenho todos os meus discos externos de backup cheios (vários terabytes) e a tendência é ir sempre aumentando, em especial com trabalho video e fotográfico/outras imagens. Mantendo a coisa a um nível não incomportável, para um profissional liberal (o LTO parece-me demasiado caro, contudo mt. defendido por muitos profissionais do video e da edição como o Larry Jordan); sugerem alguma marca modelo de NAS ou algum tipo de RAID externo para além do Drobo? Dentro dos valores do Drobo?

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #39 em: 03 / Jul / 2011, 20:26 »
Boas.

Questão (citádo por Sergio Guedes): "não me parece que aqui alguém tenha falado em passar dados para LTO-2"

Resposta (citádo por Edgar Feldman): "Mas pelo que vejo nos fabricantes, há umas drives LT0-2 por 700€.... mas se calhar até resolve o problema."

Questão (citádo por Sergio Guedes): "...uma drive LTO4 ou 5 para colocar num robot SL8500, custa muito dinheiro, bem mais do que o senhor falou ai"

Resposta (citádo por mim): "As drives LTO-2 precisam de um HBA SCSI, cujos preços rondam os 200 euros, mas também as drives LTO-5 precisam de um HBA SAS"

Obs. Os 200 euros que são referidos acima são apenas para o HBA, seja SCSI ou SAS. Uma drive LTO-4 ou LTO-5 custa cerca de 2500-3000 euros

Questão (citádo por Sergio Guedes): "Em relação ao que falou dos NAS (Drobo. Thecus, Qnap), não me parece estar muito correcto"

Resposta (citádo por mim): "Os Drobo (para o Luís Filipe Cunha) são uma opção com algumas vantagens..."

Obs. O comentário é referente ãos Drobo, unicamente, não ãos NAS em geral. Para confirmar os dados referentes aõs Drobo, basta consultar a página da Drobo para confirmar o que afirmo.

Questão (citádo por Sergio Guedes): "...ao fim de 2 anos precisar de utilizar uma dessas tapes para fazer um restore, e receber a msg de "media read error""

Resposta: Nenhum equipamento é infalivel. A Tape pode ser comprada hoje e amanhã estar com problemas. Mas uma coisa são casos isolados, outra totalmente diferente é a generalidade das vezes. E no geral, uma Tape é o meio de armazenamento mais fiável e seguro que actualmente existe, mas não é infalivel. A informação do fabricante não deixa de estar correcta, uma acção que se designa por prevenção, mas não significa haver obrigatoriedade, nem que se tal acção não fôr efectuáda significa a avaria da Tape.

Questão (citádo por Edgar Feldman): "as cinematecas estão a fazer copias dos filmes em película e não em digital. Está provado que se a película estiver bem guardada dura mais de 100 anos."

Resposta: Não tenho a certeza da razão das copias ser pela questão da segurança, acredito ser mais pela questão do preço, facilidade de armazenamento e de exibição. A nivel de segurança, existem gravaçôes que datam desde as primeiras experiências em fita. Tudo depende dos cuidados de manutenção e do método de arquivo. E tal se aplica à pelicula como à fita, ou a outro suporte.

Questão (citádo por Luís Filipe Cunha): "para um profissional liberal (o LTO parece-me demasiado caro)"

Resposta: Efectivamente assim é, para quem se movimenta na sua àrea profissional. Mas não é o caso do Edgar Feldman, para a situação que ele refere, em que as Tapes LTO fazem todo o sentido.

Questão (citádo por Luís Filipe Cunha): "sugerem alguma marca modelo de NAS ou algum tipo de RAID externo para além do Drobo? Dentro dos valores do Drobo?"

Resposta: RAID 6

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline sergioguedes

• Frequênte
  • *
« Responder #40 em: 03 / Jul / 2011, 20:45 »
Olá Luís Filipe Cunha,
o armazenamento em tape LTO, e considerado fiável, o problema é o preço da unidade de backup que como é muito cara faz com que seja caro passar para tape os dados ( mas os 1000 euros, ai falados são um roubo)!
Pessoalmente e a meu ver, 400 a 500 euros seria um valor justo para passar os dados para uma cassete LTO-4.
Em relação a sua pergunta de NAS, se tivermos a falar em soluções medias para mim existem 2 fabricantes de que gosto muito e com muito boas referencias, a Thecus e a Qnap, muito semelhantes em todas as funcionalidades, vários tipos de raid, vários raid gruops, etc, etc sendo o Thecus substancialmente mais barato que o Qnap.
Caso necessite de ajuda nesta matéria terei todo o prazer em ajudar !
Cumprimentos

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #41 em: 03 / Jul / 2011, 23:10 »
Boas.
Ou então pode fazer o próprio NAS, recorrendo ao software Open Source FreeNas. Pelo custo dos discos rigidos e utilizando algum PC encostado, tem um NAS com caracteristicas iguais ou superiores aos NAS comerciais. Boas.

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #42 em: 04 / Jul / 2011, 01:38 »
Uma pergunta muito concreta:

Para instalar uma drive LT0-5 no MacPro é só preciso comprar a drive e placa controladora, e estou pronto a trabalhar (obviamente com os drivers instalados)?
« Última modificação: 04 / Jul / 2011, 01:40 por Edgar Feldman »

Offline sergioguedes

• Frequênte
  • *
« Responder #43 em: 04 / Jul / 2011, 10:30 »
Penso que o MacPro tenha os comandos mt, tar, etc!
A partir do momento em que a drive de backup é vista pelo sistema operativo, sim esta pronta a trabalhar, depois é só dar os comandos!
A minha questão é saber, uma vez que Apple é muito selectiva a nível de hardware, se existem drivers do HBA que for comprar, para o sistema operativo da Apple.

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #44 em: 04 / Jul / 2011, 13:21 »
Portanto não existe um software para facilitar as copias como por exemplo o Toast para o MAC ou o Nero para o PC? É tudo feito por linha de comandos? As fitas tem alguma formatação como os discos? Se sim em que sistema, OSX, LINUX, ou WINDOWS?