Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

18 / Abr / 2024, 18:26

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 151
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 132
Total: 132
132 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Backups e lavar os dentes  (Lida 27192 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #75 em: 06 / Jul / 2011, 21:52 »
bem, eu não estou a perceber nada desta matéria...

mas digam-me uma coisa, eu como sou pobre e não tenho 1000 ou 2000€ para dar fazer backups, a vida tem outras prioridades... estou a pensar fazer o seguinte, já que li aqui que a fita é mais fiável que outros suportes de gravação :) que tal passar os ficheiros mov, que sai da canon 550d, para uma cassete mini dv, o que dizem? provavelmente a cassete mini dv, é mais durável que uma copia em suporte dvd... eis a questão,

 portanto fazia 2 copias: uma copia em disco externo, daqueles que custam 100€ com 2Teras e outra copia para mini dv... (bem eu não sei se a minha camara mini dv recebe videos do pc, acho que sim)







Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #76 em: 06 / Jul / 2011, 22:22 »
Por falar em fazer backup em fitas miniDV... alguém me sabe dizer se a Canon HV40 engole pra dentro, ou seja, se dá para fazer backup?

Obrigado

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #77 em: 07 / Jul / 2011, 03:21 »
Boas.
Citado por Laura: "bem, eu não estou a perceber nada desta matéria..."

Porque está a ler atravessado e com os dois olhos fechados  :roll: . Experimente ler o tópico desde o inicio, com calma e atenção, e verá que vai passar a perceber alguma coisa. Com um pouco de sorte, vai ver algo em que ainda ninguém reparou.  :-k

Citádo: "eu como sou pobre e não tenho 1000 ou 2000€ para dar fazer backups" - Também não precisa desse dinheiro. Por 50 euros, já pode começar a fazer backups dos ficheiros que tem. Alegar falta de dinheiro para não se fazer backups dos dados importantes, é desculpa. Mas é uma opção a que tem pleno direito.

Citádo: "que tal passar os ficheiros mov, que sai da canon 550d, para uma cassete mini dv, o que dizem?" - Acho bem. Força.

Citádo: "bem eu não sei se a minha camara mini dv recebe videos do pc, acho que sim" - Se você não sabe, e não dá indicaçôes de qual a câmera que tem, fica um pouco dificil aconselhar. Mas nada que uma pesquisa na net ou uma leitura do manual da câmera não resolva, não é mesmo?

Citádo por Mário Rui: "alguém me sabe dizer se a Canon HV40 engole pra dentro, ou seja, se dá para fazer backup?"

Segundo a página da Canon, esse modelo tem entrada Firewire. Se ela aceitar sinal video DV, dá para fazer backup. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #78 em: 07 / Jul / 2011, 07:50 »
Boas José

A camara é uma panasonic Nv-ds15 tem entrada firewire dv, logo presumo que deve dar...

Agora há outra questão, na passagem do ficheiro mov para fita a resolução do ficheiro vai baixar, certo? o formato mini dv é 4:3 o do Mov é 16:9, no 4:3 eu vou ter uma banda "16:9" com uma barra preta em baixo e outra em cima, é um grande corte na resolução, não se se estou a pensar bem...



Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #79 em: 07 / Jul / 2011, 10:44 »
Boas.
A  Panasonic NV-DS15, a avaliar por aquilo que encontrei numa página web, não permite. Poderá ter uma porta Firewire, mas não tem DV-In. Logo, não dá.

Backup não é gravação video. Backup é uma cópia integral dos dados, sem qualquer alteração aos mesmos, sem diminuição da qualidade video. Se faz um backup, passa a ter os dados nesse suporte (neste caso fita), sem alteração das caracteristicas dos mesmos. Se faz uma gravação video (transcrição) é que ocorre a perda de qualidade. Se faz backup, se tem ficheiros .mov , ficheiros .mov vai continuar a ter.

O DV é por norma 4:3, mas também pode ser 16:9, mais concretamente o sinal video SD. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #80 em: 07 / Jul / 2011, 11:28 »
Boas

com algo assim
http://www.espacodigital.tv/base_gravprocons.htm

este é capaz de ser o mais baratuxo
SR-DVM700

(uma coisa é certa, estou farta de fazer backups em DVD, porque 4G não dá para nada, :(... , tenho que mudar, eu acho que 60 minutos de fita deve corresponder a +/- 8Gigas de informação. 4 gigas +/- 20 minutos de video no formato Avi, )

Offline Luís Filipe Cunha

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #81 em: 07 / Jul / 2011, 12:02 »
Há quem use este sistema.
http://lookycreative.com/lang/en/blog/footage-storage-archiving-solution/
Uma dock destas já com USB 3.0 é bastante barata e os discos hoje em dia nunca o foram tanto em face dos novos SSD. Um dia os SSD serão os HDD de uso regular e backups para quem não puder ter sistemas mais sofisticados ou onerosos.
Voltando a este exemplo; os HDD pifam .-( Fica mais uma sugestão.

Offline Luís Filipe Cunha

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #82 em: 07 / Jul / 2011, 12:29 »

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #83 em: 07 / Jul / 2011, 14:12 »
pois é noutro dia pediram-me para colocar um rolo numa hasseblad, já não me lembrava....

pos é tenho muitas horinhas de laboratório P/B, actualmete já não tenho paciencia para os quimicos e cheiros... viva o digital usar e deitar fora

os rolinhos vão durar mais de 100 anos, o digital... chapéu... 20 30 anos?

;)
« Última modificação: 07 / Jul / 2011, 14:21 por Laura »

Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #84 em: 07 / Jul / 2011, 14:31 »
Citádo por Mário Rui: "alguém me sabe dizer se a Canon HV40 engole pra dentro, ou seja, se dá para fazer backup?"

Segundo a página da Canon, esse modelo tem entrada Firewire. Se ela aceitar sinal video DV, dá para fazer backup. Boas.

Obrigado José Costa. Estive a passar os olhos (muito na diagonal) sobre o assunto, mas ainda não cheguei a conclusão alguma se isso é possível.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #85 em: 29 / Ago / 2011, 04:56 »
Boas.
Para quem possa interessar, a IBM tem disponivel no seu site, gratuitamente, o software LTFS, destinado ás novas drives LTO-5. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline sergioguedes

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 26
Re:Backups e lavar os dentes
« Responder #86 em: 29 / Ago / 2011, 17:40 »
Boas,
No outro dia esqueci me de mencionar uma coisa para as pessoas que na realidade pretenderem passar trabalhos para "tape", as novas LTO5 já tem a hipótese de utilizar tapes o sistema WORM (Write Once Read Many), ou seja a tape é só escrita uma vez, e pode ser lida varias vezes. Este sistema faz ajuda a que não sejam escritas mais coisas na tape em alguns casos, sem querer, levando a perca dos mesmos!

Para terminar relativa a alguns comentários sobre os valores, na realidade são caros, mas desenganasse quem pensa que os dos discos (Hdd) sem qualquer tipo de protecção (Raid) , são uma boa solução.
Cumprimentos