Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 07:52

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 281
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 230
Total: 230
230 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Apresentação Edgar - Ajuda p/ Ideia  (Lida 3932 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Edgar

  • Visitante
Apresentação Edgar - Ajuda p/ Ideia
« em: 02 / Set / 2011, 18:57 »
Boas tardes pessoal.

Inscrevi-me não propriamente por estar relacionado com a profissão mas por ter uma ideia de negocio que gostava de ver até que ponto é possivel e como envolve video procurei no google e dei de caras com este forum.

Ora antes de mais o meu nome é Edgar Lopes, sou do Barreiro e tenho 27 anitos.

Quanto à razão que me fez registar, para não alongar o tema neste topico sem saber se será o mais adequado, vou expor a ideia em traços gerais e se julgarem que se enquadra em alguma outra categoria do site, digam-me que eu corrigirei. Tb podemos depois falar por mensagem.

Então a ideia era a seguinte, captar a imagem de um evento tipo uma festa, apenas em 4/5 pontos de captura, e transmiti-lo online em tempo real num determinado site criado para o efeito. Existiria alguma "edição" tipo escolha da camera a transmitir em determinado momento, secalhar algum texto a passar tipo rodape ou fixo e poder-se-ia acrescentar ainda alguma locução.

Há alguem disposto a discutir comigo algumas ideias e duvidas, orientar-me ou quem sabe até interessado em participar?

Desde já o meu obrigado.
Edgar Lopes

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re:Apresentação Edgar - Ajuda p/ Ideia
« Responder #1 em: 03 / Set / 2011, 14:26 »
não sei se percebi muito bem o que querias dizer...várias câmeras todas ligadas, dispostas em vários pontos do recinto e a transmitirem em directo...será provavelmente uma mistura das cinco cameras...precisas duma mesa de mistura audio e duma de vídeo...depois terás de ligar tudo ao pc ou mac e daí transmitires em streaming...como não trabalho com adobe premiere cs5.5 ou outro editor que tenha a função multicamera não sei se isso será possível...e se as cameras funcionarem por cartões sd hc ou outro tipo, provavelmente terás de ligar o sinal da camera ao pc-mac por hdmi ou usb...não sei...por software não sei como se faz...mas talvez haja aqui alguém que saiba...sei que existem placas de captura de vídeo e audio que fazem a mistura multicanal, MOTU,mas as de vídeo não são nada baratas, isto se quiseres fazeres em tempo real...por software só se captures ou adicionares os ficheiros capturados no cartão à timeline...não tou a ver outra maneira...

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Apresentação Edgar - Ajuda p/ Ideia
« Responder #2 em: 04 / Set / 2011, 07:28 »
Olá Edgar, bem vindo ao PortugalVideo.

Certamente que o assunto poderá ser discutido aqui, e caso tenha mais desenvolvimento, poderemos posteriormente deslocá-lo para uma área especifica.

O que o pretendes é um streaming the video em tempo real tendo como várias camaras como fonte de sinal.
Pelo que descreves, além das câmaras, vais precisar de uma mini regie de video para poderes selecionar as fontes de sinal, um insersor de grafismo, e depois de tudo isso um sistema que faça o streaming do resultado final para um servidor.

Tem por aqui algumas pessoas ligadas a web TV's, que poderão ter alguma experiencia na materia, e quem sabe possam ajudar ou estar interessadas em partecipar no projecto.

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Edgar

  • Visitante
Re: Apresentação Edgar - Ajuda p/ Ideia
« Responder #3 em: 04 / Set / 2011, 10:28 »
Bons dias

Antes de mais obrigado pelo vosso feedback.

@rui ressurreição
Sim o objectivo seria ter as câmaras ligadas mas em termos de transmissão online julgo que bastaria 1 a emitir de cada vez. Obrigado quanto ao teu restante post pois orientas para uma solução possível. Ficou algo técnica demais para mim mas certamente quem esta dentro do assunto percebe e darei esse contributo.

@A. Caneira
Sim é isso que pretendo, julgo que é o que se chama de "webcast".
Pelo modo como puseste as coisas. Parece que fica algo carote..
-uma mini regie de vídeo: regie no sentido que se conhece de uma TV? Ou tipo uma pessoa que perceba e um portátil resolvem a coisa?

Obrigado pelo post porque também do modo como colocaste as coisas, já sei o que é necessário a pedir/contratar a alguém.

Assim posso ter uma conversa mais concreta do que preciso, do que apenas aquela minha ideia geral.

Já agora faço um apelo então ao pessoal ligado a webtv se tiver disposto a colaborar que opine ou me enviem pm.. Já que eu não sei como vos encontrar aqui no fórum :)

Obrigado.
Edgar Lopes

Offline João Dias

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 49
  • Mais que Amador
    • TV Lazer
Re: Apresentação Edgar - Ajuda p/ Ideia
« Responder #4 em: 07 / Set / 2011, 17:16 »
Olá Edgar, sê bem vindo, ao invés de te responder à mensagem resolvi responder aqui mesmo no tópico que criaste.

Tal como já foi dito aqui, o que tu pretendes é fazer um live webcasting.

Para isso vais ter de gastar algum dinheiro.

Primeiro necessitas de uma câmara e computador compatíveis.

Aconselho neste caso um macbookpro, e uma câmara com saída firewire.

E acaba aqui a parte mais fácil.

Vais necessitar de um software que te faça a captura  e streaming, para isso aconselho o Wirecast, sim é caro, mas é o mais completo.

Podes ligar várias câmaras ao mesmo tempo.
Com isto podes fazer uma mochila (backpak) para ires filmando pelas festas a fora.

Tudo isto é muito bonito, mas achas que o streaming vai ser rentável?
 Vais cobrar publicidade? Se sim avança, mas tens de garantir que tens uma conta premium num dos websites de streaming para poderes ter uma grande quantidade de visitantes.

Prós:
Agrada os clientes

Contras:
Dispendioso
Trabalhoso
Pouco rentável


Agora se pretendes ter um maior controlo sobre o que filmas, aconselho investires em pos-produção, isto porque controlas tudo o que vais transmitir.

Por exemplo, nesta minha primeira aventura pelo mundo do vídeo, fui fazer a cobertura de um evento de radiomodelismo para um amigo, men, primeira câmara, primeiro imac, nunca tinha mexido com imovie, nem sequer com audio.

http://www.youtube.com/watch?v=2ic9zSXEc2w

Neste vídeo o organizador meu amigo, acabou por me enviar uma gravação voz off para poder colocar no vídeo.

Mesmo quando não há a voz off, se não tivesse editado um pouco o audio no garageband, não se percebia nada por causa do barulhos dos motores e da ventania que estava.

Nota-se mais isso aqui no segundo vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=rcsMsj-tNws

Nota: Todo o material foi muito barato, uma câmara Full HD Alemã Aiptek custou cerca de 150€, um Micro Samsung comprado no Continente (lol).

Imac 9,1, 20" custou-me uns 400€ em segunda mão.


Agora já possuo uma Câmara Full HD Legria HF200 que fáz as minhas maravilhas, um iMac de 24" e já uso o Final cut.
Nunca mais fiz eventos porque fazia isto como hobby, e a falta de tempo deixa-me parado nestas andanças.

Com a pos-produção podemos fazer muita coisa, este exemplo, que só não consegui apagar o treçolho da minha filhota.

http://www.youtube.com/watch?v=Qo5aFuq2ULU

Por isso, eu aconselho pos produção. E sim moramos perto um do outro e podemos nos encontrar para trocar impressões.

ps: Queria ainda acrescentar que com os sinais de internet movel tão fracos, a qualidade iria ser horrivel.
« Última modificação: 07 / Set / 2011, 17:17 por João Dias »
Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6

Edgar

  • Visitante
Re: Apresentação Edgar - Ajuda p/ Ideia
« Responder #5 em: 08 / Set / 2011, 09:32 »
acho que melhor resposta nao seria possivel. muito obrigado pelo trabalho que tiveste em expor o tema e os exemplos.

mais logo já investigo algumas das coisas que referiste aí para ficar mais dentro do assunto

mas quanto à rentabilidade.. pois em portugal as coisas são um pouco mais dificeis. vou tentar apurar os custos daquilo que referiste e ponderar.. no sistema que estava a pensar implementar o encaixe financeiro viria quer através de publicidade e tambem por intermedio de alguma subscrição que os utilizadores teriam de fazer no site.

Edgar Lopes

Offline João Dias

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 49
  • Mais que Amador
    • TV Lazer
Re: Apresentação Edgar - Ajuda p/ Ideia
« Responder #6 em: 08 / Set / 2011, 10:52 »
Soluções Streaming
Wirecast 4:
http://www.youtube.com/watch?v=awfjp90YI-Y

Como Wirecast, temos a possibilidade de ter um PC/MAC a fazer de mesa de mistura, necessitamos de um Câmara men (Ou mais), e um editor.
Podemos ligar a Câmara via USB OU Firewire.

Mais info aqui:http://www.telestream.net/wire-cast/overview.htm


LiveU portable backpack:

http://www.youtube.com/watch?v=abnmLPVCw-k

Sem qualquer tipo de edição, emite o que filmamos directamente para o site LiveStream.com

Mais info aqui: http://www.livestream.com/platform/livepack

Qualquer uma destas opções é bastante cara, dai ter indicado o custo benefício.

Em Portugal, cobrar entrada num website, é sinal de fracasso.

O Português já não quer pagar por nada, imagina então pagar para entrar num website para ver um evento, que até pode ter mau sinal e não sair com a qualidade que pretendes.

Tens um bom exemplo, o tvtuga.com, se fosse a pagar não tinha ninguém a visitar.
Por vezes o sinal é tão fraco que não merece a pena a perca de tempo em refreshes de página.

O meu projecto consistia em criar um website onde colocava eventos e entrevistas pré-gravados e e devidamente editados, se tivesse de ganhar algum com isso, apresentaria publicidade em vídeo.

Um projecto muito bom a ter em conta é o revision3.com
 
2 gajos numa garagem a gravar como handicams, estão agora com estúdios super profissionais, e com vários canais, uma autentica estação de tv.

Acredita, estudei muito sobre o assunto, mas para um OneMenShow, é mas simples pré-gravar.
Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6