Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 11:21

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 281
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 151
Total: 151
151 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Até quando vou ser contratado...  (Lida 6543 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rodrigo Pinheiro

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 201
  • PORTUGALVÍDEO sempre
    • 1000eventos
Até quando vou ser contratado...
« em: 02 / Fev / 2011, 19:56 »
Boas

Até quando vou ser contratado para fazer as reportagens BBC's? :-k
Esta é uma questão que me assombra já há algum tempo, porquê perguntam alguns?

Existem algumas razões:
       - A idade que tenho, 50 anos já cá cantam, e quanto mais velhos formos menos vezes somos contratados. Por muito bons que sejamos, o nosso "aspeto" tem alguma influência na escolha do cameraman. ](*,)
       - Cada vez há menos casamentos, é que a reportagem dos divórcios ainda não é procurada, infelizmente ](*,)
       - A atualização dos computadores, das cameras, etc. Cada vez mais é necessária e com um tempo de duração mais curto, portanto mais dinheiro é preciso gastar quando cada vez ganhamos menos ](*,)
       - A reforma cada vez é mais tarde. Não tarda tenho que ir de canadianas fazer as reportagens ](*,)


Cumprimentos e bons trabalhos

Rodrigo Pinheiro
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

alenproducoes

  • Visitante
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #1 em: 04 / Fev / 2011, 20:53 »
Caro Rodrigo Pinheiro.

Anda preocupado em saber ate quando irá encontrar trabalho devido sua idade, eu ando preocupado por não conseguir encontrar profissionais da sua idade para contratar porque a malta nova que sai dos cursos universitários vem de la sem saber praticamente nada.

São muito poucos os recém formados que demonstram realmente interesse pela profissão e vem com o mínimo dos conhecimentos necessários para os padrões que são exigidos no mercado competitivo em que vivemos. A grande maioria das pessoas que se formam, vem com padrões e ideias de mercado completamente erradas, depois chegam às empresas e esbarram com a dura realidade, 6 meses depois estão no desemprego. Outros procurarem estágios profissionais onde apenas 1% depois de efectuar o estágio se mantém na empresa, e onde por norma culpam a empresa e não se apercebem que não tem o mínimo de conhecimentos ou vontade para despenhar a função e por isso não mantiveram o posto de trabalho.

Existe excepções mas eu continuo a procurar por elas... ;)

Por isso não se preocupe muito com esse factor, preocupe-se sim em se manter actualizado, ate porque sou praticamente da sua idade e estou muito longe de pensar como o Rodrigo Pinheiro, antes pelo contrario, como lhe disse no inicio.

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #2 em: 04 / Fev / 2011, 21:10 »
Boas

 O amigo Rodrigo já preocupado com essa idade?!. eu sou mais velho ( 53) e o que realmente me preocupa 'e a falta de trabalho que se está a sentir nesta região centro.

 Ano após ano, eu e a minha equipa, vamos tendo menos trabalho em casamentos e Bapt. A concorrência da zona se queixa do mesmo. Não há dinheiro. Exemplo: vou fotografar um Bapt. no próximo fim de semana, esse casal é o segundo filho, no primeiro filho, fiz as fotos e filme, este, é só fotos e nem tenho direito ao habitual almoço. E a queda ainda não acabou, porque hoje com as máquinas que existem no mercado e com os Sftwaires existentes, qualquer curioso já faz qualquer coisa engraçada.

ESPERAMOS MELHORES DIAS...

 boa noite.

Offline Rodrigo Pinheiro

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 201
  • PORTUGALVÍDEO sempre
    • 1000eventos
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #3 em: 04 / Fev / 2011, 21:13 »
Boas

Obrigado pelo incentivo Alenproduções, espero que tenha razão e espero que os meus clientes possam pensar da mesma maneira.

Agora já sei, quando não tiver trabalho vou até Beja, pode ser que arranje qualquer coisa... :lol:

Cumprimentos e bom trabalho

Rodrigo Pinheiro

Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Offline Licínio Castro

  • Já disse um milhão de vezes que não sou exagerado!
  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #4 em: 04 / Fev / 2011, 22:36 »
Pelo sim, pelo não, pondero dedicar-me à agricultura de sustento e "quiça" vender umas hortaliças aos amigos.

E para aqueles que me conhecem...sim estou a falar a sério.
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #5 em: 05 / Fev / 2011, 00:29 »
parece que neste tópico o pessoal tem mais humor que nalguns que aqui encontro...
RODRIGO, velhos são os trapos...a minha mãe faz este mês 84 anos e tá sempre a dizer que no ano que vem larga o quintal e serviços para fora, mas na verdade ela não sabe fazer outra coisa e gosta do que faz...nunca desistas dos teus sonhos...aliás digo isto para qq profissional aqui do fórum...nesta área há trabalho para todos...é preciso é saber fazer bem as coisas...se nos tivermos mais união e diálogo acredito que essas dificuldades sejam ultrapassadas...abraço para todos.RUI.

Offline João Vieira

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 204
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #6 em: 05 / Fev / 2011, 12:50 »
Caro Rodrigo Pinheiro, idade não é um problema! Problema é querer trabalhar e não ter!

Problema é passar os anos e não se actualizar!

Tudo que sei hoje da parte técnica aprendi de um professor já nos seus 40 anos, isto em 2005.

O problema de muita gente que se forma, é que vem das universidades cheios de ideias manhosas que na pratica não são aceites pelo mercado nem tão pouco dão dinheiro.
Depois tem aqueles que querem apenas os 9 meses de estágio profissional para ganhar umas massas!
Ainda tem a grande parte que tiram um curso e se acham realizadores TOP :)


No meu caso em concreto, posso dizer que já tenho alguma experiência, e está a ser muito complicado arranjar trabalho!

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #7 em: 05 / Fev / 2011, 13:42 »
gostei imenso do teu site...aqui te deixo uma sugestão:aluga uma sony ex1 ou ex3 por um dia, vai para uma cidade cheia de gente e actividades e filma o que puderes(que não tenha direitos de autor)...vai tb para praias, zonas de turismo, montanhas etc...filma tudo o que puderes...depois passas tudo para discos duros(tira cópias de segurança)...faz vários filmes em hd(só o ficheiro), de vários temas ...usa a criatividade, after effects e 3d studio max(usa trials)...tb podes usar o blender 3d...tem atenção à apresentação e ao grafismo, à voz do locutor que usares e às músicas sem direitos de autor...depois vai a várias empresas de audiovisuais e multimédia mostrar os teus trabalhos (ninguém precisa de saber que fizeste esses trabalhos com uma máquina alugada)e  vais ver que encontras trabalho...não peças para fazer estágios de 6 ou 9 meses...desejo-te boa sorte em tudo JOÃO VIEIRA.Se optares por uma dslr, aluga uma canon eos 1d mark iv...claro que podes optar por outras marcas e outras referências...só te estou a dar exemplos , mais nada.BOAS.

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #8 em: 06 / Fev / 2011, 11:25 »
Existe 2 tipos de trabalho, um que nós fazemos para o nosso umbigo e é onde nos realizamos e não ganhamos, só gastamos, e outro que é para vender, tempos que perceber o que o cliente gosta e muitas vezes não é o que nós gostamos.

Eu acho que é honesto com aquilo que faz, quem se esforça por fazer o melhor que sabe, tem sempre trabalho.
« Última modificação: 10 / Fev / 2011, 22:17 por Jose Costa »

Offline Licínio Castro

  • Já disse um milhão de vezes que não sou exagerado!
  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #9 em: 06 / Fev / 2011, 21:15 »
Eu compreendo perfeitamente o amigo Rodrigo, é que a situação chegou a tal ponto, que já nos questionamos se a falta de trabalho têm a ver com nossa idade.

E realmente no mundo BBC, a aparência jovem têm o seu peso, embora o problema maior seja mesmo esta crise, originada por meia dúzia de "iluminados sem consciência", que insiste em bombardear-nos a todo o instante com uma insuportável carga de dramatismo e negativismo.

Falo de uma comunicação social que inconscientemente, não conhece outras notícias, senão falar em desemprego, tragédias, assaltos, dramas sociais, catástrofes e todas essas porcarias que nos envenenam a mente e nos fazem ter medo de viver.

Anda tudo a dormir, anda tudo a ser manipulado por uma (ln)consciência que se torna cada vez mais global.

Por isso Rodrigo, se tivesses mais trabalho, nem pensavas na idade, infelizmente, e tirando raras excepções, à mesmo falta de trabalho na nossa área.

A questão levantada no teu post é muito pertinente, e dá realmente que pensar. :-k

Um abraço e desejo a todos muito trabalho...e que seja pago, claro!!!

Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #10 em: 07 / Fev / 2011, 05:39 »
Boas.
Será que enfiar a cabeça na areia é uma boa solução? Pergunto eu, não sei... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Rodrigo Pinheiro

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 201
  • PORTUGALVÍDEO sempre
    • 1000eventos
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #11 em: 07 / Fev / 2011, 10:55 »
Boas

Por acaso no post inicial ao que me referia era mesmo o problema da idade,e não a falta de trabalho (felizmente), como diz o Licínio E realmente no mundo BBC, a aparência jovem têm o seu peso, precisamente por isso a minha questão.

Já agora, aqui no fórum quantos são os cameramen/fotógrafos deste fórum com mais de 55 anos que ainda andam em reportagem?

Cumprimentos e bom trabalho
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #12 em: 07 / Fev / 2011, 11:28 »
Apresentação conta um bocado, mas eu conheço alguns lindos loiros e burros...

 :lol:

o pessoal mais velho tem experiencia, conhecimento que o pessoal mais novo não tem, acho que arranjam mais depressa trabalho que os mais novos

« Última modificação: 11 / Fev / 2011, 00:30 por Jose Costa »

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #13 em: 10 / Fev / 2011, 21:50 »
não sei se estou a colocar este post no sítio correcto, mas aqui vai:
Para quando um filme feito pelos membros do PORTUGALVÍDEO?(axo que esta pergunta já foi feita aqui, mas volto a lembrar)...aguardo sugestões.boas.

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:Até quando vou ser contratado...
« Responder #14 em: 22 / Fev / 2011, 17:38 »
Um colega meu, foi em 2010 à Noruega, assitir às preparações e ensaios do Eurofestival da canção.
Uma das coisas que ele mais comentou ao relatar-nos o que viu por lá, foi a idade média dos operacionais, em especial dos operadores de câmara: todos seniores, acima dos 50!

Os meus cinco centimos!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!