Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

18 / Ago / 2022, 05:29

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18843
  • Total de Tópicos: 4328
  • Online Hoje: 73
  • Online Total: 996
  • (12 / Dez / 2019, 21:06)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 65
Total: 65
65 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Questões, Debates, Criticas - 1ª Mostra Video PortugalVideo  (Lida 17796 vezes)

Offline rui ressurreição

• Veterano
Re: Questões, Debates, Criticas - 1ª Mostra Video PortugalVideo
« Responder #30 em: 25 / Out / 2011, 20:47 »
tou a gostar deste debate...é pena serem sempre as mesmas pessoas a discutir os assuntos...mas desde domingo que a minha cabeça anda a ferver com isto tudo...e é bom...temos de ver, o que é melhor para todos, o que funciona, o que se deita fora, o que se recicla, o que tem de esperar até que cresça e atinja a  maturidade...mas gostava que houvessem pelo menos 20 filmes de 5 min a participarem na próxima mostra...já era muito bom...eu já divulguei no meu facebook e numa página da canon xf100-105/300-305...estou a divulgar a mostra entre amigos e conhecidos, e penso que todos deveríamos fazer o mesmo...sei tb que nos últimos tempos o fórum além das conversas sobre a mostra, é mais virado para a apresentação de links, pequenos problemas com software e coisas do género...vou procurar nos próximos tempo abrir mais o leque...mas é bom que o pessoal esteja motivado...boas

Offline Luís Rolo

• Já disse 1000 vezes que não sou o fotógrafo...
  • Veterano
« Responder #31 em: 25 / Out / 2011, 21:16 »
Pessoalmente não concordo nada com esta ideia. Penso que já em tempos se debateu  alguma coisa relacionada com este assunto.

É bem verdade que a maioria das pessoas que intervêem neste fórum estão ligadas à área dos BBC's, de alguma foram isto tem funcionado como uma faca de dois gumes, atrái uns e afasta definitivamente outros.

É sabido que muitos têm sido os meus esforços por atraír para aqui, pessoal de outras áreas, como sendo pessoal das escolas, do video experiemntal, pessoal dos institucionais, documentários, publicidade. Tem sido infrutifero.

Colar ainda mais o fórum a uma só área acabaria definitivamente com qualquer sonho de sermos um forum para todos os profissionais do Audiovisual.

Concordo plenamente.
Seria um erro escolher esse tema.

Os profissionais dos BBCs queixam-me de serem o patinho feio dos audiovisuais.
Querem oportunidades para provarem que não são?
Aproveitem este tipo de mostras.

Às vezes muito jucosamente me perguntam, porque mantenho no site o nome de Audiovisual Profissional, quando a maioria das questões que se encontram no forum, são escandalosamente básicas!

No que toca a profissionais, é complicado combater os grandes sites e fóruns internacionais.
Eu pessoalmente passo mais tempo em fóruns americanos (alguns deles a pagar) do que no PV.
Se venho ao PV é pelo gosto que tenho de partilhar e pq gostava que o panorama audiovisual português melhorasse.
Mas nem toda a gente pensa assim e é difícil mudar mentalidades.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Offline rui ressurreição

• Veterano
« Responder #32 em: 25 / Out / 2011, 21:45 »
concordo ctg LUÍS ROLO e acrescento que se muitos profissionais aproveitassem fóruns deste género para se enriquecerem , os vídeos aumentavam de qualidade, o mercado ganhava com isso em todas as vertentes, haveria muitos "pára-quedistas" que ou evoluíam ou desapareciam do mapa e ficavam os verdadeiros profissionais, os melhores e os mais criativos...as pessoas educavam os gostos e o país evoluía mais nesta área e até a nível económico...dava mais gozo trabalhar com muito mais pessoas munidas de conhecimentos avançados nesta área do saber...aumentava o regozijo interior e felicidade interior...
o fórum ganhava e podia expandir-se noutros sectores...
temos de construir um legado para deixar às próximas gerações, pois não vamos viver para sempre aqui neste planeta...eu tenho aprendido muito com esta mostra e acreditem que muitas vezes é melhor perder do que ganhar...tb dá o seu gozo...sei que a votação ainda não acabou....mas já aprendi muito e ainda quero aprender mais e partilhar com outros colegas e amigos deste ramo fantástico que são os audiovisuais...
esta é para o Caneira:como tens conhecimentos na área de servidores, pq não criar um canal de web tv ligado ao fórum?seria rentável e oportuno?
deixa aqui os meus 3 centimos...sim, pq 2 já não chegam e com o iva a aumentar em quase tudo já têm de ser 3, rsrsrsrs.boas.

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #33 em: 25 / Out / 2011, 21:56 »

Concordo plenamente.
Seria um erro escolher esse tema.

Os profissionais dos BBCs queixam-me de serem o patinho feio dos audiovisuais.
Querem oportunidades para provarem que não são?
Aproveitem este tipo de mostras.

100 % de acordo, não teria melhores palavras.
Se estas coisas não têm importancia, então nem têm razão de existir.

No que toca a profissionais, é complicado combater os grandes sites e fóruns internacionais.
Eu pessoalmente passo mais tempo em fóruns americanos (alguns deles a pagar) do que no PV.
Se venho ao PV é pelo gosto que tenho de partilhar e pq gostava que o panorama audiovisual português melhorasse.
Mas nem toda a gente pensa assim e é difícil mudar mentalidades.

No inicio pensei que um site em lingua Portuguesa, poderia congregar pelo menos uma parte dos profissionais
que habitualmente frequentam e participam nos grandes fóruns internacionais. Nunca concorrer com eles, porque isso
é absolutamente irrealista, basta o caracter internacional, e universalidade da lingua Inglesa, para que sejam sempre
muito mais ricos em conteudos e diversidade.
Mas já estamos por cá à 6 anos, e começa a ser dificil acreditar no objectivo inicial.
O estreitamento temático cada vez mais notório, a falta de empenho voluntário em partecipar nas questões do site
(somos quantos? 5 ou 6) está a afastar-me emocionalmente do projecto,
E os tempos que correm, tambem não favorecem... quantos estão dispostos a dispender dinheiro para manter um site?
A resposta a esta pergunta não é preciso ser  dada, porque eu sei a resposta. Foi só para fazer ecoar na maioria das
mentes um grande F... -.. min não!   :lol: :lol: :lol:
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline rui ressurreição

• Veterano
« Responder #34 em: 25 / Out / 2011, 22:17 »
CANEIRA, sei que estás desanimado com a maneira como as coisas estão a correr...mas achas que acabar com o PV resolvia alguma coisa?NÃO HAVERÁ OUTRAS MANEIRAS DE FINANCIAR O PORTAL?que achas que pode ser feito para atrair mais pessoas?de certeza que já tentaste passar informações sobre o PORTAL no teu local de trabalho e o PEDRO ROCHA de certeza tb fez o mesmo...como reagiram as pessoas?
são perguntas que às vezes me passam pela cabeça...gostava que houvesse mais união entre todos nós...pode ser utópico, mas é assim que eu penso...

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #35 em: 25 / Out / 2011, 23:04 »
CANEIRA, sei que estás desanimado com a maneira como as coisas estão a correr...mas achas que acabar com o PV resolvia alguma coisa?NÃO HAVERÁ OUTRAS MANEIRAS DE FINANCIAR O PORTAL?que achas que pode ser feito para atrair mais pessoas?de certeza que já tentaste passar informações sobre o PORTAL no teu local de trabalho e o PEDRO ROCHA de certeza tb fez o mesmo...como reagiram as pessoas?
são perguntas que às vezes me passam pela cabeça...gostava que houvesse mais união entre todos nós...pode ser utópico, mas é assim que eu penso...

Caro Rui

Eu não estou desanimado! E ninguem falou em acabar com o PV
Admiro a paixão com que te expressas.
Toda a gente conheçe o PortugalVideo, o site existe à 6 anos, como site não precisa de divulgação, precisa de iniciativas e conteudos de QUALIDADE, que atraiam as pessoas e as MANTENHA no site!
E precisa tambem de mais pessoas para implementar inciativas, eu tambem tenho de trabalhar, e às vezes não tenho tempo!
Estas coisas que não teve até agora e não acredito mais que venha a ter!
Toma como exemplo um qualquer forum nacional, e vê quantas pessoas estão envolvidas diáriamente no site? Quantas fazem parte da sua gestão? Quantos moderadores? Quantos relações publicas? Já foi dados algumas vezes como exemplo o forum de fotografia... muito bom trabalho sem duvida, e quantos são eles a trabalhar todos os dias no site?

Rui, o facto de eu, o Pedro e outros (estão cá muitos mais) estarmos ligados a um Canal de televisão não influência em nada...

Offline Mário Rui

• Veterano
« Responder #36 em: 25 / Out / 2011, 23:11 »
Uma das coisas que me esta a fazer meditar, é sobre a disparidade entre as visualizações dos videos (estatisticas do vimeo) e a votação efectiva... posso estar enganado, mas parece-me estar a acontecer que um numero considerável de pessoas, viu os videos mas não participou na votação... gostaria de entender a razão disto.

Já tinha verificado essa situação e pareceu-me que isso se deve à quantidade de visualizações efectuadas pelos visitantes que, não sendo membros, não têm direito a voto. Acredito que todos os membros que tenham visualizado a Mostra tenham exercido o seu direito de voto, quanto mais não fosse para poderem ter acesso aos resultados da votação.

O que mais me surpreendeu foi a disparidade entre as visualizações dos videos participantes. A explicação que encontro para essa situação passa também pelos visitantes. Vêem uns quantos e depois não estão para estar a ver todos. Digo eu.

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #37 em: 25 / Out / 2011, 23:36 »
Faz sentido!

Mas ainda há visitante que não tenha registo?

Existem ainda dois outros possiveis factores a ter em conta no futuro.
1- A ordem dos Videos influência as visualizações!
2- A possibilidade de de poder ir vendo o evoluir das votações tambem. Este é critico, pela tendencia de ir-mos só ver os TOP.

Penso que não afecta muito na votação, apenas nas visualizações, porque quem quer votar, vê todos!
« Última modificação: 25 / Out / 2011, 23:41 por A. Caneira »

Offline Mário Rui

• Veterano
« Responder #38 em: 25 / Out / 2011, 23:47 »
2- A possibilidade de de poder ir vendo o evoluir das votações tambem. Este é critico, pela tendencia de ir-mos só ver os TOP.

Não percebi. Para ver a evolução da votação é preciso já ter votado. Para votar, é preciso ver primeiro os videos (digo eu, mas também já admito que haja alguém que tenha votado sem os ver  :lol:).

Offline Mário Rui

• Veterano
« Responder #39 em: 25 / Out / 2011, 23:52 »
1- A ordem dos Videos influência as visualizações!

Também acho que sim, mas não estou a ver alternativa. A apresentação tem sempre de começar em algum video e terminar noutro.

Talvez fosse bom esclarecer que a ordem de apresentação desta Mostra foi feita a partir de um sorteio feito pela Organização (A. Caneira). Deduzo que não teve a presença de nenhum elemento do Governo Civil pela simples razão que ele foi extinto.  :lol:

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #40 em: 26 / Out / 2011, 00:53 »
Citação de: A. Caneira em Ontem às 23:36

Não percebi. Para ver a evolução da votação é preciso já ter votado. Para votar, é preciso ver primeiro os videos (digo eu, mas também já admito que haja alguém que tenha votado sem os ver  :lol:).

É que existe uma opção no sistema de votações, em que os resultados só são mostrados após ter terminado o periodo de votação. Nesse sistema não é possivel acompanhar a evolução da votação. Parece é menos transparente...

Efectiamente os videos foram colocados por um sorteio caseiro. Parecia um tolinho, escrevi o nome de cada um dos participantes num palelinho, coloquei num caso de pão,  :lol: chocalhei muito bem,  :lol: e fui tirando um a um! Muito tecnologico...
« Última modificação: 26 / Out / 2011, 00:54 por A. Caneira »

Offline Nuno S. Ferreira

• Residente
  • *
« Responder #41 em: 26 / Out / 2011, 10:28 »
Vou dar o meu contributo. Concordo que um tema livre poderia, efectivamente, trazer mais participantes, mas acho que as regras iniciais (a escolha de um tema) é a melhor forma para todos os participantes estarem "em igualdade" (se é que me percebem). Além disso, acho que é mais um factor a contribuir para a estimulação criativa de quem participa.

Quanto á diferença entre as visualizações e o número de votos pode ser tudo devido ao que referiram, mas também podem ser visualizações directas no vimeo, sem que quem as vê passe pelo fórum. Ou então alguém que viu os videos umas poucas de vezes antes de tomar a decisão em quem votar  :-k

Só para acrescentar que também não concordo com um tema sobre BBC's
« Última modificação: 26 / Out / 2011, 10:29 por Nuno S. Ferreira »

Offline Paulo C. Jerónimo

• Residente
  • *
  • Bons Takes!
« Responder #42 em: 26 / Out / 2011, 10:35 »
Muitos parabéns pela iniciativa desta 1ª Mostra, a quem organizou e participou.
Parece que está a reflectir o sucesso esperado.

Não tive a mínima hipótese de participar neste período em que decorria o concurso.
Confesso que o tema (concreto) também me pareceu desanimador. Talvez um tema mais abstracto ou quem sabe próximo tema até seja mais motivador, concordando que a existência do tema pode ter essa mais valia de produzir mostras propositadas para o concurso.

Apreciei os vários vídeos, e é evidente que esta mostra valeu a pena.
Retiram todos alguma aprendizagem, até aqueles que "apenas" assistem.

Porreiro!

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #43 em: 30 / Out / 2011, 23:44 »
Boas.

Citado: "A questão a por para o futuro, é quão é importante para cada um, se empenhar em participar numa Mostra Video?"
e
Citado: "Uma mostra, concurso ou seja lá o que for, é sempre importante para a nossa evolução pois permite-nos aprender com os nossos próprios, com os dos outros, com as criticas ao nosso trabalho e também aos dos outros."

Uma coisa a ter em atenção é a necessidade que cada um de nós sente em mostrar o que vale aos outros. Independentemente de sermos bons ou maus, existe sempre a possibilidade de não termos a necessidade de provar seja o que fôr. Existem os muitos bons, mas que se sentem sempre inseguros acerca da qualidade do seu trabalho. Uma mostra pode servir para aliviar a sensação de insegurança. Por outro lado, existem os muito maus, mas que se julgam os melhores do mundo. Razão pela qual não precisam de competir. Afinal, o que é que uma mostra prova? Tudo e nada. Os gostos são sempre relativos.

Citado: "Mas já estamos por cá à 6 anos, e começa a ser dificil acreditar no objectivo inicial. O estreitamento temático cada vez mais notório, a falta de empenho voluntário em partecipar nas questões do site (somos quantos? 5 ou 6) está a afastar-me emocionalmente do projecto,"

Eu sei que todos nós trabalhamos (em principio), existe também a familia (que eu considero uma das coisas mais importantes), que também precisa da nossa atenção... você é da área da iluminação, podia abordar (mais) o assunto. Como já referi no passado, independentemente de se poder aplicar os seus ensinamentos à minha área profissional, tem sempre aqui um leitor interessado. Sempre achei que uns podem puxar os outros, mas quando é só um a puxar, fica dificil aguentar o tranco.

Citado: "Às vezes muito jucosamente me perguntam, porque mantenho no site o nome de Audiovisual Profissional, quando a maioria das questões que se encontram no forum, são escandalosamente básicas!"

São básicas as questôes, mas pior ainda, é a forma como muitas vezes as fazem. Como é que se quer obter um resposta, se a pergunta não se consegue na maioria das vezes perceber?

Citado: "Os profissionais dos BBCs queixam-me de serem o patinho feio dos audiovisuais. Querem oportunidades para provarem que não são? Aproveitem este tipo de mostras."

Quantos trolhas, carpinteiros, mecanicos, empregados de escritório... pessoas que exercendo a sua actividade de Segunda a Sexta feira, aproveitam os fins de semana para andarem por aí a fazer uns casórios, para ganhar mais uns cobres, sem saberem nada de video? Afinal, filmar qualquer um o sabe fazer, até mesmo uma criança de 10 anos. Se vai fazer um "bom trabalho", é uma outra questão, mas filmar, qualquer um o sabe fazer.

E este é o mal desta área dos audiovisuais: qualquer um o pode fazer, independentemente dos seus conhecimentos. E para agravar o panorama, muitos são os "profissionais", que na presença de um segundo ou terceiro serviço, não exitam em contractar estas pessoas, que nada sabem de video. E por isso, esta área do audiovisual é a porcaria que é. Muito culpa dos próprios profissionais. Sempre preferem ganhar mais algum, do que deixar para os outros. Quem perde é o cliente, mas esse também é burro e não percebe nada de video. Não percebe, porque os profissionais também não querem perder tempo a vender o seu producto. É mais fácil espetar com uma porcaria barata, em vez de mostrar e explicar ao cliente as diferenças.

Um Ferrari é bom não apenas porque é caro. É bom porque a marca se empenha em mostrar as diferenças. Mas mostra as diferenças dos automóveis, não de medicamentos. O mesmo se passa aqui: a mostra pode servir para se mostrar ou provar muita coisa, mas ela não prova nada em relação a reportagens de casamentos. Opiniôes... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #44 em: 30 / Out / 2011, 23:49 »
Boas.
E a única coisa que agora me interessa saber é como é que vai ser feito o desempate dos piores videos. Nova votação?  :lol: Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier