Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
24 / Nov / 2020, 11:54

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18566
  • Total de Tópicos: 4207
  • Online Hoje: 152
  • Online Total: 996
  • (12 / Dez / 2019, 21:06)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 152
Total: 152
152 Visitantes, 0 Membros

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: cuidados e manutenção da lente  (Lida 3473 vezes)

Offline Daniel

• Regular
  • *
  • TypeFilms Productions
cuidados e manutenção da lente
« em: 01 / Mar / 2011, 14:02 »
Boa tarde,

gostava que alguém profissional aqui no fórum mencionasse os cuidados com prioridade máxima assim como a manutenção(limpeza) das lentes.

Tenho uma dúvida sobre a tampa de protecção da lente da Sony hdr-cx116e, quando ligo a camera e deixar a tampa  da lente fechada, tem alguma consequência grave!?

cumprimentos

Offline Filipe Araújo

• Veterano
Re:cuidados e manutenção da lente
« Responder #1 em: 01 / Mar / 2011, 22:35 »
Boa noite Sr. Daniel,

Antes de mais deixe-lhe dizer que há neste fórum pessoas mais informadas do que eu, falarei apenas sobre o meu ponto de vista experiencia pessoal.

Se por um lado, com as lentes de máquinas fotográficas, tenho por sistema no momento em que as compro, comprar também filtros UV para as proteger (por norma da marca B&W), nas câmaras de filmar nunca o faço, e também desconheço que colegas o façam.

Para as limpar utilizo um pano usado para óculos. No entanto encontrará com facilidade no mercado, a exemplo da Niobo, a venda de kits:

http://niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=48&products_id=2393
 que incluem líquidos de limpeza, sopradores, etc.

Quanto a situação de: “quando ligo a camera e deixar a tampa  da lente fechada”, creio que se refere a posição de VTR (reproduzir vídeos), a meu ver, não só pode como deve, não creio que haja algum risco de aquecimento e tem a vantagem de proteger a lente de pó ou até mesmo de quedas.

Cumprimentos: Filipe Araújo.

Offline António Cristo

• GRAVAÇÃO/EDIÇÃO Imagem & Som
  • Efectivo
  • *
  • Show Time Fox
« Responder #2 em: 01 / Mar / 2011, 23:01 »
nenhuma consequência a não ser não entrar luz.

E caso de grandes alterações de temperatura a lente poder a vir hipoteticamente embaciar o que é pouco provável.
« Última modificação: 01 / Mar / 2011, 23:04 por António Cristo »

Offline Daniel

• Regular
  • *
  • TypeFilms Productions
« Responder #3 em: 04 / Mar / 2011, 08:48 »
Boas,

de facto sempre me preocupei com a questão da tampa fechada e camera ligada. Fico assim mais lúcido, com as vossas dicas.

um muito obrigado, cumprimentos.
« Última modificação: 05 / Mar / 2011, 15:36 por Daniel »

Offline LG

• Veterano
« Responder #4 em: 07 / Mar / 2011, 14:20 »
Por acaso não estamos em tempo de praia, mas ter muito cuidado com areia e agua salgada no equipamento em geral.

noutro dia tive uma objectiva que se molhou um bocadinho, estava a filmar dentro de uma poça de agua, aparentemente a objectiva não tinha nada, mas não focava, depois em casa 2 dias junto do desumidificador, ficou boa ;) a agua não era salgada....

filtros uv e tampinhas, não passar a vida a limpar a lente da objectiva, o filtro sim.

Offline Daniel

• Regular
  • *
  • TypeFilms Productions
« Responder #5 em: 09 / Mar / 2011, 20:38 »
Já agora aproveito para dar continuação ao tópico, em relação aos produtos utilizados assim como materiais ex:(liquido, panos, etc...) quais são utilizados ou o mais recomendados!?

cumprimentos