www.grupeer.com

Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
27 / Jun / 2019, 01:25

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

www.grupeer.com

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18120
  • Total de Tópicos: 3944
  • Online Hoje: 139
  • Online Total: 346
  • (09 / Mai / 2019, 12:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 126
Total: 126
126 Visitantes, 0 Membros

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: Sangrar  (Lida 2600 vezes)

Offline António Cristo

• GRAVAÇÃO/EDIÇÃO Imagem & Som
  • Efectivo
  • *
  • Show Time Fox
Sangrar
« em: 11 / Nov / 2011, 18:46 »
Alguém sabe ou pode traduzir o significado de "Sangrar a iluminação".
Tk

Offline Luís Rolo

• Já disse 1000 vezes que não sou o fotógrafo...
  • Veterano
Re: Sangrar
« Responder #1 em: 11 / Nov / 2011, 19:07 »
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

PortugalVideo - Fórum

« Responder #1 em: 11 / Nov / 2011, 19:07 »
www.grupeer.com

Offline António Cristo

• Efectivo
  • *
  • Show Time Fox
« Responder #2 em: 11 / Nov / 2011, 19:28 »
A minha ideia é dar cor à luz .... mas sem certeza... A imagem faz jus a esta ideia Luís Rolo.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #3 em: 12 / Nov / 2011, 01:30 »
Boas.
Não sei em que termo/texto ou contexto encontrou a frase "Sangrar a iluminação", mas o mesmo eu encontro em livros de iluminação, da lingua inglesa. "Sangrar a iluminação" é "bleed lighting" que significa que a luz se espalha quando incide numa parede. Tentando explicar melhor, se com um projector Spot eu incidir a luz numa parede, o resultado é uma área redonda iluminada, mas cujos contornos na extremidade são claramente definidos. Dentro do circulo iluminado a iluminação é uniforme, do centro para a periferia, e fora é escuro. Não existe quase transição de iluminado para escuro. Por outro lado "bleed lighting" refere-se quando a área iluminada não é uniforme, á medida que a área iluminada se vai afastando do centro, a mesma vai-se "diluindo", originando áreas mais escuras á medida que se vai afastando do centro, tornando a periferia não tão contrastada.

Com o dito projector Spot, colocando o mesmo muito perto da parede, obtemos um circulo redondo, uniformemente iluminado. Mas se o afastamos da parede, o circulo vai-se tornando maior, fazendo com que a periferia não tenha a mesma intensidade luminosa do centro, "efeito" a que se chama "bleed lighting". Suponho que "Sangrar a iluminação" foi obtida através de uma tradução incorrecta ou mal feita.

Não estando eu muito certo de ter conseguido passar o conceito, se tiver dúvidas, tentarei explicar melhor. Boas.

Encontrei isto:

Aqui não existe o "bleed lighting", para se verificar o mesmo, a periferia do circulo tinha que ser muito mais difuso, não tão contrastado como se verifica na imagem.
« Última modificação: 12 / Nov / 2011, 01:37 por Jose Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline António Cristo

• Efectivo
  • *
  • Show Time Fox
« Responder #4 em: 12 / Nov / 2011, 18:29 »
refere-se quando a área iluminada não é uniforme, á medida que a área iluminada se vai afastando do centro, a mesma vai-se "diluindo", originando áreas mais escuras á medida que se vai afastando do centro, tornando a periferia não tão contrastada.

Ou seja é a uniformidade do derrame da  luz e respectiva frequência ao longo do espaço alvo.

Sangrar= a sair da linha

Obrigado
« Última modificação: 12 / Nov / 2011, 18:46 por António Cristo »

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #5 em: 13 / Nov / 2011, 00:00 »
Confesso que nunca tinha ouvido falar no termo "sangrar" a iluminação, e estou em crer que o José Costa tem razão, quando refere que o termo aparece, provavelemente de uma tradução incorrecta, ou mal feita. Talvez alguem tenha trocado a palavra original "bleed" por "blood" e a partir daí surge a tradução.

As pessoas que utilizam softwares de criação ambientes 3D, provavelmente encontram muitas vezes o termo "Bleed Lighting" e tem exactamente o sentido explicado pelo José Costa, aumentando o "bleed" a luz vai-se "espalhando" a partir do ponto que foi definido como a sua origem.

Quem trabalha com o ferro mesmo (projectores/ fontes de luz) faz isso colocando na fonte, filtros, normalmente designados por difusores, com maior ou menor grau de densidade conforme a necessidade.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Mário Rui

• Veterano
« Responder #6 em: 13 / Nov / 2011, 00:22 »
Talvez alguem tenha trocado a palavra original "bleed" por "blood" e a partir daí surge a tradução.

Não precisa de trocar a palavra. A tradução literal de bleed é mesmo sangrar. Acontece que em vocabulário técnico tem outros significados. Em linguagem gráfica (design) bleed significa margem, deixar uma margem. É provável que em iluminação signifique o exemplo dado pelo José Costa.

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #7 em: 13 / Nov / 2011, 03:07 »
Nem duvido que o sentido seja mesmo o explicado pelo José Costa. Eu recordo-me vagamente de o ter visto em "softwares" de criação de imagens 3D, e o sentido era tambem o que foi referido.
Em manipulação de luz (Iluminação), nunca me tinha deparado com o termo.
« Última modificação: 13 / Nov / 2011, 03:09 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

PortugalVideo - Fórum

« Responder #7 em: 13 / Nov / 2011, 03:07 »
www.grupeer.com

www.grupeer.com