Vejo aqui bastante potencial para a nossa actividade, acima de tudo pelo facto de se poder fazer um upload de ficheiros até 4 Gb, poder mostrar a um cliente a distancia e de certa forma não facultar os ficheiros. Isto seria uma boa montra a distância, mas também permitiria mostrar algumas fases da edição caso necessário.
Creio que a estratégia da Meu é simples, segurar o produto, ou seja “nós”.
No entanto também fico dividido com um senão, "tempo". È um recurso cada vez mais raro, e não sei até que ponto os consumidores em geral conseguirão alimentar estes projectos sem que seja um capricho inicial.
Algum tempo atrás, num programa assisti a um comentário de um pensador que alertava para o seguinte, qual o produto das redes sociais ou outros sites da Web, muitos poderiam reponder que seria as plataformas, as multi-opções de comunicação, a possibilidade de alojar vídeos, …. Errado, segundo o “pensador”, o produto é o número de usuários, porque isso traduz venda de publicidade e entende-se a gratuitidade desses serviços para os usuários.
No momento em que o país está deprimido, e por vezes farto de mais do mesmo do que se vê na comunicação social: crise, austeridade, desemprego, troika, crise, austeridade, … Creio que projectos como este da Meu, tem alguma razão de ser: faz o teu próprio canal, só não saias daqui.
Desde alguns anos a esta data, sempre acreditei que a nossa relação com a tv haveria de mudar, ou seja, a comunicação deixaria de ser em um sentido e passaria a ser a dois. A meu ver, não faltará muito tempo em que a nossa sala será transformada numa “cabine de telefone”, os grandes passos já foram dados, os LCD´s são cada vez mais aparelhos de multimédia, já com ligações a Web, já existem serviços de skype para tv, a velocidade da rede é cada vez mais rápida, a meu ver falta muito pouco até porque o nosso primeiro-ministro está a dar uma ajuda, ou seja, a convidar os portugueses em idade fértil a emigrar, e pelo tempo que este país precisará para se compor, muito em breve os avós só acompanharão o crescimento dos netos pela Web.
Vamos a ver onde isto dará. Filipe Araújo.