Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 06:23

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 255
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 258
Total: 258
258 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Panasonic DVX100 vs Canon XM2  (Lida 11073 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Matias

  • Junior
  • *
  • Mensagens: 4
Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« em: 13 / Fev / 2012, 17:59 »
Boa tarde, como indiquei no topico das apresentações, estou a iniciar-me no vídeo, contudo estou para adquirir uma destas duas câmaras pelo mesmo preço, e de condições e extras idênticos, como horas de utilização (poucas) e baterias de substituição, gostaria de saber a vossa opinião sobre as câmaras, sabendo que me estou a iniciar (com muita vontade de aprender), vindo de 5 anos com uma Sony Handycam Mini DV. O meu objectivo com a nova câmara será variado, quero fazer de tudo na área do vídeo, e claro a tal qualidade quer se quer atingir do produto final, sabendo que nenhuma das câmaras é HD (essa migração ficará para mais tarde).

As câmaras em questão rondam os 500euros e são:

Panasonic DVX100 e Canon XM2

Espero que me ajudem na escolha.

Obrigado

Offline Vitor Duarte

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 787
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #1 em: 14 / Fev / 2012, 10:12 »
Ajudo com todo o gosto.
Já tive as duas, e de facto a diferença é enorme, opta sem pensares na DVX100, sem dúvida.

Tenho uma XH-A1 que grava em HDV, mas se houvesse uma dvx a gravar em HD nunca trocaria por outra, lol
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #2 em: 15 / Fev / 2012, 10:54 »
Boas.
Se me permite a observação...
Porquê o "HD (essa migração ficará para mais tarde)"?

Acredito que pelo valor que refere pelas câmeras usadas, consegue comprar uma HD nova. Muitas câmeras HD também permitem a gravação em SD.

Tendo em conta a sua situação - a de se estar a iniciar em video - ficaria melhor servido com a compra de uma HD. Com os modelos que refere, está a investir em tecnologia obsoleta, que o obrigará em pouco tempo a comprar uma nova câmera.

Acredito que terá as suas razôes para a sua posição, que até gostava de conhecer.

Mera opinião minha, não leve a mal. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline João Vieira

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #3 em: 15 / Fev / 2012, 11:19 »
Boas,


Vítor Duarte ... existe uma DVX100 em HD! A HMC151! É exactamente mais do mesmo a gravar em memórias e em HD.


Neste momento só compensa comprar SD se tiver vários trabalhos específicos!

Mas se ponderar a compra de uma câmara SD, o melhor é a DVX100.

Offline Matias

  • Junior
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #4 em: 15 / Fev / 2012, 17:28 »
Boa tarde, muito obrigado pela ajuda.

Quais as câmaras HD que comprava com um orçamento de 500 euros?

Também estava mais inclinado para a DVX

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #5 em: 15 / Fev / 2012, 19:22 »
tens a panasonic tm90 que grava a 1080p , 50p, mas que tem sómente 1 ccd...mas parece ser uma camera razoável...mas de qq maneira eu optava pela dvx100 e depois com software fazia-lhe um upconvertion para 720p ou 1080p( software=instant HD)...é uma camera mais sofisticada e tem sempre valor comercial se mais tarde a quiseres vender...há muitas hipóteses...ainda hoje veio da RÚSSIA para mim, um adaptador para a canon xl2, que faz com que eu possa utilizar lentes da nikon na dita camera...a imagem é muito melhor, embora se perca o autofocus e o zoom...mas depois é uma questão de prática...boas escolhas...RUI.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #6 em: 16 / Fev / 2012, 05:07 »
Boas.
Citado: "e tem sempre valor comercial se mais tarde a quiseres vender"

Desculpe, mas não podia estar mais em desacordo. Daqui para a frente uma câmera SD não terá mais valor comercial, salvo para pessoas e casos especificos. O facto de alguns pedirem por usado o preço de novo não significa que tenha valor comercial, apenas significa que não vão conseguir vender.

A câmera é boa, não digo que não, mas ou se tem um "workflow" a pensar nela, ou não vale a pena investir em equipamento que já passou o seu tempo.

Mera opinião minha, sintam-se à vontade para discordar. Desculpem a intromissão. De qualquer das formas, a Panasonic é preferivel à Canon, se fôr esse o caminho a trilhar. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #7 em: 16 / Fev / 2012, 16:24 »
vou-me explicar melhor:por valor comercial, entendo um valor próximo do valor de compra da mesma(neste caso os 500 eur)...se for para treinar, ir fazendo uns trabalhos, dar uns workshops, e até fazer uns filmes em dvd, a panasonic dvx100 não é mázita...mas estamos em 2012, e a camera é de 2003-2004 e já passaram muitos anos(8-9)...ou seja, já vieram as hdv, avchd,p2,xdcam...entretanto passámos do 576i ou p para o 720p, 1080i, 1080p(25p e 50p) e já estamos a caminhar para o 4k...estou a falar de cameras sub 10000 euros...tallvez mais para o sub 5000-6000 euros...tb tudo depende do que a pessoa pretende fazer...às vezes limitar as coisas a um preço fixo de 500 euros dá pouco espaço para manobra ...
há outras possibilidades, como subir um pouco mais a fasquia para os 900 euros e ir buscar uma panasonic tm900, ou então optar por uma dslr e comprar um gravador tipo zoom h4n...há muitas escolhas, e como diz o JOSÉ COSTA  tudo depende daquilo que se quer fazer, do tempo que se quer utilizar o equipamento, do workflow, do software que se tem ou que se pode comprar, do tipo de trabalhos a executar...isto é como uma consulta de médico, em que cada caso é um caso, e tem de ser estudado individualmente...mas o esquema continua a repetir-se aqui no fórum, ou seja, aparecem aqui uns paraquedistas a pedir conselhos e depois desaparecem e vão à vida...é triste mas é a realidade...boas.
« Última modificação: 16 / Fev / 2012, 16:27 por rui ressurreição »

Offline Matias

  • Junior
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #8 em: 16 / Fev / 2012, 17:42 »
Boa tarde, não sou nenhum pára-quedista, pelo contrário, tenho lido e aproveitado os comentários acerca da pergunta/comparação que pedi no sentido de me decidir.

A utilização que lhe vou dar, no sentido de ser professor de Artes Visuais, pretendo utilizá-la nas aulas, fazento trabalhos de vídeoArte, documentários a nível pessoal(não profissional), mas com alguma qualidade. No entanto poderei mais tarde comprar uma câmara nos 5.000.00/6.000.00 euros, mas neste momento para a minha utilização não farei esse investimento. tenho noção da desatualização da máquina.

Estou curioso acerca  "upconvertion para 720p ou 1080p( software=instant HD)".

Espero que tenha sido explicíto.

No entanto, não sei os tempos de pergunta/resposta aqui no forum, mas esta abordagem de pára-quedista parece-me exagerada, também é triste...

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #9 em: 16 / Fev / 2012, 19:58 »
Boas.
Matias, se assim o posso tratar, o "paraquedista" não é nada pessoal contra si, o que se passa é que para responder é preciso perder algum tempo. Muitas vezes perdemos o nosso tempo e depois verificamos que o individuo nunca mais apareceu por aqui, nem sequer para ler a resposta. Isso mesmo já me aconteceu por algumas vezes.

É triste tentarmos ajudar, e verificarmos que a pessoa nem agradece nem volta a este local. Isso cria o sentimento de "paraquedista". O Rui Ressureição, ou qualquer outro de nós,  não teve o intuito de o ofender, muito pelo contrário. Se foi essa a mensagem que passamos, peço desde já desculpas pelo facto. Gostamos de video e de partilhar conhecimentos, ideias, opiniôes... estou a falar por mim, mas creio que se aplica a alguns dos que por aqui passam, o Rui Ressureição também seguramente. E disse "alguns" porque existem uns outros que passam por aqui muitas vezes, que apesar de saberem as respostas e de poderem ajudar, nunca o fazem. Como disse anteriormente, para responder é preciso perder tempo. E eles não têm tempo para ajudar um pouco, coitados.

Relativamente à sua questão/problema, a minha opinião mantêm-se. Pelo valor de 500 euros encontra no mercado algumas câmeras da gama de consumo que satisfazem as suas necessidades, e novas. Não têm o "aparato" das que refere, mas cabe a si optar entre caracteristicas ou aparato. Tanto mais que elas já fazem o 16:9, ou contrário da DVX100 ou XM2, que são 4:3. Como professor de Artes Visuais deve saber que o 16:9 se aproxima mais da visão do ser humano em relação ao que o rodeia.

Mas se quisermos ficar entre a questão Panasonic DVX100 vs Canon XM2, Panasonic seguramente. Boas.

P.S. Esperamos poder continuar a contar com a sua presença.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Alberto

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
  • 5D3/AC 160A
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #10 em: 16 / Fev / 2012, 20:52 »
Boas,
 upconvertion para 720p ou 1080p-
De salientar que o hd não é só um aumento de resolução, uma imagem dv somente é maximizada até ás 720 linhas enquanto que o HD é muito superior. Uma imagem hdv adiciona detalhe e mantém o contraste à medida que a resolução vai aumentando até ao seu limite.
Sem dúvida que vale a pena apostar em hd.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #11 em: 16 / Fev / 2012, 21:30 »
Boas.
Não tenho a certeza de ter compreendido totalmente este último post do Alberto, mas se o compreendi, pergunto: será que um telemóvel com capacidades de gravação de video em HD tem a mesma qualidade de imagem de uma câmera em SD, por exemplo as Panasonic ou Canon citadas? HD não é sinónimo de aumento de resolução, aumento de mais pixeis por imagem sim, mas não aumento instantâneo de resolução. Mas como referi, não tenho a certeza de ter compreendido bem o post.

Mais 2 cêntimos para o debate. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Alberto

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
  • 5D3/AC 160A
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #12 em: 16 / Fev / 2012, 21:48 »
Boas,
1- Para melhor explicação achei melhor mostrar uma ilustração.
2- Não percebi essa da resolução.
3- Estamos a comparar câmaras de níveis diferentes.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #13 em: 16 / Fev / 2012, 23:55 »
Boas.
HD, SD, DV, HDV são tudo coisas diferentes. Interligadas, mas diferentes. O termo resolução é frequentemente usado como uma contagem de pixels em imagens digitais, ainda que os padrões internacionais especifiquem que isso não deve ser usado, pelo menos no campo das câmeras digitais. Uma imagem de N pixels de altura por N pixels de largura pode ter qualquer resolução inferior a N linhas de altura da imagem ou N linhas de TV. Por tal facto, um sinal video HD não significa automaticamente que tenha uma resolução de imagem superior a um sinal video SD.

A introdução do telemóvel foi só para salientar o facto de que video HD não significa que tenha uma qualidade de imagem superior ao video SD. Boas.
« Última modificação: 16 / Fev / 2012, 23:59 por Jose Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Alberto

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
  • 5D3/AC 160A
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #14 em: 17 / Fev / 2012, 17:45 »
Qual dos dois tem melhor imagem?

Um deles provém de uma handycam e o outro de um iphone.
Tudo feito em automático.