Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

26 / Abr / 2024, 01:45

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19092
  • Total de Tópicos: 4428
  • Online Hoje: 92
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 90
Total: 90
90 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Discos externos firewire  (Lida 4100 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nuno S. Ferreira

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 323
Discos externos firewire
« em: 17 / Fev / 2012, 10:11 »
Boas pessoal. Alguém por aqui que me possa recomendar discos com ligação firewire 400 e 800. O ideal seria mesmo com estes dois tipos de conecção e se possível também eSATA.
Já agora, para quem tenha conhecimento ou use. Há por aqui alguém que faça a captura de vídeo diretamente para um disco externo ligado por algumas das conecções que referi acima (400, 800, eSATA) e que depois edite diretamente a partir do disco? Notam alguma diferença em relação à edição com os ficheiros armazenados no disco do computador?
E que tipo de ligação recomendam para o que falo acima. eSATA é a que tem a transferência de dados mais rápida, mas pelo que tenho visto e lido pela net, firewire parece ser suficiente.  Se assim fosse ficaria desenrascado porque tenho dois computadores onde edito (MAC) cada um com uma das portas. Um tem firewire 800 e outro 400. Mas se a ligação eSATA justificasse, a instalação e o custo da placa não me parece muito significativa, pelo que seria uma solução a ponderar.

Estou à procura de algo como isto: http://www.lacie.com/pt/products/product.htm?id=10330
Queria um disco com cerca de 2TB e claro 7200rpm
Já os vi à venda e o preço até me pareceu acessível. o único problema, para além das dúvidas que deixei acima, é que tenho lido alguns comentários em fóruns e parece haver muita gente a queixar-se dos discos Lacie. Ou queimam a fonte de alimentação, ou simplesmente deixam de funcionar.
Alguém aqui que me possa ajudar?
« Última modificação: 17 / Fev / 2012, 10:12 por Nuno S. Ferreira »

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Discos externos firewire
« Responder #1 em: 18 / Fev / 2012, 09:45 »
Boas.
Qualquer umas das ligaçôes permite fazer o que pretende, com vantagens para a eSATA. O Firewire 400 poderá colocar algum delay no processo, dependendo também do controlador existente no MAC e no disco (caixa). O Firewire a 800 não está issento de um possivel delay, novamente o controlador. Caixas diferentes utilizam controladores diferentes.

Não me posso pronunciar sobre os discos da Lacie, pois não os utilizo. Apenas posso confirmar que os discos rigidos externos por norma têm mais problemas que os internos. Aquecimento e ligaçôes. Creio que já escrevi algo aqui no fórum sobre o assunto.

Tem também a opção de comprar uma caixa com as ligaçôes que pretende e colocar no seu interior o disco pretendido. As caixas existem à venda. O mais comum são de ligação USB, mas também existem com Firewire e eSATA. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Nuno S. Ferreira

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 323
Re: Discos externos firewire
« Responder #2 em: 18 / Fev / 2012, 11:43 »
Obrigado pela resposta caro José, sempre prestável e esclarecido.
Tem toda a razão no que diz quanto aos discos internos, mas a minha opção, neste momento é mesmo por um externo. Ou melhor. Tem mesmo de ser e explico porquê. Não é para todos os trabalhos mas neste momento tenho essa necessidade pois necessito adiantar alguns serviços que tenho em atraso. O meu objectivo é a captura das imagens directamente para o disco externo e efectuar a edição directamente a partir daí. Isto porque, como disse, necessito adiantar alguns trabalhos, e isso permitia-me editar no estúdio e, quando necessário, pegar no disco, levar para casa e acabar o trabalho noutro computador.
Daí a necessidade de um disco externo e com ligação firewire.

Offline André Silva

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Discos externos firewire
« Responder #3 em: 04 / Mar / 2012, 17:29 »
Boas,

Tenho um Lacie de 1TB há mais de dois anos e até agora está a impecável, apenas se estragou o transformador, mas nada que não se resolva.
Também estou à procura de um disco externo com ligação Firewire.. Nuno pode-me dizer onde encontrou à venda esse disco Lacie? Já agora, encontrou alguma alternativa?
« Última modificação: 04 / Mar / 2012, 17:31 por André Silva »

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Discos externos firewire
« Responder #4 em: 04 / Mar / 2012, 18:10 »
Tem também a opção de comprar uma caixa com as ligaçôes que pretende e colocar no seu interior o disco pretendido. As caixas existem à venda. O mais comum são de ligação USB, mas também existem com Firewire e eSATA. Boas.

Para mim esta parece-me a melhor opção. Podem escolher o tipo e qualidade de caixa que mais se aproprie ao que pretendem e podem possivelmente poupar algum dinheiro na compra do disco, isto em relação às opções disco + caixa oferecidas pelas marcas (Lacie e outras).
As casas de material informático costumam ter uma grande variedade de opções em caixas externas.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Brunomc

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Discos externos firewire
« Responder #5 em: 23 / Abr / 2012, 22:01 »
É possivel ligar um disco externo a porta firewire da Sony HVR-HD 1000E ?  :roll:
Sony HVR-HD 1000E

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Discos externos firewire
« Responder #6 em: 24 / Abr / 2012, 18:45 »
Boas.
Não. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier