Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 10:55

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 281
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 176
Total: 176
176 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Casamentos filmados com DSLR  (Lida 12187 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rui Mendes

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 87
Casamentos filmados com DSLR
« em: 24 / Fev / 2012, 18:28 »
Eu já filmo casamentos e batisados há varios anos, mas sempre com câmaras e em SD
Neste momento adquiri uma canon 5D como já referi em outros topicos aqui neste forum.
E pretendo começar a filmar casamentos e batizados com a canon 5D.
Mas para mim isto agora é tudo novo, paresse que estou a iniciar a actividade, todos os dias surgem duvidas. :-k

A minha questão é a seguinte:
Alguem neste forum que filme os ditos eventos sociais com DSLR, se me podesse reponder se é possivel fazer uma reportagem desde a manhã até ou fim do dia sem a máquina dar problema (aquecer ou parar de fimar)? :-k

Obrigado

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re: Casamentos filmados com DSLR
« Responder #1 em: 24 / Fev / 2012, 23:30 »
embora não filme casamentos, na minha sony nex5 o tempo limite de cada ficheiro é de 29:59m e lá para os 35 min aparece um aviso que a máquina está a aquecer...perto dos 50 minutos desliga mesmo...isto a uma temperatura de 30ºC+-...Agora no inverno a 15-20ºC é capaz de aguentar mais...n sei...ou levas uma ventoínha ou uma embalagem com um produto gelado , mas que n deixe humidade, ou tens mesmo de a parar durante 5 min...a outra hipótese é filmar em alternado com 2 cameras...mas o melhor é informares-te com quem usa essa camera.boas.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Casamentos filmados com DSLR
« Responder #2 em: 25 / Fev / 2012, 03:15 »
Boas.
Tenho estudado muito as DSLR, suas vantagens e inconvenientes, mas ficando só pelo que você pergunta, na net tenho encontrado reputados profissionais que afirmam que não têm tido problemas e outros também reputados profissionais que os têm encontrado (aquecimento).

Tenho também encontrado muitos post de soluçôes supostamente milagrosas, para resolver a questão, mas a verdade é que ainda não foi confirmado a 100% a fiabilidade de tais soluçôes. A grande maioria não está trabalhando só com uma DSLR, têm a DSLR como câmera B (e câmera de video convencional como câmera A) , e os que estão trabalhando só com DSLR (câmera A, portanto), trabalham com uma equipa de pelo menos 2 DSLR (e dois operadores).

O que parece ser do concenso geral, é que as Nikon não sofrem do problema do aquecimento, excepto a D90, mas essa já é uma câmera bem antiga. As recentes estão issentas (assim parece).

Assim, e para acabar de responder à sua questão, as probabilidades de ter problemas com a 5D é de 50%. Se achar que vale a pena correr o risco, é ir em frente. Se não... é melhor procurar um plano B.

Se me permite a opinião, não à nada pior que estar a fazer um trabalho e estar com o coração nas mãos, porque a câmera pode parar de gravar na pior altura. Mas como referi, á apenas a minha opinião. Decida em consciência. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re: Casamentos filmados com DSLR
« Responder #3 em: 25 / Fev / 2012, 03:42 »
eu tenho uma nikon d90, e para filmares bem, tens de fazer uma ginástica com a máquina, pois além de filmar em 720p-24p, se moveres a camera rápidamente faz um efeito "tipo ondas" que tem de ser corrigido em pós-produção...grava ficheiros de 5 min no máximo em 720p-24p e o som é mono , não tendo entrada de audio exterior...raramente a uso para gravar vídeo, e só a usarei em condições controladas...em relação ao aquecimento, ainda n me aconteceu, mas é capaz de aquecer...se usar lentes com controlo de abertura manual ela funciona bem, mas tem uns truques...a canon eos 5d mk2 é uma boa máquina...é como tudo, depende do que se quer...mas nas primeiras filmagens eu utilizava-a como segunda camera, para o caso das coisas correrem para o torto, filmando sempre com uma camcorder como 1ªcamera...mas é a minha simples opinião e vale o que vale...eu agora filmo com a sony nex5+olympus ls5, além da canon xl2 que agora usa lentes da nikon...estou para comprar uma lente nikon f1.8 de 50mm no ebay por menos de 100 libras...é uma lente luminosa...as f1.4 são bastante caras para o meu bolso, neste momento...talvez um dia...vai dando notícias das tuas gravações, para nós irmos metendo a colherada da crítica construtiva...boas filmagens.RUI.

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Casamentos filmados com DSLR
« Responder #4 em: 25 / Fev / 2012, 10:51 »

 Bom dia a todos,


Rui Ressurreição, também tenho uma D90, se me permite:

"um efeito "tipo ondas" que tem de ser corrigido em pós-produção..."

 como corrige?

 Obrigado, Filipe Araújo.

Offline Rui Mendes

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 87
Re: Casamentos filmados com DSLR
« Responder #5 em: 25 / Fev / 2012, 14:43 »
Ok.

Vou ter mesmo de usar uma camara para não ter nenhum disabor


Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re: Casamentos filmados com DSLR
« Responder #6 em: 25 / Fev / 2012, 17:10 »
eu uso uma canon dslr para filmar 550D no dia de verão, passado umas 2 horas de filmagens consecutivas no exterior começa aquecer, e a ir a baixo com bastante frequência. há que trocar a bateria, trocar o cartão, está tudo a ferver... no inverno isso já não acontece...

talvez a 5D aguente mais

no caso de filmar casamentos convém  andar sempre com 2 câmaras, como já aqui foi dito

Rui, vais adorar as DSLR, são mais leves, e tens um trabalho fotográfico muito mais directo, um leque enorme de objectivas, mesmo fora da marca, para trabalhar o foco, a exposição....

agora estou a usar muito uma 55-200 da Tamrom ela só foca ali nuns planos, para trás e para a frente fica tudo desfocado, fica lindo...
















Offline Rui Mendes

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 87
Re: Casamentos filmados com DSLR
« Responder #7 em: 25 / Fev / 2012, 22:50 »
Foi isso mesmo que referes que me levou a optar pela canon 5D
Eu também tenho uma 400D só que não filma, vou ter de trocar por uma 550 ou 600.

Mas neste momento ainda tenho tanto onde investir, terei que ir com calma.
Pois neste momento fiquei desempregado e estou a tentar começar a trabalhar como freelancer.
Não está facil. :-k

Mas a minha ideia passa mesmo pelas DSLR ;-)

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
« Última modificação: 26 / Fev / 2012, 01:32 por rui ressurreição »

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Casamentos filmados com DSLR
« Responder #9 em: 26 / Fev / 2012, 09:25 »

 Bom dia Rui Ressurreição,

 grato pela partilha de informação e pelo tempo dispendido.

 Já me tinha apercebido desse problema na D90, desconhecia o nome bem como a solução.

 Apenas recorro a camara no modo vídeo, em situações de emergência, onde a minha camara de vídeo ou baterias possam falhar.  Já me aconteceu no passado, e só lamento saber desta informação agora. No entanto caso outras situações do genero voltem acontecer, passo a ter uma solução.

 Muito obrigado, Filipe Araújo.

coutopaulo

  • Visitante
Workshop de vídeo com câmara DSLR
« Responder #10 em: 01 / Abr / 2013, 17:51 »
No próximo fim-de-semana vou dar em Lisboa um workshop de vídeo com câmaras DSLR. Muitas das perguntas colocadas neste site vão ser aí respondidas, e com muitos exercicios práticos e equipamentos para experimentar. As inscrições fecham já amanhã. Deixo o link para os interessados.
http://olhares.sapo.pt/academia/workshop-de-video-com-camara-dslr/

Offline Barros

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 13
Re: Casamentos filmados com DSLR
« Responder #11 em: 11 / Mai / 2013, 10:55 »
Boas
Estou a começar a filmar com dslr's mas na edição tenho um problema, quando uso uma camera lenta a 50% a imagem parece que se arrasta e que andas aos saltos.
O que posso fazer para inverter essa situação?
Cumprimentos

Offline gcoutinho

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 401
  • Gravar em Auto é para turistas!
    • Gilbertocoutinho.com
Re: Casamentos filmados com DSLR
« Responder #12 em: 16 / Abr / 2014, 09:37 »
Já uso DLSR's para este tipo de eventos faz alguns anos, apenas uma única vez sobreaqueceu uma 7D porque um operador de câmara se esqueceu de a desligar e estava um calor tremendo.
Temos de alterar o conceito de registo, o segredo.. (que não é segredo nenhum) é gravar pequenos clips em vez de longos minutos seguidos.
No entanto sempre com dois operadores de câmara ou mais.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re: Casamentos filmados com DSLR
« Responder #13 em: 18 / Abr / 2014, 16:25 »
Já desisti de filmar com dslr, arranjei uma sony Sony HDR-SR12,  acho que tem a mesma qualidade e não pára a meio.

troquei a canon 550d por uma nikon d200, dei um passo atrás, já estava farta de fotografar com objectivas nikon em canon ;)