www.grupeer.com

Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
27 / Jun / 2019, 02:00

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

www.grupeer.com

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18120
  • Total de Tópicos: 3944
  • Online Hoje: 139
  • Online Total: 346
  • (09 / Mai / 2019, 12:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 130
Total: 130
130 Visitantes, 0 Membros

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: Day for Night - Noite Americana  (Lida 4668 vezes)

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
Day for Night - Noite Americana
« em: 31 / Mai / 2012, 20:18 »
"noite americana" por acaso em fotografia sei fazer, ou aprendi a fazer, em video não sei, hei-de investigar

Em fotografia digital ou analógica?
Não sei como nem se se pode em fotografia analógica. Mas se o faz em foto digital, o principio para o fazer em video é exactamente o mesmo! Enganando a câmara com o balanço de brancos.

Eu não gosto especialmente do efeito resultante, em video percebe-se muito bem que as cenas não foram filmadas à noite, mas sim em pleno dia. A técnica foi "inventada" principalmente por razões econónicas, pois permitia gravar cenas "nocturnas" em grandes expaços exteriores sem gastar uma fortuna em Iluminação.

NOTA: Este topico teve origem neste outro, mas como o tema devirou para um assunto que poderá merecer um topico proprio, o original foi dividido
« Última modificação: 31 / Mai / 2012, 23:35 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline LG

• Veterano
Re: Day for Night - Noite Americana
« Responder #1 em: 31 / Mai / 2012, 23:01 »
"noite americana" se não estou em erro, em fotografia analógica, faz com uma flashada para o 1ª plano com uma velocidade obturação elevada e um diafragma tb fechado, ou seja, uma fotografia escura, e uma luz forte tipo flash para o 1º plano,  já não me lembro muito bem

em fotografia estou mais habituada, em vez de acrescentar luz aqui e acolá trabalhar com luz rebatida, usar difusores, palas, reflectores, um cadinho diferente, a malta do meu tempo aprendeu assim, agora não sei muito bem como fazem, porque entretanto o equipamento e a captura de imagem evolui... mas estamos a falar de fotografia em video a coisa complica um bocadinho ;) algo que eu já é tanto a minha praia, reconheço
« Última modificação: 31 / Mai / 2012, 23:02 por LG »

PortugalVideo - Fórum

« Responder #1 em: 31 / Mai / 2012, 23:01 »
www.grupeer.com

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #2 em: 31 / Mai / 2012, 23:59 »
Boas.
Não compartilho esta ideia de "fotografia digital ou analógica". O negativo não tem nada de analógico. Sou apologista de chamar de fotografia quimica (ou então de "convencional") à fotografia chamada de analógica.

E em fotografia, proceder como a LG está a mencionar, permitirá obter tudo menos o que se pretende com o "efeito noite americana": detalhes e grande profundidade de campo, com o visual de noturno. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #3 em: 01 / Jun / 2012, 00:11 »
Laura, será que estamos a falar da mesma coisa? Não entendi isso dos flash, mas gostaria de saber mais sobre essa técnica.

Os principios que se aplicam à fotografia, aplicam-se quase da mesma forma ao video.
Quando referi que não sabia, e não sei, como se faz "noite americana" em imagem analógica (pelicula), refiro a não o saber por experência própria, pois se em video já utilizei algumas vezes esse recurso, em pelicula nunca o fiz.
O que sei é apenas por formação teórica: Antigamente, quando a técnica surgiu, basicamente era utilizado filme balanceado para luz de tungstenio, nas gravações em pleno dia, e para aumentar ainda mais o efeito, acrescentavam-se filtros azuis à frente da objectiva. Era comum tambem  recorer-se a alguma sub-exposição.

Hoje em dia, praticamente tudo é feito recorrendo a modernas tecnicas de coloração, quer no video quer no filme.

No entanto, em video ou fotografia digital, é facilimo filmares em  "noite americana" se a tua câmara te permitir definir o seu próprio ponto de branco.
« Última modificação: 01 / Jun / 2012, 00:15 por AC »

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #4 em: 01 / Jun / 2012, 00:13 »
Vou aproveitar a oportunidade e escrever mais umas "tretas" sobre o assunto.

Poderia começar por dizer como se faz, mas explicar simplesmente como se faz, não leva à compreensão do que está envolvido, pelo que gostaria de, a quem interessar, remeter primeiro para a leitura deste topico:

Temperatura de Cor - Definição e Considerações

Se leu o topico anterior, percebe então a razão do porquê, que se fizer o balanço de brancos da sua câmara numa cartolina laranja ou avermelhada, vai obter uma calibração que bem conjugada com o uso do diafragma, lhe vai permitir gravar em pleno dia e ter um "look" de o ter feito de noite.

Se não leu o tópico sugerido tambem não faz mal... já tem a "formula" para fazer "noite americana", o que não tem é o conhecimento para a partir dos mesmos conceitos fazer "looks" de por do sol, com o sol ainda bem alto!
« Última modificação: 01 / Jun / 2012, 00:29 por AC »

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #5 em: 01 / Jun / 2012, 00:29 »
Já agora o titulo do topico, Day for Night, deve-se a que esse é o nome original da técnica que temos estado a falar.

Para aqueles que gostarem e tiverem alguma paciência, para artigos profundamente tecnicos, deixo um link para um PDF, que além de descrever bem a tecnica do Day for Night, propõe e explica um algoritmo matemático para a conversão de uma imagem diurna, na sua versão nocturna. Teoria, mas que está por detrás dos programas de coloração.

Visual Acuity in Day for Night
Gloria Haro, Marcelo Bertalm´o and Vicent Caselles
Departament de Tecnologia
Universitat Pompeu Fabra
« Última modificação: 04 / Jun / 2012, 02:22 por Aldeao »

PortugalVideo - Fórum

« Responder #5 em: 01 / Jun / 2012, 00:29 »
www.grupeer.com

www.grupeer.com