Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

18 / Abr / 2024, 14:05

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 151
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 91
Total: 91
91 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Responder para quê?  (Lida 4835 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Responder para quê?
« em: 17 / Fev / 2011, 00:01 »
Boas.
Procurava um tópico especifico aqui no fórum, quando fui parar a um outro, que não o esperado. Nesse tópico, o seu autor colocava uma questão, questão essa que era a primeira e única mensagem  desse User. Obteve uma resposta de um outro User, mas a resposta em nada acrescentava à questão colocada. Pelo que decidi responder à questão.

Ia eu preparar-me para responder, quando olhei para as datas: o tópico em questão foi iniciádo em 11 de Outubro de 2010, e a resposta foi dada 4 meses depois. Face a isto, fui ver o perfil do autor do tópico.

O tópico data de 11 de Outubro, e a última visita desse mesmo User data de 12 de Outubro. Coloca num dia, desaparece no outro dia. E perante isto, eu pergunto: vale a pena estar a perder tempo a responder, a tentar ajudar quem pede ajuda, sabendo que provavelmente essa mesma pessoa não vai voltar a este sitio, e se voltar, é só para ler a resposta ão seu tópico, e que solução eventualmente obtida, nem sequer leva um obrigádo, nem sequer obtém uma participação, quanto mais não seja de leitura?

Vejo muitas primeiras perguntas por aqui. Dúvidas que muitas vezes são as dúvidas de muita gente que por aqui lê o que se escreve. E muitas vezes são questôes muito mal colocadas, sem dados concretos, e quem quiser que se entretenha a adivinhar qual a real pergunta. São situaçôes destas, do genéro "escreve e foge" (como li algo por aqui), que faz com que cada vez mais menos responda a primeiras perguntas. É desanimador para quem perde tempo a tentar ajudar, saber que o destino da sua ajuda não está nem para aí ligádo. Não vai voltar, e nem sabe perguntar.

E se eu assim penso, acredito que outros pensam como eu. E se os que fazem perguntas por aqui, se não começam a ponderar sobre as suas atitudes, em breve vão começar a colocar primeiras perguntas mas não haverá quem as leia. Porque isto de perder tempo e tentar ser medium não dá. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:Responder para quê?
« Responder #1 em: 17 / Fev / 2011, 00:11 »
Citar
O tópico data de 11 de Outubro, e a última visita desse mesmo User data de 12 de Outubro. Coloca num dia, desaparece no outro dia. E perante isto, eu pergunto: vale a pena estar a perder tempo a responder, a tentar ajudar quem pede ajuda, sabendo que provavelmente essa mesma pessoa não vai voltar a este sitio, e se voltar, é só para ler a resposta ão seu tópico, e que solução eventualmente obtida, nem sequer leva um obrigádo, nem sequer obtém uma participação, quanto mais não seja de leitura?

É por estas e por outras que às vezes dá vontade de dar acesso apenas com login. É que esse tipo de user, é daqueles que depois, só volta para ver se tem resposta, se sim, lê a resposta sem entrar, ficou resolvido, e esqueçe o site, esqueçe os dados, etc, etc, e quando precisa de novo, faz um novo login com um novo e_mail e está pronto para mais uma perguntinha...
E eles pensam que a gente não os detecta!
« Última modificação: 04 / Jun / 2012, 02:55 por Aldeao »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Fernando Martins

  • Animador 3D
  • Regular
  • *
  • Mensagens: 70
  • Animador 3D
    • Animação 3D e Efeitos Especiais
Re:Responder para quê?
« Responder #2 em: 17 / Fev / 2011, 15:16 »
Pôça! Há pessoal a fazer isso?!

Eu tb sou culpado de "faz registo para fazer comentário e depois até se esquece do forum" noutros forums que frequento menos assiduamente, mas no mínimo tento sempre fazer login com o mesmo user, o que dá o belo efeito que às vezes me tento registar em determinado forum e sou agraciado com um "esse utilizador já existe", onde percebo que já passei por ali há uns anos atrás e me esqueci.. e o login ainda funciona!

Mas isso de se registar uma e outra vez com users diferetens só para colocar uma questão, isso nunca fiz!
Fernando Martins
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:Responder para quê?
« Responder #3 em: 18 / Fev / 2011, 04:20 »
Fernando, não é certamente o seu caso.

Sei que a grande maioria dos fóruns, normalmente não apaga registos antigos que não tenham feito visitas após um certo tempo, como por habito temos feito aqui (de modo geral apagamos os que não fazem login à mais de 2 anos), e posso explicar a razão: Na maioria dos servidores partilhados, como é o nosso, existe um limite maximo de envio de 400 e_mails por hora. Agora veja uma situação, se não fossemos apagando alguns registos, já seraim mais de 3 mil, cada vez que fosse necessário enviar uma newsletter ou e_mail a todos os membros teriamos um delay de varias horas entre os primeiros a receber e os ultimos...
Tudo tem uma razão de ser.

Cumprimentos e um abraço
« Última modificação: 04 / Jun / 2012, 02:53 por Aldeao »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Aldeao

  • Admin
  • *
  • Mensagens: 98
Re: Responder para quê?
« Responder #4 em: 04 / Jun / 2012, 02:56 »
Tão actual como quando foi escrito... pelo que passa a tópico fixo!
Admin.
PortugalVideo

Offline Chob

  • WTProd
  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
  • Wroh Tsh Productions
Re: Responder para quê?
« Responder #5 em: 04 / Jun / 2012, 22:27 »
Basicamente respondeste à tua pergunta.
Tirando as que são mal formuladas, muitas questões que users que registam só mesmo para as colocar, são pertinentes, pelo que, mesmo que esse user não usufrua das soluções, outros users o farão.

Quando faço um post a tentar ajudar, não é só com o objectivo de o fazer para o user que coloque a pergunta, mas sim para users cujo google ou outro motor de pesquisa seja um meio de transporte tenham a sua resposta publicada nalgum lado.

Cumps

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Responder para quê?
« Responder #6 em: 07 / Jun / 2012, 04:58 »
Boas.

Citado pelo Escravo "Tão actual como quando foi escrito..."

Adoro quando tenho razão. Por outro lado, existem alturas em que gostava de estar redondamente enganado.

P.S. Alguém se importa de dizer ão Escravo que a escravatura já foi abolida? Mas por outro lado, pelo caminho que as coisas estão a tomar cá em Portugal, não tarda nada a voltar a se impôr por cá. Aliás, em alguns trabalhos e regiôes, se não é escravatura, é muito perto disso. Mas também porque as pessoas assim o permitem. Penso eu de que... Pelo menos trabalha sentado, o que já não é mau.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier