Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

16 / Abr / 2024, 07:09

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19086
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 138
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 113
Total: 113
113 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Questões sobre a Canon XM2  (Lida 5495 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ana C.

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 26
Questões sobre a Canon XM2
« em: 17 / Mai / 2012, 17:33 »
Citar
Tanto mais que elas já fazem o 16:9, ou contrário da DVX100 ou XM2, que são 4:3.

Boas José Costa,

Antes de mais quero referir que li alguns tópicos seus e a conclusão que tiro é que só temos a aprender com a sua experiência. Obrigado por nos proporcionar as suas dicas e explicações.

Só tenho de fazer um reparo, uma vez que tenho uma Canon XM2 e a mesma faz o formato 16:9, ao contrário do que referiu que só faz 4:3.  8)

Abraços!
AC Produções, Reportagens de Eventos

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Questões sobre a Canon XM2
« Responder #1 em: 17 / Mai / 2012, 18:54 »
Talvez possa ser do interesse dos participantes neste topico a leitura de um documento da EBU-UER, cujo link foi hoje publicado aqui no fórum.

O titulo original do documento é:

Methods of measuring the imaging performance of television cameras for the purposes of characterisation and setting

Para aceder ao topico relativo ao documento, clique aqui.


http://www.portugalvideo.com/forum/index.php/topic,4717.0.html
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Questões sobre a Canon XM2
« Responder #2 em: 17 / Mai / 2012, 19:17 »
Só tenho de fazer um reparo, uma vez que tenho uma Canon XM2 e a mesma faz o formato 16:9, ao contrário do que referiu que só faz 4:3.  8)

Câmaras não é a minha praia, mas vou atrever-me a escrever umas palavras...

Penso que o que foi dito sobre a XM2 ser uma câmara 4:3 está correcto, pois o sensor da mesma em modo nativo é 4:3. O facto de poder captar imagens em "aspecto" 16:9 não faz dela uma câmara 16:9. No caso da XM2, como de muitas outras da mesma epoca e geração,  o video 16:9 é anamorfico. Fica aqui o link para um bom topico (em Inglês, sorry) sobre a questão do 16:9 da XM2 - http://www.indietalk.com/showthread.php?t=10301&page=6
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Questões sobre a Canon XM2
« Responder #3 em: 18 / Mai / 2012, 02:34 »
Boas.
O aspect ratio da Canon XM2 é 4:3. No modo 16:9 que ela possui, o que a câmera faz é basicamente colocar umas barras pretas em cima e em baixo da imagem, o que provoca uma diminuição da qualidade de imagem. O mesmo resultado pode ser obtido com uma gravação em 4:3, colocando as mesmas barras num NLE, com vantagem para o NLE.

Também erroneamente mencionado, a XM2 não faz 16:9 anamorfico. A que se aproxima de tal é a Canon XL2, mas mesmo assim não o faz totalmente. A XM2 para fazer 16:9 anamorfico precisa de uma lente anamorfica.

Um video anamorfico iria proporcionar uma imagem de 1024 x 720 576, que a Canon XM2 não faz.

A Canon XM2 faz 16:9, se assim o quisermos chamar, mas não é real. Poucas câmeras SD fazem o 16:9 real. Boas.
« Última modificação: 18 / Mai / 2012, 19:35 por Jose Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Questões sobre a Canon XM2
« Responder #4 em: 18 / Mai / 2012, 03:55 »
José Costa, provavelmente terá sido mais claro. Sem lente anamorfica, o 16:9 da XM2 é o que se pode chamar um "fake" 16:9.
Estava mais a pensar na utilização de uma lente anamorfica em modo 4:3 para aproveitar todo o sensor, e posterior correcção no NLE. Pelo menos para não perder pixels do sensor. Corriga-me se estou enganado, pois estou a falar teoricamente.
Não estou a teorizar sobre resolução, mas apenas sobre "aspect ratio"
« Última modificação: 18 / Mai / 2012, 03:56 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Ana C.

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Questões sobre a Canon XM2
« Responder #5 em: 18 / Mai / 2012, 17:56 »
Boas,

Pois, eu no passado fim de semana ao filmar um evento automobilístico e tendo apenas visto as capturas "por alto" pois ainda não editei o filme, quer me parecer que no formato 16:9 ficaram uns contornos "estranhos", algo que se parecesse muito "digital" não sei se me estou a fazer entender... ao passo que experimentei o 4:3 e pareceu-me ter uma qualidade excelente. Mas como o panorama actual "obriga" a que seja tudo trabalhado em 16:9, queria continuar a usar este formato, que é sem dúvida melhor que o 4:3.

Comprei a XM2 há cerca de 2 semanas, e ainda ando a explorá-la. Sei que haviam mais opções no mercado, mas para início de actividade, não consegui investir numa melhor.

Sei que a máquina vem com uma lente que eu chamo "grande angular", não sei se é a tal lente anamórfica de que falam. Desculpem a minha "ignorância", mas ainda há coisas que quero aprender e tenho todo o gosto em tê-las como conhecimento. Por isso vim aqui ao Fórum, para que me possa informar e assim melhorar os trabalhos que vou realizando.

Este mundo do Vídeo fascina-me e quero aprender tudo o que for preciso.

Cumpts!
AC Produções, Reportagens de Eventos

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Questões sobre a Canon XM2
« Responder #6 em: 18 / Mai / 2012, 18:26 »
As lentes que acompanham as câmaras, por defeito, não serão lentes anamorficas, mas sim lentes "normais".

O efeito que descreve ao gravar em 16:9, talvez se deva ao facto de que nesse modo, está apenas a usar uma parte dos pixels do sensor, havendo uma perca de resolução vertical. Não sou muito entendido, nesta materia, possivelmente alguem poderá lhe dar uma expliação mais avalizada.

Apenas por curiosidade deixo aqui um video feito com um XM2 com recurso a uma lente anamorfica.

http://vimeo.com/4278353

Citar
I shot this while on vacation out west in the summer of 2007.
 
Shot with a Canon XM2 PAL w/Anamorphic Lens.
 
Originally 1024x576, uprezzed to 1280x720.
 
Music is Jerry Goldsmith, Star Trek: First Contact.
« Última modificação: 18 / Mai / 2012, 18:34 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Ana C.

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Questões sobre a Canon XM2
« Responder #7 em: 19 / Mai / 2012, 18:47 »
AC, a lente que a minha XM2 traz é uma Canon Wide-Converter WD-58 0.7x58, igual a esta:



Nesse vídeo que colocou, ao 8º segundo mais ou menos, aparece o tal efeito que falei, em volta da núvem, que parece um género de um brilho.



« Última modificação: 19 / Mai / 2012, 18:50 por Ana C. »
AC Produções, Reportagens de Eventos

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Questões sobre a Canon XM2
« Responder #8 em: 20 / Mai / 2012, 18:45 »
Esse adaptador tem exactamente, e como o nome indica, a função de diminuir a gama focal da lente original num ratio de 0,7 é pois um adaptador para se obter maiores angulos de visão, daí o termo grande angular.
Os adaptadores anamorficos são semelhantes, apenas têm outra função.

Uma sugestão: sempre que não precisar de uma grande angular, não use o adaptador, de modo geral quase todo o tipo de adaptadores introduzem vários tipos de aberrações, mais ou menos visiveis, desde cromáticas, até geométricas sendo a mais comum, a designada por barril (As linhas verticais, especialmente nos extremos da imagem, tendem a ficar curvas).
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Ana C.

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Questões sobre a Canon XM2
« Responder #9 em: 20 / Mai / 2012, 23:28 »
Esse adaptador tem exactamente, e como o nome indica, a função de diminuir a gama focal da lente original num ratio de 0,7 é pois um adaptador para se obter maiores angulos de visão, daí o termo grande angular.
Os adaptadores anamorficos são semelhantes, apenas têm outra função.

Uma sugestão: sempre que não precisar de uma grande angular, não use o adaptador, de modo geral quase todo o tipo de adaptadores introduzem vários tipos de aberrações, mais ou menos visiveis, desde cromáticas, até geométricas sendo a mais comum, a designada por barril (As linhas verticais, especialmente nos extremos da imagem, tendem a ficar curvas).

AC, obrigado pela sugestão, assim vou fazer.

Para filmar eventos no exterior, acha que posso abdicar dessa lente?
AC Produções, Reportagens de Eventos