Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 06:11

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 243
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 261
Total: 261
261 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Ligação som para espectáculo ao ar livre  (Lida 7994 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Ligação som para espectáculo ao ar livre
« em: 31 / Jul / 2012, 15:38 »
Boas .

 Vou gravar um concerto musical ao ar livre, onde o som tem que ficar o melhor possível. Nunca gravei este género de concertos para um trabalho tão importante, deste modo tenho algumas dúvidas e gostaria da opinião de alguns de vocês com a experiência já adquirida nesta matéria.

Tenho várias possibilidades de gravação, qual delas vocês acham a melhor?
(Camara Sony HDR-AX-2000)

1º- Gravar o som com o micro interno da Camara ?
2º- Gravar o som com micro interno mais um micro ext. ligado á XLR imput 1? ( habitualmente é assim que faço)
3º- Gravar o som com dois micros externos ligados á XLR  imput 1 e 2 ?
4º- Gravar o som com um micro externo e a outra ligação XLR ligá-lo á mesa de mistura do grupo musical? Ou até mesmo as  2 entradas XLR ligadas á mesa de mistura?

 Se ligado á mesa de mistura não haverá problema com a potência de som que em geral têm estes grupos musicais e danificar a entrada "line in" da máquina? Penso que se pode neste caso, regular-se a saída da mesa de mistura ligado á camara?

Qual destas situações será a melhor?

 Vou estar a alguns metros em frente ao palco com o tripé.

Espero ter sido explicito com esta situação que me anda a dar volta á cabeça e agradeço desde já  a alguma alma caridosa que venha em meu auxílio.

Obrigado, Tino Simão

Offline Paulo

  • Junior
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #1 em: 31 / Jul / 2012, 16:07 »
Boas.

Para o melhor som possível, 2 entradas XLR ligadas á mesa de mistura.
Os grupos têm sempre cabos a mais, é só pedir.

Paulo Henriques
« Última modificação: 31 / Jul / 2012, 17:41 por Paulo »

Offline Joao Bastos

  • Modernidade no Tradicional, Tradição na Actualidade
  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 35
  • Modernidade no Tradicional,Tradição na Actualidade
    • Produções JB - Vídeo Profissional
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #2 em: 31 / Jul / 2012, 16:37 »
Usar uma entrada da camara ligada à mesa em saida line out mono, e a outra fica com microfone da camara ou externo para o som ambiente.   \:D/
Camara Panasonic DSLR Lumix GH4 c/ Gimbal -  Vegas Pro 16 - Vegas DVD Architect 7 - Cinescore - Plug-in's NewBlue, Prodad, etc. (Software registado)

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #3 em: 31 / Jul / 2012, 16:48 »
Olá Sr.João

 Era essa para mim a melhor possibilidade, embora claro.. eu estivesse com dúvidas visto a minha inesperiência na área, e como não tenho a possibilidade de testar antes do concerto preferi perguntar aos já experientes.

Sr.joão Bastos o meu obrigado

 Tino Simão

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #4 em: 31 / Jul / 2012, 16:51 »
Olá
 Não vi o poste do Paulo Henriques. Pois também pode ser mas aí não tenho ligação, só tenho um cabo XLR com 5 metros, só se o grupo tiver, não lhes pus a questão.

 Obrigado Paulo.

 Tino

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #5 em: 31 / Jul / 2012, 18:03 »
Boas .
 Se ligado á mesa de mistura não haverá problema com a potência de som que em geral têm estes grupos musicais e danificar a entrada "line in" da máquina? Penso que se pode neste caso, regular-se a saída da mesa de mistura ligado á camara?

O melhor opção é mesmo receber o canal direito e esquerdo directamente da mesa de mistura final.
Agora tenha atenção se na camara as entradas são "line in" ou "mic in" são coisas diferentes.
Se tem "line in" não terá problemas com o nivel de sinal que lhe é fornecido, se ligar uma saida "line out" (as da mesa de mistura) a uma entrada "mic in" vai precisar de um adaptador de impedancias (este assunto já foi debatido aqui no fórum, faça uma pesquisa), caso contrario terá muita distorção no som gravado.

Esqueça a captação pelos seus microfones, o som vai soar desplanificado!

Se não precisar do som em estereo, e for importante ter o som ambiente, a opção sugerida pelo Joao Bastos parece-me a mais indicada.
« Última modificação: 31 / Jul / 2012, 18:12 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #6 em: 31 / Jul / 2012, 20:03 »
Olá.

 Tenho 3 ligações no micro; line- Micro- Micro +48. Neste caso de figura tenho que ligar em LINE, certo? Assim diz o manual da camara, "line" (é para ligar a um periférico audio)

 Obrigado, Tino

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #7 em: 01 / Ago / 2012, 00:14 »
Boas.
Citado: "Usar uma entrada da camara ligada à mesa em saida line out mono"
e
Citado: "Se não precisar do som em estereo, e for importante ter o som ambiente"

Se a saida da mesa de mistura fôr em som Mono, certifique-se de que lhe fazem a mistura dos dois canais stereo nessa saida, porque a não ser assim, o som que vai gravar é apenas o que corresponde ãos da entrada nessa saida, ou seja, corre o risco de ficar com o som gravado de apenas metade do palco. A saida da mesa de mistura é stereo, na certa, e as suas saidas também o são. Se não fôr feita a mixagem de ambos os canais para mono, bye bye audio. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #8 em: 01 / Ago / 2012, 02:44 »
Olá.

 Tenho 3 ligações no micro; line- Micro- Micro +48. Neste caso de figura tenho que ligar em LINE, certo? Assim diz o manual da camara, "line" (é para ligar a um periférico audio)

 Obrigado, Tino

Certo!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #9 em: 01 / Ago / 2012, 13:59 »
Boas

 OK!! compreendido... agradeço a vossa ajuda, obrigado a todos.

 Tino

Offline JAOM

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #10 em: 13 / Ago / 2012, 17:25 »
Boa tarde Tino,

Então como correu estas gravações? qual foi a forma que usou para ligar a mesa á máquina? o som ficou bom? pergunto isto porque tambem gravo este tipo de eventos mas em espectaculos infantis....
abraço
JAOM (João Martins)

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #11 em: 13 / Ago / 2012, 21:07 »
Olá

 Correu tudo bem e o som está excelente.

 Liguei o micro externo na ficha XLR1, e liguei a segunda ficha á mesa de mistura a pedido do grupo, porque queriam também o som ambiente. Foi um concerto que durou 4 horas, mas só gravei 3h, irei gravar mais tarde outro concerto onde gravarei a parte mais para o final.

 Tino Simão

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #12 em: 17 / Ago / 2012, 20:29 »
 Bom pessoal:
  Nunca aqui coloquei um video, espero que resulte. Apenas para mostrar como ficou o som para o qual eu pedi ajuda, ajuda essa que foi muito útil.

Apenas coloquei 3 recortes de música com algumas inserções que fiz no final, as musicas não são as mesmas e daí a falta de algum sincronismo.

Tino Simão
http://www.youtube.com/watch?v=xy5b3Mn7PcQ&feature=plcp

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #13 em: 17 / Ago / 2012, 22:34 »
o som não está mau de todo...eu reduzia um pouco os agudos, aumentava o volume e os graves...é só a minha opinião.boas.

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re: Ligação som para espectáculo ao ar livre
« Responder #14 em: 17 / Ago / 2012, 22:48 »
Olá Rui.

 Não mexi no som na edição nem sequer no volume, foi tal e qual como filmei, o que não é hábito, pois gosto dele assim, e aliás em musica pimba fica bem!

 Aceito a sua crítica, com  certeza..  mas gostos também têm validade!!

 Tino Simão