www.grupeer.com

Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
27 / Jun / 2019, 01:49

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão


www.grupeer.com



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18120
  • Total de Tópicos: 3944
  • Online Hoje: 139
  • Online Total: 346
  • (09 / Mai / 2019, 12:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 125
Total: 125
125 Visitantes, 0 Membros

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: Modas de diferenciação  (Lida 2218 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Modas de diferenciação
« em: 10 / Set / 2012, 11:15 »
Modas de diferenciação

(artigo de opinião)

Após os muitos incêndios que têm assolado o país, não só o nosso mas também em muitos outros pontos do nosso planeta terra, muito gostava de saber aonde é que os profissionais das reportagens BBC (Bodas, Baptizados e Casamentos) vão passar a pendurar os vestidos das noivas, para dar continuidade à moda que se instalou na nossa actividade.

A igreja Adventista tem na corda, numa simples corda, o "símbolo" da união entre duas pessoas. A igreja católica abençoa os casais à "sombra" da cruz. O estado português, até à bem pouco tempo, recorria ão papel e à assinatura dos nubentes para fazer valer o "contrato".

Que moda é essa agora de pendurar os vestidos nas arvores, pois parece que as ombreiras das portas já não são suficientes para tal "empreitada"? Que significado é esse, que não consigo compreender? Que mensagem transmite, o que significa, qual o interesse? Será que assim poderemos chamar o casamento de ecologicamente sustentável ou, simplesmente, de "Casamento Verde"?

O nome que agora estão a dar, a esta moda de vestidos pendurados e de gravação de imagens recorrendo a DSLR, é - dizem eles - Cinematografia, ou como tanto parecem gostar de chamar, Wedding Cinema.

A ASC (American Society of Cinematographers) define como cinematografia, e passo a citar:

“Um processo criativo e interpretativo que culmina com a autoria de uma obra de arte original e não a simples gravação de um evento físico.  Cinematografia não é uma subcategoria de fotografia.  Em vez disso, a fotografia é uma arte, mas que o cineasta usa, além de outros físicos, organizacionais, técnicas gerenciais, interpretação e manipulação de imagem para efectuar um processo coerente.”

Como é que um serviço de reportagem pode ser cinema, e como é que se pode chamar cinematografia a um produto que está a milhas do que vulgarmente se conhece como cinema? O cinema Indie ainda é cinema, não para as massas, mas é cinema. Agora uma reportagem de um casamento?

Basta ser 16:9 e gravado com uma DSLR para logo lhe chamarem de "cinema". Sempre pensei que cinema era um pouco mais que isto, mas parece que nem todos pensam assim. Esta moda de todos correrem a imitarem o que vêm na net acaba por tornar os trabalhos todos iguais entre si, sem dada que de facto os diferencie uns dos outros. Tanto querem marcar o seu produto como inovação, que no final deturpam as coisas. Depois alguns admiram-se da nossa actividade ser tão mal vista, não só entre profissionais de outras áreas audiovisuais, como entre o público.

By José Costa
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Joao Bastos

  • Modernidade no Tradicional, Tradição na Actualidade
  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 34
  • Modernidade no Tradicional,Tradição na Actualidade
    • Produções JB - Vídeo Profissional
Re: Modas de diferenciação
« Responder #1 em: 10 / Set / 2012, 12:38 »
Até que enfim...Alguém com lucidez!
Camara Panasonic DSLR Lumix GH4 c/ Gimbal -  Vegas Pro 16 - Vegas DVD Architect 7 - Cinescore - Plug-in's NewBlue, Prodad, etc. (Software registado)

PortugalVideo - Fórum

Re: Modas de diferenciação
« Responder #1 em: 10 / Set / 2012, 12:38 »
www.grupeer.com


Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,289
Re: Modas de diferenciação
« Responder #2 em: 11 / Set / 2012, 01:27 »
Um dos posts que mais gostei de ler por aqui, nestes ultimos tempos!

Realmente anda-se a confundir conceitos, linguagens, tecnicas e equipamentos.
Quantas vezes já ouvi essa do "cinema look" até para programas diários de entrenimento em televisão. Até já vi gravarem-se promos para o canal com DSLR's (alugadas) num estudio totalmente equipado com cameras de broadcast de estudio (custo zero), e tudo, teoricamente, por causa do tal "cinema look"... final em SD a 2 ou 3Mbits/s. Grande "cinema look"

Está mesmo dificil manter a lucidez!
« Última modificação: 11 / Set / 2012, 01:27 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

PortugalVideo - Fórum

Re: Modas de diferenciação
« Responder #2 em: 11 / Set / 2012, 01:27 »
www.grupeer.com


 

www.grupeer.com