Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 04:43

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 192
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 201
Total: 201
201 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Como se faz isto???  (Lida 12941 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Como se faz isto???
« em: 15 / Out / 2012, 11:44 »
Boas...
Venho aqui perguntar aos mais experientes...como se faz vídeo de casamento! Tive um casamento este último fim de semana (o meu primeiro) e posso dizer que...não sabia o que filmar...nem como filmar...por isso faço esta pergunta...antes de ter ido fazer este trabalho, li exaustivamente os tópicos deste fórum em busca de ajuda....mas...o que realmente encontrei foi, pessoas a dizerem mal de "amadores" a dizer que a maior parte das pessoas não sabe como o fazer...só que em vez de dizer como é que se faz...nao....limitam se a dizer mal das maiorias...ou seja...ao terminar de ler este fórum...nada aprendi! Bem que gostava de encontrar algo formativo, mas só encontrei em alguns tópicos, críticas pessoais...o que no meu ver, não evolui em nada. Por isso, faço aqui um apelo pra que façam um manual de o que filmar e como editar.... Com snapshoots, com vídeos demonstrativos, e tudo o que temos direito. Em vez de criticarem e pisarem se uns aos outros...colaborem!

Peço desculpa se fui duro...mas ao ler tudo o que foi aqui escrito, só me dá pra dizer isto desta forma!

Cumprimentos a todos!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline Daniel Silva

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 31
Re: Como se faz isto???
« Responder #1 em: 15 / Out / 2012, 13:36 »
Vou tentar dizer isto de forma suave, para não ir de encontro àquilo que já leste por aqui.

Primeiro, deixa-me ver se percebi. Nada percebes sobre vídeo e estás a trabalhar em... vídeo!

E estás revoltado com o facto de as pessoas levarem a mal o facto de alguém que tenha interesse por uma determinada área, nem que seja a nível amador, ser criticada por outros.

Desculpa mas isso vai sempre acontecer. E tens que aprender a lidar com isso. Chama-se crescimento. Não estou contra o facto de tentares enveredar por uma área na qual não percebes patavina, estou contra o facto de criticares quem te critica por não te ajudar a evoluir.

Se queres aprender, não o exijas, e procura o conhecimento. Há tutoriais on-line. Há escolas, há formações. Mas no teu caso procuras um "how to film and edit videos for dummies" online, grátis e organizado.

Uma coisa é verdade, temos génios na literatura, na fotografia, no cinema, na filosofia e noutras áreas, cuja formação em nada tem a ver com a área em que tão bem produziram conteúdos.

Por isso não deve haver preconceito em relação a pessoas como tu. Agora tens que lidar com criticas, como é lógico. Eu não vou para um site de jornalismo dizer que arranjei trabalho, mas que ninguém me ensina como ser jornalista. Isso iria ser mal encarado por outros. Se eu arranjei trabalho como jornalista e quero fazer disso vida, vou-me informar. E vou saber lidar com criticas, acima de tudo. Porque os jornalistas que me criticam podem saber mais do que. Aliás, devem! Não lhes vou exigir conhecimento. Porque há quem tenha investido uma vida a estudar e explorar e aperfeiçoar-se e a quem um comentário como o teu seja doloroso. Tipo: "ensinem-me a fazer o que façam. Façam um manual sobre como o fazer, em vez de criticar".

Por isso, não só falaste de forma dura, como completamente desajustada. Estás a criticar as pessoas ao mesmo tempo que exiges que te ensinem.

Em segundo lugar, na minha opinião pessoal, editar e filmar não são coisas que se ensinem de um dia para o outro. O que tu queres não existe. Vais ter que praticar e praticar e praticar. Vais ter que ver e aprender. Há cursos superiores na área dos audiovisuais. E os cursos não são substituídos por meia dúzia de livros.

Podes ser muito bom naquilo que fazes sem formação, mas acredita que vais ter que suar muito, ler muito, informar-te muito, praticar muito. Por isso, prepara-te para dar no duro.

A mim o teu comentário não me choca por seres amador, choca-me mais pela forma como desvalorizas todo o conhecimento por detrás da área do vídeo.

Mas, tentando ser prático naquilo que digo, procura informação. Procura tutoriais. Procura informação sobre operação de câmara e edição de vídeo.
Procura entender tudo o que diz respeito ao vídeo.

E não estejas à espera de links para download gratuito de manuais, nem de veres a informação toda organizada para ti, mas fá-lo tu próprio.

Nem sequer é a questão de o segredo ser a alma do negócio, porque hoje é mais "a alma é o segredo do negócio". A informação está em todo o lado. Procura-a.

Se a minha resposta não foi o que estavas à espera, desculpa. Mas o mundo real é assim.

Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Como se faz isto???
« Responder #2 em: 15 / Out / 2012, 13:54 »
Peço imensa desculpa se me fiz entender mal...mas...eu não sou amador...sou um jovem licenciado, que já filma e edita vídeo há mais de 3 anos! Já são muitas horas em cima de palcos com a camera perto dos instrumentos dos artistas, já são muitas horas em pós produção a tratar de cores...mas...nunca tinha feito casamento!

E atenção que eu não quero de maneira alguma exigir nada de ninguém! Nem estava a dizer que eu fui criticado.

Estou simplesmente de certa forma transtornado com o facto de que isto é um fórum de entreajuda...mas de todos ou da maioria dos tópicos que li aqui..é do género "os casamentos são uma me....e quem faz isto normalmente é porque está à rasca de dinheiro" e que "quem faz casamentos a maioria é paraquedistas..." e isso é que me chateia um pouco.

Pensei que havia aqui um clima de união...como deveria ser numa comunidade....mas não..é discussão acesa de se picarem uns aos outros por meio de opiniões. Não vi algo construtivo! Só isso! Peço desculpa se me fiz entender mal.

Eu tenho bastante conhecimento técnico de operaçao de cameras...mas não tenho NENHUM conhecimento prático de "filmagem de casamentos" e foi exatamente essa a informação que tentei procurar aqui...e julgo não existir "manuais for dummies" de filmagem de casamento...existe sim...a vossa experiência da escola da vida...e era exatamente essa que tençionava procurar!
« Última modificação: 15 / Out / 2012, 13:57 por Valter Pinho »
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline Daniel Silva

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 31
Re: Como se faz isto???
« Responder #3 em: 15 / Out / 2012, 14:08 »
Mas as coisas ditas dessa forma já funcionam de maneira diferente... ;)
Achei há pouco o teu comentário pouco apropriado...

E foi apenas a minha opinião, claro. Eu apenas me represento a mim. Em relação à área dos casamentos, certamente haverão aqui pessoas com mais conhecimento de causa do que eu, mas também te posso dizer que por vezes as coisas mais inovadoras ou diferentes resultam de quem ainda não está formatado para nada.

Ou seja, se tens os conhecimentos de câmara e de edição, tenta fazer uma coisa a teu gosto. De resto, acredito que cada pessoa tenha o seu método de edição e/ou filmagem. Nada é universal.

Por isso, força nisso!


Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Como se faz isto???
« Responder #4 em: 15 / Out / 2012, 14:23 »
O que procurava saber nesta àrea do fórum...era por exemplo o que filmar quando se entra na igreja...em que sítios se pode passar enquanto decorre a cerimónia...o que filmar enquanto o padre dá a missa, o que fazer se a igreja for pequena e o operador de imagem não puder passar em certos sítios...que tipo de imagens fazer enquanto o fotógrafo está na sessão de fotos, etc...Na edição do DVD por exemplo se se coloca a missa inteira...coisas estas que não se aprendem em manuais e só com pessoas que já têm muita estrada nisto é que sabem o que é!

Mas obrigado na mesma.
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Como se faz isto???
« Responder #5 em: 15 / Out / 2012, 14:40 »

 Olá a todos,

  Sem dúvida que o ponto de vista de Daniel Silva traduz aquilo que senti a quando da leitura do texto de Valter Pinho. Num período em que a globalidade dos profissionais se queixa de falta de oportunidades de trabalho e de um excesso de concorrência, vir pedir a uma classe que faça um tutorial profundo de atividade é no mínimo difícil de entender.
 Pessoalmente, encaro este espaço como um espaço que tiro duvida sobre alguns apontamentos, retribuindo com algumas respostas quando posso e sei, quando quero respostas longas e profundas, procuro formações. Afinal há perguntas que ofendem. Considero que há limites a questões e ao tempo que peço a um estranho, mesmo que ele esteja de forma voluntaria, a responder.
 No entanto, a sua questão de “Como se faz isto???”, no que diz respeito ao registo de um casamento, dar-lhe-ei um conselho. Deverá questionar-se o que é um casamento, e o que é para si um casamento?
 Alguma análise e pesquisa levarão a uma reposta próxima desta:
 Trata-se de um evento/festa onde 2 pessoas de sexo oposto (por norma), desejam contrair matrimónio perante família e amigos.
 A partir desta frase você já sabe que:
 Há um casal, que é o centro da festa, existe também os amigos, que são quem assiste, e existe a família que passa a ter um novo membro. Tratando-se de um dia importante, o mais importante para alguns, já que darão um enorme passo para a construção de uma nova família, criando um novo ramo na árvore genológica. Assim, normalmente, o dia começa cedo na casa de cada um com a paramentação devida, e que por norma se fazem circular com a família e de quem mais gostam.  Por vezes fazem-se deslocar em viaturas de cerimónia entre os espaços. As igrejas (caso seja um casamento religioso) estão decoradas de forma diferente ao comum com flores e tapetes. O padre faz um discurso especial e adaptado as circunstancias, o casala troca de votos perante a igreja e assembleia, e no geral com um coro a acompanhar para enaltecer o momento, etc …. Etc…

 Ser um fotografo/videografo de BBC, nada mais é do que um ilustrador de imagens que irá captar, que descrevem um dia, já o editor é aquele que com o conjunto de imagens registadas dará continuidade a lógica inicial – fazer um vídeo de casamento que traduza tudo aquilo que citei anteriormente. O cerne de cada um é o seu espirito critico, de saber o que está a fazer, já como o fazer, isso depende há várias escolas, pode fazer um trabalho dinâmico, estático ou até mesmo artístico (para ter uma ideia soube alguns anos atrás de um videografo que fez um registo de um dia de casamento apenas em sombras e silhuetas, quem viu o trabalho final adorou). O formalismo final, depende do gosto de cada um.
 Assim reformulando o meu conselho, saber o que é um casamento e o que representa é um bom principio, ler uns missais e assistir a algumas cerimónias de casamento antes também ajuda a antecipar momentos e evita desastres finais.

Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Como se faz isto???
« Responder #6 em: 15 / Out / 2012, 14:59 »
Caro Filipe Araújo, desde já o meu obrigado por tão longo discurso! Tudo aquilo que fala já eu sei...não é por aì...eu como operador de camera (e isto vale pra qualquer um que esteja a ler este tópico) preocupo me em saber em que sítio poderei deixar a segunda camera, em que sítios posso passar para não atrapalhar nem a mim, nem aos presentes e nem mesmo passar à frente do fotógrafo por exemplo! Preocupo me também em saber o que posso filmar e de que "canto" o posso fazer! Tal como disse no primeiro comentário...eu já estive a ler os tópicos desta área do fórum de tras pra frente...e vi bastantes vídeos aqui mostrados! Só que...eu não estava lá...e como não estava...não sei de que canto da sala o operador de camera captou esta ou aquela parte...não sei se passou ou não por detras do altar...ou pela frente dos convidados...etc...não estava lá pra ver... não sei se o operador de camera teve algum problema por "invasão de espaço"....e são coisas destas que procuro saber através da vossa experiência na medida em que isto é um fórum de partilha de experiências...de partilha de saberes...e não como e já vi aqui algures pessoas sempre a criticarem que "é por isso mesmo que o vídeo de casamento em portugal não evolui"...e outros também!

Obrigado!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Como se faz isto???
« Responder #7 em: 15 / Out / 2012, 15:05 »

 
 Para ter respostas concretas deverá fazer questões concretas:

...era por exemplo o que filmar quando se entra na igreja...

 Esta questão não tem resposta fácil, até porque pode ter uma ou mais camaras, e muito menos aplica-se a todas as igrejas, já que as topografias variam bastante. Deverá de ter em conta o contra-luz, e a possibilidade de poder ultrapassar quem sobe a passadeira a meio do percurso, pedir ao casal que suba de forma lenta também ajuda.
...em que sítios se pode passar enquanto decorre a cerimónia...
 Deverá evitar deslocamentos ao longo da cerimonia. Tente-se posicionar num sitio onde consiga registar o padre, noivos, assembleia e coro. Caso se desloque, tente em uma só ida ter o máximo de planos possíveis para a edição.

...o que filmar enquanto o padre dá a missa


 Faria inicialmente a questão ao contrário, informe-se sobre o padre, e aquilo que ele não lhe deixa fazer, coloque essa questão a si memo: O que eu desejaria que me filmassem da cerimonia no meu próprio casamento.

...que tipo de imagens fazer enquanto o fotógrafo está na sessão de fotos, etc..

 Depende do gosto de cada um, pode não filmar, já que é um momento para o fotografo, pode fazer o registo de uma ato fotográfico dentro de um dia de casamento.
Na edição do DVD por exemplo se se coloca a missa inteira... há quem o faça, há quem faça síntese da cerimonia há quem faça 2 versões, uma síntese outra mais completa.

 Filipe Araújo.
 

Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Como se faz isto???
« Responder #8 em: 15 / Out / 2012, 15:26 »
Posso dizer assim, neste último que fiz coloquei uma camera ao canto direito da porta da entrada pra tentar fazer plano geral...pena é que a igreja é pequena e a camera não tem Wide Angle...logo tem partes em que as cabeças das pessoas tapam a imagem...a camera móvel, deu pra acompanhar eles a chegarem e colocar me da parte de dentro do altar, eu quis fazer "steady shoots" do género, como se tivesse um skate e fazer o movimento da esquerda pra direita deslizando a camera...e o senhor padre deu me logo o sermao dizendo que n posso "dançar" naquele sítio...ainda se virou pro fotógrafo e disse "mais uma dessas passagens e acaba se as fotografias" ou seja...em termos de "o que fazer na igreja" eu estava bastante limitado"...nem sequer consegui filmar os noivos a colocarem a aliança porque estava tapado...tinha os padres à frente e nao convinha passar pro outro canto...senao havia chatisse da grossa...e gostava de saber no vosso caso o que fariam...e se já vos aconteceu...enfim...coisas que não se aprendem nos livros nem nas faculdades!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Como se faz isto???
« Responder #9 em: 15 / Out / 2012, 15:30 »
Meu caro colega:

Acredita que com a sua atitude serviu bem o futuro casal? Não será por tantos terem procedimentos como os seus que o mercado está da forma como está? Mal visto por profissionais e pelos clientes?

Assumo que sou um dos que fortemente por aqui tem criticado o "amadorismo". Não critico o amador, mas sim o amador que se quer meter a fazer de profissional, sem primeiro se informar e se formar sobre o que se propôe fazer. E desta forma, também o critico a si, pela forma como actuou.

Citado: "isto é um fórum de entreajuda..."
Assim pretende ser. Mas pergunto: quantas vezes já leu por aqui questôes às quais você sabia responder, e no entanto nunca o fez?

Pois é, exigir todos sabem vir aqui exigir. Mas participar, ajudar, contribuir... são muito poucos. Dá muito trabalho. Cada um que se vire, não é? Ajuda todos querem, mas ajudar...

Criticar é muito fácil, todos o fazem, quer publicamente, quer em privado por MP.

Á dias perguntaram-me a razão da minha ausência deste espaço... eis uma das razôes!

Experiência não se ensina... ganha-se!

José Costa
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Como se faz isto???
« Responder #10 em: 15 / Out / 2012, 15:38 »
Mau...mais outro a dizer que sou amador???
Faço reportagens pra TV há mais de 3 anos....não é pra me querer gabar mas, já houve técnicos que trabalham ha 20 anos na RTP a dizerem bem das minhas reportagens...mas casamentos, as coisas são diferentes! Não existe uma repórter a fazer entrevistas...a fazer vivos...e a escolher sítios pra os gravar!
Existe sim apenas uma pessoa que neste caso concreto, eu...que me pediram para fazer o vídeo disto...e eu não vou dizer "não sei fazer" ou "não consigo fazer" uma coisa que nem sequer experimentei fazer! É o mesmo que dizer...quando era pequeno...dizia que não gostava de comer pêra...um dia deram-me uma pêra rija...e eu decidi experimentar...e gostei....e ainda hoje adoro pêras rijas...agora...do casamento que fiz...sinto-me arrependido por o ter feito.
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Como se faz isto???
« Responder #11 em: 15 / Out / 2012, 15:56 »
Caro colega:
Não lhe chamei amador. Apenas o critiquei pelos comentários iniciais e pela sua actitude profissional.

Não imagina a quantidade de vezes a que já disse "Não" a serviços, por não me sentir capaz de os realizar, quer por falta de equipamento adequado ão serviço, quer por falta de experiência ou conhecimentos. Porque ser profissional também é saber dizer "Não", quando não nos sentimos capazes de executar adequadamente o que o cliente pretende de nós.

Mas é apenas a minha opinião... e os meus 2 cêntimos para o debate.

José Costa

Obs:
Citado: "Não existe uma repórter a fazer entrevistas...a fazer vivos...e a escolher sítios pra os gravar!"

Não existe se você não quiser. Você é que executa o trabalho, você é que tem de saber o que quer que seja o trabalho. Só tem de vender o producto.
« Última modificação: 15 / Out / 2012, 16:01 por José Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Como se faz isto???
« Responder #12 em: 15 / Out / 2012, 16:01 »
 Boas novamente,

 parte do sucesso de um profissional passa pelo reconhecimento de conhecimentos em uma área, acredite o casamento está cheia de enumeras particularidades, incluindo o conhecimento do decorrer de uma cerimonia e no limite conhecer o padre ... perceber as condicionantes que nos vai fazer ... e que acabou-me por confirmar.

 Deixo-lhe uma dica, numa futura cerimonia, coloque-se do lado oposto ao das leituras, sempre junto ao fotografo. Isso terá como resultado, não o filmar e permitirá ao padre facilitar o enquadramento para ambos. O que aconteceu foi o seguinte, razão porque não filmou a troca das alianças (ponto mais alto do dia, e se calhar momento mais importante para o casal), o padre entre facilitar o enquadramento a si ou ao fotografo, simpatizou mais com o outro ... a si correu-lhe mal.

 Para mim, não é possível ser-mos competentes em todas as areas, menos ainda qunado impreparados para a mesma. Repare, pessoalmente não filmo   provas de desporto, trabalhos de produto, etc. Isto porque não sei as necessidades de cada uma. Repare, é como ser professor. No entanto uns são professores de Português, outros de desporto, matemática, trabalhos oficinas, etc.

 A filmagem de casamentos não é fácil, requer meios, vontade, mas acima de tudo conhecimentos específicos.

 Filipe Araújo.

Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Como se faz isto???
« Responder #13 em: 15 / Out / 2012, 17:07 »
Por acaso estava exatamente do lado oposto ao das leituras... estava à frente do fotógrafo...e o padre meteu se à minha frente! Correu mal tanto pra mim como pró fotógrafo!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Como se faz isto???
« Responder #14 em: 15 / Out / 2012, 17:20 »

 Nesse caso, e é apenas uma suposição, parece má vontade por parte do padre, a partida os noivos entenderão.


 No futuro, caso venha a acontecer, no final da cerimonia/assinaturas, volte ao altar e eles que repitam o gesto e faça um plano fechado.




 A única coisa boa, dos maus momentos passados, é aprender com eles e contorna-los no futuro.


 Filipe Araújo.