Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

19 / Abr / 2024, 00:03

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 151
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 107
Total: 107
107 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Como se faz isto???  (Lida 13000 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Como se faz isto???
« Responder #30 em: 18 / Out / 2012, 16:23 »

 Valter,


 não é possível um editor montar um video sem imagens, a menos que faça um filme apenas sonoro. Com todo o respeito, se está a pedir conselhos, porque não tem imagens  do ponto mais alto do casamento "troca de votos", e se não está disposto a fazer as tomadas, deduzo uma de 2 opções: ou está a pedir que alguém vá fazer o seu trabalho, ou está a pedir milagres. Pode editar como se o momento não existisse, mas a meu ver, isso nunca passará despercebido.

 Sem o querer ofender, que tipo de resposta esperava?


 Filipe Araújo.

Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Como se faz isto???
« Responder #31 em: 18 / Out / 2012, 16:34 »
esperaria exatamente uma dessas! O meu problema é a parte da igreja...todo o resto está bom! A parte do fotógrafo aparecer quando a noiva está a chegar ainda dá pra resolver com um "crop" e aumentar a "scale" e uns efeitos à volta da imagem chamado de "Blurred Vignette"...uma vez q o output será DVD e isto foi gravado em HDV não se iria notar a baixa qualidade...agora na parte da troca de alianças...é mais complicado!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re: Como se faz isto???
« Responder #32 em: 18 / Out / 2012, 18:14 »
Olá.
Deixem-me só dizer uma coisa a propósito de o fotógrafo se ver nas imagens.
 O fotógrafo tradicionalmente faz parte de um casamento, não vejo motivo de o esconder, a não ser que este esteja mesmo á frente da camara. Eu por exemplo num casamento tenho dois locais onde filmo propositadamente o fotógrafo, na casa dos noivos e na sessão fotográfica com os convidados, nestes casos faço um plano para iniciar essas sessões,  o que fica muito bem e no qual acrescento  um efeito propositado.

Como não tem imagens da troca de alianças dos noivos, pode pedir as fotos do fotógrafo e fazer uma montagem, diga-mos.... criativa, pena não haver o som da voz dos noivos desse momento.

 Isto é uma ideia que pode dar jeito!

Tino Simão


Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Como se faz isto???
« Responder #33 em: 18 / Out / 2012, 21:12 »
Eu já pensei em pedir as fotos...mas infelizmente o fotógrafo não foi lá fotografar esse pormenor...o padre foi um estúpido autêntico não permitindo a nós (gaijo do vídeo e gaijo das fotos) de nos deslocar nos! E olhem...há muitos padres como ele...tenham cuidado! O fotógrafo comentou comigo q num casamento q fez...o padre interrompeu a cerimónia e frente ao microfone da igreja deu lhe a descasca dizendo q aquilo é um sítio sagrado e mais isto e mais aquilo....bullsheet!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re: Como se faz isto???
« Responder #34 em: 18 / Out / 2012, 22:17 »
Já me aconteceu uma coisa do mesmo género, mas fui eu que coloquei o padre no sítio, ou seja no lugar dele e eu no meu há frente de toda a gente.

No sábado seguinte tive outro casamento na mesma igreja e o mesmo padre, podes crer que nunca mais me incomodou e já lá tive vários serviços depois disso.

Por vezes temos que saber lidar com certas coisas e a experiência de longos anos nisto também conta.

 Tino Simão

Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Como se faz isto???
« Responder #35 em: 18 / Out / 2012, 22:19 »
Pois...como eu tou habituado a q se alguem me incomodar, vem logo alguém defender me (ou o gajo para quem estou a trabalhar ou o realizador ou o produtor) n sei o que fazer nessas situações!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline Paulo C. Jerónimo

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 247
  • Bons Takes!
Re: Como se faz isto???
« Responder #36 em: 19 / Out / 2012, 10:40 »
Caro Valter Pinho,

O tópico já vai longo quando me deparo com ele, e ainda não tive oportunidade de ler bem as opiniões dos meus restantes colegas, mas agora o que me interessa é partilhar-te a minha.

Se me permites começar pela critica construtiva, deves refletir e ponderar se o que tu esperavas/exiges encontrar neste forum ou outros não seria o mesmo que esperar que se encontrem manuais de formação para uma profissão... eventualmente esta ideia até esta clara na tua solicitação: gostavas de fazer auto-formação e procuras matéria válida e de confiança sobre o assunto. Ótimo, sem ironias: és cá dos meus!

Mas agora imaginas os aficionados da mecânica, medicina, físicos, químicos, astrónomos, advogados, etc... com as mesmas expectativas que as tuas em relação a um forum?

Ah ok... comparações absurdas... pensarão alguns... setores tão bem conceituados de formação superior, e agora com ensinamentos de como fazer bem em foruns online... Porque não, pergunto eu? Mas de facto não, não deves encontrar.
Mas que sim: porque eu por outro lado vejo o empenho e profissionalismo de um cabeleireiro, marceneiro, fotografo, videografo, realizador, jornalista, enfermeiro ou médico, como artes em potencia para qualquer um, e ao mesmo patamar de exigencia e qualidade se quisermos, independentemente de uns serem oficios mais cientificos do que outros, mas... é só os potenciais artistas quererem.

Critica feita, que se tentou de forma positiva, e porque sempre considerei uma das minhas grandes oportunidades de aprendizagem o saber ler bem as criticas levantadas pelos outros, sobretudo se entendidos no assunto, e recolher algum ensinamento dessas mesmas críticas, em vez de me exaltar (é mesmo filosofia: as criticas constroem-me e nunca o contrário) então deixa acrescentar:

- A grosso modo estiveste muito bem em criticar-nos!!
De facto a necessidade do que salientas faz falta e enriquecera sobremaneira o fórum, se o teu pedido for ouvido e desenvolvido.
Com uma tentativa de esforço em vir posteriormente com mais tempo partilhar as minhas dicas e experiencias acumuladas em 15 anos de atividade em videografia, multimédia e audiovisuais, serve esta primeira mensagem sobretudo e em primeiro lugar para te dizer: Parabéns!

Paulo C. Jerónimo

Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Como se faz isto???
« Responder #37 em: 19 / Out / 2012, 13:26 »
Caro Paulo...eu não venho procurar em fóruns formação de como se mexe numa camera...de como se enquadra...ou como se faz a gestão da exposição/iris, qual velocidade do obturador deverei usar pra esta ou aquela situação...enfim...isso são coisas que só tendo um curso de formação...ou então nos manuais de instrução das cameras...que já notei algo desse género....o que venho procurar em fóruns é dicas de pessoas com uma larga escala de experiencia nestas coisas...pessoas que sabem o que filmar quando está a decorrer esta ou aquela situação (sim, porque contráriamente ao que acontece em televisão...não temos o intercomunicador na orelha e um senhor a dar nos ordens)...o que fazer quando alguém nos encosta à parede e não nos deixa trabalhar em condições...enfim...coisas que não vêm nos manuais e só a experiência de quem anda nisto ha alguns anos nos consegue dizer!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline Paulo C. Jerónimo

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 247
  • Bons Takes!
Re: Como se faz isto???
« Responder #38 em: 08 / Nov / 2012, 00:01 »
Ola Valter,
Lembrei-me de ti também, e do que aqui pedis-te, quando abri este meu tópico de videos BBC aqui .

Tentarei, dentro do possivel, ir acrescentando um pouco mais e melhor, perante a minha experiencia de 15 anos de atividade video, não exclusiva em setor BBC,de facto, mas com mais de 600 Filmes em BBC arquivados, seguramente.
O problema é tempo, já se sabe... O que gostava mesmo era de escrever uma reflexão sobre o que pedis-te mesmo: ajuda, ensinamentos, porque vontade de partilhar, sabe quem me conhece, que nunca me faltou.

Entretanto,
Bons Takes!

Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Como se faz isto???
« Responder #39 em: 08 / Nov / 2012, 00:06 »
Obrigado! Eu ainda tenho o casamento por editar...tive a fazer estabilização de planos (pra nao se notar tremidas) e respetiva selecção...e como tive outros trabalhos mais urgentes...foi complicado...mas tenho de me pôr a caminho! Uma das dúvidas que tenho e que possívelmente muita gente tem...é...da parte da cerimónia...o que coloco no DVD final? Nâo vou botar pra lá a cerimónia toda que é uma seca descomunal...certo? A parte das assinaturas que dura qualquer coisa como 15 min...o que faço aì, por exemplo?
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline Paulo C. Jerónimo

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 247
  • Bons Takes!
Re: Como se faz isto???
« Responder #40 em: 08 / Nov / 2012, 02:07 »
Valter,
Esta semana será impossivel, mas se quiseres e for a tempo, poso tentar dar minha opinião/sugestão sobre isso a partir da semana que vem.

Offline Valter Pinho

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Como se faz isto???
« Responder #41 em: 18 / Nov / 2012, 22:32 »
Então Paulo? Esta semana já me vais poder ajudar...ou sugerir? Eu tenho o multicam feito da cerimónia...gostava de saber o que cortar dali para que não fique um DVD secante!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC