Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

19 / Abr / 2024, 08:09

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 151
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 99
Total: 99
99 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Acabaram com as ligações Firewire?  (Lida 13324 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline António Cristo

  • GRAVAÇÃO/EDIÇÃO Imagem & Som
  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 467
  • Show Time Fox
Re: Acabaram com as ligações Firewire?
« Responder #15 em: 28 / Abr / 2013, 02:16 »
Acho que o problema é  a porta estar desactivada na motherboard.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Acabaram com as ligações Firewire?
« Responder #16 em: 28 / Abr / 2013, 02:21 »
Boas.
Sempre achei que a solução está, na maioria das vezes, nos pormenores. E estes seus "pormenores" levam (acredito eu), á solução do seu problema. É por estas e por outras que gosto de saber a "história" toda, não apenas parte da "história". Vamos por partes.

O cabo Firewire de 6 pinos significa que 4 pinos são para dados e dois pinos são para alimentação de dispositivos que dela precisem. Um cabo com apenas 4 pinos tem as mesmas caracteristicas (a nivel de transferência) que um de 6 pinos. Apenas não possui a capacidade de alimentar dispositivos. Por exemplo, alguns discos rigidos externos podem funcionar apenas com um cabo de 6 pinos ligado, em ambas as extremidades, sem transformador de alimentação. Se fosse ligado um de 4 pinos (não é possivel por a ficha ser diferente), mas se fosse possivel, o disco não iria funcionar, pelo facto de não ter os 2 pinos extra, os da alimentação. Precisa mesmo de transformador de alimentação neste caso.

Os cabos adaptadores de 6 para 4 pinos, funcionam na mesma a nivel de dados, apenas não fornecem corrente. O software identifica na mesma ambos os cabos (de 4 ou de 6 pinos), pois para o software é indiferente ter 6 ou 4 pinos.

Menciona o seu desktop ter Firewire mas nunca ter conseguido que o software reconhecesse a porta. Pergunto: será que a mesma está activada na Bios do PC?

Suponho que será uma board com Firewire incorporda. Assim sendo, o mais certo é a mesma estar desactivada. Terá de aceder á bios e activar a dita cuja. Para verificar se a Firewire está activada, poderá ir a propriedades do sistema (painel de controlo) e verificar se o SO (Sistema Operativo) identificou a existência da mesma.

Acredito estar aqui o problema em questão.

Quanto ão portátil, não tem mais opçôes para além das mencionadas. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Paulo David Serra Fernandes

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 55
  • "Sempre em movimento..."
Re: Acabaram com as ligações Firewire?
« Responder #17 em: 29 / Abr / 2013, 10:00 »
Bom dia,

Gostaria de agradecer por ter aprendido mais um pouco. =D>

Obrigado a todos.

Paulo Fernandes

Offline MPPais

  • Membro Gold
  • *****
  • Mensagens: 2,495
Re: Acabaram com as ligações Firewire?
« Responder #18 em: 24 / Ago / 2019, 10:33 »
Continuam a existir placas firewire. Porém não estão à venda em lojas de consumo pois hoje em dia tal artigo é considerado apenas de interesse para profissionais.
Comprei um adaptador firewire via porta usb por um preço que não chegou a €5.
Uma pesquisa na internet permite localizar quem vende placas/controladoras firewire. Sem interesse de qualquer publicidade, indico a Lidertronica , que existe em Lisboa e como poderão verificar, através do seu site, dispõe duma notável oferta.
O adaptador que referi foi comprado através de consulta na Internet. Convém realçar que os vendedores muito prometem mas a realidade é diferente….
A sua configuração tem-se mostrado impossível salvo (?) se tivermos uma placa firewire em que ele vai acoplar. Vamos a ver.… Agora já posso acrescentar que não há qualquer possibilidade de acoplar, pelo que se revela totalmente inútil.
Porém nos Macs, ao que tenho lido, este problema não existirá (??!!). 
Na realidade as modernas camaras geralmente gravam em cartões de memória ou através de gravadores com disco rígido. O problema existe é para quem dispõe de camaras com cassetes (DV;HDV) ou, sem camara, tem cassetes  que podem ser lidas por um reprodutor/gravador , como é o meu caso, que tenha uma ligação firewire. 
Em suma: Não recomendo a aquisição de tal adaptador!.
Antes de comprar uma controladora firewire, assegure-se bem da compatibilidade com a sua motherboard pois pode correr o risco dela apenas ser compatível com uma PCI Express e não com o modelo IEEE 1394.
Se desejar mais informação sobre a firewire, recomendo a leitura do artigo inserido na Wikipédia que indico:
https://pt.wikipedia.org/wiki/FireWire
e ainda este artigo:
https://support.focusrite.com/hc/en-gb/articles/207359095-Can-I-use-a-FireWire-to-USB-adapter-to-connect-my-FireWire-interface-
Finalmente encontrei uns tutoriais que comprovam que tal adaptador não funciona e é um falso acessório:
« Última modificação: 07 / Jan / 2021, 18:12 por MPPais »