Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 / Abr / 2024, 21:34

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19092
  • Total de Tópicos: 4428
  • Online Hoje: 210
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 158
Total: 158
158 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Filmagem nocturna  (Lida 4187 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Eduardovento92

  • Junior
  • *
  • Mensagens: 5
Filmagem nocturna
« em: 19 / Mar / 2013, 14:25 »
Ola,

Preciso de gravar uma cena de "noite" para um filme meu. Basicamente a cena consiste no meu personagem a ir dormir. Ele esta deitado na sua cama e apaga a luz do quarto. Quero dar a sensação de escuridão mas quero que se veja bem o meu actor. Qual são as melhores técnicas de iluminação nesta situação?

Eu vou estar a usar uma Canon 550D com a lente básica 18mm/55mm (f/3.5-5).

Obrigado,

Eduardo Vento

Offline Fabricio

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 37
    • Webzoom
Re: Filmagem nocturna
« Responder #1 em: 19 / Mar / 2013, 16:02 »
Filma normalmente, mas com uma luz com uma gel azul, depois abra o video com o color, e faça uma correção de cor para dar o ar de estar apagado a luz.
Melhores cumprimentos
Fabricio de Carvalho

Offline numagf

  • Junior
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Filmagem nocturna
« Responder #2 em: 20 / Mar / 2013, 01:57 »
Convém que a cena seja bem iluminada, apesar de ser uma cena à noite. Em pós-produção pode-se reduzir facilmente a luminosidade geral, ao passo que subir a luminosidade é mais complicado sem que haja perda de qualidade e adição significativa de ruído.

Uma vez que é para filmar com DSLR aconselho a que a luz seja trabalhada de forma a não ser necessário fazer grande correcção de cor, já que o CODEC utilizado por essas câmaras descarta muita informação.

O Gel azul sugerido pelo Fabricio apenas faz sentido se for para se ver alguma coisa após apagar a luz do quarto. Se não pretender mostrar nada após apagar a luz do quarto não é necessário filtro azul.

Antes de apagar a luz do quarto a luz deverá ser "quente", algo entre o 2600K a 3200K. Eu optaria por combinar a fonte de luz do candeeiro (com difusor para não estourar demasiado) e colocar uma fonte de luz de enchimento (talvez um ou dois redhead de 600W) com um refletor grande para que se consigam ver todos os pormenores do quarto e evitar negros puros.

Não obstante, estas sugestões e valores dependem sempre da área a iluminar e aconselho vivamente testes de luz antes da rodagem. A iluminação a par da interpretação é dos factores determinantes do sucesso de um filme, pelo que deve ser bem pensado e ensaiado.

De notar que, por vezes, para se criar um efeito de pouca luz para filme é necessário grandes quantidades de iluminação para que o material em bruto que chega à pós-produção tenha informação suficiente para ser trabalhada.

Espero ter ajudado.

« Última modificação: 20 / Mar / 2013, 01:59 por numagf »

Offline Nuno Trindade

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 56

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Filmagem nocturna
« Responder #4 em: 20 / Mar / 2013, 14:04 »
Este tutorial é muito interessante e mostra bem técnicas que hoje em dia estão disponiveis para a industria cinematográfica, mas para o caso exposto pelo Eduardovento92, eu optaria por técnicas mais convencionais como a descrita, e bem, pelo numagf.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Nuno Trindade

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 56
Re: Filmagem nocturna
« Responder #5 em: 20 / Mar / 2013, 15:30 »
Sim... tá claro...
tudo uma questão de orçamento.

Offline Luis Silva

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 94
    • http://www.lightinghd.com
Re: Filmagem nocturna
« Responder #6 em: 22 / Mar / 2013, 23:04 »
bons conselhos
eu por outro lado gosto de levar logo o trabalho feito do set.
sugiro que a luz seja forte antes de o ator a apagar e pontual depois.
se reparares nos filmes, nunca ficam totalmente às escuras, normalmente fica um traço de luz que vem da porta ou da janela só no rosto ou noutro ponto da cena.
Isso cria a noção de noite (luz apagada) mas não totalmente às escuras.
Bom trabalho

Offline Eduardovento92

  • Junior
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Filmagem nocturna
« Responder #7 em: 25 / Mar / 2013, 21:40 »
Muito obrigado a todos pela ajuda :D  \:D/