Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 06:22

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 255
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 258
Total: 258
258 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Iluminação Chroma Key  (Lida 5180 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline aaquelhas

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 11
Iluminação Chroma Key
« em: 21 / Jun / 2013, 00:42 »
Olá.
Sempre que faço um vídeo com chroma key nunca resulta e acho que é por causa da iluminação.
Que iluminação(quero nomes) é que devo comprar(de preferência barata)?

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Iluminação Chroma Key
« Responder #1 em: 21 / Jun / 2013, 02:10 »
Boas.
Se calhar o problema é a forma como ilumina e não tanto os nomes (da iluminação). Sem retirar o valor a uma iluminação de qualidade... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Iluminação Chroma Key
« Responder #2 em: 24 / Jun / 2013, 00:04 »
Se referisses os problemas encontrados, talvez fosse mais fácil obteres uma resposta útil, porque a solução não passa por "nomes" de equipamento.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Carlos Ribeiro

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 190
Re: Iluminação Chroma Key
« Responder #3 em: 26 / Jun / 2013, 18:18 »
Concordo com o que foi dito pelo José Costa e pelo AC.
Contudo, pode ver como fazer um Chroma Key, no que concerne à iluminação, quanto a mim a parte mais importante.
Deixo aqui este link de um tutorial, em 3 vídeos, de como fazer um Chroma Key.

http://www.youtube.com/playlist?list=PLOBbsTb89qDE6VcClKS7bnJcPwmXHi3GP

Abraço.
« Última modificação: 26 / Jun / 2013, 18:20 por Carlos Ribeiro »
A partilha de conhecimento não deve ser só uma utopia!

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Iluminação Chroma Key
« Responder #4 em: 27 / Jun / 2013, 05:54 »
Tá tudo aí... melhor só indo lá fazer o Chroma!

Iluminar correctamente é importante, mas se o pano ou a pintura do fundo não for adequada, a luz não fará milagres. A importância da escolha do material para o fundo está bem expressa num dos videos.

Importante é entender o conceito. O erro mais comum é não respeitar a distância ao fundo, e pior ainda, tentar iluminar tudo "de chapa".

Existem alguns pequenos "truqes" que podem minimizar o problema da reflexão que dificulta o recorte da imagem, um deles passa por filtrar os projectores de recorte com a cor complementar. Ajuda ter controlo sobre a intensidade dos mesmos para que a emenda não seja pior que o soneto, e o modelo, pivot ou lá o que o sujeito seja não acabe por ter um cabelo magenta à "punk".  :wink:

PS: Até que o pessoal ajudou, bem baratinho!  :lol: :lol: :lol:
aaquelhas , não leves a mal, é que a palavra "barato" está em 9 das tuas 11 mensagens.
« Última modificação: 27 / Jun / 2013, 06:03 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline aaquelhas

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 11
Re: Iluminação Chroma Key
« Responder #5 em: 27 / Jun / 2013, 08:25 »
PS: Até que o pessoal ajudou, bem baratinho!  :lol: :lol: :lol:
aaquelhas , não leves a mal, é que a palavra "barato" está em 9 das tuas 11 mensagens.
Se quisesse caro, não perguntava aqui.

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Iluminação Chroma Key
« Responder #6 em: 27 / Jun / 2013, 15:32 »
Se quisesse caro, não perguntava aqui.

Pessoalmente considero essa resposta ofensiva, e relativamente a este site tambem!

Uma grande parte das pessoas que por aqui colaboram, e te quiseram ajudar, são verdadeiros profissionais, que trabalham com equipamentos de topo, que só com muito boa vontade te responderam.
Se queres fazer bem Chroma Key, além da tecnica compra um Ultimatte. Tambem sabemos responder para equipamento caro!
 
Acredito que não terás mais resposta a coisa nenhuma por aqui! Pelo menos da minha parte.

Passa bem!

PS: As tuas primeiras palavras deveriam ter sido para agradecer a quem primeiro te respondeu com ajuda, mas isso não seria de esperar... em todas as tuas mensagens a pedir ajuda em alguma coisa, mesmo quando respondidas, em nenhuma delas consta um qualquer comentário ou resposta tua.
Sinceramente, membros assim não nos fazem falta.
« Última modificação: 28 / Jun / 2013, 03:15 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Iluminação Chroma Key
« Responder #7 em: 28 / Jun / 2013, 00:59 »
Boas.
"Se quisesse caro, não perguntava aqui."

É um dos melhores elogios que ouvi por aqui nestes últimos tempos. PortugalVideo, o fórum dos forretas.

São respostas destas, para além das perguntas muitas vezes tão mal formuladas, que me tem levado por várias vezes a equacionar a minha participação neste espaço.

Alguns querem ajuda, mas não querem perder tempo a escrever, com vista a expôr correctamente o problema. Os camelos que se amanhem a decifrar a pergunta.

É certo que escrever toma tempo, mas esse é o preço a se pagar para se obter ajuda. Pena é que para além de não saberem pedir, ainda são mal agradecidos. Mas a culpa também não é deles, mas sim de quem responde. E eu estou incluido logo no topo da lista, neste caso.

E pronto, possivelmente acabo de conquistar mais um inimigo virtual. Doce internet...

E outra coisa que me faz especie, é o pessoal se acanhar nas opiniôes. É fodido fazer inimigos, mas também com amigos destes, mais vale mesmo ter inimigos. Mas também é opinião minha, que nunca bati bem da tola. Boas.

P.S. Já agora, é "Ultimatte", não "Ultimate". É só uma letra... pintelhos, dizia alguém. E é muito bom (o software).
« Última modificação: 28 / Jun / 2013, 01:31 por José Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Iluminação Chroma Key
« Responder #8 em: 28 / Jun / 2013, 03:15 »
Citar
P.S. Já agora, é "Ultimatte", não "Ultimate". É só uma letra... pintelhos, dizia alguém. E é muito bom (o software).

Obrigado José Costa. Uma letrinha numa marca registada faz toda a diferença, já fiz a correção.

Ultimamente tenho tido um mesmo ao meu lado, versão hardware creio que o 500. De vez em quando vou dando uma olhadinha ao manual, é uma máquina do "caraças". Usamo-la num estúdio de cenografia virtual.
Não conheço a versão software, mas possivelmente partilha da qualidade Ultimatte.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!