Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

19 / Abr / 2024, 04:05

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 102
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 124
Total: 124
124 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Panasonic AG-AF101 uma nova experiência  (Lida 5205 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Rodrigues

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 28
    • BlueTail Films
Panasonic AG-AF101 uma nova experiência
« em: 04 / Nov / 2010, 09:47 »
Boas a todos,

Ainda num outro tópico falei um pouco das possiveis vantagens em se utilizar as DSLRs para realização de vídeos e obter o DOF desejado por muitos.

Tenho andado a pesquisar sobre o assunto, e deparei com uma novidade quase fesca da Panasonic, a AG-AF101. Basicamente, e pelo que aparenta, é uma HMC151 transformada numa camara de filmar apenas para utilizar com lentes de 35mm, sem a utilização de qualquer adaptador. A camara é pequena e com a vantagem de ter todos os inputs necessários para a utilização a nivel profissional com um preço aceitavel.
Por exemplo, para quem tem uma HMC151, todos os acessorios podem ser utilizados nesta camara, micros, monitor externo, ainda com as vantagens de ter todos os controlos que evita a utilização de matebox e respectivos filtros (segundo o Barry Green).

Estou a acompanhar isto com interesse, até porque esta camara já pode deitar por terra a ideia de se comprar uma maquina fotográfica DSLR para fazer video.

Podem ver um vídeo sobre o "animal" aqui...



Abraços,
José Rodrigues

AntonioRamos

  • Visitante
Re:Panasonic AG-AF101 uma nova experiência
« Responder #1 em: 04 / Nov / 2010, 14:41 »
Gostei do que vi... Mas só de pensar no preço que isso pode chegar, até me arrepio.... Certamente as marcas concorrentes vão fazer algo do género e o preço "geral" baixe...

Obrigado pela partilha  =D>

EDIT: Vi agora o preço 6000 dollars
« Última modificação: 04 / Nov / 2010, 14:45 por António Ramos »

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Panasonic AG-AF101 uma nova experiência
« Responder #2 em: 04 / Nov / 2010, 15:01 »
Boas.
Talvez queiram e seja interessante, ler isto aqui. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Artimedia

  • Visitante
Re:Panasonic AG-AF101 uma nova experiência
« Responder #3 em: 07 / Dez / 2010, 05:36 »
Tarde e a más horas mas respondo a este tópico :wink:, agora que descobri este fórum... :-D

Tenho acompanhado a evolução do projecto desta camara desde Abril, quando foi anunciado na NAB 2010. Tenho igualmente participado em diversas discussões no site do Barry Green.

Hoje em dia, o leque de camaras disponíveis no mercado tem algo de muito positivo: Não há "A" camara perfeita... Há a camara ideal para cada pessoa e para cada tipo de trabalho. Cada um deve escolher a ferramenta ideal para a sua personalidade, fluxo de trabalho, sector de mercado, etc... E no meu caso, após bastante pesquisa, acabei por escolher esta.

O meu estúdio de produção trabalhou durante os últimos 6 anos com Canon XL-H1, e sempre fui fã e fiel às camaras Canon, desde a XM-2 e XL-2. Desde o início de 2006 que andava com a ideia de vir a investir nas RED, mas aqueles tipos conseguiram-me mesmo esgotar a paciência com as eternas demoras e adiamentos.

Entretanto com o advento das DSLR, o meu vendedor habitual não parava de chatear para investir na 5D Mark II. Só que as DSLR nunca me convenceram pelo seu "form factor" e pelos problemas de Aliasing, rolling shutter, skewing, falta de audio decente, Rigs caríssimas, etc...

Quando a Canon anunciou o lançamento de uma nova camara no início de 2010, achei que viria a caminho a substituta natural para as minhas XL-H1. Fiquei algo desiludido quando na NAB sairam afinal as XF300 e XF305, de lentes fixas. Aquilo não era uma substituição das XL, mas sim das AG.
Depois esperei até à Canon Global Expo em Setembro, para ver se lançavam uma camara de lentes permutáveis e/ou de sensor grande. Nada...

Daí em diante, o meu interesse pela Panasonic AG-AF101 foi crescendo até que finalmente tomei a decisão e já tenho duas AG-AF101 encomendadas que me deverão chegar em Dezembro. :-D

Poderei depois fazer aqui uma "review", mal tenha ocasião de as testar.

Abraços!

Miguel

Offline José Rodrigues

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 28
    • BlueTail Films
Re:Panasonic AG-AF101 uma nova experiência
« Responder #4 em: 07 / Dez / 2010, 10:04 »
Ganda Miguel...  :lol:

Logo duas  =D>

E em relação às lentes? O que vais comprar ou ja possuis?

Sabes que ainda não vi online nenhum vídeo feito com essa camara em que utilizem lentes mais "acessiveis" normalmente é tudo filmado com lentes que custam tanto ou mais que a propria camara.

Eu também estou a pensar em comprar uma para uns projectos em 2011, mas a questão das lentes ainda me deixam de pé atras em questão de orçamento disponivel...

Fico à espera da review, espero que venha rápido, se puderes colocar alguns exemplos com varios tipos de lentes, era optimo para termos uma ideia.

Abraços,
José Rodrigues

fmps

  • Visitante
Re:Panasonic AG-AF101 uma nova experiência
« Responder #5 em: 15 / Jan / 2011, 13:03 »
Ola, finalmente encontro mais alguém interessado na mesma câmara que eu.
Miguel se não for abuso , gostaria de saber se as câmaras já chegaram e qual a sua opiniao.
Em principio irei mesmo avançar para uma câmara destas para realizar BBCS a nível profissional,apenas ainda não recebi feedback de lado nenhum acerca desta câmara.

Atentamente
Filipe

Offline Raphael Madeira

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 22
Re:Panasonic AG-AF101 uma nova experiência
« Responder #6 em: 04 / Fev / 2011, 15:45 »
Boas,

Aqui esta o site do Philip Bloom, um dos directores de fotografia mais conhecidos do mundo, a testar a camera.

Ele fala das vantagens e desvantagens em relação as DSLR tambem.

http://philipbloom.net/2010/10/19/af100/
« Última modificação: 04 / Fev / 2011, 19:05 por Jose Costa »

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Panasonic AG-AF101 uma nova experiência
« Responder #7 em: 30 / Mar / 2011, 23:28 »
Boas.
Parece que o destaque da Panasonic este ano no NAB 2011, será o lançamento oficial da nova câmara AG-AF101. Sensores grandes estão a fazer furor... falta saber para quando uma de ombro com sensores também grandes. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline ARTIMEDIA

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 19
    • ARTIMEDIA
Re: Panasonic AG-AF101 uma nova experiência
« Responder #8 em: 03 / Out / 2013, 04:17 »
Eu gostaria de começar por pedir desculpa a todos por nunca mais ter dado seguimento a este tópico depois de ter participado nele em finais de 2010. Não é de todo meu hábito em forums, e sou membro de dezenas... Mas a questão é que nesta data coloquei posts em vários forums para tentar divulgar a minha experiência com esta camara e depois acabei por perder o fio à meada. Já não me lembrava nem de username nem de email nem de password.

Agora que resolvi registar-me novamente, realizei que já tinha tido aqui uma conta, e ainda por cima com o mesmo username só que em minúsculas (o meu registo de marca é de facto com maiúsculas).

Antes de mais gostaria de pedir ao administrador se me podería fundir estas minhas duas contas, se não for muito trabalho já que tenho poucos posts (acho que terá de ser feito a nível de phpMyAdmin).

As Panasonic AG-AF101 são fantásticas. São das camaras de sensor grande e lentes permutáveis mais equilibradas que conheço. Se pensarmos numa Canon C100, compreendemos porque eu digo "equilibradas". A C100 tem umaimagem ligeiramente melhor e umamaior sensibilidade à luz. Além disso tem um sensor s-35 com resolução nativa 4k, por oposição ao sensor ligeiramente menor Micro 4/3 da AF101. Contudo o viewfinder da C100 é uma anedota, o LCD tem mobilidade muito reduzida, não tem saída HD-SDI (só HDMI) e usa lentes Canon, o que torna tudo muito mais caro. Claro que a AF101 também pode ter lentes Canon com adaptador mas a lentes proprietárias da Lumix tem um compromisso excelente preço/qualidade e tem autofocus na AF101 (que raramente uso). O viewfinder e o LCD da AF101 são umas coisas como deve ser: Funcionais e robustas como se espera de uma camara profissional desta gama. Só se entende a estupidez da Canon porque, se o viewfinder (EVF) e o LCD fossem tão bons como o da Canon C300, ninguém comprava a C300. A nível de audio, as opções da AF101 também são mais versáteis e profissionais.

Assim a Canon C100 é mais cara e menos equilibrada: Tem coisas muito boas e outras desastrosas. Enquanto que a AF101 tem tudo ao mesmo nível e tem-se a sensação de ter uma camara completa e equlibrada, com tudo o que é preciso e ao mesmo nível de qualidade.

Estou muito contente com a escolha que fiz e com o trabalho que tenho feito com elas. Têm sido ferramentas escelentes. Mas atenção: Não é de todo uma camara para filmar confortávelmente à mão! é pesada demais para a mão e curta demais para o ombro. É uma camara ideal para filmar estávelmente em tripé!

Em filmagem de narrativa, ninguém irá querer usar o autofocus porque sendo uma camara de grande sensor, tende a ter profundidade de campo baixa na imagem... E o ideal é podermos focar o que queremos quando queremos, e não deixar ser o autofocus a decidir.

Contudo, o estilo de trabalho que faço está a mostrar-me que talvez me seja mais vantajoso um outro tipo de camaras. Estou por isso a pensar vender ambas estas camaras. Têm poucas horas de filmagem apesar de tudo, por isso estejam atentos à secção de classificados. :wink:
« Última modificação: 03 / Out / 2013, 04:44 por ARTIMEDIA »
ARTIMEDIA - Audiovisual & Multimedia