Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

19 / Abr / 2024, 02:52

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 102
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 98
Total: 98
98 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Conselhos para compra de um microfone de lapela c/ fio e um de mão wireless  (Lida 51469 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nautillus

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 189
Viva,

Pretendo comprar um microfone de lapela com fio (presumo que os wireless sejam muito mais caros) e um microfone de mão wireless para trabalhar com uma camera sony HXR MC 2000.

Procuro a melhor relação preço/qualidade, tentando gastar o menos possível e agradeço, desde já, os vossos conselhos.

Offline nautillus

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 189
Ninguém dá uma ajuda?

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736

 Bom dia,


 não tendo grande conhecimento no assunto, este micro creio ter uma relação preço/qualidade bastante aceitável:

 http://niobo.pt/shop/microfones-c-315_607_608/rode-smartlav-microfone-de-lapela-p-smartphones-p-7136.html

 No geral é utilizado com telemóveis a exemplo de iphone e androids, creio que dará igualmente na sua câmara.

 Espero ter ajudado,
 Filipe Araújo.

Offline nautillus

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 189
Viva,

Obrigado pela ajuda.

Já tinha visto esse microfone, cujo preço é convidativo. No entanto a publicidade feita em vários sites menciona sempre "microfone para smartphones" e nunca vi uma palavra sobre camcorders. Ora, penso que se fosse compatível seria natural que em algum lado isso aparecesse dito. De qualquer modo enviei um mail à Rode a perguntar isso mesmo.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Boas.
O microfone sugerido é incompativel com a sua câmera. O microfone precisa de alimentação, alimentação que a câmera não fornece. Comprar pode comprar, mas não vai funcionar. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline nautillus

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 189
Como disse, seria de esperar que a informação do produto mencionasse cameras, o que não acontece, pelo que presumo que tenha razão.

Já passei, literalmente, umas horas há procura de informação sobre estes microfones e tive de recorrer a sites estrangeiros (não encontrei nada em PT). Fiquei a saber um pouco mais sobre a especificidade dos ditos, mas não vislumbrei dados que ajudem a efetuar uma compra. A descrição técnica de cada produto é simplesmente "demasiado" técnica... e ultrapassa-me.

Continuo, pois, a aguardar que algum companheiro traga uma luz.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Boas.
Não "presuma", tenho mesmo razão.

Para que é que quer o material? Que trabalhos tenciona fazer com eles? Quanto é "gastar o menos possível" para si? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline nautillus

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 189
O material destina-se às gravações de uma webTv escolar. É um projeto sem verbas atribuídas e que vive praticamente da minha carolice e do meu gosto pelo vídeo. Neste momento o "meu" equipamento é composto pela camera sony referida e por uma tela de chroma Key. Não há mais nada e as luzes são as do teto.

Não há qualquer orçamento atribuído. Tenho de apresentar uma listagem de material (para o barato) e esperar que o diretor entenda que se possa comprar isto ou aquilo. Estou a pedir um lavalier, um micro de mão e um tripé (o que estou a usar é de fotografia e a camera em questão é pesada)

O microfone de lapela destina-se às gravações em estúdio (entenda-se, a salita disponível para esse fim), uma vez que ao usar o micro da máquina o som fica com eco. O microfone de mão destina-se a reportagem (daí o wireless).

A edição de vídeo também comigo (o projecto é um "one man show"), uso o Pinnacle studio 16.

O conceito de barato é muito relativo, eu sei. Quero apresentar preços que não "espantem a caça", mas que ao mesmo tempo não se traduzam em material inadequado e sem qualidade. Ou, seja uma boa realação preço/qualidade, com "cuidado" no preço.

Obrigado.
« Última modificação: 12 / Nov / 2013, 13:04 por nautillus »

Offline nautillus

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 189

Offline António Cristo

  • GRAVAÇÃO/EDIÇÃO Imagem & Som
  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 467
  • Show Time Fox
Parece muito bem para o preço e para o que se destina com as respectivas limitações. Poderá é ser necessário um cabo (extensão) de forma a que a camara possa trabalhar mais a vontade.
Integrated 6 m (20') cable with 3.5 mm mini-plug for use with most cameras
http://eu.audio-technica.com/en/products/product.asp?catID=1&subID=6&prodID=3700

Offline nautillus

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 189
E quanto a microfone de mão wireless, haverá algo de jeito até 300 euros?

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Boas.

Mea culpa.

Em conversa com um User, ele disse-me que a forma como fiz a "chamada de atenção" lá em cima pode, de alguma forma, ter melindrado o Filipe Araújo.

Espero bem que não!

Tenho pelo Filipe Araújo a maior consideração - assim como pela maioria dos outros Users daqui - e de forma alguma quiz ou quero criar desentendimentos/rancores/ofensas.

No intuito de sermos prestáveis e ajudarmos os colegas, podemos de alguma forma induzir os outros em erro. Isso também já me ocorreu por aqui. Não temos más intençôes, apenas acreditamos ter a "solução".

A maneira de eu escrever, por vezes (ou muitas vezes?) não é das minhas "especialidades". Falta-me tacto, algo que devo ter perdido algures entre um monte e o outro, durante algum serviço  :-k .

Assim, se de alguma forma fui menos correcto para com o Filipe Araújo, as minhas desculpas. Acredito que não, não vejo de que forma o possa ter ofendido, mas de qualquer das formas, se assim aconteceu, mea culpa.

Que continue o debate/conselhos.

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline nautillus

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 189
Não vejo nada que possa ter melindrado o user em questão. Teve a amabilidade de fazer uma sugestão, que por acaso se provou estar errada, mas que foi feita com o intuito de me ajudar, logo meritório. Errar, erramos todos. O José Costa limitou-se, igualmente com a intenção de ajudar, a corrigir o conselho, como qualquer um de nós faria, decerto.

E agora, venham uns conselhos sobre microfones, que falta fazem.

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736

 Boa noite a todos, em especial a José Costa, a quem tenho grande apreço.

 Não, não melindrou. Aliás, agradeço a correcção, seja pela minha cultura geral, seja pelo facto de ter eventualmente evitado a compra desnecessária ao colega nautilus.

 Após a leitura deste post, e porque tenho um micro de igual modelo ao que recomendei, testei pela primeira vez numa D800 e posso confirmar que o mesmo lá não funciona. Não sei se algum adaptador será a solução, se alguém souber a resposta agradeço.

 Posso no entanto confirmar que o mesmo num telemóvel (no meu caso android) funciona e recomendo.

 Aproveitando o tema, e explorando o mesmo, tem-me chamado a atenção um micro em especial, o mesmo tenho-o visto num programa televisivo, mais concretamente "O dia seguinte", envio imagem para que possa ser identificado.

 Digo isto porque ,caso alguém conheça a marca/modelo/preço, o possa partilhar. Talvez aqui esteja uma resposta a este tópico. Sempre vi a televisão como a grande referencia do nosso sector, e por vezes, raras vezes, os equipamentos e técnicas utilizados estão ao nosso alcance  :)


 Muito grato uma vez mais, peço desculpa ao colega nautilus por o ter induzido em erro. Na verdade faz-me confusão o facto do mesmo não funcionar directamente numa camara com um jack para o efeito.

 

 Atentamente,
 Filipe Araújo.
 

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Boa noite Filipe
Agradeço a rápida e sempre pronta ajuda a quem quer que seja.

Falando do assunto da máquina, de facto o trabalho não abunda lá muito por aqui nesta região  Beirã em termos de fotografia, em filme, ainda menos daí a razão porque  agora me dedico também á foto e tenho feito bons trabalhos com a minha 50D, mas queremos sempre mais e melhor.
Por isso também umas das razões que me leva a ezitar comprar a Full frame, o Filipe tem razão nesse aspecto o Full frame assim não compença o investimento para apenas fazer 7 ou 8 batizados e 2 ou 3 casamentos como foi este 2013...péssimo comparando com 45 casamentos em 2009, assim valia a pena.
 Os tempos mudam e infelizmente para pior.

Cumprimentos