Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

18 / Abr / 2024, 02:41

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 114
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 115
Total: 115
115 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Monitor SmallHD AC7  (Lida 11525 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Luís Filipe Cunha

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #15 em: 14 / Abr / 2015, 17:47 »
De facto info útil .-) Aproveito para informar tb que a BMD apresentou, entre outras novidades interessantes, uma alternativa um pouco mais acessível aos produtos Atomos:
https://www.blackmagicdesign.com/products/blackmagicvideoassist

Resta agora aferir no terreno como serão pq especificações em papel, são o que são.
Comentários?

Obrigado.
Cumprimentos.

Offline MPPais

  • Membro Gold
  • *****
  • Mensagens: 2,495
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #16 em: 14 / Abr / 2015, 18:29 »
Meu Caro Luís Filipe Cunha:
Aparentemente até parecem irmãos.... Concordo consigo: só vendo na prática. Para já, de notar uma grande diferença: o Atomos trabalha com os SSD que têm muito maior capacidade do que aquela que oferece um cartão memória, que não é um Lexar de 512GB (ver: http://www.lexar.com/products/lexar-professional-800x-compactflash-cf-card?category=77 ).
Preços a comparar com o custo dum SSD compatível com o Atomos, apreciar as capacidades de armazenamento e durabilidade/segurança do material de armazenamento, são os aspetos a não descurar.
Cumprimentos,
MPPais
« Última modificação: 14 / Abr / 2015, 22:15 por MPPais »

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #17 em: 15 / Abr / 2015, 04:14 »
Boas.
Por enquanto, captou a minha atenção e talvez venham a obter o meu dinheiro. Á espera de uns reviews... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Luís Filipe Cunha

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #18 em: 15 / Abr / 2015, 21:51 »
O Ninja 2 baixou de preço (parece que sem alguns dos acessórios habituais).
Há que comparar agora Ninja 2 ($USD 395) vs o BMD Blackmagic Video Assist ($USD 495) pelos menos uma comparação entre preços agora mais aproximados vs caraterísticas.
Ambos já captaram o minha atenção tb ,-) Com preços assim, os monitores (apenas monitores) deixam de ter o interesse que tinham.
Estas propostas servem vários propósitos, nomeadamente: focar com precisão, gravar num formato bem mais editável e com tempos superiores, emitir/mostrar filmagem, etc.

Caro MPPais, os seus reparos são mt. pertinentes, para este análise. SSD vs SD card. Os tempos de gravação deste último estão aqui:
https://www.blackmagicdesign.com/products/blackmagicvideoassist

Cumprimentos,
LFC

P.s: obrigado tb José Costa pelos contributos para este assunto.

Offline MPPais

  • Membro Gold
  • *****
  • Mensagens: 2,495
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #19 em: 15 / Abr / 2015, 23:06 »
P.f. veja: http://atomos.helponclick.com/kb/article/compatibility/what-drives-do-we-recommend compatibilidade HDD 2.5" e SSD.
Por aqui pode tirar conclusões quanto ao material recomendado e capacidades. Pessoalmente recomendo 7.200 rpm e 750GB em HDD 2.5". Quanto ao SSD (que também possuo) tudo depende da capacidade que se necessite.
Camaras compatíveis: http://atomos.helponclick.com/kb/article/708-what-video-cameras-work-with-atomos-recorders
Pode sempre contatar o Suporte para esclarecimentos pois o site nem sempre está totalmente atualizado e o Serviço é assegurado por pessoal que responde com rapidez e saber.
« Última modificação: 15 / Abr / 2015, 23:20 por MPPais »

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #20 em: 16 / Abr / 2015, 00:18 »
Boas.
Eis como eu vejo as coisas: monitor é monitor e gravador de campo é gravador de campo. Um não retira o valor do outro.

Ficando apenas pelos modelos mencionados (Atomos, BMD e SmallHD), se eu equaciono um monitor, é porque preciso de verificar a imagem a gravar ou gravada. E nesse caso, quanto maior o monitor, melhor. E nisso, o SmallHD fica muito á frente dos outros. A DSLR ou câmera video já têm monitor, então, não preciso de gravador para nada, até porque a área de imagem é mais coisa menos coisa. Qualidade de imagem, inputs de entrada, portabilidade, etc., são coisas a considerar. Foco é mais preciso e mais fácil de realizar num grande que num mais pequeno, não é?

Se o que pretendo é uma melhor imagem gravada, então o gravador de campo será o caminho a seguir. Só é preciso ter em atenção que um grava em video não comprimido e o outro não. Essa a razão de um utilizar SSD e o outro utilizar cartôes SD. Tudo vai depender do que se pretende fazer com a imagem e o quanto estamos dispostos a pagar para o ter. Porque de nada serve ter o melhor gravador do mundo se depois optarmos por gravar na pior qualidade possivel, só porque o consumo de espaço em disco é muito elevado e a gravação acaba por precisar de muitos cartôes e de muito espaço cada um. Não é isso que muitos fotografos fazem? Têm uma DSLR 5D e depois andam por aí a fotografar em JPEG só porque o RAW ocupa muito espaço em cartão/disco e demora mais tempo a processar as imagens num PC. Um Ferrari e depois circulam a 20 Km/hora.

Devemos comprar o equipamento que realmente precisamos para executar o serviço e não aquele que gostariamos de ter ou de mostrar ter. Se estamos a falar de negócio, vem entendido...

Mas reparem, é apenas opinião minha e sem fazer juizos acerca de ninguém neste fórum.  Cada um é que pode avaliar o que realmente precisa e o que realmente quer. Porque se as minhas necessidades forem umas, escolheria um monitor, mas se fossem outras, escolheria o gravador de campo. Um não retira o valor do outro, complementam-se.

Siga o debate...
Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Luís Filipe Cunha

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #21 em: 16 / Abr / 2015, 10:46 »
Bom dia e de novo obrigado pela vossa ajuda.

Pergunto:
gravando ambos, o BMD e Ninja 2, nos formatos PRO RES e DNxHD, o que significa um grande melhoramento com vista à edição em face do muito mais comprimido H264 (um "delivery format") das Canon 5D, o facto de um gravar para cartão SD e outro para SSD/Disco rígido 2,5", faz diferença na qualidade dos ficheiros captados? Ou é apenas uma questão de capacidade (duração) de captação e preço dos suportes de captação?

A questão do monitor vs o gravador é bem levantada. De facto são complementares e ambas as funções que cumprem são importantes.
Com o monitor da câmera não se foca com precisão e a compressão em câmera tb não é nada adequada para edição.
Em face destes dois problemas, que são ambos maus e requerem soluções (pq tão mau é ter captações desfocadas que filtro nenhum recupera como mau é querer editar/recuperar/corrigir/colorir e não poder ou só poder até certo grau pela excessiva compressão que já "matou" muita informação) há que encontrar o melhor compromisso entre um ecrã que signifique um melhoramento em relação ao da câmera para ajuda à focarem e uma captação mais profissional (a caminhar para o RAW) e a pensar na edição.

Se possível tudo num único acessório .-)


Offline MPPais

  • Membro Gold
  • *****
  • Mensagens: 2,495
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #22 em: 16 / Abr / 2015, 12:55 »
Caro Luís Filipe Cunha:
O nosso Companheiro José da Costa equacionou bem, como sempre, o problema:
Devemos comprar o equipamento que realmente precisamos para executar o serviço e não aquele que gostaríamos de ter ou de mostrar ter. Se estamos a falar de negócio, bem entendido...
Mais direi eu: negócio é negócio e o lucro, salários, amortizações de material, fiscalidade, etc. são vetores que muita ponderação exigem; prazer: cada um o pode ter à medida das suas possibilidades pois o seu lucro consistirá em realizar, da melhor maneira que souber, uma atividade que gosta e que lhe proporciona gozo.
A decisão final tem que ser exclusivamente sua: os dados foram-lhe explicitados pelo que deve bem ponderar e decidir em conformidade e com a consciência que a melhor solução deste momento será inevitavelmente ultrapassada pelas novas que em breve lhe irão suceder!
De não perder de vista: camara, gravador, computador (todos os seus componentes), formatos de vídeo e som (a importar e a exportar), NLE's, etc. estão interligados, constituindo um sistema, pelo que temos de ponderar se o material que já possuímos é ou não adequado aos voos que queremos dar, se o teremos de alterar e se as possibilidades económicas que dispomos nos obrigam ou não a ficar no patamar em que nos encontramos.
Melhores cumprimentos,
MPPais
« Última modificação: 17 / Abr / 2015, 15:20 por MPPais »

Offline Luís Filipe Cunha

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #23 em: 17 / Abr / 2015, 13:11 »
Obrigado por toda a ajuda prestada.
Cumprimentos.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #24 em: 20 / Abr / 2015, 02:42 »
Boas.
Citado: "Pergunto:  gravando ambos, o BMD e Ninja 2, nos formatos PRO RES e DNxHD,... gravar para cartão SD e outro para SSD/Disco rígido 2,5", faz diferença na qualidade dos ficheiros captados?"

Gravar em SD ou SSD é indiferente, se o codec  é o mesmo. Não haverá diferença na qualidade da imagem. Mas se o objectivo é gravar video não comprimido, então os actuais cartôes SD não conseguem gravar o sinal, pelo que só os SSD top o conseguem.

Se se justifica gravar num BMD ou Ninja? Depende.

Se o trabalho é á base de corte seco, com pouca ou nenhuma pós-produção, não se justifica o investimento. A diferença na qualidade não é assim tão significativa a ponto de justificar todos os inconvenientes que daí advêm. Mas se vai existir uma forte pós-produção (colorização, VFX, tracking, rotoscoping, composição, etc.), então pode-se dizer que é fundamental ter um tal equipamento, das marcas mencionadas ou outras.

Só á um pequeno senão: as DSLR têm uma imagem visualmente fantástica mas que são uma miséria para pós-produção. A sua saida é a 8 bits, muitas vezes 4:2:0 ou 4:1:1, o que não deixa muita margem para trabalhar o video. O Dr. House, uma série que é mencionada para se justificar a qualidade de imagem das DSLR, viu uma grande parte das imagens terem de serem novamente re-gravadas, pelas dificuldades que a pós-produção encontrou ão trabalhar nelas. E se em condiçôes controladas isto aconteceu, em situação de "descontrolo" ou reportagem, a coisa será muito pior. Não é em vão que Philip Bloom, um grande adepto das DSLR, afirma que em certos trabalhos se pode utilizar as DSLR, mas em outros, o melhor é mesmo video. A imagem pode não ser tão bonita, mas pode ser mais trabalhada.

Um ponto a ter em consideração. Penso eu...
Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Luís Filipe Cunha

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #25 em: 20 / Abr / 2015, 10:09 »
Bom dia José Costa e desde já muito obrigado pela atenção e paciência.

SD vs SSD (com o mesmo codec):
Info muito útil. Dúvida desfeita ,-)
---
Se existir pós-produção?
O objectivo é de facto colonização, pelo menos.
Para esse efeito fará de facto sentido evitar o H.264 da DSLR e fazer a captação em ProRes?

ProRes ou DNxHD (formatos "lossy" não "lossless") são o melhor formato que se consegue com um destes dois equipamentos, a partir de uma Canon 5DIII?

(tb acabaram de sair gravadores/monitores semelhantes da marca Video Devices; nova marca para video da Sound Devices que gravam na versão melhor do ProRes)
---
A saída possível nas DSLR:
E aqui subsiste uma dúvida; a "saida a 8 bits, muitas vezes 4:2:0 ou 4:1:1" é assim sempre; as DSLR não debitam mais?

Usar o ProRes ou o DNxHD em vez do H.264 é apenas não limitar ainda mais o que de si já é limitado, com vista à pós-produção (estou a raciocinar correctamente?).
Obrigado.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #26 em: 22 / Abr / 2015, 02:53 »
Boas.

1 - Depende do que entende ou pretende fazer em colorização. Aplicar alguns presets como existem em alguns softwares tipo Filmconvert e outros, é uma coisa, utilizar o Davinci ou o Nucoda é outra totalmente diferente. Para um caso vale a pena, para o outro, nem por isso.

2 - O melhor "formato" é efectivamente ProRes ou DNxHD nas versôes "High", mas consegue-se melhor com video não comprimido, mas só o Atomos o fará, o BM não tem suporte para tal.

3 - A Video Devices não surgiu agora com os gravadores, já á mais de 5 anos que os tem disponiveis.

4 - Muito poucas têm saida a 4:2:2 10 bits. A Lumix GH4 e a Sony A7S são duas delas.

5 - Existe uma coisa chamada custo/beneficio. Um codec melhor poderá ser uma coisa boa, e é, mas normalmente acarreta custos mais elevados: mais cartôes, cartôes mais caros, necessidade de cartôes maiores, mais espaço em disco no PC, disco de backups maiores, etc,  Etc.  Só o trabalho que faz e o dinheiro que cobra por ele é que lhe poderá indicar se se justifica o investimento. Mas quanto melhor o original (codec), melhor o resultado final. Disso não existem dúvidas.

6 - O tempo não abunda por aqui. Por isso as respostas curtas...

7 - Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Luís Filipe Cunha

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #27 em: 23 / Abr / 2015, 19:27 »
Muito obrigado José Costa. As informações úteis que prestou são bastante válidas. Em face dos factos apresentados, preços, câmeras em uso e objectivos a proposta BMD será a mais sensata.

Cumprimentos.

Offline Luís Filipe Cunha

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #28 em: 23 / Abr / 2015, 19:29 »
Obrigado tb MPPais ,-)

Offline MPPais

  • Membro Gold
  • *****
  • Mensagens: 2,495
Re: Monitor SmallHD AC7
« Responder #29 em: 23 / Abr / 2015, 19:59 »
Olá Luís Filipe Cunha!
Nada tem a agradecer!!!
O verdadeiro espírito dum Fórum assenta na partilha e interajuda entre os seus Membros.
Renovo o meu desejo dos maiores sucessos ao vosso Projeto!
Um abraço do,
MPPais
« Última modificação: 23 / Abr / 2015, 20:01 por MPPais »