Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

26 / Abr / 2024, 05:00

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19092
  • Total de Tópicos: 4428
  • Online Hoje: 129
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 90
Total: 90
90 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Illuminação para Croma key  (Lida 7658 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paul McKeown

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 28
    • PaddyMac Hi 5
Illuminação para Croma key
« em: 30 / Jun / 2011, 03:31 »
Boas ora bem tenho um pano verde ... e um pequeno estúdio ... agora alguém tem ideais como posso iluminar para fazer o melhor recorte ?
fluorescent vs tungsten ?
tenho orçamento só de 350 euros ... pano tem dimensões 3m x 4m

alguém tem ideias ?

brigadão
Mac
http://www.facebook.com/profile.php?id=579769459

alternative website ..... facebook o futuro e melhor do que hi5 !!!

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:Illuminação para Croma key
« Responder #1 em: 30 / Jun / 2011, 04:34 »
O que vais gravar lá? pivots sentados a uma mesa, ou quietos? pessoas a se movimentar?

Talvez o mais importante seja a qualidade do "pano verde", que não emita muita radiação fora da cor verde. De resto podes usar flourescentes (3200ºK) ou tungstenio, faz com que o fundo fique o mais homegeneo possivel.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline João Vieira

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 204
Re:Illuminação para Croma key
« Responder #2 em: 30 / Jun / 2011, 13:38 »
Com dois focos a 3200, com palas e difusores já deve dar.

Tudo vai depender da qualidade do "pano" e a câmara que gravares.

Offline Paul McKeown

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 28
    • PaddyMac Hi 5
Re:Illuminação para Croma key
« Responder #3 em: 02 / Jul / 2011, 01:06 »
então obrigado para as respostas .. agora alguém sabe onde posso comprar qq coisa para 350 euritos ??

principalmente é para os alunos a usar nos projectos deles .. e para mim se alguém quer aluguer ... já usei em Lisboa com um cliente alemão ... usei tungsten "redheads" .. funcionou mas aluguei os focos e agora quero arranjar alguma coisa mais permanente.
http://www.facebook.com/profile.php?id=579769459

alternative website ..... facebook o futuro e melhor do que hi5 !!!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Illuminação para Croma key
« Responder #4 em: 02 / Jul / 2011, 02:43 »
Boas.
Aproveitando o assunto:

Citádo por A Caneira: "O que vais gravar lá? pivots sentados a uma mesa, ou quietos? pessoas a se movimentar?"

Existe algo a ter em atenção, se são pivots sentados ou pessoas em movimento? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier


Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:Illuminação para Croma key
« Responder #6 em: 02 / Jul / 2011, 15:33 »
usei tungsten "redheads" .. funcionou mas aluguei os focos e agora quero arranjar alguma coisa mais permanente.

Se já usaste redheads, sabes como são versateis, eu tambem optaria por eles como kit básico.

Dentro do orçamento que pretendes existem algumas opções de kits "made in Asia" ou "made in china", que segundo tenho lido em álgum locais funcionam bem, embora o corpo aqueça mais do que os originais da Ianiro, que só o preço de um foje ao que pretendes.

Faz uma pesquisa na google por redhead kit, e vai encontrar varias coisas. Só pra exemplificar deixo-te aqui um link de uma empresa na Europa (podes até nem ter de pagar o IVA) que tem esses Kits a um preço dentro do teu orçamento, por volta dos 400€: http://www.videogrip.net/lighting-kit-tungsten-light-kit-c-7_15_22/kit-3-x-redhead-800-watts-soft-bag-p-291



Fica tambem o link da Ianiro UK, caso quieras comparar com os originais: http://www.ianirouk.com/product.php?ProductID=89



« Última modificação: 03 / Jul / 2011, 16:03 por A. Caneira »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:Illuminação para Croma key
« Responder #7 em: 02 / Jul / 2011, 16:16 »
Existe algo a ter em atenção, se são pivots sentados ou pessoas em movimento? Boas.


José Costa, diria que se é mais uma questão do controlo das sombras. O Paul punha a questão em termos de fluorescent vs tungsten para fazer o chroma key, e nesse contexto que fiz a pergunta. Se as pesoas se vão movimentar os planos tendem a ser mais abertos, e fica mais dificil esconder a sombra da iluminação das pessoas, do que na situação de alguem que fica sentado. Para situações de movimento, se pudesse ter opção de escolha, provavelmente eu optaria por luz do tipo fluorescente (Kino Fluo, Diva Light, se temporario, ou Topas, Balcar, etc se instalação fixa).
« Última modificação: 02 / Jul / 2011, 16:17 por A. Caneira »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Illuminação para Croma key
« Responder #8 em: 03 / Jul / 2011, 23:16 »
Boas.
Por momentos pensei que haveria algum "truque" escondido. Mas não deixa de ter importância a iluminação por si sugerida, além da observação do controlo das sombras. Boas
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:Illuminação para Croma key
« Responder #9 em: 04 / Jul / 2011, 04:20 »
Era mesmo pela questão das sombras.

Pessoalmente nem gosto da iluminação "flat" obtida apenas com o recurso a fontes de luz difusa. Sugeri essa possibilidade por uma questão de facilidade. É a mais fácil de executar, e a que trás menos problemas, embora seja perfeitamente possivel iluminar os "personagens" numa cena Chroma key, da forma que for necessário para se obter o efeito desejado: só luz lateral, só contra, de baixo, etc, etc, vai ser necessário é dispor de mais fontes de luz, e estudo da situação.

Cumprimentos
« Última modificação: 04 / Jul / 2011, 04:21 por A. Caneira »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Luis Silva

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 94
    • http://www.lightinghd.com
Re: Illuminação para Croma key
« Responder #10 em: 19 / Fev / 2015, 18:47 »
Experimenta dar uma vista de olhos por estes projetores de led
SWIT S-2110CS Bi-Color LED Panel