Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
16 / Jan / 2019, 06:32

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

www.grupeer.com

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18022
  • Total de Tópicos: 3895
  • Online Hoje: 67
  • Online Total: 258
  • (04 / Ago / 2012, 01:11)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 53
Total: 53
53 Visitantes, 0 Membros

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: estou com um problema...  (Lida 1929 vezes)

Offline rui ressurreição

• Veterano
estou com um problema...
« em: 05 / Mai / 2015, 14:10 »
estou com um problema...esta noite, em conversa com uma amiga do facebook, esta perguntou-me qto eu levava por fazer um vídeo da associação dela( penso que sem fins lucrativos!!!)...
disse-lhe que aqui há uns 10-15 anos um vídeo institucional ou documental custaria cerca de 30 mil euros por hora com pesquisa, várias cameras , audio profissional etc...ela achou muito caro...tb lhe disse que uma outra amiga minha tinha pago em 2008(+-) cerca de 3000 euros por 2 minutos finais de vídeo( andaram lá várias horas)...era um vídeo para depois ser apresentado em tv comercial...e continuando a conversa ainda desci mais para 600 euros que era o que levava um profissional de bbc( bodas, baptizados e casamentos), no mínimo, para realizar um filme deste tipo...ela não estava a par dos preços...
sugeri-lhe as seguintes hipóteses:
1- preço entre 500-700 euros por meia hora de vídeo, com músicas sem direitos de autor, comentários, genéricos e imagens vídeo e se calhar algumas fotos e efeitos pelo meio...
2-o mesmo que o anterior , mas agora dividido por cerca de 50-100 pessoas, em que depois de fazer a colecta do dinheiro e ter avisado os amigos do mesmo, eu lho entregaria em ficheiro hd digital e ela colocava-o no pc, e depois as pessoas faziam cópia para pen, etc...
3- gratuito, mas ela arranjava-me 2-3 empresas comerciais...
4- mais tarde em off, surgiu-me a ideia de ela pedir apoios estatais ou a empresas privadas e/ou publicidade dessas mesmas empresas no filme...
que acham destas ideias?o que fiz mal, e deveria fazer doutra maneira? aceito outras sugestões mais criativas...boas.RUI.
« Última modificação: 07 / Mai / 2015, 07:57 por rui ressurreição »

Offline rui ressurreição

• Veterano

PortugalVideo - Fórum

Re: estou com um problema...
« Responder #1 em: 05 / Mai / 2015, 14:47 »

Offline MPPais

• Membro Gold
« Responder #2 em: 05 / Mai / 2015, 16:31 »
Olá Rui:
Ao que li, considero que equacionaste bem o problema.
Antes de tudo, uma questão prévia: tens ou não vantagem, para a tua atividade, em fazer o vídeo? Se assim for, por uma questão de vantagens em publicidade ao teu nome e atividade, tal deverá ser ponderado como benefício adquirido.
Na minha área profissional temos: critérios legalmente definidos para a cobrança de honorários a par da existência do crime de usurpação de funções/exercício ilegal duma profissão.
Nesta área (vídeo e fotografia) nada existe de semelhante.
Porém, penso que deve prevalecer o bom senso a par do conhecimento do mercado local em que cada um se insere, pelo que é importante : "medir" o tempo que se vai utilizar em filmagens e edição, ponderar no pagamento dos direitos de autor, desgastes de material, etc. (uma visão um pouco empresarial que não meramente amadora de ir "a correr atrás de foguetes"...) sem esquecer qual a possibilidade que o Cliente tem para pagar, visibilidade do trabalho, dificuldades de filmagens (licenças prévias ou não) e de edição. Em suma: 1. Não aceitar ou a custo zero, quase simbólico; 2.  Fazer o trabalho a custo moderado de acordo com as despesas/vantagens, incluindo o lucro que resulta da visibilidade do nome e do trabalho ou 3. Bem pago (corretamente, ponderando nos aspetos enunciados a título de exemplo de realidades, entre outras, que devem ser equacionadas).
Esta a minha maneira de ver o problema em face à área profissional em que me insiro. Quantas vezes  trabalhei sem nada cobrar por atender ao valor social da minha missão? Mas quantas vezes nos cobrámos muito alto por estarem em causa questões tecnicamente muito difíceis e de elevado valor patrimonial?
Porém, devo dizer: quanto ao vídeo e fotografia tudo tenho feito apenas para meu uso e gozo pessoal  e nunca "atrapalhando" ou melindrando o profissional que no local ande a ganhar a sua vida o qual me merece toda a prioridade e respeito.
Estes os termos gerais em que equaciono o problema exposto, a par de recordar que no Fórum existe já relevante material sobre este assunto.
Um abraço amigo do,
MPPais
« Última modificação: 07 / Mai / 2015, 11:53 por MPPais »

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #3 em: 06 / Mai / 2015, 01:51 »
Boas.
Quando se baixa as calças, acaba-se por se ficar sem elas. Há quem goste, mas eu cá prefiro ficar com elas bem apertadas na cintura. Mesmo que isso signifique ficar sem o trabalho.

Tempo é dinheiro e o meu tempo tem de ser pago. Por esta ou por aquela razão pode ser um valor inferior ão normal, mas terá sempre de ser aquele que eu considero pelo menos o minimo dos minimos pelos meus serviços.

E para ti, Rui, quanto vale o teu tempo? É que para mim, trabalhar para aquecer, ligo o aquecedor e deixo-me ficar em casa! Mas isto sou eu, que ainda tenho dinheiro para pagar a conta da electricidade!

O preço justo a cobrar depende de individuo para individuo, pois cada um é que sabe o tipo de trabalho que pode fazer e o tempo que vai demorar a o fazer. Por mim, amigos amigos negócios á parte, e não me compete a mim resolver a falta de dinheiro do cliente. Pois se ele tem falta, eu também não ando cheio dele (de dinheiro).

Faz as tuas contas, avalia o que ganhas e o que perdes, e depois mantem-te fiel á decisão tomada.

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline António Cristo

• GRAVAÇÃO/EDIÇÃO Imagem & Som
  • Efectivo
  • *
  • Show Time Fox
« Responder #4 em: 06 / Mai / 2015, 03:15 »
Faz isso por 2500/3000 € é um valor interessante para um filme de média qualidade de equipamento básico (qualidade é o que for de acordo ao que está estabelecido entre as partes/caderno de encargos).
Pode ser 30000 mas possivelmente não se justifica uma produção desse calibre para o que é e para quem é. Para além do valor base há que equacionar outras questões envolventes que majoram a produção (textos/traduções/equipamentos específicos de aquisição de imagem/cromas/encenações/Atores/Locutores/corte de ruas/Iluminação não convencional bla bla + + + ...)
os meus 3000€   :) e mais impostos, se é que há.

Offline rui ressurreição

• Veterano
« Responder #5 em: 06 / Mai / 2015, 04:28 »
muito bem...vou recolher-me a meditar(tou a brincar, eheheh)...pois é isso mesmo que li aqui...
2500 euros ela não vai dar pelo filme...já vi que o máximo que pode dar andará pelos 300 euros, senão menos...aqui há uns tempos tive cerca de 2horas a tirar umas 150-200 fotos a uma amiga minha para a apresentação dum livro...andámos na cidade de COIMBRA, na ponte pedonal...ela vestiu várias roupas...foi tudo gravado em raw,e mais tarde editado com fotos em jpeg de qualidade máxima, e cobrei 70 euros pq é minha amiga...em JUNHO tenho outro trabalho da mesma pessoa, desta vez em vídeo,e vou cobrar metade do que podia, 600/2=300 euros pois ela disse que me ia arranjar outros clientes...não sei se é boa política, mas já vi que nestas coisas as pessoas andam "esfomeadas" , e vão à caça de quem leva menos...eu fiz estes preços pois ela é amiga, mas sei que há muita gente que vai filmar concertos a cafés com cameras hdv semi-pro por cerca de 50 euros...agora pergunto eu: como conseguem esses freelancers sobreviver? de certeza que não estão registados...
em conversa com um amigo que tem uma loja de fotografia, ele foi-me mostrando várias gravações de vídeos e contou-me que até outros profissionais que não os da nossa área, filmam casamentos ao fim de semana...depois perguntou-me se eu queria editar os vídeos.Respondi-lhe que as imagens não estavam bem filmadas, estavam sobre-expostas, aos trambolhões, sem nexo, pareciam quase uma perseguição aos"artistas da festa"...depois disse-lhe que essas pessoas precisavam de formação e eu não estva para corrigir aquelas horas todas no corrector de cor, endireitar imagens, reenquadrar planos, etc, por 75euros=30 horas de trabalho...o que dá cerca de 2,5 euros por hora...ele disse que é o que pagam por aí...disse-lhe que não trabalho para aquecer, e rejeitei os trabalhos...mais tarde , disse-me que teve de ir buscar um editor ao PORTO, para editar um documentário...eu podia fazê-lo, mas não por aqueles valores...mínimo de 15-20 euros por hora levo eu...
vou colocar aqui os valores que tenho de referência no meu site e que levo aos clientes...aceito críticas construtivas:

PREÇÁRIO Rui Ressurreição AUDIOVISUAIS:

VÍDEO+FOTOGRAFIA

Reportagens religiosas e sociais/Eventos culturais,artísticos e recreativos/Moda/Desporto:
DVD ou ficheiro digital ( 50 minutos-inclui 1 master e 1 cópia)+ 300 fotos em digital= 700 euros.

Feiras comerciais, industriais e exibições:
Preço por meia hora em DVD ou F.D.(inclui 1 master e 1 cópia) + 300 fotos em digital= 800 euros.

Institucionais/Documentários:
Preço por meia hora em DVD ou F.D. (inclui 1 master e 1 cópia) + 300 fotos em digital= 1500 euros.

Passeios na natureza/Conferências e Palestras:
Preço por DVD ou F.D.(inclui 1 master e 1 cópia) + 300 fotos em digital= 700 euros.

Videoclips musicais:
Preço por 1 videoclip em DVD ou F.D.(sem recurso a gruas, carris, iluminação profissional e material similar) +300 fotos em digital= 700 euros.

Espetáculos ao vivo:
1 DVD ou F.D. (sem recurso a gruas, carris, iluminação profissional e material similar)+ 300 fotos em digital = 1200 euros.

SESSÃO FOTOGRÁFICA
Inclui a reportagem fotográfica com 400 fotografias em Digital= 450 euros..

TALVEZ nos videoclips o preço esteja baixo...que acham de 2000-4000 euros por videoclip simples...sei que tudo é muito relativo, mas estes valores podem subir e descer, dependendo das circunstâncias.BOAS.RUI.
« Última modificação: 07 / Mai / 2015, 08:01 por rui ressurreição »

Offline António Cristo

• GRAVAÇÃO/EDIÇÃO Imagem & Som
  • Efectivo
  • *
  • Show Time Fox
« Responder #6 em: 07 / Mai / 2015, 02:57 »
És fotografo?
É que nunca forneci fotografias (bem só de telele e filas para mim).
A que propósito é que existem fotografias?
Quem quer fotos contrata um fotografo.

Parece que estou a gozar mas estou a falar a sério.
Já fiz trabalhos em que anda por lá um ou dois e até 3 fotógrafos.
Aliás nem sei como se faz isso... é tipo dslr ou como a gopro que grava e tira fotos?

Até podes fazer de borla... mas vÊ como exemplo: vais gravar 3 horas levas 150€ - no imposto fica logo pelo menos 11.5%, estacionamento em muitos casos são logo 10€ + gasolina + voltares a deslocar para dar o que gravaste... mais uma série de coisas indirectas (amortizações, seguros, desgastes de material, energia...) agora pensa.
Quando começamos a fazer contas é preciso ginástica.... ou ir para o campo cultivar umas cenoras. :)
« Última modificação: 07 / Mai / 2015, 03:13 por António Cristo »

Offline rui ressurreição

• Veterano
« Responder #7 em: 07 / Mai / 2015, 08:12 »
eu so faço as duas coisas, qd trabalho sozinho, e tb querem fotos do evento...muitas vezes não estão para contratar mais nenhuma pessoa, e eu levo uma pessoa amiga que me ajuda...até agora só surgiu mais na área do vídeo e audio...ou seja, o vídeo é o meu forte ( acompanho com bons gravadores audio)...se tiverem fotógrafos eu nao me importo, mas se no futuro surgirem pessoas que querem o 3 em 1, não me importo de fazer a fotografia...geralmente uso a fotografia mais para outros trabalhos, de paisagem, artiísticas etc e isoladas...mas se surgir vídeo com fotos não me importo de fazer...tenho material de audio, vídeo e fotografia em casa...para revelação, vou dar trabalho a uma casa de fotografia e imprimo em papel nesse sítio...mas qd sei que um fotógrafo já está contratado para um evento, não interfiro, mas pouco vai alterar no preço final...talvez menos 100 euros...a minha área forte é o vídeo( juntamente com bons aparelhos de audio) e nunca o escondi a ninguém...não fiques chateado comigo ANTÓNIO CRISTO, que não quero tirar trabalho a ninguém...só apresentei a tabela de preços e sou capaz de a modificar num futuro site que faça...estou aqui para colaborar com os colegas e não para destruir outras profissões, entende.BOAS.
« Última modificação: 07 / Mai / 2015, 08:14 por rui ressurreição »

PortugalVideo - Fórum

« Responder #7 em: 07 / Mai / 2015, 08:12 »