www.grupeer.com

Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
21 / Mar / 2019, 22:41

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

www.grupeer.com

Membros
  • Total de Membros: 660
  • Ultima: helnina
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18055
  • Total de Tópicos: 3914
  • Online Hoje: 66
  • Online Total: 258
  • (04 / Ago / 2012, 01:11)
Utilizadores Online
Membros: 1
Visitantes: 55
Total: 56
55 Visitantes, 1 Membro
António Cristo

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: Fórum ou Noticiário?  (Lida 1465 vezes)

Offline José Costa

• Veterano
Fórum ou Noticiário?
« em: 15 / Mai / 2015, 12:47 »
Boas.

Eu não quero melindrar ninguém, não quero criar inimizades com nenhum User,  não quero criar mal-estar, mas...

Este local não se estará a tornar num mero repositório de noticias em vez de um local de partilha e de informação? É certo que noticias também são informação, mas não estarão as mesmas a "poluir" os tópicos, sem acrescentar nada ão conteúdo do fórum? Criar um tópico, colocar um titulo, mais um simples apontamento, e não acrescentar mais nada, não acrescentar mais informação para complemento da mesma, não desenvolver, nem mesmo a nivel de opinião, não vejo a importância ou relevancia para este local, da forma como actualmente está a ser feita.

A este ritmo, em breve serão mais os tópicos com noticias do que própriamente os tópicos com informação/ajuda/debate. É um caminho perigoso este.

Sempre afirmei aqui que um fórum é o que os seus Users fazem dele, e nessa matéria, tenho que reconhecer que se não fossem essas noticias, se não fosse o tempo despendido pelo User que diariamente por aqui as coloca, dias se passariam sem existir qualquer actividade. Esse mérito tenho de lhe dar, mas de qualquer das  formas, não vejo como isso possa contribuir para a "sustentabilidade" deste espaço de informação/debate/partilha.

Nada de pessoal, apenas mera opinião. Mas talvez fosse bom cada User pensar um pouco nisto e dar o seu contributo, dizer de sua justiça. Mas se calhar é pedir demais...

P.S. -  MPPais, acredite que tenho o maior respeito por si, apesar de não o conhecer,  mas como User deste espaço não posso deixar de dar a minha opinião sobre o que nele de bom e de mau (na minha opinião) se passa. Se por um lado admiro o seu esforço e tempo dispendido aqui, por outro lado o actual estado das coisas - a criação de tópicos de por cá dá uma palha -  é algo que não me agrada, pois acredito que está a desvirtualizar a verdadeira razão de um fórum. Noticias sim, pois já no passado o defendi, mas a existir deveria ser numa secção á parte, não uma noticia ser um tópico no meio nos tópicos, como vem sucedendo. Mas a culpa não é sua, o modelo de auto-gestão a que o fórum tem estado entregue desde á muito a isso tem levado. Mas novamente, mera opinião minha.

Quando algo está mal, torna-se necessário fazer mudanças, e essas não se têm verificado por aqui. E se a gestão não as faz, compete aos Users fazê-las. A bem do fórum e de todos os frequentadores deste espaço. Pois ao ritmo que as coisas estão a ir, qualquer dia está a colocar noticias num fórum que ninguém lê . Pois participar já ninguém participa. Um fórum é o que os seus Users fazem dele. Mas para isso é necessário existir um fórum. Ele está a caminhar para a extinção.

José Costa
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline MPPais

• Membro Gold
Re: Fórum ou Noticiário?
« Responder #1 em: 17 / Mai / 2015, 21:11 »
Companheiro José Costa:
Agradeço a sua sincera exposição!
Em várias situações ambos abordámos a falta de sentido de comunidade participativa que se verifica no Fórum.
Eu próprio, por várias vezes, me tinha interrogado se deveria ou não continuar a apresentar as notícias a que se reporta. Várias vezes pensei em não o voltar a fazer, mas...a falta de atividade diária que se nota no Fórum, como comunidade participativa, levou-me a pensar (fruto duma presença/experiência que ainda não tem um ano) que ao menos as notícias eram uma atividade informativa, tanto mais que forneci sempre os links e pistas para a colheita da informação disponível, já que outra raramente se vislumbra (veja-se o caso da Sondagem software Edição Vídeo - 2014 em que apenas votaram 22 Membros quando existem 972).
Intervenções nas raras dúvidas ou problemas expostos, também o procurei fazer, tendo tido sempre o seu apoio em corrigir imprecisões ou deficiências que oportunamente notou. Muito obrigado!
Porém, vou parar com as notícias pois, além das minhas anteriores dúvidas em tal prática, como já acima disse, levo muito a sério as pertinentes observações que a tal respeito escreveu.
Esperemos com calma o que o Futuro reserva ao Fórum. Desejamos que seja melhor que o Presente.
Creia-me com grande Estima e Apreço,
MPPais
« Última modificação: 18 / Mai / 2015, 17:20 por MPPais »

PortugalVideo - Fórum

« Responder #1 em: 17 / Mai / 2015, 21:11 »
www.grupeer.com

Online António Cristo

• GRAVAÇÃO/EDIÇÃO Imagem & Som
  • Efectivo
  • *
  • Show Time Fox
« Responder #2 em: 17 / Mai / 2015, 23:22 »
Existe falta de massa critica e escala para uma área tão abrangente como esta é actualmente.
É um desafio este, na língua de Camões.
Não vejo o porquê das noticias não terem o seu espaço, também sei que ninguém questionou as ditas mas sim o fórum como "Um Fórum".
Acho muito bem o trabalho que tem sido feito pelo MPPais.
Se é o ideal? não. É o possível. Isto quer dizer qualquer coisa? quer, mas não é só aqui... é mais transversal do que parece. Muitos destes projectos existem pela carolice de uma ou meia dúzia de pessoas.

Esta afirmação não altera a questão mas é um facto.

Mera opinião... a minha.
AC

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #3 em: 18 / Mai / 2015, 01:39 »
Boas.
Citado: "Não vejo o porquê das noticias não terem o seu espaço"

Eu também não vejo porque não!

Citado: "Acho muito bem o trabalho que tem sido feito pelo MPPais. "
Eu também concordo!

Citado: "me tinha interrogado se deveria ou não continuar a apresentar as notícias"

Eu acho que devia!

Então, aonde está o problema?

A grande parte das "noticias" são novidade hoje mas estão desactualizadas amanhã. E colocá-las no meio dos outros tópicos, acaba por "poluir" a genese de um fórum. Noticias sim, já o defendi no passado, mas porque não as agrupar todas no mesmo tópico? Quem as quiser debater, cria um tópico na secção adequada. Há um erro na noticia, a mesma é corrigida no mesmo tópico. Pode ter um nome como "Actualidades", "Noticias", o que quiserem... mas tudo no mesmo tópico.  Acredito que era muito melhor para a navegabilidade por este espaço. Afinal, ninguém está a debater nenhuma das noticias. Elas nascem e morrem todos os dias.

Mas eu ão culpo o MPPais, muito pelo contrário.  Reconheço que a intenção é das melhores. Mas se queremos que este espaço se continue a manter disponivel, talvez seja bom fazermos algo por isso. Debater os assuntos, mesmo que incomôdos, me parece um bom caminho.  O caminho faz-se caminhando, e talvez..., talvez se venha a chegar a bom porto. É com a troca de ideias e opiniôes que por vezes surgem as soluçôes. Talvez o problema seja os Users terem medo de criarem inimigos "virtuais".

MPPais, em vez de parar, porque não continuar? Não é a intenção que é má, a forma como ela está a ser implementada - que devia ser um trabalho da gestão - é que não está a ser feita, na minha opinião, da melhor maneira. Pensemos nisso.

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #4 em: 17 / Jun / 2015, 17:53 »
Caros colegas

Não vou contestar as criticas à gestão, pois efectivamente tem-me sido completamente impossível dedicar ao fórum a atenção que durante muito tempo pude dar. Infelizmente esta situação de indisponibilidade irá manter-se provávelmente durante mais algum tempo.

A questão levantada parece-me pertinente, e considerando o consenso manifestado pelos intervenientes no tópico, acho que poderia de facto criar uma nova área ou secção destinada exclusivamente à publicação das referidas "noticias". Irei tratar disso com a maior brevidade possível.

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #5 em: 17 / Jun / 2015, 18:06 »
O referido espaço foi criado aqui.

Caso se considere que este espaço deveria estar colocado em outro local, por favor adicionar sugestões.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

PortugalVideo - Fórum

« Responder #5 em: 17 / Jun / 2015, 18:06 »
www.grupeer.com

www.grupeer.com