Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 / Abr / 2024, 21:25

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19092
  • Total de Tópicos: 4428
  • Online Hoje: 210
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 161
Total: 161
161 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Acelerar o Workflow  (Lida 4748 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Acelerar o Workflow
« em: 12 / Dez / 2011, 07:17 »
Boas.
À coisas que tenho dificuldade em entender:
Uns mudam de placa gráfica para aproveitarem a GPU para acelerar o processamento em video. Outros mudam para discos SSD para ganharem uns segundos na abertura das aplicaçôes. Outros ainda procedem a upgrades frequentes ãos seus PCs, mas nunca conseguindo acompanhar a evolução tecnológica. Tudo com o intuito de acelerar o Workflow na edição video. Mas na verdade, no final de tudo, apenas gastam mais dinheiro e perdem uma data de tempo na captura do video - os que ainda trabalham com tapes - e no authoring do DVD e do Blu-ray.

Pergunto:
Não seria muito mais productivo ter um segundo PC, mesmo que de caracteristicas bastante inferiores - mesmo que seja um modelo que à tempos está encostado num qualquer dos nossos cantos - ter um segundo PC para efectuar a captura das tapes e para fazer o authoring dos nossos trabalhos, além da renderização quando tal é necessário?

Assim, enquanto estavamos a editar um trabalho no PC principal, teriamos o PC secundário a proceder à captura de outro trabalho. No final da nossa edição (no PC principal), já o secundário teria efectuádo a captura da tape ou tapes, e colocariamos o mesmo PC secundário a fazer o rendering e o authoring dos  DVD e Blu-ray. No PC principal, começariamos a editar o novo trabalho, evitando ter de ficar a olhar para ele, por estar ocupado com a gravação dos DVDs e afins. Teriamos o PC rápido para a edição e o mais lento para a captura das tapes e do authoring.

OK, o authoring num PC mais lento significa que mais tempo irá levar para proceder à gravação dos suportes ópticos. E com mais tempo, maior o consumo de energia. Mas enquanto isso, evitaria ficarmos parados por não poder trabalhar na mesma máquina, pois tenho para mim que fica mais barato pagar a energia extra que ficar parado sem ganhar dinheiro. E por muito lento que seja o PC, sempre terminaria o processo de authoring muito mais rapidamente que a nossa edição no PC principal, e ainda lhe restaria tempo para proceder à captura das tapes da nossa proxima edição.

Não seria mais productivo? Vale a pena pensar nisto. Penso eu... Boas.
« Última modificação: 12 / Dez / 2011, 07:21 por Jose Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Fernando

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 38
Re: Acelerar o Workflow
« Responder #1 em: 12 / Dez / 2011, 09:09 »
Caro José Costa,
concordo inteiramente contigo. Aliás, costumo utilizar um "velhinho" para captura enquanto estou a trabalhar. Para renderização e para authoring não costumo usar, mas já me poupa uma "carrada" de tempo na captura.

Offline Fábio Poupinha

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 26
    • Fábio Poupinha
Re: Acelerar o Workflow
« Responder #2 em: 20 / Fev / 2012, 15:10 »
Sim, é um bom método, e quase instintivo para quem tem dois PC's em casa e um deles está parcialmente parado ou mesmo parado...
Para quem não tem esses dois PC's, o que tem em alternativa, é sem dúvida, durante a noite, deixar o PC a capturar.

De qualquer forma este cenário já não se aplica tanto, visto que estamos na era de suportes digitais.


Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Acelerar o Workflow
« Responder #3 em: 22 / Fev / 2012, 14:53 »
Boas.
Citado: "este cenário já não se aplica tanto, visto que estamos na era de suportes digitais"

Só no que diz respeito a captura de imagem. Na forma de entregrar ao cliente, os suportes ópticos ainda são necessários. E nesse caso, num PC pode-se editar e o outro PC converte e grava os DVDs/Blu-rays. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Acelerar o Workflow
« Responder #4 em: 22 / Fev / 2012, 16:35 »
  Boas,

 gostaria de acrescentar uma situação que interfere com este conselho e que impede o uso de várias máquinas, pelo menos no Premiere CS5, e que é o adobe dynamic link, trata-se de uma opção que evita as exportações para ficheiros que mais tarde seriam abertos em programas de criação de DVD e BD. Para isso, o Premiere tem esse atalho que transfere de imediato o projecto para o Encore e que obriga o uso do mesmo computador.

 Cumprimentos, Filipe Araujo.
« Última modificação: 22 / Fev / 2012, 16:36 por Filipe Araújo »

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Acelerar o Workflow
« Responder #5 em: 22 / Fev / 2012, 18:23 »
Boas.
Não o quero contradizer, e também não vou dizer que eu estou 100% certo, mas creio que o dynamic link não altera em nada o procedimento. O dynamic link funciona como um link para os ficheiros que são utilizados pelo projecto, pelo que o projecto pode ser utilizado em qualquer computador, para efectuar o mesmo procedimento. Não precisa de exportar os ficheiros. Funciona tudo normalmente. Creio que não estou errado, mas... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Acelerar o Workflow
« Responder #6 em: 22 / Fev / 2012, 18:53 »

 Boas.

 Edito a relativamente a pouco tempo no CS5, razão porque não estou muito seguro, mas na medida em que a transferência do Premiere para o Encore é de apenas alguns segundos, creio não ser possível de outra maneira, reservo-me apenas a situações em que possa ter computadores ligados em rede, mas creio que nem mesmo assim.

 Cumprimentos, Filipe Araujo.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Acelerar o Workflow
« Responder #7 em: 12 / Mar / 2012, 05:01 »
Boas.
Experimentei o processo (dynamic link) este fim de semana, e funciona da mesma forma. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Acelerar o Workflow
« Responder #8 em: 12 / Mar / 2012, 10:05 »

 Bom dia José Costa,

 ou seja, tem computadores ligados em rede. Num editou o filme, noutro deu continuidade com o encore, onde criou os menus sem a necessidade de exportar os ficheiros, permitindo libertar o premiere do primeiro computador deixando o editar em paralelo noutros projectos.

 cumprimentos, Filipe Araújo.

Offline Alberto

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
  • 5D3/AC 160A
Re: Acelerar o Workflow
« Responder #9 em: 12 / Mar / 2012, 20:16 »
Boas Filipe, só de salientar que o tempo de codificação pelo dynamic link não é nada rápido comparado com o media encoder, aliás até acho uma perda de tempo quando quero codificar um dvd e um bray da mesma timeline pois tenho que ficar à espera que codifique um para usar o próximo. No passado, em versões mais antigas, já tive alguns problemas em usar o DL com o encore , na minha opinião o DL funciona melhor entre Premiere e AE.

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Acelerar o Workflow
« Responder #10 em: 12 / Mar / 2012, 20:32 »

 Faz algum sentido, até porque creio, foi pensado para isso mesmo.

 Obrigado a ambos, Filipe Araújo.