Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 / Abr / 2024, 21:26

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19092
  • Total de Tópicos: 4428
  • Online Hoje: 210
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 162
Total: 162
162 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Panasonic DVX100 vs Canon XM2  (Lida 11114 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #15 em: 18 / Fev / 2012, 09:31 »
Boas.
À dois aspectos a ter em conta: os padrôes estabelecidos e o estado actual da tecnologia.

Um sinal de video proveniente de um video leitor ou câmera VHS tem um "tamanho" de 720x576, um sinal SD portanto.
Um sinal de video proveniente de um video leitor ou câmera DV (ou seus derivados) tem um "tamanho" de 720x576, um sinal também SD (SD=Standard Definition).

Os padrôes televisivos (no sistema PAL) estabeleceram que o sinal video SD tem 720x576.

Como os padrôes internacionais referem, sejam americanos ou europeus, a resolução de uma imagem video é dado pelo nº de linhas de TV e não o nº de pixeis que compoêm a mesma. O nosso VHS e DV têm ambos 720x576, pelo que são exactamente iguais como sinal de video, apenas diferem no nº de linhas de TV que conseguem gravar: o VHS tem cerca de 240 linhas e o DV tem cerca de 500 linhas. É por essa razão que o DV tem melhor qualidade que o VHS. Repare que no entanto a lente tem que fornecer um nº de linhas superior, no caso das cameras de video, sendo comum que câmeras de video profissionais se referisem muitas vezes como tendo 850 linhas de TV na lente.

O nº de linhas que o equipamento consegue gravar é o estado da tecnologia.

Se colocarmos na timeline de um NLE uma qualquer foto, por exemplo, de 4200x 3000pixeis, e gravarmos o sinal video num gravador VHS e num DV, o sinal video à saida do NLE terá o "tamanho" de 720x576, independentemente do nº de pixeis da foto. E digo foto, como posso dizer video. O sinal video SD de saida será sempre de 720x576. Já agora, o sinal de video SD é composto por 720 pixeis X 576 linhas, e não por 720x576 pixeis, como erroneamente muitos o referem.

O sinal entregue ãos gravadores VHS e DV será de 720x576, no entanto o VHS só conseguirá "gravar" cerca de 240 linhas e o DV cerca de 500 linhas, das 720 576 que lhes são disponibilizadas.

Passemos então para o HD.
Por definição, um sinal video HD (High Definition) é todo o sinal video que tenha um nº de linhas e de pixeis superior ão sinal video SD. Portanto, um qualquer sinal de video, por exemplo com 900x700, já é considerado video HD. Se tivermos um qualquer telemóvel ou câmera que grave video a 1920x1080 (1920 pixeis X 1080 linhas), ele estará a gravar um sinal de video HD, por definição dos padrôes, mas não podemos afirmar automáticamenrte que tem uma resolução video superior a um sinal video SD, só porque grava a 1920x1080 e o SD tem só 720x576.

Uma boa câmera de video DV tem cerca de 530 linhas de resolução. Uma boa lente tem cerca de 850 linhas de TV. Uma câmera de video DV, do género das consumer, terá algo como 400 linhas ou menos. Independentemente da câmera video ou telemóvel gravar um sinal video HD de 1920x1080, o que determina a resolução da imagem (e portanto a qualidade) é a qualidade da lente desse equipamento (nº de linhas de TV) e a capacidade de processar e gravar o sinal, aspecto em que o codec tem muita importancia. O nº de linhas de TV gravadas é que determina a resolução. E basta o SD gravado ter um maior nº de linhas de TV que o HD, para ter uma maior resolução, uma maior definição da imagem Por isso é que afirmei acima que HD não é sinónimo de maior resolução que o SD. Por norma é o que acontece, mas nem sempre e nem com todos os equipamentos. E também não afirmei que qualquer câmera SD ou sinal Video SD é melhor que qualquer câmera ou telemóvel HD.

As imagens contam a história que quisermos que elas contem. Só temos de as selecionar. Mas video não é um ou dois frames isolados, video é um movimento continuo de frames. Colocar dois frames lado a lado para tentar mostrar que um sinal video é melhor que o outro é viciar os dados. Numa mesma gravação video, pode-se obter um frame horrivel e uns segundos à frente pode-se obter um frame expectacular, nitido. Video tem de ser visto em movimento, e as imagens têm de ser capturadas nas mesmas condiçôes, na mesma altura, com o mesmo enquadramento...

Pelo que depreendo pelo seu post, você quer provar, se assim o posso dizer, que qualquer sinal video HD tem uma resolução superior a um sinal video SD. Eu apenas quiz mostrar que existem sinais video SD que conseguem ter uma maior resolução que muitos sinais video HD. E para o confirmar, basta nesses casos fazer um pequeno zoom digital à imagem, e ver até onde elas resistem, pois não nos podemos esquecer que o nosso cerebro "trabalha" a imagem que os nossos olhos captam, "entregando" aquilo que se designa como subjectividade.

Para que não existam dúvidas, não estou a questionar o exemplo que apresenta, não estou a dizer que deturpou ou alterou as imagens apresentadas, não estou a dizer  que um é melhor que o outro. Estou apenas a tentar mostrar o que é a resolução e como se chega a ela, que resolução é independente dos padrôes de sinal video. Não estou a tentar provar nada. Boas.
« Última modificação: 18 / Mai / 2012, 12:23 por Jose Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Alberto

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
  • 5D3/AC 160A
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #16 em: 18 / Fev / 2012, 10:32 »
Boas,
As imagens são amadoras e até são de um cliente, qualquer um pode fazer o teste,
já dei o meu contributo e até usei um gráfico, fiz comparativos válidos...

vou ficar por aqui que até nem gosto muito de escrever... :-"

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #17 em: 19 / Fev / 2012, 00:14 »
para quem quiser ler uma discussão parecida num site americano, aqui vai um link ( a canon xl2 saiu em 2004 e eu tenho um exemplar que agora funciona com lentes dx da nikon, com um adaptador):


http://www.dvinfo.net/forum/canon-xl-gl-series-dv-camcorders/57878-canon-xl2-vs-panasonic-hvx-200-a.html


Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #18 em: 19 / Fev / 2012, 00:39 »
se quiseres ALBERTO, tens aqui um site que te dá muita informação sobre a panasonic dvx 100.boas.


http://www.adamwilt.com/24p/

Offline Alberto

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
  • 5D3/AC 160A
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #19 em: 19 / Fev / 2012, 12:07 »
Obrigado Rui, mas eu somente referi que uma imagem para parecer HD, fazer um upscale somente não basta a não ser que o software consiga introduzir mais alguma coisa (software=instant HD).
Se calhar nem é preciso fazer via software pois existem leitores que já o fazem.


Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #20 em: 20 / Fev / 2012, 04:54 »
Boas.
Segundo o meu entendimento, alguns Users teêm a sua opinião como sendo a pura verdade dos factos, independentemente de toda uma industria e de refutados profissionais afirmarem o contrário. Por norma, eu equaciono sempre a hipotese de eu próprio estar enganado, e tento sempre que possivel confirmar os dados. Com tristeza, não raras vezes verifico que para alguns a técnica são simples "pintelhos", que o importante mesmo são as ideias pré-concebidas, ainda que erradas possam estar. Perante certos comentários, que por vezes são escritos nestes tópicos, o melhor mesmo é deixar o assunto entregue à ignorância, pois de nada serve tentar transmitir conhecimento. Fica a satisfação de saber que são apenas alguns Users os detentores da verdade, pois todos os outros andam na maior parte das vezes, e bem,  na busca da sabedoria. Pela minha parte, eu só sei que nada sei.

Discordar não é o problema. O problema é a forma como se discorda. Em muitos foruns e sites da especialidade, alguns Users escrevem "artigos", mas nunca entram em debate nem nunca respondem a questôes ou perguntas de outros Users, apesar de acompanharem o debate . Cada vez mais compreendo as razôes de tal procedimento. É um exemplo a seguir, de facto. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #21 em: 01 / Set / 2018, 03:44 »
Tenho pena que o José Costa tenha saído do fórum, bem como o Mário Rui e tantos outros...fazem cá falta...melhores tempos virão. Boas.

Offline MPPais

  • Membro Gold
  • *****
  • Mensagens: 2,498
Re: Panasonic DVX100 vs Canon XM2
« Responder #22 em: 01 / Set / 2018, 14:26 »
Rui:
Boa tarde!
Concordo totalmente contigo. O site tem vindo a perder qualidade por falta de participação. Tem muitos visitantes que não se candidatam a Membros e Colaboradores.
Porque é que não se tenta uma "repescagem" desses válidos Membros/Colaboradores?
Um abraço,
MPPais