"Estabilizadores" de mão vs. Steadicam

Iniciado por José Costa, 08 / Set / 2009, 05:17

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Existem os estabilizadores de mão como o Flowpod da Varizoom e o Figrig da Manfrotto (ão qual eu costumo chamar de "volante) entre outros. Eles não são verdadeiramente Steadicams, pois estes tem um funcionamento diferente além de uma estabilização também inferior, comparado com os Steadicams. No entanto, quando devidamente operados e calibrados cumprem bem a sua função.

A minha pergunta será mais dirigida ão Vitor Duarte, pois ele possui o Flowpod, no entanto, se outros tiverem o mesmo ou equivalentes, também são convidados a responder. Aqui vai então a pergunta: qual o periodo de tempo em que conseguem utilizar o equipamento sem descanso? Em tempos cheguei a experimentar o HandyMan da ABC products. Achei demasiádo cansativo para ser utilizado de forma continua. Por uns minutos ou para uns planos é aceitável, mas por longos periodos de tempo torna-se cansativo para o braço derivado á posição em que o mesmo tem de ser operado. Também existe a questão de eu não estar habituádo ão mesmo, pelo que acredito que também tenha a sua influência no cansaço (não acredito, sei que tem). Assim a pergunta, quem o utiliza com frequência, quanto tempo seguido consegue operar com o mesmo?

Respeitante ás Steadicams as ("verdadeiras"), alguém por aqui utiliza alguma com uma handycam, tipo as HDV da Sony, e se sim, qual é o tempo seguido que conseguem operar com a mesma? Queria respostas honestas, não exageros como alguém que certa vez falou que aguentáva um dia inteiro sem tirar o "equipamento". Aguentar até acredito que aguentasse, mas o aguentar para mim é o tempo em que se trabalha com o mesmo mas de forma confortável, sem chegar ão fim do dia todo arrebentado.

Fico então a aguardar resposta (ou respostas, de preferencia). Obrigádo. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Vitor Duarte

Viva José Costa
Antes de mais quando vens cá a baixo pagar um almoço???, lol, lol

De facto não vou dizer que consigo aguentar uma hora seguida, pois é cansativo, mas para fazer uns planos é optimo, não das pelo cansaço.

Por vezes não uso na entrada dos noivos na igreja porque depois tenho que passar logo para o suporte de ombro que uso sempre (Manfrotto) para conseguir captar imagens fixas e fazer alguns zoom.
Utilizo na abertura do baile, nas mesas no copo d'água, nas fotos com os noivos, etc.

O ideal seria poder tirar do flowpod e encaixar logo no suporte, pois para tirar a camera tenho que desapertar três parafusos, mais o da base.

Se tivesse um encaixe rápido seria optimo.

Um abraço
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

José Costa

Boas.
Dirias então que se consegue fazer cerca de 5 minutos seguidos?

Citado: "Se tivesse um encaixe rápido seria optimo."
Podes tentar adaptar um. Existem para tripés de fotografia. Podes tentar ver, é uma hipotese. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Vitor Duarte

Citação de: Jose Costa em 08 / Set / 2009, 17:54
Boas.
Dirias então que se consegue fazer cerca de 5 minutos seguidos?
Na boa amigo, por exemplo na semana passada gravei 3 musicas seguidas com a animação de um casal a dançar tango.
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

MFAudiovisuais

Olá.
Estou interessado em comprar um sistema Flowpod da Varizoom, por exemplo. Com quem é que posso falar para obter mais informações sobre este produto? O ano passado estive a experimentar o sistema da ABC products o Handyman, mas para ser sincero não gostei muito, talvez fosse porque o estabilizador já tinha muito uso e estava constantemente a afinar o aparelho e não fiquei lá muito convencido. O que é que me recomendam?
Desde já agradeço os vossos comentários.
Continuação de bom trabalho.
Cumprimentos.

Luis Miguel Simões

Vital Parreira

Olá carissimo Jose Costa.

Quanto a operar com steadycam ou flycam posso dar o meu comentário com muito gosto.

Para começar, para quem não está acostumado pode ser um bocado estafante e digo isto porque eu uso sem colete, mas com o passar das semanas a coisa vai ao lugar (tipo que nem exercício fisico), mas cuidado com a coluna e as posições. eu obtei por usar o meu steady sem colete derivado à forma dinamica dos movimentos corporais que se pode obter com o mesmo, mas digo que é uma opção. Para isso é preciso braço. Tirando alguns takes que faço em casa dos noivos e na cerimónia, bem como no corte do bolo quando as circunstancias o exigem, em que uso suporte fixo, uso sempre o steady. Uma coisa é certa, sempre que posso e se permite, descanso as costas. Volto a dizer, a habituação é muito importante, também vai daquilo que o operador quer (e pode fazer com o seu corpo, especialmente se a camera for pesada para usar sem colete). Experimentem e depois me digam.
Num dos ultimos casamento que fiz, usei o steady em casa da noiva (uma vez que não fomos à casa do noivo) e acompanhei-a até à cerimónia, que se fez a pé, atravessando a vila.
voltei a usar o mesmo na saída do casal até ao final do evento. Usei o tripe apenas nalgumas entrevistas que fiz, pois era uma recepção ao ar livre num sitio fabulástico para uns takes bem dinâmicos.
Até mesmo durante o baile de gala preparado usei o steady. Confesso que não é facil, mas vale bem o sacrificio. Volto a dizer que pelos meios o steady descansa. Um homem n é de ferro. Isso é importante para n rebentar o operador. quem achar melhor usa o colete.
Dê-se regra aos três "T´s": Treino, Treino, Treino. Não vale a pena esforçar-se e no outro dia estar rebentado, especialmente se tiver outro evento a começar às nove da manhã ou mais cedo.

Espero ter sido útil.

Grande abraço

Vital Parreira

José Costa

Boas.
Citado "Quanto a operar com steadycam ou flycam"
Mas... o que tens é uma Steadycam ou um estabilizador? Steadycam, Flycam e Estabilizadores são coisas diferentes. Com a mesma finalidade (estabilização na captação de imagem), mas coisas diferentes. E já agora, qual o modelo? Boas.

Vital Parreira

Boa noite, caro José.

Bem sei que steady e Flycam ou estabilizador  são coisas completamente distintas, talvez tenha induzido em erro nesse sentido, pois para mim e digo "para mim" é a mesma coisa uma vez que o meu steady o uso como "fly". Mas acho que preciso de mudar essa rotina, uma vez que as minhas costas se ressentem do peso desequilibrado no meu braço durante tanto tempo. sem duvida que estou a abusar, mas isso não é para aqui chamado agora.
O meu é Glidecam. Estou muito contente com ele (acho que vou voltar ao colete, este tópico fez-me reflectir para o dia de amanhã, muito sinceramente).

Também usa algo do Género? Se sim conte a sua experiência...

Abraço.

Vital Parreira

José Costa

Boas.
Exactamente para não induzir em erro, não criar dúvidas ou confusôes, é que tento sempre utilizar os termos e nomes correctos. Porque isto de pregar um prego com um alicate mas dizer que se está a utilizar um martelo para o efeito, só cria maranhocas na cabeça dos ouvintes ou leitores...  #-o além de dar cabo do alicate!  :lol:

A minha intenção com este tópico era mais no sentido de trocar ideias e opiniôes com utilizadores de Steadycam, Steadycam mesmo, independentemente da marca do equipamento. Aqueles com "colete", braço estabilizador... os verdadeiros Steadycam se assim se pode dizer.

Uma vez que tens um, quanto tempo seguido consegues operar com ele e com que câmera? E já agora, o modelo? Boas.

Vital Parreira

Boas.
Quanto à operação com steady (sem colete), tempo seguido, tenho de basear-me num evento social que não o casamento, onde operei desde a chegada de figuras publicas, onde se incluiu uma série de entrevistas com o apoio de uma jornalista, até inicio do almoço. Tudo seguido falamos de 3/4 de hora a 1 hora. a camara só baixou à altura da cintura uma ou duas vezes, para passar pelos convidados. NÂO recomendo este abuso e para casos identicos só o volto a fazer com o recurso ao colete.
O steady é um HD4000 A camara indicada é a XH-G1.

Cumprimentos

Vital Parreira

afonguer

Olá,
Eu encontrei uma marca nova steadicam.

http://www.eemov.com

Eles parecem ser bastante barato e bom.

http://www.eemov.com/products/steadicam/esr-1-steadicam/

Alguém sabe alguma coisa sobre o fabricante?

gcoutinho

Quando eram poucos... abusavam do preço. Confesso que para o material que é... mesmo assim ainda é muito caro.
tudo bem que há que pagar o estudo/concepção/ produção etc  etc... mas pagar mais de mil euros por meia duzia de ferros e um colete para mim é um absurdo.

Tenho acedido a um fórum de steadycam's e há pessoas que tem construido os seus projectos, com recurso a torneiros mecânicos que tenham paciencia para nos aturar até se consegue fazer uma coisa bem mais barata.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

sergioguedes

Boa Noite,
será que é possivel alguem me dar uma opiniao a cerca da Ares DV stabilizer ?

The 2009 Ares is now available with 2 new advanced features:

1. Foldable horseshoe crank arm:
The horseshoe crank arm is now foldable for convenient carrying. The folded Ares is 35cm*16cm*10cm only that can be fitted into the aluminum case.  

2. Weights to Camcorder ratio is only approximate 1:3:
Now you can apply less weights to balance your camcorder. The weights to camcorder ratio is only approximate 1:3. If you have a 1,500g camcorder (such as JVC GY-HM100E) you only need to apply approximate 500g weights.

Este é o modelo antigo

LG

Vou tentar arranjar algo parecido com isto

http://www.parkcameras.com/16987/Genus-Camera-Shoulder-Mount-System-Kit.html

As variáveis que este steadicam tem é porque é uma peça universal, se for construída de raiz a pensar numa X maquina, não precisa de ter variáveis, certo?

gcoutinho

Citação de: Afonso Guerreiro em 02 / Nov / 2010, 13:41
Olá,
Eu encontrei uma marca nova steadicam.

http://www.eemov.com

Eles parecem ser bastante barato e bom.

http://www.eemov.com/products/steadicam/esr-1-steadicam/

Alguém sabe alguma coisa sobre o fabricante?

Os valores já estão a começar baixar, vamos ver se com o tempo tempos Steady's a preços competitivos.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom