Maquina para edição de video com Adobe Premiere CS5

Iniciado por Filipe Araújo, 01 / Abr / 2011, 22:26

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Olá a todos,

alguns dias atrás comprei a câmara da Sony HXR-NX5E e que grava em Full-HD em AVCHD.

Na medida em que, habitualmente edito vídeo numa estação HP com aproximadamente 4 anos e que tem uma placa Matrox RTX100, que é limitada a edição SD. Creio que chegou a altura de comprar um novo computador.

È meu desejo editar em Adobe Premiere CS5 e terminar o trabalho no Encore CS5, o que gostaria de evitar é a compra de uma placa de vídeo externa, a exemplo de uma nova Matrox.

Dos poucos orçamentos que fiz a empresas, que se dedicam a construção de máquinas dedicadas, foram-me dadas respostas que rodam os 3 500€ a 5 000€ e que creio que são exageradas para quem edita +/- 25 filmes por ano e que é o meu caso.

Foi-me aconselhado por um colega, também ele do ramo dos BBC´s, uma loja de informática que excepcionalmente cria máquinas dedicadas, mas que dos casos que o meu colega conhece tem atingido resultados satisfatórios, bem como a desejada estabilidade. A única diferença para o meu caso, é que as anteriores foram feitas para correr o Edius, enquanto no meu caso desejo o premiere.

As perguntas que eu faço, e porque tenho bastantes limitações em informática, é que me dêem a vossa opinião quanto as 2 propostas que anexo.

A primeira, e mais barata, foi utilizada na arquitectura do Edius, mas segundo o comercial também funcionará com  o premiere, a segunda proposta foi pensada para mim e baseada nos parâmetros recomendados pela Adobe no Premiere e que creio ser a melhor máquina.

Acham que a opção de evitar uma placa externa de edição de vídeo um bom caminho a seguir?

Nestes orçamentos ainda faltam somar 400€ correspondentes ao upgrade da adobe para o CS5.  

Fico-vos muito grato por me disponibilizar o vosso conhecimento e tempo.

No passado editei numa máquina com sérios problemas de arquitectura, só não gostaria de passar por o que passei outra vez.

Sempre grato: Filipe Araújo.

Filipe Araújo

Desculpem,

não consegui colocar a primeira proposta:

Muito obrigado, Filipe

AC

Sou leigo em materia de edição video, mas...

A adobe recomenda uma placa grafica de 900€?
Que marca e modelo é essa placa?

Gostava mesmo de ver alguns comentários sobre as soluções propostas, mas algumas coisas parecem-me excessivas... uma caixa de 155€? Isso contribui para quê?
Será mesmo necessário uma fonte de 750W?
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Rafael Madeira

Oi Filipe.

Não sou a pessoa indicada para te responder na integra a tua questão, não tenho conhecimentos tecnicos...mas cá fica a minha experiencia.

Eu uso um HP de dois processadores com cerca de três anos e dois Gb de RAM. O computador não tem quase nada no disco, nunca o ligo a internet e uso um cartão SD classe 10 para dar um empurrãozinho á sacrificada RAM, uso o cs5 premiere e faço umas brincadeiras com o After effects.

Tinha o vista a 32 bits mas como a maquina estava preparada para 64 instalei o W. Sete de 64 bits.
O que é certo é que me responde supreendente bem se for a comparar com as carectisticas de um PC recente, mas a grande revolução (que senti mais diferença) foi o upgrade do cs4 para o cs5 por este ultimo trabalhar a 64 bits.

Apenas no after effects tenho problemas quando uso layers pesados e são preciso prái 3, crashando muito raramente.

A minha camara (sony hdr fx1000) grava em HDV não tenho experiencia com o AVCHD.

Boa noite

Filipe Araújo

Muito obrigado pela vossa ajuda,

O técnico informático que me deu o orçamento para a máquina baseou-se nesta página:

http://www.adobe.com/products/premiere/systemreqs/

Windows
•   Intel® Core™2 Duo or AMD Phenom® II processor; 64-bit support required
•   64-bit operating system required: Microsoft® Windows Vista® Home Premium, Business, Ultimate, or Enterprise with Service Pack 1 or Windows® 7
•   2GB of RAM (4GB or more recommended)
•   10GB of available hard-disk space for installation; additional free space required during installation (cannot install on removable flash-based storage devices)
•   7200 RPM hard drive for editing compressed video formats; RAID 0 for uncompressed
•   1280x900 display with OpenGL 2.0–compatible graphics card
•   Adobe-certified GPU card for GPU-accelerated performance
•   Adobe-certified card for capture and export to tape for SD/HD workflows
•   OHCI-compatible IEEE 1394 port for DV and HDV capture, export to tape, and transmit to DV device
•   Sound card compatible with ASIO protocol or Microsoft Windows Driver Model
•   DVD-ROM drive compatible with dual-layer DVDs (DVD+-R burner for burning DVDs; Blu-ray burner for creating Blu-ray Disc media)
•   QuickTime 7.6.2 software required for QuickTime features
•   Broadband Internet connection required for online services*

Supported NVIDIA graphics cards for GPU acceleration
•   GeForce GTX 285 (Windows and Mac OS)
•   GeForce GTX 470 (Windows)
•   Quadro 4000 (Windows and Mac OS)
•   Quadro 5000 (Windows)
•   Quadro 5000M (Windows)
•   Quadro FX 3800 (Windows)
•   Quadro FX 4800 (Windows and Mac OS)
•   Quadro FX 5800 (Windows)
•   Quadro CX

Na verdade, sempre pensei que conseguia comprar uma máquina por um preço que rondasse os 1200 €, sem contar com o software da Adobe.

A placa, não sei de que marca é?  Apenas pedi que o PC tivesse uma saída do preview do filme (a exemplo de uma saída tipo rca e que me permita ver a imagem como ficará no final o trabalho).

A caixa, segundo o técnico, tem características tais como ser silenciosas e que é muito boa???

Mais uma vez grato por tudo: Filipe Araújo.

Rafael Madeira

Oi

A Adobe não me parece muito egixente, provavelmente a Sony, em relação a camara, é mais.
A ver pelas lojas tipo Radio Popular por 1200€ compras uma maquina equivalente...digo eu.
Um bom ecra é caro...

Boa noite

Sérgio

boa noite...

eu como edito no edius escolhia as definições do edius com algumas alterações... mas como queres editar no premier eu compreendo que estejas + á vontade escolhe  o orç. 2 é muito melhor em aspectos gráficos... contudo com algumas alterações!!!

...na gráfica do orç. 2 é cara, muito cara, mas a correcta pra trabalho, pra já tem 2gb e a ram é ddr5, definitivamente deve ser uma quadro Nvidia (premiar não escolheria ATI) pois menciona no orçamento recomendado pelo premier... mas pelo que estive a ver é recomendada pela adobe e recomenda no minino 1gb...

http://www.adobe.com/products/premiere/performance/

ver do lado direito da pagina em baixo as gráficas recomendadas pela adobe...

PROFESSIONAL GRAPHICS BOARDS : RECOMENDADAS PELO QUE PESQUISEI.  = http://www.nvidia.com/page/quadrofx_family.html

atenção pelo que lí compra uma quadro (gráfica) e dentro das quadro tens gama baixa, média, média alta e alta... o que aconselha vários sites é PNY eu ia sem dúvida para uma desta marca...

e pelo que vi os preço são de cair pro lado, fui ao kuanto kusta ver as graficas recomendadas no site da adobe... mas são gráficas pra trabalho, com os drivers optimizados para renders... claro que uma de jogos tb deve dar, mas os drivers não devem estar optimizados para trabalho... deixo os links das gráficas que encontrei no kuanto kusta:

http://www.kuantokusta.pt/1/118791/PNY-NVIDIA-Quadro-4000-2GB-GDDR5-PCI-E--VCQ4000-PB?kk_s=kk1ps

pelo preço no orçamento deve ser a quadro 4000 no link acima, mas eu coloquei o link para a marca PNY pois eu recomendo dessa marca... ela faz placas para estações de trabalho para quem trabalha em 3d que não é o caso... mas era o que eu compraria e tenho uma PNY2000

http://www.kuantokusta.pt/1/118790/PNY-NVIDIA-Quadro-5000-2-5GB-GDDR5-PCI-E--VCQ5000-PB?kk_s=kk1ps

Quadro 5000M nem tem

http://www.kuantokusta.pt/Placas-Video-Placas-Graficas-PNY-Quadro-FX-3800-1Gb-PCI-E.php?kk_s=kk1ps

http://www.kuantokusta.pt/1/118788/PNY-NVIDIA-Quadro-FX-4800-1-5GB-GDDR3-PCI-E-Mac-Edition--VCQFX4800MACX16-PB?kk_s=kk1ps

http://www.kuantokusta.pt/Placas-Video-Placas-Graficas-PNY-Quadro-FX5800-4Gb-PCI-E.php?kk_s=kk1ps

Quadro CX esta tb nao tem  mas a mais parecida custa uns 6mil por isso fora de questao...

Vê o quado no link da nvidea :http://www.nvidia.com/page/quadrofx_family.html

contudo como vais editar no premier eu cortava em algumas coisas e aumentava na memoria ram só que acho cruciais...

eu tentava comprar uma caixa mais barata ... posso sugerir uma como esta :

http://www.nox-xtreme.com/products_uk.php?cat=1&type=0&id=8&op=1

eu tenho uma e vou comprar outra igual a esta para montar o meu pc novo ainda este verão...
super silenciosa e muito bem ventilada com uma ventoinha lateral de 25cm e duas de 12 cm uma á frente e outra atrás frente micro perfurada com filtro SILENCIOSA ... simplesmente recomendo... e poupas uns 80 ou 90 € ela varia muito de loja pra loja a caixa é :
NOX - CoolBay 25 Black

na fonte tentava uma um pouquinho mais barata, embora saiba que por menos de 125 ou 150 nao compras nada de jeito... mas sao sempre 25 ou 50 € que poupas... atenção que tem de ter uma fonte boa pra o equipamento durar no minimo pelos requisitos de tal gráfica mais discos etc 750wats...

já tive más experencias com fontes baratas em material de trabalho que tem de ter muitas horas de trabalho seguido... no meu pc tenho uma de  125€ comprada á 4 anos 500wats e importante um ups de 50 ou 60 € não lembro... para ajudar a retificar os picos de corrente... sobretudo quando há aqueles picos em que a luz não chega a falhar é quando se queima um disco ou uma memoria...

Agora onde eu acrescentava com o pouco dinheiro que poupas na caixa e na fonte e ficas na mesma servido garantido ... acrescento e aqui eu acho muito importante + 2 slots de 4gb de memora ram pra ficares com 16gb de memoria  ... atenção á memóriaconvem a latência ser 9 (cl9)

que agora esta a preço relactivamente acessivel...  portanto e resumindo pagas mais 120€ mas poupas-t na cx 80 ou 90 e uns 25 ou 50 na fonte por isso chega pra ram...

porquê mais ram, já que não tem um disco SSD, que são mais rápidos que os discos normais a 7200 e mesmo os 10. 000 rotações mas 120gb sempre custam uns 250€ fora de questão...

a melhor forma de melhorar a performance é mais memória ram a fim de desligares a memória virtual do windows, que esta sim é feita em disco, e diga-se de passagem o win gere mal... quando desligada é feita na memória ram.

Atenção esta é a minha opinião mas não quero te influenciar na compra, mas a gráfica que é cara é apropriada... pois cada um sabe da sua carteira... tenta uma quadro mais barata...

só acho a gráfica apropriada fora da minha carteira, o facto de ser apropriada não chega pra carteira...

espero ter ajudado
cumprimentos a todos....
___________________________________________________________________________________
a maquina que tenho comprada á 4 anos
só fui troquei discos com os anos...

cx nox cool bay ventoinha 25cm e as outras duas troquei por duas mais silenciosas
fonte de 550wats corsair

core 2 duo 4mb cache 2,33ghz mas over clock a correr a 2,66 ghz

8Gb de ram a 800mhz dual chanel

main bord abit ip35 pro xe

1 disco de sistema com 250 gb 7200 rpm 32mb de um só prato...
(normalmente os disco são de 2 pratos) actualmente com o win7 64 bits profissional pt

Gráfica nvidia 8500GT  com 512 mb - troquei 9500GT com 1 gb actualmente com
PNY - nVIDIA QUADRO 600 1GB GDDR3 PCI- E

2 discos de 2TB estes em raid1 espelhado (segurança)=2TB efectivos,  1 de 500GB,  1 de 750GB

tb tenho uma sony nx5...

Filipe Araújo

Muito obrigado Sr. Sergio pelo tempo e explicação bem como na dica de poupar na caixa entre outros.

Muito grato: Filipe Araujo.

José Costa

Boas.
Pois eu não optava nem pelo orçamento 1 nem pelo 2:

- Compreendo a razão da potência da fonte, pois tem de se ter em atenção o consumo muito alto da placa gráfica (se é a que eu penso), mas a ligação de 2 fontes de menor potência seria muito mais barato e fiável.
- A placa gráfica também pode ser substituida por outra de menor valor, e depois activar o CUDA, que ajuda no processamento. Existe forma de o fazer com alguns modelos.
- A razão da ligação dos discos em RAID 1 também compreendo, mas o desempenho não melhora em nada. Eu optaria por uma solução diferente.
- O processador também é outra questão. Um 6 core da AMD também seria uma melhor opção, pois a diferença de preço é mais de 50% a menos.
- A caixa... até me mordia todo se tivesse que pagar esse valor. Mas os dentes são meus.
- 50 Euros pela assemblagem até que não acho nada caro, mas também já estão a ganhar na venda dos componentes.
- Por último, por muito menos que os 1200 euros ficaria muito mais bem servido.
- Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Sérgio

Citação de: Jose Costa em 04 / Abr / 2011, 11:20
Boas.
Pois eu não optava nem pelo orçamento 1 nem pelo 2:

- Compreendo a razão da potência da fonte, pois tem de se ter em atenção o consumo muito alto da placa gráfica (se é a que eu penso), mas a ligação de 2 fontes de menor potência seria muito mais barato e fiável.
- A placa gráfica também pode ser substituida por outra de menor valor, e depois activar o CUDA, que ajuda no processamento. Existe forma de o fazer com alguns modelos.
- A razão da ligação dos discos em RAID 1 também compreendo, mas o desempenho não melhora em nada. Eu optaria por uma solução diferente.
- O processador também é outra questão. Um 6 core da AMD também seria uma melhor opção, pois a diferença de preço é mais de 50% a menos.
- A caixa... até me mordia todo se tivesse que pagar esse valor. Mas os dentes são meus.
- 50 Euros pela assemblagem até que não acho nada caro, mas também já estão a ganhar na venda dos componentes.
- Por último, por muito menos que os 1200 euros ficaria muito mais bem servido.
- Boas.

___________________________________________________________________________________

Boas...

Para além do que mencionei no post anterior, não acrescento, apenas reitero que o preço alto da maquina, apenas esta na gráfica, que é recomendada pela adobe.

Claro que com  uma gráfica para jogos também faz video... agora ou é uma maquina para trabalho ou então que mude a gráfica para uma qualquer de 150€....

-eu tenho um pc com uns 5 anos core 2 duo com 4 gb ram e uma gráfica de 70€ e outro dia coloquei o edius e fiz o render de um clip em HD de 4 ou 5 minutos e a maquina rendeu... tenho um mac boock pro 15" com uma gráfica 256mb e tb fiz o teste com um clip no final cut e rendeu... MAS O MOTION NÃO FIZ TUDO QUE QUERIA QUE NÃO DEIXOU...

-eu acho que qualqer gráfica razoavel custa uns 400€ mais coisa menos coisa... claro que pra jogos e com certeza também dá pra video, agora cada um sabe da sua carteira.

-AGORA ATENÇÃO QUE SE COMPRAR UM AMD EU TROCAVA DE MARCA NA GRÁFICA, IA PARA UMA ATI... mas como a ati não é recomendada na adobe...

conclusão, é sempre uma pescadinha de rabo na boca!

obrigado e bons videos...

deixo o link da nova gráfica para jogos que não é quadre core mas sim dual core com 4gb 590

http://www.youtube.com/watch?v=MOCZF5IxY6I&feature=player_embedded

Filipe Araújo

Obrigado Sérgio, mais uma vez, pela participação e ajuda neste processo.

A sensação que tenho, é que perante os orçamentos nas lojas de informática para máquinas de edição de vídeo, os cenários rondam o seguinte:

Ou nos vendem um Ferrari que atingem 300 Km/hora e eu sei que na estrada não passarei os 120. Concluo que pago muito por algo que nunca tirarei proveito.

Por outro lado, já que não sei montar um PC, tenho de levar eu próprio a proposta da máquina, mas corro o risco de algo não funcionar de forma correcta e a loja se descartar de responsabilidades já que o desenho da máquina não é deles.

Isto de ser fotógrafo/videografo e não ser informático é duro. 

Muito obrigado a todos que me tem ajudado neste processo e que me faz acreditar em que é possível fazer uma máquina dedicada a edição de vídeo, e no entanto deixando-me "os ossos e a carne".

Cumprimentos: Filipe Araújo.   

Filipe Araújo

Bom dia José Costa,

Antes de mais grato pela sua resposta.

Gostaria de lhe agradecer pela formação dada por si neste Domingo, a qual tanto eu como as pessoas que foram comigo, acharam um excelente investimento de tempo e dinheiro, que para além de um dia agradável longe da "crise dos telejornais", foi também uma rara oportunidade para conhecer profissionais do sector.

Nas conversas que mantive com o Alberto, um dos colegas que esteve presente, ao longo do dia, percebi que ele é um entendido em informático e que por A + B poderia baixar o valor de investimento, ele próprio chamou-me a atenção para o preço da caixa e fonte de alimentação entre outros, bem como para a compra da máquina para valores na casa de metade do investimento. Assim, pedi-lhe que me enviasse um desenho de uma arquitectura para uma máquina, com um desempenho adaptado as minhas necessidades, ao qual ele aceitou e a que lhe fico muito grato.

Esta, foi mais uma razão, pela qual acredito que estas formações são um bom investimento: conhecer colegas com o mesmo tipo de problemas e soluções que nós.

Grato por a resposta: Filipe Araújo.

LG

Filipe,

Porque não pegas naqueles kits, que as lojas já tem, e analizas, talvez com uma pequena alteração a coisa fique boa.... digo eu

pelo pouco que sei, o disco deve ser rapido, 4 ram ou superior, uma boa placa grafica,

AC

Fiipe, fico feliz por esta discussão ter evoluido no sentido que evoluiu.
No meu primeiro comentário disse que sou leigo em materia de edição video, e sou, mas não tanto em informática, e pareceu-me que as configurações propostas seriam um tanto exageradas, e que com opiniões mais esclarecidas poderias chegar a uma configuração eficaz e mais economica, como parece que está a acontecer.
Gostei da frase do José Costa: " - A caixa... até me mordia todo se tivesse que pagar esse valor..."

Pois é como dizes, um Ferrari é bom, mas será que se utiliza em pleno?

Felicidades para ti e essa nova maquina, que pode não ser um Ferrari, mas certamente vai desempenhar melhor e gastar menos, nas "estradas que circulas".
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Filipe Araújo

Olá a todos,

obrigado pelo apoio e pela partilha de informação.

Laura, os primeiros orçamentos que tive para a máquina foram pedidos a lojas de informática especializadas em Video, todas as características, ao que percebi, estão muito acima das minhas necessidades, posso sempre clona-las mas o problema manter-se-ia. Ainda assim nos orçamentos omitem sempre informações importantes.

A. Caneira, grato pelo apoio, sem dúvida que me deparei com algumas situações exageradamente consensuais, a exemplo do preço exagerado da caixa e fontes.
Neste momento o meu maior problema reside na placa gráfica, ao que parece, as placas que a Adobe recomenda para o CS5, são todas muito caras. Restam-me apenas 2 opções, ou compro uma das recomendadas ou arrisco uma não recomendada ainda que mais barata mas corro o risco de ter problemas no futuro.

Ainda assim acredito que este post será benéfico para mim, bem como a outros que continuam a migrar para o HD e investirão em novas máquinas de edição.

A todos que me tem ajudado, obrigado: Filipe Araújo.