efeito na imagem tipo "tvturbo"(sicn)

Iniciado por V'ger, 03 / Nov / 2008, 17:31

Tópico anterior - Tópico seguinte

V'ger

Boas
Tenho reparado neste efeito em programas de carros.
Prmeiramente vi no Top Gear e no seu rival , o nosso programa de carros português, copiou-lhe o mesmo efeito mas não tão evidente nem tão perfeito, o que pode ser uma opção de quem edita.
Trata-se de um efeito que escure os cantos, sendo o centro como uma elipse e o resto fora da elipse vai escurecedo até as margens.
Como posso fazer algo similar no premiere cs3?

Ps: usar o tab "inserir hiperligação" continua a não funcionar como deve ser, acho eu...

sergioav

Olá.

O efeito do tv turbo chama-se "vinheta" ou "vignette" em ingles, e quase de certeza que é aplicado na edição. No programa Top Gear, por exemplo, esse efeito já é obtido na gravação, através de filtros ND graduados (ainda que lhe possam dar algum toque na edição).

Não conheço o Premiere, mas caso não tenha esse efeito, tens algumas opções: Pesquisa na net por esse plugin (penso que deve haver); cria no photoshop uma imagem com a resolução do vídeo que estás a trabalhar e pinta de preto os rebordos da forma como quiseres, deixando o centro da imagem transparente, e depois ou fazes uma alpha mask ou coloca essa imagem por cima do teu clip na timeline.
Alguém que trabalhe com Premiere poderá ajudar-te melhor, mas se fosse a ti, começava por procurar um plugin.

Cumprimentos,
Sérgio Barbosa.

V'ger

Boas Sergio Barbosa
já é uma boa dica, não me lembrei de fazer isso no photoshop

obrigado

V'ger

fiz no photoshop
em dois minutos
ficou impecável

sergioav

Vitor Duarte

No caso do Sony Vegas o próprio programa tem essa opção.
Podes escolher em rectangular, circular, bem como podes escolher o seu fader.
Mas isto no Vegas, qualquer dos modos explorar bem esse programa, pois penso que também tenha.
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect