Teste som Rode com Canon 70D

Iniciado por Diamantino simão, 17 / Jul / 2015, 18:07

Tópico anterior - Tópico seguinte

Diamantino simão

Boas, hoje fiz um teste que me deixou surpreendido, testei um micro "Rode" modelo Videomic que ronda os 100€ com o micro que vem incorporado da minha Canon 70 D.

Fiz vários testes em várias situações, igual com os dois  micros e confesso que gostei mais do som da máquina ao do "Rode". Não sei se algum de vós tem a mesma máquina e se já efectuaram este teste, mas é bom darem por aqui as vossas sugestões de som com as DSLR e que micros utilizam.

Obrigado , Tino

rui ressurreição

eu tenho um olympus ls5(gravador) que utilizo com a camcorder canon hfs200 e com a nikon d3200...o som do gravador é superior, mesmo gravando a 24bit-48 khz...relativamente à nikon d3200 ainda n experimentei...o mic destas máquinas é inferior em termos de qualidade...põe os níveis de gravação em modo manual e controla o nível de db, para não ficar com ruído...acredito que o som do videomic seja superior gravando pela entrada mic, que o mic incorporado na máquina...tens de testar e comparar no pc com boas colunas...boa sorte e bons trabalhos...

Diamantino simão

Olá Rui. Fiz hoje o teste com o som do micro Rode e ficou muito bem, apenas tive que lhe retirar um pouco de graves, o que não preciso fazer com a minha Sony AX-2000 que tem um exc. micro.
A imagem com a Canon 70 D está formidável, assim como a focagem, nalguns casos automática o que me surpreende.

Terei no entanto de investir tb. numa lente com maior abertura a minha Canon 17-55. F 2.8 nalguns casos é justo e não gosto de abusar do iso o que provoca um granulado na imagem. Estou a pensar comprar a Canon 50 F 1.8 STM, pois o motor de focagem é mais silencioso, tenho o contra da focal mas não se pode ter tudo.

Abraço, Tino

Carlos Ribeiro

Boa noite amigo Tino!
O micro que testou, é a versão mais básica dos micros da RODE, o VideoMic GO, não tem grandes parâmetros que se possam ajustar, como o gain e o low cut.
Antes de qualquer gravação tem que se medir visualmente a entrada de som nos parâmetros da câmara e aumentar ou diminuir a entrada de som (volume).
Tem mais duas versões de micro nesse segmento que são o VideoMic e o VideoMic Pro e Pro R.
O preço entre o VideoMic e o VideoMic GO a diferença ronda os 30 euros, o VideoMic Pro já vai para os 180 euros.
Quando queremos qualidade, esta diferença de preço, não deve interferir na decisão de compra (pretendo adquirir um :cheesy:).
Esta opinião baseia-se em pesquisas, opiniões e testes de comparação que tenho visto, lido e "consumido".

Quanto à lente de que fala, a 50mm f1.8 STM é uma lente muito iluminada, no entanto tem que entender que esta lente será uma 80mm (lente Full Freme).
Quanto à focagem automática, não sei como é na 70D, tenho uma 700D com 18-135mm STM e uns testes que tenho feito com os meus reguilas a brincarem, em situações de boa luz, a focagem automática cumpre o que promete (a diferença entre as nossas máquinas é de 10 pontos focais que a 70D tem). Não sei como é na 70D a focagem.
Como qualquer trabalho que faço a focagem é toda manual.
Tenho uma 50mm f1.8 manual (daquelas antigas).
Maravilhosa a fazer retrato e fotos de "quase" macro em abretura máxima.
Qualquer trabalho que faça é tudo em foco manual, pois não gosto de correr riscos a trabalhar em automático.

Espero não ter sido longo e chato.

Abraço.

Carlos Ribeiro
A partilha de conhecimento não deve ser só uma utopia!

Diamantino simão

Olá Carlos, este micro foi-me emprestado por uns amigos tb. desta área, e já é antigo, pessoalmente não gostei muito dele, mas, foi o que se pode arranjar e pela 1ª. vez tive que corrigir o som todo da cerimónia, e com o da camara não preciso.

Quanto á lente  50 f1.8  eu sei e salientei que o contra era mesmo a focal.

Quanto á focagem automática da 70D é uma maravilha, temos é que saber utiliza-la,  com o dedo foca-mos onde queremos,  e há outra função do seguimento da focagem , ou seja, focas na pessoa se ela se movimentar ela segue-o, embora eu tenha tb. filmado em manual, mas já tenho um pouco de dificuldade a ver a nitidez no ecran e fico mais seguro em automático.
Estou neste momento na edição dessas  imagens e a focagem está uma maravilha assim como a imagem.

Trabalhar com uma DSLR pela primeira vez é complicado, requer muita experiência, pois há uma diferença  com a das camaras, mas depois creio ser melhor, conseguimos melhor profundidade de campo, com a camara mesmo tudo em manual não consigo fazer igual, tb. se controla melhor os contra luzes, mas com tudo em manual!
Outra coisa tb. que é favorável, é o peso que é menor e ao fim de um dia de reportagem nota-se!

Um abraço, Tino