Fórum quase vazio

Iniciado por rui ressurreição, 29 / Nov / 2024, 13:31

Tópico anterior - Tópico seguinte

rui ressurreição

Boa tarde. Tenho reparado que são sempre os mesmos a publicar posts aqui no fórum e há pouco dinamismo...sei que para manter um fórum é preciso publicidade e ter retorno financeiro...isso eu concordo. Mas desde que o José Costa e outros da Geração de 2011 foram embora, dos tempos do único festival do PV, que têm sido só 2 ou 3 pessoas a publicar coisas. Espero que o PV melhore nos próximos tempos. Um abraço do Rui.

MPPais

Olá Rui!
Tens toda a razão! Infelizmente a situação é a que traduzes: não há diálogo, só consulta de notícias antigas e muitas já desactualizadas e mesmo o que se vai publicando raramente é lido (basta ver o numero de visualizações registado)....
No que isto se transformou é algo que muito pouco me admira pois hoje em dia basta ter um telemóvel para se convencerem que são fotógrafos e sabedores da arte da filmagem. Repara que os noticiários das TV's também apresentam trabalhos de "apontar o telemóvel"....
Meu Caro: repara no que se escreveu neste capítulo sob o título será que o PORTUGALVIDEO acabou?.
Ali ainda se expressaram esperanças e agora desilusões....
Curiosamente são registadas 11 visualizações mas, se tirarmos as tua e as minhas...devemos encontrar o numero que explica o título Fórum quase vazio!!!
Muito sinceramente penso em, mais dia menos dia, "apagar" a minha conta e consequentemente fazer desaparecer tudo o que publiquei.
Um abraço do teu Amigo,
MPPais

rui ressurreição

Meu caro MPPais,

Compreendo perfeitamente o teu desabafo e não te tiro razão em nada do que dizes.
Já fomos muitos aqui, de várias gerações, com debates acesos, críticas construtivas e uma vontade enorme de aprender e partilhar. O PortugalVideo era o nosso "ponto de encontro" real, mesmo sendo virtual. Hoje, parece um arquivo... mas ainda pode ser mais do que isso.

É verdade que hoje basta um telemóvel e uma conta no TikTok para alguém se considerar "videomaker". Não é uma crítica amarga, é uma constatação. A democratização das ferramentas trouxe muita coisa boa, mas também criou a ilusão de que a técnica, o saber fazer, a experiência de anos, se adquirem em 10 segundos com um filtro de app.

Mas... quem sabe fazer a diferença? Nós sabemos.

Por isso acho que ainda temos um papel importante: sermos os "guardiões" do verdadeiro saber-fazer audiovisual.
Pode ser que hoje nos leiam poucos, mas se amanhã um jovem videomaker descobrir este fórum e encontrar aqui partilhas genuínas, talvez ele também se inspire a valorizar mais a essência do trabalho.

Apagar contas, apagar arquivos? É compreensível esse sentimento de frustração, mas seria apagar uma parte da história. Não sei se o PV algum dia voltará a ter o movimento de antes, mas acredito que, enquanto cá estivermos, temos de manter acesa esta chama.
Mesmo que seja pequena.

Eu vou continuar por aqui. E sei que tu também.
Se formos os "últimos resistentes", que sejamos. Mas com orgulho no que construímos.

Grande abraço,
Rui Ressurreição