Placa para capturar sinal Beta para PC

Iniciado por PCorreia, 03 / Ago / 2009, 01:28

Tópico anterior - Tópico seguinte

PCorreia

Boas,

Possuo um velhinho Sony Portable Betamax Recorder SL-F1E e tenho muitos filmes familiares em Beta que gostaria de passar para o PC e editar posteriormente.

A minha dúvida prende-se essencialmente com o facto do SL-F1E apenas ter uma saída de sinal RF e as placas de captura que tenho visto não têm este tipo de entrada. Normalmente possuem os comuns RCA's de Vídeo e Áudio.

Alguém me pode sugerir uma solução?
Agradeço antecipadamente a ajuda.

António Cristo

Liga o Betamax  a um VHS por RF sintoniza no VHS e faz sair o sinal do VHS por video composto para a placa de captura.

José Costa

Boas.
É impressão minha, ou será que estou vendo um conector Scart? É que sendo assim, passa a ter disponivel as "comuns RCA's de Vídeo e Áudio.". Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Hummm... aquilo parece-me um conector proprietário! Quem sabe até tem lá tambem o sinal em video composto... mas onde, em que pino?

Pedro, simples e economico é fazeres como sugerido pelo Antonio Cristo.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

PCorreia

Muito obrigado pelas respostas. Passaram tantos anos que já nem me recordava dessa solução que de resto usei tantas vezes para gravar VHS de um vídeo para outro.

Aquele conector central não é Scart mas sim um cabo especial da Sony para ligar o Sintonizador ou o Processador de Áudio que eu nunca cheguei a comprar na altura.
Deixo-vos uma foto do conjunto completo.

Uma vez mais obrigado pela ajuda.

Pedro Rocha

Pedro, descobri nesta página as caractersticas do modelo e por acaso não existem mais ligações multi-pinos? Este modelo não tem esta, 14-Pin Camera socket e esta, 8-Pin Din Connector?

Acho que a última podia salvar a situação é só ter o cabo!! Mas também é válido usar o sinal RF.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

PCorreia

Boas Pedro Rocha,

O Betamax possui de facto essa ficha de 16 pinos que até hoje julgava ser apenas para ligar a câmara Sony HVC-2000 que também ainda possuo.

Desconhecia a existência deste cabo CCK-4MP que de resto penso que será muito dificil de encontrar nos dias de hoje. Acho que vou ficar pela solução alternativa :)

José Costa

Boas.
Pedro, se consultar a página da web fornecida pelo Pedro Rocha, vai verificar que tem lá as indicações dos pinos para poder construir um cabo com a saida dos sinais video e audio. Dará de certeza um pouco mais de trabalho do que utilizando o método de ligação por RF, mas seguramente que a qualidade do sinal audio/video será muito melhor. E uma vez que se trata de cassetes Beta, toda a melhoria do sinal que se consiga retirar das mesmas será bem vinda. O processo por RF será um processo, mas tendo um melhor não será de excluir. Mas é claro, é necessário que se sinta um pouco á vontade com um ferro de soldar e alguma habilidade.

O cabo quase de certeza que não o encontra, só mesmo por milagre. Mas a ficha, essa sim. Numa boa casa de material electrónico acredito que não será dificil. Eu próprio tenho por aqui algures umas fichas dessas. Depois é só soldar os fios.

Mas é claro, a solução mais rápida e prática (e se também não se der bem com as ligaçôes electrónicas) é o processo mencionado pelo António Cristo. Quanto á página das ligaçôes é esta. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier