o homem duplo

Iniciado por rui ressurreição, 19 / Dez / 2011, 03:04

Tópico anterior - Tópico seguinte

rui ressurreição

no momento em que escrevo este post, está a ser exibido  na rtp1, o filme O HOMEM DUPLO, que foi filmado com uma camera mini dv, a panasonic dvx100, e com um tratamento especial da imagem , para imitar um álbum desenhado e colorido com tinta...vale a pena ver por esse motivo e tb para quem gosta de ficção científica.

http://www.imdb.com/title/tt0405296/technical

Filipe Araújo

Bom dia Rui Ressureição,

tive pena de ver tarde este tópico. No entanto levou-me a colocar aqui uma hipotese que lembrei-me para uma possivel introdução de um filme de batizado , ou seja, é possivel:

1) exportar um video como frames desfraguementados para o photoshop,
2) criar um action como desenhos a esse lote,
3) abri-los novamente no premiere

ou se existe algum efeito, que aplicado a um video, crie o efeito do filme que sugeriu. 

Obrigado pela partilha, Filipe Araujo.

Rodrigo Pinheiro

Boas

No Premier tem um filtro (Find Edges) que se aproxima ao que pedes, experimenta-o. ;-)
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Filipe Araújo

Boa noite Rodrigo Pinheiro,

desconhecia este efeito e aproxima-se bastante ao pretendido, creio que o irei usar brevemente.

Conhece alguma tecnica, ou ferramenta, que permita aquilo que sugeri anteriormente?

Muito obrigado, Filipe Araújo.

Rodrigo Pinheiro

Citação de: Filipe Araújo em 19 / Dez / 2011, 21:59
  Conhece alguma técnica, ou ferramenta, que permita aquilo que sugeri anteriormente?

Não conheço nenhuma técnica, provavelmente existirá algum plugin :-k
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

José Costa

Boas.
Citado: "exportar um video como frames desfraguementados para o photoshop"

Creio que se queria a referir a frames "fragmentados", pois "desfragmentados" já eles estão. A analogia com a informática significa que um frame vem a seguir ao outro, na sequência correcta. Por "fragmentados" significa que eles (os frames) não vêm na sequência correcta, que creio ser o que pretende. Tenciona apenas exportar alguns frames de cada clip capturado (Tape), correcto?

De qualquer das formas, se a intenção é exportar os frames automáticamente para os abrir no Photoshop, a função Filmstrip (no Premiere) faz o que quer. Se pretende exportar apenas um frame de cada clip capturado (no caso de tape), um batch list do Time Code também o permite fazer. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Bom dia José Costa,

Grato pela correcção  e pelo contributo, numa pesquisa na Web, reparei que a função que cita já não existe no Premiere CS5,

no entanto existe a técnica de Rotoscoping:

Permite a abertura de um vídeo no Photoshop e numa timeline aplicar os filtros desejados e exportar posteriormente como video.

Esta técnica tem algumas condicionantes e é um pouco lenta, mas não deixa de ser uma solução para muitos problemas.

Grato, Filipe Araújo.

Filipe Araújo

Correcção – a mim próprio:

Numa pesquisa mais exaustiva afinal encontrei uma boa parte da solução que procurava,

(nem acredito que "possivelmente" irei acrescentar algo a José Costa ... melhor que isso só encontrar uma nota, e das grandes)

1) No premiere marcar a zona a exportar
2) exportar
3) como jpeg / tiff
3) optar em baixo "as sequencie"

O programa irá colocar todas as frames numa pasta.

(Sinto que já ganhei o dia)

Grato, Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
A diferença entre esse processo e o Filmstrip é que nesse processo todos os frames são exportados individualmente, 25 imagens por segundo, e têm de ser editadas individualmente no Photoshop. Pelo Filmstrip, são exportadas como se de uma só se trata-se, permitindo abrir todas ao mesmo tempo no Photoshop, e navegar entre elas como se de um poster se trata-se, corrigindo e verificando lado a lado os frames.

Se bem que o Photoshop também permita abrir todos os frames individualmente, fica bem mais complicado "navegar" entre todas as imagens abertas, pelo que considero o Filmstrip muito mais prático.

No entanto, e também, esse processo funciona bem para exportar 1 frame de cada clip pretendido. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boas,

"ok, perdi a nota, e era das grandes"

Corrija-me se estou enganado P.F., mas segundo entendi  através da tecnica que sugere, e de desconhecia até hoje, sou obrigado a aplicar os filtros manualmente  frame a frame. Ou há outra opção?

Quando optei por "fragmentar" o video por 25 imagens por segundo dá-me a opção de tratar-las em lote por action. Ou seja, gravo e aplico uma quantidade de opções em uma foto e mais tarde peço ao programa que aplique a toda uma pasta aberta ou aos documentos abertos.

Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Seja por exportação Filmstrip, seja por Jpeg/Tiff, ambos permitem aplicar filtros automáticamente a todos os frames, através de um Batch list, o lote por action que refere. Neste aspecto, tanto o "seu" processo, quanto o "meu", são iguais.

A diferença principal entre ambos é que se quiser fazer retoques a alguns frames, terá de os fazer manualmente um a um, em ambos os processos. Mas no "seu", terá de saltar de frame em frame - de imagem em imagem - para ir verificando as alteraçôes entre os frames, quanto muito poderá colocar dois ou três frames lado a lado para verificar as alteraçôes. No "meu" processo, terá apenas de arrastar a imagem, pois todos os frames funcionam como se de uma única imagem se trata-se, é quase como se estivesse a ver uma tira de negativo. Que aliás é a forma como os frames são mostrados, uns ao lado dos outros.

Ambos os processos permitem fazer a mesma coisa, sendo um mais fácil do que outro. Mas não quero com isto dizer que o "meu" processo é melhor que o "seu", apenas quero dizer que existe uma outra forma de fazer as coisas, que para uns poderá ser mais fácil ou mais prático, mas para outros poderá ser mais dificil ou mais complicado. É experimentar e ver o que melhor se enquadra ao que se quer fazer. Boas.

P.S. Filipe Araújo, Obrigádo pelos links.

Filipe Araújo

Obrigado pela explicação.

Quanto aos links, no que puder ajudar, conte comigo.

Cumprimentos, Filipe Araújo.

MPPais

Concordando totalmente com o supra exposto, apenas com o sentido de colaboração, indicando possibilidades hoje existentes, aconselho uma visita ao site da NewBleu Fx aonde se encontram vários plugins (no caso presente: filtros) que permitem trabalhar a cor e mesmo criar o efeito cartoon de forma diversificada, a par de outros:

https://www.newbluefx.com/totalfx?plugin=//youtube.com/embed/hUqLg7BEMWI#vid
https://www.newbluefx.com/