Qual a importância da placa gráfica para a edição de vídeo?

Iniciado por nautillus, 02 / Nov / 2012, 15:05

Tópico anterior - Tópico seguinte

nautillus

Viva,
Tenho um sistema generalista com o qual vou tentanto fazer alguma edição de vídeo (a nível amador, usando o Pinnacle Studio 16)
Na tentativa de melhorar o rendimento do pc  para este fim, fiz OC ao processador (Q9550 de 2.83 para 3.63Ghz).
Gostaria  agora de conhecer a relevancia da gráfica no mesmo processo. Tenho uma MSI HD6870 Twin Froze II OC. Embora a placa tenha OC de fábrica, é possível aumentar os clocks da mesma. Mas fará mesmo diferença, ou o "musculo" reside todo no processador?

Obrigado.

Diamantino simão

Olá

A propósito da placa gráfica também ando em pesquisas.
Os requisitos para trabalhar com P.St. 16 tem que ter uma placa com "cuda" serie 6 e Direct x 9 ou superior. A minha placa é uma gforce 9800GT, sem "cuda" e um Intel i7 2700K, 8 Ram, 2 DD em Raid.

Eu testei a versão TRIAL e tive dois problemas graves na imagem que passo a citar:
1º. o  relantim e imagens acelaradas, ao visionar e após renderização não são fluidas.
2º. Após um efeito de transição a imagem salta de alguns frames.

Este teste foi feito no P.16 plus. Depois abri o mesmo projecto no Avid St. e as imagens acima referidas não tinham defeito nenhum.

Efectuei outros testes no meu portátil, este equipado com "cuda" i5 2.67,4 Ram. Não encontrei problemas com a imagem.

Um amigo emprestou-me uma gráfica com "cuda" para experimentar, mas azar o meu que os 30 dias de teste acabaram e não mais consegui fazer um último teste e com a gráfica indicada. No entanto voltei a fazer o dowload no meu PC e noutro PC dum amigo mas impossível de o voltar a instalar, portanto agora aguardo por aqui alguma sugestão de alguém mais experiente na matéria. Mas segundo os meus testes tudo indica que é necessário o "cuda", mas será????

Bom fim de semana

nautillus

Caro Diamantino,

Tanto quanto posso ler no site os requisitos gráficos para o programa são:

•DirectX® 9 (or higher) graphics device with Pixel Shader 3.0 support such as:
NVIDIA® GeForce® 6 series or higher (CUDA™ enabled required for CUDA™ support)
ATI™ X1000 series or higher
Intel® GMA X3000 series or higher
128 MB VGA VRAM; 256 MB or higher recommended, required for AVCHD™*, stereoscopic 3D & CUDA™

Ou seja, a tecnologia cuda presente nas placas nvidea não é requisito obrigatório (embora seja aconselhável). O programa só ativa essa tecnologia quando está presente uma gráfica que a tenha.
Pelo que entendo a minha gráfica (sem cuda) está bem acima dos requisitos exigidos. A questão que coloquei é se haverá lugar a algum ganho fazendo OC à placa, isto é subindo os "clocks".

Quanto à 9800, não vejo qualquer razão para dar problemas. Tem performance de sobra.

Diamantino simão

Olá Nautillus.

Exato a placa 9800 Gt é suficiente até aqui  no Avid, Mas como tenho o problema descrito mais atrás com o Pinnacle 16 daí eu desconfiar da Gráfica que é a única coisa que vejo com motivo para isso.
Mas por enquanto ainda não compro P.16, a minha situação tá complicada.

Tino Simão

nautillus

Pode haver uma qualquer incompatibilidade entre a gráfica e o P. 16, que leve a que apareçam problemas. Isso por vezes acontece em relação a um programa especifico, ou um jogo, por exemplo.