Como morre um forum?

Iniciado por nautillus, 16 / Jul / 2024, 14:28

Tópico anterior - Tópico seguinte

nautillus

Quando aqui cheguei havia um forum vivo, ativo e com gente plena de experiência e saber. Nunca fui grande participante, nem acompanhei de perto o rumo da decadência. Por alto, ouvi falar em membros banidos, ou afastados, e da indignação de vários users relativamente a esses acontecimentos.
Afinal, que diabo aconteceu? Porque e como morreu este forum? Quem foram os responsáveis?

MPPais

Ora Viva!!!!
Há muito tempo que não aparecia...e assim morrem os foruns (plural correcto: FORA para quem estudou Latim...).
O Rui Ressurreição e eu temos feito o possível para evitar o fim.
Infelizmente os Utilizadores, em número diário significativo, parecem não se aperceberem que andam a "mergulhar" em muita temática desatualizada e não colaboram como Membros.
Este é o quadro que temos:
ausência de colaboração e de presença dos Membros e Utilizadores que não se tornam Membros e aceitam consultar temáticas antigas....
Apareça mais vezes e colabore como dantes fazia!!!!!!!
Eu já tenho passado por momentos em que penso tudo largar e apagar a minha conta e consequentemente tudo o que publiquei.
Limito-me a dar notícias pois o questionamento não existe.
Um abraço amigo do,
MPPais
que muito gostou de o ver por cá.

rui ressurreição

Da minha parte, farei tudo para o Fórum não desaparecer. Ainda ontem, tirei uma formação certificada online sobre Gestão de Redes Sociais, e estivémos cerca de 30 pessoas a participar activamente durante 3 dias, no total de 8 h ( ACADEMIA DIGITAL DO TURISMO DE PORTUGAL). O vídeo esteve sempre presente, desde o youtube, vimeo, tiktok, instagram e cada vez tem maior relevância na nossa vida. Portanto, este lugar a que chamamos PORTUGALVÍDEO, não pode acabar. Boa sexta-feira para todos. Rui Ressurreição.

MPPais

Que estas mensagens foram lidas por um numero de Utilizadores relativamente elevado é uma indesmentível realidade porém...na Realidade...nenhum se inscreveu como Membro e assim há uma triste reposta para o título "Como morre um forum?".
Mais uma vez o meu já antigo questionamento se mantem: devo apagar a minha conta?

rui ressurreição

O pessoal tanto vai à fonte que um dia fica lá....afinal era o cântaro, mas isso não interessa...o mais importante é que "bebam" destas informações valiosas, as partilhem, participem no fórum e as apliquem na vida diária. Vá lá pessoal, toca a participar.

AC

Se houver alguém seriamente interessado em tornar-se dono deste forum (e respectivo dominio), contactem por mensagem privada.

Por razões pessoais não me tem sido possível fazer mais do que geri-lo tecnicamente e suportar os custos de alojamento que são cada vez maiores.

Cumprimentos a todos
A. Caneira
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

MPPais

Caro A. Caneira:
Li o seu texto que me deixou preocupado!!!
Melhor ou pior o Caneira tem "aguentado" o Forum pelo que a sua saída será o FIM.
Não pode enviar um email a todos os Membros solicitando que regressem ao activo?
Não pode tornar o Forum apenas acessível a quem estiver registado acabando-se com a categoria de mero  Visitante? Este procedimento é muito vulgar em sites diversos, principalmente não portugueses.
Apenas sugiro possíveis atitudes a tomar, sem esquecer que podem existir outras soluções, mas mantendo o meu pedido que renovo: NÃO ABANDONE O FORUM!!!!!
Um abraço amigo do,
MPPais

AC

Caro MPPais,

Compreendo a sua preocupação devido ao entusiasmo que tem pela temática deste fórum. Infelizmente não seria por enviar um mass mail a todos os users deste fórum que eles iriam começar a participar, e a experiência diz-me que permitir o acesso apenas a utilizadores registados tornaria a coisas piores ainda. Sim é verdade que este método é usado em muitos fóruns, mas tal só funciona depois de esses fóruns terem atingido um numero "significativo" de utilizadores participativos, capaz de alimentarem por si sós o próprio fórum quer em conteúdos quer depois em funções de moderação e gestão partilhada. Nunca atingimos esse ponto. O ultimo novo registo é de 2019!

Gerir, manter e dinamizar um fórum dá trabalho, requer tempo disponível e uma equipe empenhada. Não consegui criar isso aqui, mas acredito que outros possam vir a fazer melhor, por isso anunciei a minha disponibilidade para cedência do domínio.

Cumprimentos
Caneira

AC

Vamos lá pôr um bocadinho de humor na coisa...

Por cá é habito, antes de levar o defunto para a sua nova e definitiva morada, vestir-lhe uma roupinha nova, ora o PortugalVideo mudou hoje para uma casinha nova e também o vestimos com uma roupinha nova.

Será algum presságio?  :lol:

MPPais

Essa a minha ESPERANÇA!!!!

Já agora: Gostei da casinha nova...

AC

Obrigado MPPais

As mudanças são maiores do que aparentam. O fórum está agora mais fácil de usar.

rui ressurreição

Gostei da nova cara do PORTUGALVÍDEO, e vou divulgar nas redes sociais.

AC

Citação de: rui ressurreição em 08 / Ago / 2024, 16:39Gostei da nova cara do PORTUGALVÍDEO, e vou divulgar nas redes sociais.

Olá Rui,
Obrigado pela opinião.

Cumprimemtos