sliders ou stedy?

Iniciado por Filipe Araújo, 20 / Jun / 2011, 11:40

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Olá a todos,

Adquiri a coisa de 3 meses uma Sony HXR-NX5E, que por norma filmo com tripé Manfrotto base 500 e cabeça 510, e muitas vezes a mão.

Tenho visto imagens fantásticas feitas com sliders e com stedys. Assim, baseado nas vossas experiencias, as questões que faço são:

- Se pudessem investir e optar em 1 dos 2, qual seria a vossa primeira opção?

- Fiquei especialmente rendido ao resultado do slide, a exemplo do último filme de GCoutinho, esta ferramenta, numa reportagem de casamento, mantenham-na montada no tripé ao longo do dia, ou vão montando e desmontando conforme precisam?

- A minha câmara é um pouco mais pesada que uma D-slr, vêem um inconveniente com isso?

- Acreditam em objectos artesanais, ou crêem que será uma carga de trabalhos e inglório? 

Conto com a vossa opinião, Filipe Araújo.

Mário Rui

Citação de: Filipe Araújo em 20 / Jun / 2011, 11:40
- Se pudessem investir e optar em 1 dos 2, qual seria a vossa primeira opção?

São para funções distintas e cada um é que pode avaliar com mais rigor o que necessita para os seus objectivos. Os palpites que se podem dar sobre este item serão sempre em função da lógica de quem os dá que poderá não ser coincidente com as necessidades do Filipe Araújo.

Citação de: Filipe Araújo em 20 / Jun / 2011, 11:40
- Acreditam em objectos artesanais, ou crêem que será uma carga de trabalhos e inglório? 
Esquece o artesal, já experimentei e só perdi tempo. No caso dos sliders há a alternativa económica da Igus que funciona muito bem em tripé e é exactamente o mesmo material utilizado pela Glidetrack, mas sem os pés. Vê este tópico... está lá tudo sobre o slider: http://www.portugalvideo.com/portal/forum/topic,3736.15/

Pedro Rocha

Eu na pratica para o que faço optaria sempre por Stedy, é mais versátil e podes fazer Slide com o teu corpo desde que sejas estável.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

LG

Eu optaria por um slide, na pratica vai acabar por ter mais uso... digo eu
;)

gcoutinho

Vou contribuir para a opinião já que tenho os dois.
Entre o slider e o steady, na minha opinião, o slider acrescenta imensa qualidade ao trabalho e é muito mais cómodo para trabalhar, isto porque o steady que uso, em casamentos ou eventos do género torna-se díficil de o usar quando temos apenas um operador de câmara.

Como tenho o colete e o braço duplo torna-se bastante incomodo nesta altura do ano trabalhar em exterior porque faz um calor tremendo, a não ser que usem apenas o estabilizador com uma câmara leve, tipo DSLR.

Estes ultimos serviços faço-me acompanhar de um monopé de video manfroto com cabeça fluída e o slider, duas ferramentas que já não consigo dispensar.
O monopé é muito mais práctico que o tripé e permite uma mobilidade tremenda, sempre com imagem estável e fluída.

Quando ao steady, dá jeito, muito jeito mesmo na altura do bailarico, sempre dá para ter umas imagens mais dinâmicas e fluídas.

Se tivesse que optar... SLIDER, sem dúvida!
PS:além disso um sistema steady custa uma pipa de massa, um bom slider consegue-se por pouco mais de 150 a 200 euros.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Filipe Araújo

Boa tarde a todos.

Grato pela ajuda e respostas.

G. Coutinho, tirando de partido que a minha câmara de Vídeo (HXR-NX5E) terá um peso parecido com a sua (Canon XH-A1) pode-me recomendar um slide, e ou um espaço onde deva comprar.

Já agora e para que saiba, parte do mote, para a compra de um slide partiu também das suas imagens postadas num clip recente. Um em que incluía um rapto de um noivo e que terminou numa casa antiga. Gostei imenso de alguns planos que fez com o slide.

Cumprimentos: Filipe Araujo.

gcoutinho

Fico satisfeito que pelo menos tenha contribuido para alguma coisa  8)

O meu slide fui eu que o construí.
~Uma das marcas de slides que julgo ser mais conhecida é a glidetrack, mas um gidetrack com 80cm custa uns 350... 400 euros.
Esses slides são produzidos com material industrial da Igus que podem ser encomendados à fábrica por mail, temos cá em Portugal no Porto um representante da Igus.

Existe um tópico no fórum iniciado por mim a explicar tudo o que faz falta.
Por 150 euros + uma cabeça de tripé fazes um parecido.

PS: EDIT: A largura do carril do meu é de 8cm, existe um de 4 ou 6 acho que é mais económico, se fosse para uma dslr até aconselhava o mais barato, mas é preciso ter em conta a sua utilização, se o quiseres um dia adaptar para colocar em cima do tripé convém que seja o mais sólido possível.
Tens de ter em conta o centro de massa, o carril terá que suportar os 2,5kg aprox na extremidade sem dobrar, de certeza que suporta.
O tripé também terá que ser robusto para suportar o "desiquilibrio" porque estás a deslocar o centro de massa para fora do centro do tripé.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom