Uma questão pertinente...podem me ajudar?

Iniciado por Valter Pinho, 23 / Jul / 2012, 21:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

Valter Pinho

Olá a todos...
Venho aqui publicar a minha indignação mas ao mesmo tempo...fazer a pergunta!

Eu quero entrar neste mundo da videografia...adoraria imeeeenso...tenho material próprio...q não é nada barato...tipo assim...uma camera HDR-FX1000 (uma 3-CMOS que é muita boa em Low-light para ser mais preciso) e tenho material de captação de som à parte..e ainda tenho outra cam HD (uma Canon HF S20...pro caso de ser necessário multicam...essa pode não ser tão boa quanto a Sony mas com 14db de Gain aguenta-se muito bem com pouco ruído)..ah....e ainda iluminador de 120leds (ena, granda luz)
Pronto...já mostrei aqui o material....eu pergunto o seguinte...como faço para ter clientes???? Eu sei que é uma pergunta parva...mas...eu vou ao Carga de trabalhos e vejo pessoas a pedirem videógrafos para casamentos que tenham material próprio MAS QUE TENHAM EXPERIENCIA COMPROVAAADAAA! E se eu nunca fiz casamentos...logo...n tenho experiência...então...gostava imeeeeenso de saber..como é que os senhores que fazem essas coisas...como é que começaram...já que não tinham portfólio para mostrar!

Acho esta pergunta pertinente...e a resposta deverá ser tida como exemplo para futuros videógrafos que queiram entrar neste mercado.

Gracias pela atenção! :angry:
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Élio Santos

Normalmente nao se começa logo assim... Normalmente ou se tem a sorte de arranjar um trabalho numa loja fotografica e se vai ajudando até chegar a videografro principal da loja ou entao tambem se pode ter a sorte de na famila ou em amigos, alguem se casar/baptizar e te pedirem para ires filmar (nas primeiras vez podes nem levar nada mas ja conta po portfolio).
Ou entao és freelancer e trabalhas para lojas fotograficas e depois sim ja podes montar um negocio so teu ao fim de certos casamentos filmados.

Abraço

Valter Pinho

Vou a uma dessas lojas de fotografia e a primeira coisa que perguntam é: Tem trabalhos feitos sobre casamentos para que eu possa ver?
E eu....Ups...pois, jovem...nicles!

Sacanas pah...na levam uma pessoa a sério!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Valter Pinho

Já agora...onde posso visualizar um TRABALHO COMPLETO para saber o que realmente é necessário nesse tipo de eventos? É que eu só encontro excertos...nada completo!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:

Valter Pinho

Hey, será que n consigo ajuda aqui???
Que tipo de planos se faz num BBC?
Como se monta o guião...? Tenho curiosidade em saber isso!
Eu e muita gente aqui no forum, provavelmente!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:

Valter Pinho

Eu percebo perfeitamente o seu ponto de vista ao comentário que fiz...mas...como eu n consigo encontrar esse tipo de material, venho a um sítio que talvez tenha pessoas com experiência, por forma a aprender. Sim, porque normalmente aprende-se mais pelo "passar a palavra por quem já experienciou" do que cursos! Claro que tenho licenciatura em Comunicação e Multimédia (e não foi na Lusófona), mas nesse curso eles não dizem como fazer um dvd comercial de casamento, ou como fazer um videoclipe pra MTV....eles dão técnicas....ensinam a mexer nos instrumentos...isto é como a culinária...eles não nos ensinam as receitas...ensinam-nos sim...a mexer corretamente nos utensílios/instrumentos.
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:

José Costa

Boas.

http://www.youtube.com/watch?v=QvZ7Kg1cSLM&feature=player_embedded

Já agora, por razôes várias, optei por apagar o meu anterior comentário. Fui eu que o apaguei, por iniciativa própria, sem pressão de ninguém.

P.S. Lá por ter colocado este video, não significa que o veja como exemplo a seguir. Veja por si, analize e depois tire as suas conclusôes. Lembra-se do que escrevi?
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Valter Pinho

Sim, lembro-me! Muito obrigado pelo vídeo...está muito bom!
A minha dúvida éra mais assim: o que é que o videografo coloca dentro do DVD para entregar ao cliente final para além daquele pequeno video de 5 minutos acompanhado por música...como estes senhores fazem: http://www.videoart.com.pt/

Mas já percebi...são usados vários efeitos para ser mais dinâmico!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:

José Costa

Boas.
Citado: "...está muito bom!"

Bem, se acha isso... vou-me calar, pois fiquei sem palavras! Temos noçôes diferentes de "bom". Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Valter Pinho

Para uma pessoa que está habituado a fazer reportagens (peças de reportagem como aquelas que passam no Telejornal por exemplo em que na edição não é usado qualquer tipo de efeito especial) está bastante bom...mas já agora veja os vídeos da http://www.videoart.com.pt/ !
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:

João Vieira

Está aqui qualquer coisa mal Valter Pinho.

Diz que aquele video está bom .... até acredito que ha uns anos pode ter sido visto como tal coisa .... e depois dá um exemplo do Videoart que considero bastante bom.

Não me leve a mal, mas para alguém que estudou (e não foi na Lusófona), falta aí algum conceito e gosto.

Se quer começar tem de ter portefólio, ou conhece um fotografo que lhe deixe trabalhar com ele, mesmo que de borla ou mal pago ao inicio.

Valter Pinho

Oh...isso queria eu...mas n conheço nenhum! Neste país n há oportunidades! Até pra se ser empregado de limpeza é preciso ter experiência ou então conhecer alguém que já trabalhe no ramo! Acho tudo isto completamente injusto!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:

José Costa

Boas.
Só para que não fiquem mal entendidos...

Citádo: "Para uma pessoa que está habituado a fazer reportagens (peças de reportagem como aquelas que passam no Telejornal..."

Está a referir-se a quem? A mim, a si, ou a quem especificamente? Boas.

Valter Pinho

Hey, hey, hey....não quero que restem dúvidas...
Eu é que estou habituado a tal.

Podem pedir me uma lista com alguns trabalhos que fiz, que eu posso mostrar!

Obrigado!
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:

José Costa

Boas.
Já agora, teria todo o gosto em dar uma vista de olhos por alguns dos seus trabalhos. Tenho dificuldade em entender como é que alguém que diz que faz o que você faz e considera o video acima de "...muito bom!" Nada de pessoal, apenas a minha opinião. Boas.